INCOMPLETOS

INCOMPLETOS Dudaah Fonseca

Resenhas - INCOMPLETOS

Antonella 17/02/2024

Ander uma amorzinho
Amei conhecer Ander e Clara paz .
Gostei do livro e conhecer um pouco do Ander que é lindo com toda sua singularidade, mas poderia ter falado mas das suas dificuldades.
Clara conheceu o pré-conceito desde cedo mas sempre teve orgulho da mãe e dela e focou no esporte que era o que amava fazer.

Livro levinho muito bom pra ler em um final de semana.

Lieticia 17/02/2024

Não gostei...
Não gostei, pois o livro é muito forçado. Acho nobre defender a causa do TEA, mas fazê-la descer goela abaixo deixa tudo muito forçado. Acho que a autora poderia fazer um prólogo dedicando a contar toda a história do protagonista, seus desafios com o TEA e conscientizar de forma sutil, sem tentar fazer disso uma ?propaganda do governo?. Dessa forma o livro acaba sendo muito técnico e muitas explicações acabam sendo desnecessárias no meio da história (novamente, isso faria mais sentido em um prólogo).

Sinto também que essa coisa de homem perfeito acaba sendo muito forçada também e me desce como uma forma de compensar o fato dele ter TEA. Particularmente acho que todos os seres humanos possuem defeitos e isso é o que os tornam únicos (não estou falando que ter TEA seja um defeito).

Achei também que todos os apelidos são piegas, principalmente, mas não limitado ao apelido que ela usa com a inimiga (?sem sal?).

É desnecessária toda essa rivalidade feminina, isso é muito brega. Não estou negando o fato de que isso existe, mas a autora poderia ter aproveitado o fato para destacar a sororidade feminina perante o esporte.

Os vilões são fracos e de motivações fracas, são desnecessários. Parece enchimento de linguiça e uma tentativa falha de adicionar problemas na narrativa, uma vez que nada parece assim tão grave.

Pouco se foca no esporte. Entendo que é um romance, mas normalmente também costuma-se ver pedaços do esporte na narrativa. Dá a impressão de que a protagonista não é assim tão boa no seu esporte e que talvez não mereça estar lá, ela parece muito iniciante.

Apesar de ela falar várias vezes que é orgulhosa, quase nunca vemos esse tal orgulho.

Ivana.Sandes 16/02/2024

Maravilhoso!!!!
Que história maravilhosa!!!
Me encantei por eles desde o primeiro momento e torci para que ficassem juntos.
Como foi bom ver este amor puro deles e a familia linda que formaram.

Belle 16/02/2024

Apaixonada no Ander!
Eu sou apaixonada nos livros da Dudaah, são sempre livros super gostosos de ler, com romances que deixam o coração quentinho e a barriga cheia de borboletas voando.
Ander e Clara trouxeram todos esses sentimentos para mim, de coração quentinho, de expectativa para o primeiro beijo e a primeira vez, de borboletas na barriga em cada momento fofo, de euforia a cada descoberta.
A autora trouxe na história um homem autista na sua mais pura essencial, com suas limitações, porém não sendo reduzido a elas. Ander é um homem como qualquer outro, que é independente, vive sua vida, tem amigos e se apaixona, a diferença é só a intensidade das coisas que ele sente, o que para mim se torna um Plus na personalidade dele, o deixando mais apaixonante.
Clara é uma garota forte e resiliente, que passou por muita e até desistiu de alguns sonhos por causa de preconceitos. Uma das coisas que mais gostei nessa foi o fato dela não negar suas origens e nem ter vergonha da mãe, isso com certeza somou muitos pontinhos para a dona do coração do Ander.
O livro trás duas tropes que eu amo: fake dating e sob o mesmo teto; além de trazer um casal que tem química para dar e vender.
É impossível não se apaixonar nesse casal e nessa história, eu amei MUUUUITO!

Ana 16/02/2024

Sigo apaixonada pelo Ander
Primeiramente, não tem como eu começar sem dizer o quanto eu amei esse casal é a química de milhões deles, além disso, Ander é um personagem autista de nível 1.
Amei que a história têm um personagem autista e a autora soube muito bem desenvolver essa questão com uma perfeição.
E temos vários pontos que não tem como não amar esse livro,como:Fake Datin, ele é mentor dela, ela é fã dele, são esgrimista,inclusive, ambos são virgens.

Ander é esgrimista famoso, também filho de um jogador famoso que também tem um livro inclusive, além disso, tem autismo. A relação dele com os pais e irmãos é muito lindo e respeitoso.
A esgrima é matemática são seu hiperfoco mas aí chega a clara Paz, se tornando o seu mais novo hiperfoco.
Clara Paz é uma garota que sempre admirou o Ander além de ser muito fã dele,ela não esperava que ele fosse o seu mentor.
Até que devido a alguns acontecimentos eles vão fingir ser namorados e ela terá que ensinar tudo a ele.
Mal sabia ela que esse era o método para conhece-la melhor pois ele havia se apaixonado por ela.

Recomendo muito!!!
Muitas pessoas ainda ficam chocados ao descobrir que ta pessoa é autista, vira os olhos e tratam como se fosse uma pessoa "anormal" mas sabemos que não é bem assim e a autora soube passar sua mensagem muito bem a respeito.

Julia.Raysa 16/02/2024

Cara eu amei esse livro
Juro, a escrita da Dudaah é muito viciante, não consegui parar de ler até acabar?

Ander e Clara são perfeitos, e eu quase surtei com o plano do Ander pensando em mil formas de não dar crt kakakakakakakakakak mas fiquei com o coração quentinho no final?muito bom

leiaaaam

AlechandraClio 16/02/2024

Completos
Estava ansiosa por essa história, desde o bônus do livro dos pais de Ander, fiquei na perspectiva. Sou mãe de um autista com grau de suporte 3 e muitas coisas que a autora citou no livro me fez lembrar de algum momento que ocorreu com o meu filho.

Ander é um homem que sempre lutou contra os rótulos e capacitismo que tentam ligar a sua condição. Uma pessoa que mesmo tendo suas limitações, não desistiu em buscar a felicidade.

Clara é uma mulher com defeitos e muitas qualidades e caráter acima de tudo. Defende quem ama e quem esteja enfrentando algum tipo de discriminação e injustiça.

Admirei a sua lealdade e orgulho de sua mãe, valorizando o além da profissão que ela teve que exercer para cuidar dela e a proteger de todas as formas.

Incompletos fala sobre encaixes que a vida dar, de como completamos as peças que estavam "perdidas e soltas " em um único painel na vida do outro e vice-versa.

Super recomendo a leitura.

Leeh.1 16/02/2024

Namoro Falso
Bom, aqui conhecemos Clara Paz que sempre amou a esgrima e tem o Ander como uma grande inspiração, assim como outros esgrimistas. Depois de espalharem mentiras sobre ela, Clara decidiu que era hora de recomeçar em outro lugar. No mesmo lugar onde Ander treina esgrima. Dizem que Ander é apaixonado pela melhor amiga, Elsa. Ele sempre se sentiu meio confuso sobre os seus sentimentos quando se tratava dela. Mas ele só descobriu o real significado do amor quando conheceu Clara Paz. O que era para ser apenas um namoro falso entre Clara Paz e Ander, se tornou algo a mais. Já que ele usou isso, para conhecê-la melhor, e Clara Paz, ao perceber que tinha chances com Ander, decidiu que usaria esse namoro falso para conquistá-lo. Incompletos, fala sobre o amor entre uma pessoa neurotípica (ou típicas) e uma pessoa neuroatípica (ou atípicas ? pessoas com TEA), aqui entendemos um pouco melhor como uma pessoa com TEA age durante o dia, que seguir a rotina é importante, que eles se sentirem desconfortáveis com abraços e toques não é frescura! Clara Paz e Ander são dois personagens incríveis que passaram por tanta coisa. São uma inspiração de casal ??

ADRIANA 16/02/2024

Incompletos
Lindo,lindo demais. Que coisa maravilhosa poder lê essa história,um livro bem emocionante. Os temas abordados pela autora ,foram feitos de uma maneira bem responsável. A conexão entre os personagens principais é magnífica,o respeito, cuidado e confiança,coisa linda de se vê. Amei cada detalhe.

Milena964 16/02/2024

Confesso que estava ansiosa para ler a história do Ander , des do livro dos pais dele em "Imperfeitos", e como sempre a Dudaah nos entrega uma história de amor e superação linda, emocionante e com um grande ensinamentos para nos.
Achei muito legal por ela ter nos transportado mesmo que seja pouco, para a vida e pensamentos de um personagens neurodivergente e fez isso de uma forma tão simples, espero que depois de conhecerem Ander, algumas pessoas começam a enxergar diferente todos os neurodivergentes..

Bru 16/02/2024

Casal muito fofinho
N° 05 - 2024

Nota: 4 ??

Eu gostei bastante do livro, é um romance bem fofinho e clichê que me entreteu bastante. Tem várias cenas engraçadinhas e bem vergonha alheia.

Eu achei ok a escrita da autora, acho que ela se perde um pouco no enredo, repete várias coisas por vários parágrafos e vários capítulos. Mas toda a escrita é bastante fluída e fácil.

O casal é bem fofinho. Eu achei eles um amor e me divertiu bastante. Eu, particularmente, gosto de livros com autistas e apesar de não ter sido o mais trabalhado que eu já li, eu acho que cumpre o seu papel.

A história em si não é complicada e também não é nada muito uau. A minha crítica é que tem muita rivalidade feminina e personagens bem caricatos e clichês. Acho que a autora poderia ter fugido um pouco da "mesmice".

geovanna.santesso 16/02/2024

Que livro perfeito!!!!
Estou aqui desesperada que o livro já acabou!!!!! Como é que uma perfeição dessas não tem mil páginas??? Leria tudo e ainda pediria mais!!!!

Eu como professora e estando em constante contato com crianças de suportes com níveis diferentes, amei esse livro, é maravilhoso que não tenha sido romantizado em momento algum e o cuidado com o assunto foi lindo! Ander é a coisa mais linda e perfeita desse mundo, um nenê (não tão nenê rsrsrs) perfeitinho!!!!! Amei ler tudo o que se passava dentro da cabeça dele!

Sobre a Clara Paz, protagonista perfeita né? Nossa sem comentários, sempre tratou Ander como deve ser tratado, respeito! Não o diminuindo pela condição que tem, entendendo seus momentos e respeitando todos! Sinceramente? Perfeita!

Sobre a escrita, mais uma vez nossa rainha não nos decepcionou, tudo perfeito como sempre, amo que em todos os livros dela ela me prende logo na primeira página e não foi diferente com esse livro!!!!!

Queria tanto ter lido o Ander se adaptando e fazendo todo os seus planejamentos com a gravidez, parto e momentos com um recém nascido, espero ter isso como um bônus em um futuro próximo, nunca te pedi nada Rainha ?

O livro é de uma leitura leve e rápida, apesar de alguns personagens ridículos que me deram vontade de entrar no livro e esfregar a cara delas no asfalto, nossa querida Clara fez isso por mim, perfeita gente, e nosso querido Ander também, perfeito eu disse!!!

O livro é tão perfeito que eu poderia ficar falando dele aqui por horas, mas vou deixar para vocês leiam, mas leiam mesmo e com todo o coração de vocês!!!

E a declaração dele, minha gente??? Minha expectativas subiram de forma absurda!!!

Endi.Nascimento 15/02/2024

Incrível
Estou completamente rendida, apaixonada por esse casal . Já favoritei para vida esse livro que trouxe com muita sensibilidade uma estória de amor intensa, mas também trouxe lições preciosa para vida ,sobre respeito, confiança, determinação.
A autora demonstrou como o capacitismo é cruel, como limitar a diversidade.
Leiam e conheça Ander ,ele é incrível alguém que nos mostrar que somos maiores que as dificuldades ,que os pré-conceitos, que as barreiras sociais, somos muito mais que estereótipos, somos completos, único digno e merecedores de amor, somos especiais por nossa essência. Somos diferentes é isso é lindo.
A clara como o próprio nome diz é luz . Encantadora doce ,tímida, determinada, guerreira cada faceta dela me conquistou.
Amei e super recomendo essa leitura ?.

Aline.Silva 15/02/2024

Perfeição define
Desde imperfeitos, já me apaixonei pelo Ander.
Que livro maravilhoso. Dudaah tem uma sensibilidade absurda ao tratar do assunto.
O casal é apaixonante,dois rendidos. Clara uma prota muito forte, que historia de vida inspiradora.
Eu tô meio sem palavras de tão bom que é. Não queria que acabasse, podia ter mais umas mil páginas.

Karen.Belter 15/02/2024

"Clara Paz é o meu expoente infinito."???
Nossa que escrita da autora, foi muito bom junto com o enredo.
Trouxe um assunto pouco visto nos livros e soube trabalhar o tema com respeito e um final feliz para o personagem, eles bem estruturados.

O livro traz um frescor para quem lê ele assim como senhorita aurora da Babi Setter.