Cruzeiro de Mentirosos

Cruzeiro de Mentirosos Julie Pedrosa

Resenhas - Cruzeiro de mentirosos

rebeca1165 15/01/2024minha estante
kkkkk eu tb detestei a Jade, pra mim ela é o único defeito do livro bicha chata mas de resto eu amei principalmente a rosaline!

Sasah30 15/01/2024minha estante
@rebeca1165 mds q bom q nn foi a única q nn gostei da Jade KKSKSKSKS sério, pra mim foi tão difícil aguentar ela mas tbm gostei bastante da Rosaline (o único "defeito" dela é gostar da Jade viu ksks

rebeca1165 15/01/2024minha estante
sim!!

Lorena 16/01/2024minha estante
Infelizmente a literatura brasileira atualmente está infestada pela cultura ianque. Uma pena que esses sejam os livros que chegam ao hype, tem muita gente talentosa dando visibilidade para a nossa cultura, que é riquíssima. Amei sua Review, abraço.

samuelxgr 09/01/2024

Livro extremamente recente e incrivelmente bom. por ter personagens adolescentes ricos e mimados, esperei que eu fosse ficar entediado, mas esse não foi o caso. o livro é curto, então não tem espaço pra prolongações desnecessárias.

odramaverso 03/01/2024

QUE LIVRO MARAVILHOSO, MEUS AMIGOS. ?
A minha primeira leitura do ano se tornou mais um livro favorito da vida. Eu não tenho nem palavras para expressar o quanto esse livro me tocou, prendeu e me fez surtar ao mesmo tempo. Torci tanto pelo casal e sofri tanto ao mesmo tempo porque, conhecendo a reputação da escritora, eu pensei que alguém morreria. Bom, na verdade, muita gente morreu, mas isso é mero detalhe. O que importa é que um casal escrito por Julie chegou ao fim inteiro. ? Esse livro é maravilhoso, intrigante e muito envolvente. Tem uma escrita dinâmica e muito fluída. Eu estava desconfiada de uma pessoa e depois tirei da minha lista, mas nada era o que eu estava pensando e, no fim das contas, minha primeira suspeita tinha sim culpa em alguma coisa. E MINHA NOSSA, eu fiquei chocada com todas as reviravoltas desse livro. Sem dúvidas um dos meus livros favoritos da vida! ?

Camila663 07/05/2024

Gostei muito do livro porém tem algumas partes bem cansativa por causa disso n dei 5 estrelas fora isso amei

Jenni 05/01/2024

Tantos mentirosos...
Gosto bastante da escrita da autora; leio todos os trabalhos dela e não podia deixar este passar. Embora tenha previsto todas as grandes reviravoltas, a narrativa é muito fluida. Amei como não houve nenhuma ponta solta no final, e a ideia em si é genial.
A história se passa durante um cruzeiro de cinco dias para comemorar o fim do ensino médio, onde jovens da elite embarcam para uma aventura sem supervisão. Tudo parecia correr bem até a protagonista testemunhar alguém cair em alto mar. Após a verificação da lista de passageiros e não haver relato de desaparecidos, ela precisa lidar com esses mistérios enquanto reflete sobre sua carreira e relacionamentos amorosos.
Os plot twists são geniais e bem colocados, assim como o romance, que é tão bom quanto. Parece uma releitura de "Titanic" com um casal sáfico e realmente contém várias citações da obra.
Gostaria de mais desenvolvimento no suspense, mas, no geral, gostei bastante.

KaillanyMorais 12/05/2024

Amei essa leitura, não é o primeiro contato que tenho com a escrita da autora, e fico impressionada o quanto é bem escrito os livros dela. Adorei a história, os personagens, e o suspense por trás de todo o mistério do livro, todo o desenvolvimento é muito legal e criativo, e como no final do mistério fica tudo amarradinho... Menos o final em si, achei muito corrido depois da descoberta de toda a farsa, e queria ter visto mais de Rose e Jade e como as vidas delas desenrolaram depois de tudo, fora isso, gostei bastante, e recomendo.

Lorena 18/01/2024

Que nordestinos são esses?
Primeiramente, quanto ao talento da autora, este é inquestionável. Ela tem um bom malabarismo com as palavras. Dá para ver que ela nasceu com esse presente lindíssimo que é o dom da escrita. Também é uma pessoa muito carismática com quem tive a chance de desenvolver breves conversas. Merece ter muito sucesso em sua carreira, tanto é que me dói um pouquinho as duas estrelas que estou prestes a dar.

Por outro lado, no começo da estória, me envolvi bastante, gostei muito, mas depois fui vendo algumas coisas que costumam cair muito no meu conceito em relação a livros nacionais.

Sou totalmente a favor de incentivarmos autores conterrâneos, acontece que esses mesmos conterrâneos são, por vezes, incapazes de trazer uma representatividade autêntica. Julie Pedrosa, infelizmente, está nesse grupo.

Já perdi as contas de quantos livros nacionais americanizados vieram parar no meu Kindle, repletos de estereótipos nova iorquinos ou californianos com os quais eu não poderia me importar menos.

Geralmente, abandono esses livros antes mesmo de terminar o primeiro capítulo, mas devido a escrita envolvente de Julie, resolvi seguir até o final para ver onde ia dar.

Para um adolescente, esse livro deve estar incrível, afinal de contas é a faixa etária perfeita para se encantar por qualquer coisa piegas que lhe ofereçam.

A protagonista, Jade, em um dado momento, come panquecas em seu café da manhã em plena Recife. Uma das falhas mais conhecidas dos autores brasileiros que escrevem young adult. Sonho com o dia que o brasileiro não terá vergonha de valorizar seu pão com manteiga ou seu pratinho de cuscuz.

Menos mal que escritores como Clarice Lispector, Jorge Amado e Graciliano Ramos já faleceram e foram poupados de ver o que a literatura brasileira tem se tornado.

E eu nem vou falar sobre as referências a Titanic e Celine Dion. Repito, em plena Recife e com a cultura riquíssima que ela oferece.

Por fim, a insistência em chamar Rosaline de ruiva me fez querer arrancar os cabelos. Além de ser um recurso bastante utilizado nos livros ianques, é cansativo.

Os personagens têm a profundidade de um pires e a estória acontece tão rápido que comecei a desconfiar de que alguém estava apontando uma arma na cabeça dessa coitada pra ela escrever o mais rápido possível.

Não houve tempo nem espaço para nós conectarmos com os personagens, fazendo com que sejam artificiais.

O relacionamento de Jade com Rosaline é frio e entediante. O equilíbrio em abordar relacionamentos amorosos, principalmente sáfico, é uma árdua tarefa que deve ser levada em consideração. A autora acerta em cheio ao não sexualizar as personagens ou limitar cada uma ao fato de serem lésbicas, mas erra em cheio ao mostrar um relacionamento chato e pouco desenvolvido. As duas personagens parecem portas.

Enfim, gostei da escrita, não suportei a execução. Devo ressaltar que o final foi o que me fez não pensar que eu possa ter perdido meu tempo. Um final legal, coerente e amarradinho, sem deixar nenhum furo.
lely!! 18/01/2024minha estante
a parte das panquecas me quebrou KKKKKKKK justiça pelo cuscuz!!!

Ariel 18/01/2024minha estante
Importante o seu comentário! Tantos grandes escritores que tivemos no nosso Brasil e todos escrevendo uma autêntica literatura nacional.

No meu ponto de vista, falta esse olhar sobre a vida cotidiana dos brasileiros. Não é preciso se inspirar nem um pouco em costumes estrangeiros.

Sempre fico pensando: Somos formados por 26 estados e mais de 5.500 municípios! É tanta vida e cultura brasileira para servir de inspiração!

Ariel 18/01/2024minha estante
*escreveram em vez de escrevendo

Lorena 18/01/2024minha estante
É isso, Ariel. Que um dia possamos aprender a valorizar nossas raízes que são, como você disse, riquíssimas. Temos para dar e vender. Obrigada pelo comentário ?

almirante leite 16/02/2024minha estante
mds esse livro ta na minha lista aaaaa consegui ele de graça

Lorena 07/03/2024minha estante
Tbm consegui de graça no tt, a autora tava divulgando kk

almirante leite 08/03/2024minha estante
a autora foi muito marketeira kkkkk, ela contou uma história que parecia muito real e no final divulgou o livro dela, uma gênia

qual seu tt? vamo nos seguir lá

almirante leite 08/03/2024minha estante
meu perfil é @l3tty_chan

Lorena 14/03/2024minha estante
Te segui lá vida

San 21/03/2024

Opinião 100% pessoal
Devo admitir que comecei a ler por conta do tweet que viralizou contando o plot da história. Por conta dele criei altas expectativas, mas algumas resenhas me fizeram baixar um pouco a bola pra aproveitar melhor a leitura.

Bem, sendo chata (e real comigo mesma), uma coisa que me incomodou foram alguns vícios de linguagem que não seguem a regra do português ("tenha pego" nao existe, é "tenha pegado").

Mas quanto ao conteúdo em si, eu gostei bastante. Algumas resenhas disseram que a historia focava demais no romance, mas considerando as inspirações em Titanic e Elite, é natural que o romance tome um grande espaço. Gostei da evolução do relacionamento ao longo do livro.

Achei tudo bem redondo e fechadinho pra não abrir muita brecha pra descobrir tudo ou destruir toda a narrativa por não ter encaixado. Gostei muito da construção.

Vale a pena ler!
San 21/03/2024minha estante
uma boa revisão salvaria os problemas que percebi!

Ana 03/01/2024

Titanic versão terror
Esta foi a minha primeira leitura de 2024 e abriu bem o ano.

A leitura é ágil, a escrita é fluída e é um suspense teen com uma boa pitada de romance estilo gato e rato. Personagens que fingem que se odeiam e a gente finge que não sabe que eles se amam.

O ponto negativo é que na parte em que o navio La Beatrice está fazendo cosplay do Titanic, eu achei que faltou mais detalhes, mais descrições da situação e das emoções da Jade, a protagonista e deveria ter páginas a mais.

Sobre os vilões, pra mim foi um pouco óbvio assim como a motivação da explosão do navio então não tive nenhuma surpresa.

No geral, é um livro bom, que você lê rapidamente e tem um final feliz - pra poucas pessoas...

Ana 05/03/2024

Eu comecei a ler as 11 da manhã e terminei as 19 da noite e acho que isso prova por si só a qualidade da história e da escrita da autora.

Tem casal fofo, tem bandidagem, tem investigação, tem suspense, tem romance meio friends to enemies to lovers, tem plot twist.

Personagens cativantes, escrita fluida, enredo que te deixa vidrado ansioso obcecado em saber o que vai acontecer na próxima página.

Obrigada TikTok por colocar na minha for you. Obrigada KU por oferecer. Obrigada Julie pelo obra. Leiam leiam leiam.

Dri 07/01/2024

Esperava mais
Em 2023, eu li um livro da Julie Pedrosa que entrou para os meus favoritos do ano, o Luzes de Emergência. Fui ler Cruzeiro de mentirosos esperando que ficasse no mesmo nível, mas passou longe.

Infelizmente me incomodou muito a escolha de vocabulário usado repetidamente. A palavra "ruiva" parece compor metade da história. Quando a Jade encontrava com a ruiva Rosaline era um festival de ruiva, ruiva, ruiva, ruiva, cabelos acobreados, cabelos ruivos, ruiva, olhos cor de mel e ruiva. Acho que eu ainda não falei que a Rosaline é ruiva né?

Parece que a personalidade dela está toda na cor do cabelo. Eu tentei ser bem paciente porque é um livro jovem adulto e eu sei que eu não sou o público alvo, mas mesmo assim acho que poderia ter sido melhor. Algumas cenas de romance são fofas, mas isso não segura a história inteira.

O mistério é decepcionante, previsível e não achei tão ágil e frenético como esse tipo de livro costuma ser. Talvez o foco seja mesmo o romance e por isso o mistério ficou em segundo plano. Mas até pra isso eu esperava mais desenvolvimento dos sentimentos das meninas, mostrar mais de emoções, intenções.

Fora os personagens secundários que são superficiais, figurantes. Era para as revelações finais no cruzeiro terem sido muito impactantes, mas não foram porque além de óbvias, os personagens coadjuvantes não são nada marcantes, mal são mostrados.

Não fui pega nem pela nostalgia porque já assisti Titanic, mas pra mim é só mais um filme. Pra quem ama, esse livro tem diversas referências a ele.

iasminnaara 03/02/2024

Infelizmente, esse livro não funcionou pra mim. Acho que criei muita expectativa e me frustrei porque não foi o que eu imaginava.

Eu esperava mais suspense e construção do mistério na primeira metade, mas ela foi mais focada nos dramas românticos da personagem principal. Como eu não me conectei com essa personagem, eu não tive muita paciência pra relação Jade-Giovanna-Rosaline. Acabou que quando chegou na metade e teve a primeira revelação, eu já tava muito desconectada com a história e não me impactou.

Essa meiuca do livro também é meio caótica, tem bastante ação e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e eu só não tava imersa o suficiente pra aproveitar.

Os últimos 30% puxam mais pra ?investigação? e o tal mistério, mas eu já tinha chegado à conclusão de quem tava envolvido com o plot maior e não tava emocionalmente investida. Mas o final é legal.

O livro é bem escrito e a história é interessante, tenho certeza que vai funcionar muito pra outras pessoas, só acabou não rolando pra mim. Acontece.

Bônus pros fãs de The Vampire Diaries: me parece que a cena do baile no cruzeiro é uma referência a uma cena muito icônica da primeira temporada de TVD ? no episódio 19, chamado ?Miss Mystic Falls?!

ev98 08/01/2024

QUE LIVRO!!!!
Que grande surpresa! Que história! Que livro!
Eu esperava uma grande história, é claro. MAS isso foi muito além do que eu esperava.
Todo o mistério e suspenso é tão bom quanto a história do casal principal. Sinceramente EU TE AMO Rosaline!!!
Esse livro tem plot atrás de plot, é impressionante. Quando eu achei que não podia mais me surpreender a autora me mostra o quão errada eu estou. EU AMEI TODOS OS PLOTS E ACHEI TODOS BEM IMPROVAVEIS.
Mas falando do romance, eu cadelei muito Jase e Rosaline, e esse fingimento delas de se 'odiarem' enquanto reprimiam o sentimento porque cada uma imaginava algo diferente, a proximidade das duas no cruzeira, a forma como a Rosaline flertava com a Jade, e todos os momentos delas juntas.
O quase beijo também. O dialogo mais fofo da história:
"E você veio fácil assim... ?"
"Você chamou."
Um livro nota 5 porque não tinha como ser diferente. Como eu amo autores nacionais.

Li até os agradecimentos do livro e isso é muito raro.

"Eu afundaria com o Titanic por você."

Beatrizfc 17/01/2024

O cruzeiro de formatura do colégio St. America ou, como ficou conhecido, o ?Cruzeiro de Mentirosos?.

Amo livros nesse estilo, uma vibe meio "Um de nós está mentindo" esse livro foi viciante do começo ao fim valeu muito a pena ler ele é pra melhorar tudo ainda tinha não um mas TRÊS casais sáficos mas claramente só um foi desenvolvido.
Coloque um livro de qualquer estilo na minha mão dizendo que tem um casalzinho sáfico que aparece em pelo menos umas 5 páginas sendo fofas e eu lerei.