A fúria

A fúria Alex Michaelides

Resenhas - Fúria

Jenni 09/02/2024

"Um de nós era um assassino..."
Ok, comecei o livro temerosa. "A Paciente Silenciosa" foi um marco para o meu amor por thrillers, enquanto o segundo livro do autor, "As Musas", foi bem mediano, com uma boa escrita, mas reviravoltas previsíveis. Já este terceiro começou muito bem; no meio, pensei que fosse desandar tudo, já que estava adivinhando todas as "reviravoltas", mas lá no final a obra pega um ritmo que me surpreendeu muito, de verdade. Particularmente, achei uma sacada genial, embora o final não tenha me agradado tanto.
Em "A Fúria", Lana Farrar, uma ex-estrela de cinema, reúne seus amigos em sua ilha grega para a Páscoa, mas o que começa como uma escapada idílica rapidamente se transforma em um pesadelo quando um assassinato ocorre. Narrado por Elliot Chase, um dos presentes na noite fatídica, o livro mergulha em um jogo mortal de intrigas, revelando segredos, ódio e desejo de vingança entre os amigos. Com reviravoltas surpreendentes, a história desafia as expectativas, levando a um clímax tenso e violento.
O que mais gostei foi a narração; ela é diferente do comum, parece uma conversa íntima com o narrador, e isso foi importantíssimo para meu envolvimento na história. Parece real também, como uma notícia que poderia ter saído do jornal.
Os personagens são uma questão à parte. Não me senti apegada a nenhum deles; acho que faltou desenvolvimento nos secundários, que são tão importantes para a trama. Parecem pessoas sem motivações. O principal até foi do meu agrado; não gosto dele, mas dizer que ele é mal explorado seria mentira.
No geral, é bom, mas poderia ter sido mais trabalhado. Se eu realmente tivesse me importado com todos os personagens, criado um vínculo, os plot twists que vão acontecendo no final teriam sido bem mais chocantes. Entretanto, foi uma leitura boa e rápida.
?"Somos todos narradores não confiáveis de nossas próprias vidas."

Leticia @leticiageek 08/02/2024

Bem fraco
??2.5/5
??+18
?336 págs.
?thriller
?violência, morte, traição

Uma história de assassinato (e amor doentio), onde um grupo de "amigos" viaja até uma ilha para relaxar e um deles morre, mas nem tudo é o que parece.

Eu achei essa história um tanto confusa e sem emoção. A narrativa em 1ª pessoa não me agradou pelo fato de eu não ter gostado do personagem que narra ? achei o narrador desinteressante e a insistência de tentar ser misterioso e prender o leitor, resulta no oposto. Uma narrativa em 3ª pessoa convenceria melhor (talvez).

O ritmo do livro é bom, com capítulos bem curtos que ajudam a acelerar a leitura e apesar de falhas, ainda me vi curiosa em saber de tudo o que ia acontecer, mas quando aconteceu... foi plot atrás de plot (os primeiros foram ótimos e surpreendentes, admito), mas os últimos foram desnecessários e forçados demais, parecia que o objetivo era só chocar o leitor, porque o tempo todo o livro passa uma vibe de ?ah, pensou que era isso? na verdade não é?, ou seja, infinitas reviravoltas, algumas coisas total sem sentido.

No final, não me importei com quem tinha feito isso ou aquilo, quem era o vilão ou mocinho, quem ia sobreviver... você termina a história sem se conectar com nada nem ninguém.

AmadoThriller 29/01/2024

O livro começou bem morno pra mim, a narrativa de Elliot não estava me prendendo e achei até cansativo o começo, com muitos detalhes desnecessários. O grupo só chega na ilha lá pros 30% do livro, que é onde a história ganha um ar mais interessante. Durante toda a narração eu percebi Elliot como o amigo homossexual de Lana, o carinho e admiração que ele tinha por ela parecia mais uma coisa fraternal, de irmãos, então quando a história tomou um outro rumo e descobri que ele não era homossexual não consegui desvincular essa ideia na minha cabeça, e a imagem dele ficou meio perdida para mim. Não sei se mais alguém pensou isso, mas foi como se Elliot estivesse perdido, ou no lugar errado na história. Mas o final foi bem surpreende, foi plot atrás de plot! O narrador nos faz imaginar diversos cenários do que pode ter acontecido na ilha e eu criei diversas teorias, e no final não era nenhuma delas, foi algo totalmente inesperado! Então pelo final eu acho que o livro valeu a pena, foi uma boa história, mas não chegou a ser um favoritado para mim.

sambussolotto_ 01/03/2024

Depois de ler As musas e A paciente silenciosa, eu fiquei decepcionada com esse livro! Esperava muito muito mais ?

Ramon122 29/02/2024

A fúria
Finalmente um thriler que entrega um suspense que te prende e faz virar a página!!!! São várias reviravoltas e os personagens dão viradas incríveis. Lembra a paciente silenciosa do mesmo autor!

Alef Coelho 29/02/2024

Simplesmente A fúria
Numa ilha grega particular, a ex-estrela de cinema Lana Farrar reúne seus amigos famosos para uma escapada anual. O cenário idílico da ilha parece perfeito para um retiro relaxante, longe das luzes brilhantes e da agitação da vida cotidiana. No entanto, a tranquilidade é quebrada quando um assassinato abala o grupo, transformando a atmosfera festiva em uma teia de suspeitas e intriga.
Elliot Chase, um dos presentes naquela fatídica noite, emerge como o narrador deste conto de suspense e mistério. Ele promete aos leitores uma visão única dos eventos que se desenrolaram, revelando camadas de complexidade nas relações entre os amigos aparentemente próximos. Conforme a trama se desdobra, segredos são expostos e alianças são testadas, transformando a dinâmica do grupo em uma dança perigosa de desconfiança.
Enquanto Elliot desvenda os detalhes do crime e as motivações por trás dele, ele também questiona a natureza da própria amizade e lealdade. O que começa como um mistério de assassinato se revela uma história mais profunda sobre amor, ódio e os limites da confiança.

Bru | @umoceanodehistorias 17/02/2024

Melhor que As musas, pior que A paciente silenciosa
A fúria foi escrito pelo mesmo autor de A paciente silenciosa, um best-seller do ano que foi lançado, mas será que o autor conseguiu prender o leitor?

Nesse livro teremos a história de Lana Farrar, uma ex-estrela do cinema. Narrado sob o ponto de vista de um dos amigos de Lana, Elliot, vamos conhecer o que aconteceu em uma pequena ilha grega e como terminou em um 4ss4ss1n4t0.

Sou apaixonada em A paciente silenciosa, foi um dos melhores suspenses que li em 2021, mas já tinha um certo receio com o autor, pois senti que ele não conseguiu manter a mesma qualidade com As musas, mas sou brasileira e fui de cabeça ler A fúria. Confesso que não superou A paciente silenciosa, mas foi melhor que As musas.

Como disse, o livro é narrado por Elliot e, em vários momentos, é como se ele conversasse conosco – algo que ele até faz alusão no livro – mas o ponto é; será que tudo o que ele conta é verdade? Como ele pode saber o pensamento de Lana, sendo que ele não é onipresente e nem onisciente? Essa angústia e curiosidade foi um ponto positivo no livro.

Outro ponto interessante, também, é que o livro mescla entre passado e passado mais distante, o que vai construindo os personagens para nós aos poucos e criando camadas. É muito interessante como ficamos curiosos para saber quem, mas também o porquê do que acontece na ilha.

A minha ressalva com esse livro é que ele tem um começo mais lento e explicativo, para culminar em um final que acontece rápido demais. Mas, vamos lá, o final não é um problema, pois o autor fez um crossover que eu fiquei AAAAAAAAA.

De certo modo, ainda que eu sinta que o autor poderia ter se saído melhor com As fúrias, não temos em mão um livro ruim. Ele é bom, prende o leitor e cumpre seu papel. Espero que ele continue e traga mais crossovers, pois consigo imaginar várias coisas legais depois desse fim.

site: https://www.instagram.com/p/C3bEGWTPvod/

@emcadacapa 17/02/2024

UAU!
?Tem tudo de que a gente precisa: um homem, uma mulher, uma arma, uma praia, a luz do luar. Hollywood teria adorado.?

A Fúria de fato tem tudo o que o leitor precisa, talvez não exatamente como você imagina algo do autor, Alex Michaelides. Eu entendo que esse livro vá ser aquele ao qual a maioria das pessoas vão amar ou odiar, poucos ficarão no meio termo. Mas, uma coisa é fato: Alex mostra aqui que consegue levar uma trama de forma genial.

O narrador! Nesse livro temos um narrador nem um pouco confiável e isso não sou eu quem estou afirmando, ele mesmo fala em diversos momentos da história. Por diversas vezes ele fala diretamente com o leitor, confundindo e até lançando uma dúvida. Com certeza esse foi o maior trunfo da história desse livro, em minha opinião. A construção magnifica do narrador.

Poucos personagens permeiam a história. Temos Lana, a grande atriz e dona da ilha onde a história é ambientada. Leo, filho e aspirante a ator. Jason, marido de Lana. Então temos Kate, atriz, amiga e prestes a liberar o caos. Elliot, o narrador. E mais 2 pessoas que trabalham para Lana.

Aqui a trama de assassinato não é única, temos diversas camadas entre os personagens, todos sob o ponto de vista de Elliot Chase. Além do suspense, encontramos aqui uma história cheia de drama, romance, traição, vingança e sede de justiça. Inclusive, é preciso alertar que se você for esperando uma grande investigação pode acabar se frustrando. Está tudo nas entrelinhas...

A Fúria consiste em reviravoltas, e reviravoltas dentro da reviravolta. Nada é totalmente verdade até a última página. Mais um acerto para Michaelides.

?O vento correu pelas minhas veias, rodopiou em torno do meu coração. O vento me consumiu, e eu me tornei o vento. Eu me tornei a fúria.?

Bertolzo 22/02/2024

Um livro cheio de reviravoltas, porem, nqo funcionou pra mim, odeio como ele levou a história, toda lembrando que podia estar enganando o leitor, se fosse uma história mais no modo comum, séria melhor, eu amo a paciente silenciosa, fui super enganada ate o fim, mas esse aqui nao rolou pra mim??

isa 22/02/2024

Incrível e cativante!
Eu sou suspeita pra falar porque sou apaixonada na narrativa do Alex, mas ele acertou demais aqui. Além dos capítulos serem curtos como eu amo, eu me senti tão envolvida pelo livro que no começo me peguei pesquisando os personagens no google. Quando você acha que passou pelo plot twist aparece outro e cada vez fica melhor. Leiam!

Larissa 23/02/2024

Nada é o que parece ser
O mais novo lançamento do autor de "A paciente silenciosa" já está disponível para os leitores amantes de livros de suspenses. Eu fiquei doida para ler assim que foi anunciado pela editora, pois a capa já me atraiu bastante e a sinopse também.

E com isso, acabei recebendo esse livro pela editora e já passou na frente de tudo. Eu demorei um pouco para me prender à história, mas depois de tantas páginas eu não queria mais largar esse livro, para saber qual seria o desfecho.

No entanto, achei um pouco confuso a trama em si. Em muitos momentos eu não sabia que personagem estava contando a história, e ficava até um pouco perdida no desenvolvimento em si. Não é uma história linear. E ao final obviamente é esclarecido quem de fato está contando detalhe por detalhe toda esse emaranhado de fatos e acontecimentos.

Aqui nada parece ser o que é. Nessas páginas que fisga o leitor, nos depararemos com personagens extremamente problemáticos.

Ao mesmo tempo que tem seu suspense, a história também pitadas de um romance, um tanto obsessivo.

Iremos acompanhar a história de Lana Farrar uma ex-atriz de cinema muito famosa e reconhecida pelo mundo à fora. A mesma tenta levar uma vida tranquila, após passar por muitos momentos dolorosos.

Lana quer ter um momento de descanso da vida de Londres, e resolve convidar seus amigos mais próximos à passar um feriado na sua ilha na Grécia. Mas esses "amigos" não são bem o que parece ser. Principalmente, Elliot, um amigo muito próximo que tenta ajudar Lana de toda forma possível.

E nessa viagem onde tudo acontece. Muitas mentiras e segredos virão à tona. Cada capítulo uma reviravolta diferente.

Não se engane. Você pode achar que matou a charada, mas poderá ser surpreendido ao virar a página.

Por fim, recomendo a leitura se você ama um suspense que irá alugar um triplex na sua cabeça!

Ao final, para mim, não foi um livro favorito, porém gostei de conhecer essa história. Mas eu descobri que estou preferindo histórias mais lineares.

INSTAGRAM: @mundoliterariodalari

leaoliterario 23/02/2024

?Somos todos narradores não confiáveis de nossas próprias vidas.? .

Ademir Júnior 24/02/2024

Alex Michaelides é um escritor e tanto de thrillers, disso não há duvidas. A fúria tem todos os elementos para um bom livro: personagens complexos e fascinantes, ambientação maravilhosa, e uma história que te prende do início ao fim. A grande questão desse livro é que apesar do desenrolar maravilhoso ele caminha para um fim previsível. As reviravoltas dele são interessantes mas o fim seria o mesmo com ou sem elas.

Carol Fiquene 24/02/2024

Confuso, desinteressante, ambíguo
Esse livro foi a prova final de que eu não curto a escrita desse autor.
A impressão que eu tenho é de que ele tenta fazer um suspense cheio de plots mas o que consegue é uma história ambígua e confusa demais.
Achei uma leitura monótona e ao final, o epílogo (que talvez ele quisesse que fosse o grande plot), só deixou tudo mais confuso ainda.
Baseada no epílogo, tenho duas versões para essa história, para tentar deixá-la um pouco menos desinteressante... mas confesso que nem consigo escolher uma.