A fúria

A fúria Alex Michaelides

Resenhas - Fúria

Alê | @adagaliteraria 10/05/2024

Que estranho isso. ouvir uma verdade da qual você sempre teve consciência, mas jamais conseguiu colocar em palavras.
O livro é um thriller psicológico que nos apresenta as mentes de seus personagens complexos e não confiáveis. A história é contada por Eliott, um narrador que habilmente separa a trama em atos. A cada novo ato, ele esclarece as mentiras e comentários superficiais que fez anteriormente, mantendo os leitores em constante suspense.

Eliott nos apresenta a Lana, a protagonista da história, uma estrela de cinema que ama intensamente seus amigos e parceiros.

A trama se desenrola em uma ilha grega, propriedade de Lana, onde ela convida Eliott, Kate, Jason e seu filho Leo para passar alguns dias. No entanto, a ilha paradisíaca rapidamente se transforma em um palco para a revelação de segredos escondidos e uma morte misteriosa.

O enredo se torna ainda mais intrigante quando consideramos que os envolvidos são artistas e roteiristas, adicionando uma camada extra de mistério à história. As revelações são muito envolventes e focam muito mais no “como” e “porquê”, do que no “quem”! O que particularmente me surpreendeu bastante, porque houveram momentos que achei que o plot seria superficial e não de tirar o fôlego como ocorreu.

A história foca em realizar uma exploração profunda de temas como saúde mental, traumas de infância e mitomania. O livro também oferece uma visão fascinante de como as pessoas famosas e artistas vivem em um mundo que é muito diferente do nosso.

O livro foca apenas no crime em si, mas também na condição mental dos envolvidos, proporcionando uma leitura envolvente e emocionante.

site: https://www.instagram.com/p/C5wF3mLrw9V/

Giaquelli 10/05/2024

Alex sempre explodindo nossa mente
Em "A Fúria" (2024), acompanhamos uma história narrada em primeira pessoa por Elliot, um dramaturgo que começa seu prólogo já narrando um assassinato. Entre idas e vindas no tempo, Elliot nos conta a história de sua amizade com Lana, uma atriz de cinema aposentada precocemente e sua melhor amiga, que convida ele e um pequeno grupo de pessoas (seu marido, filho, empregada, sua melhor amiga e o caseiro da ilha) para passar o feriado na sua ilha na Grécia, onde a tragédia acontece. Com a sua narrativa, passeamos pela linha do tempo de forma não linear para conhecer cada uma das pessoas que estão na ilha, suas qualidades, defeitos, segredos e, quem sabe, motivações para cometer um crime.
Mas, como o próprio narrador trás logo de início, não comece achando que essa será uma história de assassinato "a la Agatha Christie", com um crime, suspeitos e revelação do assassino. Mais uma vez, Alex trás uma trama psicológica para nós onde nos questionamos o tempo todo sobre o que é verdade e o que é mentira.

Qualquer profundidade maior sobre esse livro traria spoilers que acho inaceitáveis para um livro do Alex. Igual a paciente Silenciosa, eu digo apenas: Leia!
Você pode achar o começo monótono, ter até uma antipatia pelo nosso narrador (acho que quase todo mundo que eu vi comentou o quanto achava que ele enrolava durante o livro), mas estamos falando de um autor que realmente sabe terminar cada capítulo com o poder de prender sua mente, que deixa as pistas nos pequenos detalhes (pra quem estiver prestando atenção o suficiente) e plot, MUITOS PLOTS. Quando você acha que a maior reviravolta aconteceu, vem mais um na sua cara!

Leiam, seja pra amar ou odiar, vale muito a pena. Porque eu duvido você acertar o final dessa história!!

Thaina 09/05/2024

Ainda não consegui ter uma opinião formada a respeito desse livro... Achei a forma como o narrador se apresenta bem peculiar, no início estranhei, mas depois fui gostando. No geral a leitura foi bem fluida e me despertou muita curiosidade, mas eu esperava um final melhor... Não foi algo que me deixou de boca aberta!

alaska_ 09/05/2024

É um bom livro onde o narrador é totalmente nada confiável. A história é um pouco previsível, logo você descobre a verdade e o plot não fica tão em evidência, mas é uma boa leitura.

Carline 08/05/2024

Que teatro
Sinceramente. eu pensei que tivesse gostando, depois não gostei, sei la eu imaginei que fosse um livro top, mas é so um livro

Brunareader 07/05/2024

Como pode a pessoa que escreveu A Paciente Silenciosa escrever esse livro bem ruim?
Tinha tudo pra ser um livro incrível, mas acabou sendo uma ?
Leiam, mas por sua conta e risco ?????

C. Aguiar 07/05/2024

Em A fúria o leitor vai se deparar com uma história de perseguição, traição e mentiras! O narrador é Elliot Chase, um dramaturgo que está narrando uma história sobre um assassinato que ocorreu em uma ilha grega particular, mas para isso ele irá contar a história como se fosse uma conversa informal, muitas vezes mudando levemente de assunto e dando opiniões no meio da narração.

Acompanhamos a vida de Lana Farrar, uma ex-estrela de cinema muito famosa que atualmente se encontra reclusa. Lana se aposentou no auge de sua fama, perdeu o marido um tempo depois e mudou-se para Londres quando pode, atualmente se casou de novo e aceitou a ideia de Elliot para mudar os ares e viajar na época de Páscoa e passar um tempo na ilha.

7 pessoas viajam para a ilha e uma dela é a assassina dessa história! Com uma escrita envolvente o autor vem trazendo uma trama que tinha tudo para dar certo, mas que infelizmente não funcionou comigo visto que o narrador é extremamente chato, inclusive passei a maioria da leitura revirando os olhos, o que me impediu também de me importar com os personagens, eu só queria que tudo acabasse logo.

O livro costuma ir ao passado e voltar ao futuro algumas vezes, achei interessante ver tudo por vários ângulos a medida que a história vai se desenrolando (e ir descobrindo a história aos poucos), mas a narração do personagem e a situação toda ser muito óbvia acabou estragando um pouco a minha experiência.

No geral eu achei a história bem amarrada, tem várias reviravoltas e tudo mais, mas a trama também acaba sendo bem enrolada em alguns momentos, senão fosse o narrador insuportável eu teria gostado muito mais do livro. Não é um livro super ruim que eu não recomendo, mas também não é um dos melhores livros do autor.

A capa é muito linda, e faz todo o sentido dentro da história envolvendo a Grécia e a ilha, e tudo mais. Se você ignorar um pouco a chatice do narrador, talvez esse livro envolva muito mais você! Inclusive conheço pessoas que amaram, então se for ler não vá com tanta sede ao pote e espero que goste do livro!

Aroldo.Tadashi 06/05/2024

Bomba!!
Que leitura arrastada!!
O que mais curto neste autor é que ele consegue ?linkar? alguns personagens de outros livros!
Mas a leitura foi decepcionante !
Salvo pelo que o narrador fez!! Eu adorei! Ahahhaha

Edu rick 06/05/2024

Se pudesse daria 10 estrela!!
Simplesmente uma obra incrível e um narrador maluco com uma escrita magnífica. Elliot é sim um personagem chato, porém da forma que ele descreve as coisas ao seu redor vai ficando cada vez mais encantador. Me surpreendi muito com este livro e o final dele realmente não imaginava toda essa maluquice que esse escritor conseguiu criar. A Fúria é sim uma obra excelente, não consigo acreditar que as pessoas que gostaram de A paciente silenciosa odiaram A Fúria, simplesmente leiam novamente!!

edelwanny 06/05/2024

The Fury
Livro muito bom apesar de não ter muitos diálogos. Me deixou bem concentrada no fim quando tudo começa a acontecer. Depois de tanta reviravolta acabei adivinhando uma parte do final então fiquei feliz até. Eu não sou boa em acertar plots. Foi um bom livro pra sair de uma ressaca. Gostei.

George Luiz 05/05/2024

Lana é uma estrela do cinema aposentada e pretende chamar alguns amigos para passar o dia de Páscoa em sua ilha particular. O que todos não sabem é que essa pequena viagem até uma ilha remota nos litorais da Grécia proporcionará uma avalanche de aventuras, mas desgostos, sentidos de ressentimentos e até a morte de alguém, como resultado de um coração negro, sofrido e amargurado como a névoa da noite.

Junior Rodrigues 05/05/2024

Merece as criticas mistas...
Com criticas mistas, esse livro só entrou em meu caminho devido a uma leitura coletiva, pois como tinha lido A Paciente Silenciosa e achei interessante, o receio é um companheiro constante na jornada de um leitor, ainda mais quando um livro traz esse mix de emoções.

Como no livro anterior, Alex Michaelides traz um narrador para nos situar e introduzir a trama, o que dependendo da história é um ponto positivo - funcionou muito bem em seu primeiro livro - e o inicio de A Fúria é um teste para ver se haverá um encaixe de quem está lendo com o narrador. Algo que me incomodou em algumas passagens foi a quebra de narrativa, porque ela vem do nada e em algumas situações não se conecta com o que estava sendo falado. Mas tem uma parte boa, ainda mais para quem gosta de refletir enquanto lê algo, pois a filosofia é parte integrante da jornada do narrador e incrementa ainda mais a leitura, o que me fez em alguns momentos parar e fazer uma análise sobre a reflexão e como ela poderia se encaixar na minha jornada, isso faz com que a experiência seja mais aprofundada.

Algumas citações não são somente isso e em particular, a de Agatha Christie demonstra o respeito e a admiração que o autor tem pela Rainha do Crime e em alguns momentos dá para ter essa sensação, na maneira que o autor começa a tentar esconder alguns pontos para que tentemos desvendar ou no jeito que vai conduzindo a narrativa tentando fazer a tensão crescer e achei interessante essa homenagem e respeito que ele tem por ela.

De maneira geral, A Fúria é um livro que realmente merece as criticas mistas, porque sem dúvida tem bons momentos, mas em outros parece maçante e isso o torna um alvo fácil para esse tipo de análise. No meu caso, eu achei um livro que poderia ser melhor desenvolvido, principalmente em seu desfecho, mas que cumpriu a missão de entreter sem cansar.

Robin 04/05/2024

O que foi isso...
Sei o motivo de muita gente ter odiado, mas a leitura não é pra todo mundo, a história é lenta, e põe muito lenta nisso, o protagonista conversa com nós leitores enquanto narra uma história do ponto de vista dele, e em muitos momentos do ponto de vista de outras pessoas, tem algumas reviravoltas depois do 2° ato, após a gente saber a real história do personagem, no qual eu fiquei recentido, com pena, mas ao mesmo tempo tempo, eu via ele como o verdadeiro psicopata de todos ali, mas nisso até chegar o último plot Twist com seu verdadeiro amor, eu queria que no final, depois de tudo isso, ele desse uma volta por cima, e aconteceu.

Não é sobre um assassinato, é sobre um amor, uma traição e enganações, no qual os personagens são escritores e atores(a)...ou melhor, mentirosos.

Fabiana.Marino 04/05/2024

Razoável
Digo razoável porque o autor escreve bem, mas a história em si, é fraca.
Sem contar com as reviravoltas na trama que não fazem muito sentido. Também não achei legal o autor pausar a trama do assassinato para contar a história de um dos personagens. Pois quebra a trama e você fica entediado.