Sombras do Sul

Sombras do Sul Giu Domingues

Resenhas - Sombras do Sul

VinAcius49 26/03/2024

Marais-de-la-Lune
Eu sei que o título da resenha do vol 1 foi "Perfeito" mas é impossível escolher outra palavra além dessa e com toda certeza depois de fechar esta duologia é uma das minhas favoritas e estou completamente apaixonado por está história e pelas protagonistas.
A autora consegue criar uma conexão enorme entre os personagens e quem tá lendo porque em vários momentos você se põe no lugar da Demi (Dimitria) e consegue sentir o que ela sente, todo amor, felicidade, aflição, culpa, tristeza que ela sente você que tá lendo começa a sentir também e sem contar no quanto está história é viciante a ponto de você ficar o dia todo querendo saber se elas vão ou não conseguir resolver os problemas. E a relação de amor entre a Aurora e a Demi é simplesmente perfeita.
Eu particularmente amei a introdução de um novo lugar além de Nerusalem e os personagens novos são muito cativantes e muito bem escritos, o que torna a história ainda mais divertida e também curti a redenção que deram a um personagem do livro anterior. Dito isso, leiam recomendo muito este livro.

LarissaMelox 25/03/2024

"O passado é um prólogo".
Ao contrário de muitos que vi fazendo resenha aqui no skoob, eu gostei muito mais do segundo do livro do que do primeiro. Achei que a continuação ficou mais na fantasia, na magia da Romândia e também na construção dos cenários, no outro livro esses assuntos eram retratados de forma bem mais rasa. Apesar disso, ainda é uma fantasia para iniciantes, podem haver algumas coisas que não são tão detalhados assim, mas isso não me incomodou.

O romance que também é o foco do livro, foi bem mais lento, com bem menos interações entre as duas durante a história (por diversos motivos), mas também não me incomodou e inclusive é justificado. Eu gosto muito das protagonistas, vejo algumas pessoas apontando defeitos nas duas, mas acredito que os defeitos fazem parte da construção dos personagens, ninguém é perfeito, então não faz sentido elas serem.

[Spoilers]

O ponto alto para mim foram os novos personagens introduzidos, me apaixonei pela Osha e sua família, eu amei como o livro explorou o relacionamento deles e a forma como os três se completavam. Hugo também uma gracinha. Gostei da redenção do Tristão e até torci por ele em vários momentos.

A cidade é linda, achei ela muito bem descrita, consegui imaginar ela por um todo, o pântano, os rios, as ruas, gostei muito desse contraste entre o sul e o norte. O festival que foi inspirado no Carnaval foi lindo, consegui sentir os aromas e os sabores da cidade.

Única coisa que eu não curti muito, é que esperava que a Aurora e Dimitria fossem recuperar suas memórias, mas entendi o propósito do livro e a lição que foi deixada, gostaria de ver a relação delas voltando 100% ao que era, mas foi tudo bem corrido no fim, Aurora se apaixonou novamente por Dimitria, mas gostaria de que esse processo fosse mais bem detalhado. Mas amo muito minhas nenéns. (Inclusive amei o conto extra rs)

Enfim, foi um bom livro, me diverti bastante enquanto lia, quem sabe um dia faço uma releitura.

Pietra 25/03/2024

Tão bom quanto o outro. Vale muinto a pena ler esse quanto o primeiro. Esse livro é a continuação de "Luzes do norte" e o segundo da duologia boreal. Essa historia fala que você não pode ficar preso no passado e seguir em frente mesmo sendo difícil, e quem estiver destinada a ficar juntas vai ficar mesmo perdendo a memória. ??

bela 22/03/2024

Sombras do Sul
O primeiro é melhor, infelizmente. E eu digo infelizmente porque eu também não gostei muito do primeiro, e logo quando terminei já estava esperando que o segundo fosse melhorar a situação.

Spoilers a partir daqui! ??

Eu achei a história muito vazia. Em sua grande maioria teve apenas discussões entre as personagens principais e, depois do problema da Aurora esquecer tudo, o romance foi completamente esquecido. Não tinha quase NADA!

De uma forma, esse livro trouxe mais fantasia do que o outro, o que é ótimo. Mas eu não entendo por que a autora não pode mesclar ambos. No primeiro livro teve romance demais e fantasia de menos, nesse tem fantasia de mais e romance de menos. Não tem um meio termo.

Eu AMEI a ambientação dessa história, eu adoro a cena de calor e tudo que envolve ela, me senti muito mais confortável com a história no verão. Não entendi porque foi posto como uma necessidade que Aurora e Dimitria voltassem pra Nerusalem.

A Dimitria não tem NINGUÉM em Nerusalem, e a Aurora nem gosta de lá. Não entendi o que impedia elas de ficarem em Marais.

Fora que o plot da gêmea foi bem óbvio, era fato que isso ia acontecer eventualmente, o livro deixou isso bem explícito desde o final do último, com o pequeno conto no final do livro.

Enfim, esperava muito e recebi pouco. A personagem Osha foi a principal razão por eu ter aproveitado a história (tirando o fato do trisal, prefiro fingir que isso não aconteceu).

candidato bibi 17/03/2024

Mana.....
Bem chatinho. Não superou o primeiro e a partir de um ponto parei de me importar com os personagens.
Gostei muito do cenário de Marais-de-la-lune e dos novos personagens, meio que dava pra sentir toda a aura dessa cidade. Mas a brigas deixaram esse livro cansativo, e não só isso, o livro é meio arrastado e tem momentos que a história não anda, por isso fiquei impaciente e deixei de me importar com alguns personagens

A esperta 17/03/2024

Viva o presente
Na mesma vibe do primeiro livro, Sobras do Sul me aconchegou tanto que é fascinante! A ideia de perder o passado é agoniante, mas precisamos seguir em frente e buscar sempre o amor que já está destinado.

Lorena 15/03/2024

Amor para além dos tempos
" ? E o passado?
? Que seja o nosso guia, e não as nossas correntes."

Sombras do Sul é um livro que fala, principalmente, sobre superar o passado. Toda a história principal é envolta desse tema, Dimitria precisa aprender a lidar com o passado mas por muito tempo não consegue, ela quer viver lá porque lá é onde ela se sente segura.

A autora trouxe com esse livro muita profundidade com a história, com o desenvolvimento de mundo e com os personagens principalmente. A relação da Aurora e da Dimitria é linda de se ver, em como elas são o apoio uma da outra. A evolução de um antigo personagem é simplesmente perfeita, acho que ele acabou se tornando um dos meus favoritos.

Ah, e como não falar do found family maravilhoso que foi essa história??? Acho que foi o que a Dimitria precisava, depois de tanto sofrer em Luzes do Norte, ela achou uma família que a ajudou a superar e isso foi tão lindo.

Sophi 15/03/2024

Nhe, Dimitria uma chata
Um pouco melhor do que o primeiro livro, mas ainda não me conquistou, nem parece muito ser a continuação do primeiro. A Dimitria, que eu ja não tinha amado, conseguiu ficar mais chata e a pobi da Aurora tendo que aturar essa baguala de graça. Admito que fui surpreendida em vários momentos da leitura, mas nem isso foi o suficiente.
O rolê da cura me estressou profundamente, po, ontem tu te apaixonou por essa pessoa e fez ela se apaixonar por ti, hoje é uma fiasqueira pq ela n vai lembrar de ti? Ok, muito triste mesmo, mas poxa ela pode morrer, sabe? Serio que tu prefere que o amor da tua vida morra do que esqueça do romance arrebatador de vcs? Ela lembra que vcs eram amigas e que se beijaram, eu ein, se toca.

Babs0 04/03/2024

Fofo. Achei que tem a mesma vibe do primeiro e no começo eu tava pensando muito que não era necessário e que poderia ter acabado no primeiro mesmo, mas no final é impossível não pensar o quão necessário esse livro foi! Muito fofo ver o desenrolar de tudo e o crescimento dos personagens.

Maax.neoshh 27/02/2024

E DEU TUDO CERTO NO FINAL, quase não acreditei que ia terminar bem, mas terminou bem
Amo todo o conceito de "amor é algo que a gente escolhe todos os dias" e "família que nós escolhemos", lindo lindo lindo
Sombras do Sul consegue ser melhor que Luzes do Norte, eu genuinamente gostei mais desse, talvez pelos personagens novos e etc

Vênus_Alice 27/02/2024

Sombras do sul
A continuação traz pontos e problemas bem interessantes: a maldição que foi jogada na Aurora pode ditar toda a sua vida se ela não reverter, isso a incomoda e pode ser um perigo.
Ela e Demi precisam procurar uma formade quebrar essa maldição até o próximo inverno.
O que elas não contavam era com a consequência da Aurora se ver livre da mutação: ela perderia a memória de tudo que ocorreu até o momento que Igor fez a magia contra ela, com isso, não teria memórias da sua vida com a Demia. Diante disso, foram para o sul do país a fim de procurar por uma outra alternativa.

Nessa viagem perigosa e cheia de percalços, elas conheceram e reencontraram ótimos personagens. O que me incomodou foi a postura da Demi querendo olhar só o lado dela e situações de briga que ocorreram várias vezes, deixou vários capítulos chatos. Além de resolverem tudo de uma forma muito rápida e simples, quando passaram o livro todo sofrendo e lutando por isso.
Grace.Santos 27/02/2024minha estante
Simm, achei a continuação bem chatinha

Fabio 27/02/2024minha estante
Bela resenha, Alice!???

Vênus_Alice 28/02/2024minha estante
Obrigada Fábio!

Vênus_Alice 28/02/2024minha estante
Nossa Grace, sim, adorei a primeira parte, mas o segundo livro era bem previsível e uma água morna

Grace.Santos 29/02/2024minha estante
Como costumo dizer: tão bom quanto café requentado ?

eucarollugo 24/02/2024

MORRI com o conto extra.

foi maravilhoso ler principalmente pela questão da evolução dos personagens e com certeza a do TRISTAO. chorei a cada capítulo e achei que seria mais arrastado (não que influencia em algo pq a história é uma delicia) que o primeiro mas não, apesar de os dois terem sido um pouco assim a leitura é muito gostosa mas com certeza esse foi muito mais triste. na minha opinião elas deviam terem se resolvido um pouco antes e não tanta enrolação, tortura e mágoa. final LINDO ainda mais com o casamento, queria saber qual das duas q fez o pedido. tive esperança até o final achando que a aurora iria recuperar a memória dos dois anos perdidos?? só q quem recuperou foi a denali oq foi muito bom também. osha, félix, tristão e hugo acolhendo a demi, aurora e denali criando uma amizade e família foi lindooo!

Lais Ramires 22/02/2024

Uma história que celebra o amor
O amor é a peça central dessa história, não apenas o amor romântico, mas todas as formas e nuances do amor. É possível ver isso nas interações, pensamentos, falas e descrições. O amor de irmãos, amigos, companheiros e amantes.

Sobre a história, particularmente gostei mais do primeiro, mas o motivo é totalmente particular, não curto plot de perda de memória e o livro foca bastante nisso. Mas o resto todo fez valer a pena.
Não só a Aurora mudou, mas a maior mudança ocorreu na Demi, e é uma mudança que todos nós acabamos passando na vida, de uma forma ou de outra, nós crescemos quando nos permitimos isso.

É um recomendado com certeza. O amor vale a pena ser vivo no presente. O passado deve ser nosso guia e por isso celebrado, o futuro é almejado mas não deve ser o foco e o presente deve ser vivido intensamente.