INCOMPLETOS

INCOMPLETOS Dudaah Fonseca

Resenhas - INCOMPLETOS

Elle Dias 03/04/2024

Gostei muitooooo, li super rápido. Gostei bastante do Ander, mas senti que algumas coisinhas foram rápidas. Mas tirando isso, maravilhoso.

Nayara533 01/04/2024

Magnífico.
Magnífico, é a palavra que descreve esse livro, tudo me encantou, a relação deles, a clarinha sempre se preocupando com o Ander, ele sendo muito direto e sincero, o orgulho da clara pela mãe.
Superou muito as minhas expectativas e sem sombra de dúvidas vou ler denovo.
A escrita é muito boa tb, terminei em menos de um dia, e a cada capítulo que lia tinha que parar e surtar um pouco.

Leticia_Mendonça07 31/03/2024

Gostei deste livro, pois é um romance leve e clichê que me proporcionou bastante um entretenimento agradável. As cenas engraçadas e constrangedoras foram um ponto alto para mim.

Embora tenha achado a escrita da autora satisfatória, percebi que ela tende a se repetir em vários momentos do enredo, o que pode tornar a narrativa um pouco arrastada em alguns parágrafos e capítulos. No entanto, a fluidez da escrita torna a leitura fácil e agradável.

O casal protagonista é adorável e me diverti bastante com eles. Embora a representação do autismo não tenha sido a mais profunda que já encontrei, considero que cumpriu seu papel de forma satisfatória.

A trama em si não é muito complexa e não apresenta grandes reviravoltas. Minha principal crítica é a quantidade de rivalidade feminina e a presença de personagens caricatos e clichês. Acredito que um autor poderia ter explorado caminhos mais originais, fugindo um pouco da mesmice

Nêmesis 30/03/2024

Opinião sobre o livro
Esse é um livro maravilhoso, bem rápido a leitura, que vai fazer você chorar (por todos os lugares kkkk) e rir, e ficar com certa raiva pela lerdeza dos protagonistas, mas enfim, é muito bom, eles são maravilhosos.

Bel 24/03/2024

?????
Amei a história deles, dois fofos e perfeitos,
Achei muito lindo e respeitoso a forma que foi abordado o autismo dele.
Quanto mais eu lia, mais me apaixonava por eles, eles têm a forma mais pura de amor e me deixou com aquele sensação boa de coração quentinho.
????

Babi 24/03/2024

Queria dar mais estrelas...
Esse romance tem uma ótima premissa, é leve e fluido, os protagonistas têm muita química e são ótimos separadamente também, contudo, não consigo avaliar com mais estrelas por alguns motivos.

Primeiro, há problemas consideráveis de linguagem, como orações incompletas, palavras faltando ou usadas erroneamente. Segundo, não menos importante e talvez o que mais me incomodou, as escolhas narrativas: que bom que a autora teve responsabilidade em representar o TEA, mas ela quis tanto mostrar isso que fez monólogos incontáveis do Ander ou da Clara falando a respeito, fazendo um livro do gênero romance virar quase uma cartilha de conscientização, soando forçado e artificial, tirando o verossímil da narração. Outro problema narrativo foram as várias histórias secundárias criadas do mais absoluto nada, que muitas vezes não contribuíram com o andamento do enredo e ainda tiveram fechamentos vazios (como os arcos de Yulen, Penélope e Michelle). (Parênteses do parênteses: o arco de Hiba achei interessante e relevante pro enredo principal, entretanto, mal trabalhado.)

Em suma, é um bom livro, mas que tem defeitos que não são fáceis de serem ignorados e que pesam muito na experiência de leitura, espero que a autora possa rever essas questões futuramente, pois ela claramente tem potencial. Ademais, recomendo sim "Incompletos" para todos que queiram desfrutar de um casal fofo, sexy e muito apaixonado.

Maysa 23/03/2024

Incompletos que se completa totalmente
Gente pensa em um livro tão doce de ler, simplesmente é aquele livro que tem tudo que é clichê e de safadeza, entregando 100% tudo que se espera dele, se tornou um dos melhores livros que li esse ano, a autora conseguiu transmitir tudo que queria passar no livro para os leitores, e terminei esse livro com o coração quentinho de amor pelo casal!
Eu amo tanto eles e suas individualidades, e tenham certeza que o capitão é tudo e mais um pouco além de ser um tolo apaixonado pela Clara além da bunda e seios dela kkkkkkkk.
Um livro para quem procura algo divertido e romântico, além de pequeno podendo ser lido rapidamente, recomendo super a leitura dessa belezinha gente, estou até agora apaixonada por esse livro, amei demais!!! ????

Querida Leitora 22/03/2024

Meu novo império romano
Simplesmente do início ao fim esse livro me divertiu tanto, foi aconchegante ler, o romance entre o Ander e a Clara Paz foi perfeito, o autismo nível 1 do Ander não impediu absolutamente em nada nas conquistas dele, o amor da família e amigos foi tão lindo, a compreensão e empatia me pegou sabe e a Clara que mulheeeer meus queridos, guerreira não abaixou a cabeça diante de muitas humilhações na vida e deu a volta por cima. O romance foi suave e ao mesmo tempo quente kkkkkk até os personagens secundários me fizeram rir e ficar ownn lindos, leitura super rápida, quando você acaba fica tipo aaaaa mas já??? A escrita da autora foi realmente muito boa para mim, recomendo demais.

Karina 22/03/2024

Gracinha de casal gente
Ahh que gostosinho, eu adorei esses momentos na companhia dessa estória tão delicia! Eu amei ele gente! Que homem gentil e cuidadoso com a Clara! E falando nela, é um encanto também, super resiliente e forte, gosto de personagens assim.
Adorei a confusão que eles mesmo criaram mas que no fim deu super certo e foi o empurraozinho que faltava para tudo acontecer..
Só achei as vilãs um pouco caricatas demais, vejo que é um padrão da maioria das autoras nacionais, isso me brocha um pouco.. mas de resto tudo é tão bom que compensa! Eu super recomendo!

taiana.paixao.5 21/03/2024

Apaixonante
Que livro lindo e gostoso de ler. A história de Ander e Clara emocionante e apaixonante ao mesmo. Eu sou muito suspeita para falar dos livros da Dudaah, mas esse aqui ganhou o meu coração de cara.
Ander mesmo tendo autismo nível 1 leva uma vida normal nas suas condições. O esgrima é a sua paixão, até Clara aparecer na sua. Uma menina que já sofreu bullying por causa da profissão de sua mãe, encontrou no esgrima a solução para sair da depressão. Uma menina doce e de um coração maravilhoso.
A relação do Ander e Clara é linda, romântica e com muito fogo. Super recomendo.

Gih 19/03/2024

Clara Paz é uma esgrimista muito talentosa, porém é pobre e acabou de abrir mão de um grande campeonato por causa de fofocas. Mas com as oportunidades renovadas e uma bolsa para participar de uma das melhores
academias de esgrima do mundo ela n vão deixar ninguém ficar no seu caminho.

Só existe uma possibilidade de distração: Ander, seu maior ídolo no esporte, paixonite de adolescente e agora seu mentor particular.

Ander é um homem com grandes conquistas na carreira, possui uma família maravilhosa, é rico, bonito e tem um melhor amigo incrível. Mas existe um problema que para a sociedade parece anular tudo que te contei sobre ele...ele possui TEA, e isso causa algumas particularidades que o mundo n está pronto para lidar, inclusive pessoas muito próximas a ele. Ele gosta da cor verde, n come algumas coisas, odeia lugares barulhentos, e possui dois hiperfocos : esgrima e Matemática.

Porém seu mundinho organizado vira de cabeça pra baixo quando seu novo hiperfoco passa a ser a nova esgrimista da equipe, e quando por um ato impulsivo (coisa q ele nunca fez) acaba aceitando um acordo maluco de namoro falso pra conquistar sua melhor amiga, por quem ele tá supostamente apaixonado, enquanto tenta de fato conquistar sua namorada falsa. Tudo isso enquanto dividem um apartamento kkkkkk.

A história é divertida e muito fofa, aquele livro pra vc ter um quentinho no coração, além de abordar temas importantes como a prostituição, machismo e capacitismo.

O único motivo de eu n ter dado 5 estrelas foi a conexão com os personagens que eu particularmente não tive completamente, mesmo tendo amado cada um do seu jeitinho. E gostaria de ressaltar que o Ander apaixonado é uma meta de vida pra metade da população mundial viu.

lotus 17/03/2024

Quero um Ander para mim!!
Que leitura maravilhosa meu Deus. Não dei uma chance de primeira pq achei que teria uma carga emocional muito grande. Mas foi ao contrário, o livro apesar de passar suas mensagens é um deleite. O casal e a dinâmica deles são perfeitos demais, a leitura é fluída e leve, engraçada em muitos momentos, fofa e descontraída. E sai totalmente apaixonada no Amder.

anischerer 17/03/2024

?Você foi o inesperado mais perfeito que poderia ter acontecido comigo. Tem sido você desde o dia em que a vi pela primeira vez?

Nébula 17/03/2024

Coração quentinho
Uma delícia de história, a forma como a autora aborda o TEA( transtorno do espectro autista) é de uma delicadeza e honestidade sem igual. O casal é uma graça, a relação deles é linda.
Como esposa de um TEA me senti totalmente abraçada e apaixonada pela história

mia 15/03/2024

Química boa
O romance, apesar de rápido, é bem prazeroso de acompanhar e a química dos personagens foi um ponto muito forte na narrativa. Os personagens em si também são ótimos, é impossível sair desse livro sem amar o Ander e a Clara.

Entretanto, tenho algumas ressalvas que me incomodaram durante a leitura:

1. A escrita da autora me incomodou muito. Ela parava orações no meio e colocava um ponto final sem concluir a frase, fazendo ela ficar sem sentido e até confusa. Tiveram vários momentos que tive que reler o mesmo parágrafo porque fiquei confusa na narrativa.
2. A autora, apesar de ter boas intenções, faz questão de jogar monólogo cansativos e longos sobre o autismo e sobre a necessidade de respeitar autistas. Ela não está errada e é bom ler obras com essa representatividade, mas esses monólogos ficaram artificiais dentro da narrativa e parecia que a intenção da autora não era mostrar que está antenada em pautas sociais. Acho que essa representatividade pode ser construída de modo mais natural e esses monólogos poderiam ter sido destrinchados em diálogos construtivos entre os personagens.
3. Apesar da representatividade LGBT, em um momento a autora usa o termo "assexuado" para se referir à assexuais. Assexuado não é um sinônimo para assexual e é um termo incoerente com a sexualidade. Além disso, o Yulen se encaixou no estereótipo de bissexual que pega todo mundo.
4. A autora criou narrativas que ficaram sem conclusão e sem sentido dentro da história. O relacionamento da Penelope com a amiga da Michelle, Rossy, foi discutido em alguns momentos, mas não teve conclusão, e no final a Penelope ficou com uma mulher aleatória. Os romances do Yulen também ficaram sem desenvolvimento/em aberto. A narrativa da Hiba com o Juan foi só largada e resolvida em um piscar de olhos, como se ela tivesse acordado de um feitiço. Acho que a autora criou muitos personagens e não soube lidar com todas essas histórias, o que resultou em muitas pessoas rasas e com desenvolvimentos fracos ou a total ausência deles.
5. Voltando à escrita da autora, eu acho que ela fez um uso indiscriminado de capslock a um ponto que atrapalhou a leitura. Eu acho capslock uma ótima maneira de ressaltar sentimentos, mas quando abusado dá um tom infantil ao autor. Um momento que me incomodou MUITO foi quando a Clara estava competindo nas Olimpíadas e quando vocês bate o olho no parágrafo que vai descrever a luta, você vê logo embaixo um "EU GANHEI", e quem lê sabe que as vezes você lê sem querer só de ver as palavras de relance.

O livro tem seus pontos fortes e acho que a autora tem potencial para mantê-los e aperfeiçoar suas falhas. De qualquer maneira, a leitura me agradou e me divertiu.