A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Cristina 25/02/2023

Mentiras ou verdades dolorosas demais
Gostei do início da leitura, muito mistério em torno da tia Vitória, e acabou ficando chato e sem um desfecho a altura. Mas faz jus ao título, uma adolescente em transição para juventude, descobrindo as durezas da vida adulta.

Patty 24/02/2023

Narrativa real, sem floreios
Não é o melhor livro da minha autora preferida no momento, mas vale a pena.

Tudo que Elena escreve é muito real e envolvente.

Para quem gostou desse, e ainda não leu a tetralogia, recomendo fortemente.

LiviaDimas 23/02/2023

Escrita marcante e forte
Esse é o segundo livro da Elena Ferrante que leio e digo que é uma leitura que foge da romantização. Nesse caso, mostra a fase da transição da infância até a fase da adolescência/jovem adulta de uma forma totalmente sem filtros, o que incomoda em alguns momentos mas dá pra manter o ritmo da leitura e aproveita-la.

Daniela 23/02/2023

Vida mentirosa? Ou vida real?
Elena Ferrante é uma das minhas autoras favoritas, mas esse livro foi o pior dela que já li.
O que salva é a escrita dela que é uma marca registrada, prende o leitor.

A história é de uma adolescente perdida no meio do caos familiar e tomando decisões piores do que seus pais.

O que posso dizer de ?interessante? no livro foi que a sociedade coloca mãe e pai no pedestal e eles não são santos.
São seres humanos que erram, pecam absurdamente e não merecem estar no pedestal como exemplo. Quando os erros deles caem por terra, o mundo parece desmoronar.
Mas esquecem que antes de serem pais, são humanos e todo humano erra.

Voigvie 22/02/2023

Uma transição entre a infância e adolescência
O livro retrata Giovanna e a transição que ela passa da infância a adolescência e como isso é afetado pelas mentiras que ela descobre sobre os adultos que ela tanto admirava e confiava, "A vida mentirosa dos adultos" é um livro rico em detalhes sobre a cidade de Nápoles e sobre a adolescência e o amadurecimento e como são mais complexas do que imaginamos as coisas, fala sobre diversos temas importantes, e como a gente resolve tratar deles, amei a escrita da Elena Ferrante, como um primeiro livro dela eu super me interessei por mais

Nayana 21/02/2023

Feiura estética como referência a uma falha de caráter
Como gostei muito da escrita da autora na tetralogia napolitana, resolvi continuar lendo seus livros e escolhi esse que virou série na Netflix esse ano (agora já posso ver!rs).

A história me chamou muito a atenção por se tratar da relação difícil em família e por abordar o tema de feiura estética sendo referência também a uma falha de caráter. Andrea, pai de Giovanna, personagem principal do drama, não se dá conta do que sentencia quando sussurra para a esposa que a filha é muito feia. A filha escuta o desabafo do pai e entende essa sentença como uma herança indesejável de Vittoria, a tia que não conhecia por desavenças entre o pai e a irmã.

A trama se passa durante a adolescência de Giovanna, passando por problemas na escola, autoestima abalável, descobrimento da fragilidade do casamento dos pais e deles como pessoas, bem como toda a descoberta da sexualidade, interesses, inveja e amizades.

Achei a leitura pouco agradável, pesada em alguns momentos, fútil em outros. Não sei se recomendaria para qualquer um esse livro, definitivamente não superou a tetralogia napolitana para mim.

Meu trecho favorito: ?Mas o erro foi ter feito daquilo uma tragédia. Era só olhar por um instante que fosse quem tinha o privilégio de ter um rosto bonito e elegante e descobrir que aquela pessoa escondia infernos semelhantes aos expressos por rostos feios e grosseiros. O esplendor de um rosto, enriquecido ainda por cima pela gentileza, ocultava e prometia ainda mais dor do que um rosto opaco.?

Malu 21/02/2023

O que os adultos não nos contam
No livro conhecemos Giovanna, uma menina de doze anos que entreouve um comentário do pai, sobre sua semelhança com a tia Vittoria, a tempos afastada da família.

A partir disso sua curiosidade e interresse pela tia crescem, e ela deseja saber se realmente está ficando parecida com com a tia, se possuem pontos em comuns e principalmente o que levou o pai a comentar sobre isso.

Confesso que o início achei bem parado, mas depois com algumas reviravoltas e segredos vindo á tona a história ficou mais interessante!

O livro retratou bem como é crescer, e passar por essa fase turbulenta da adolescência, ainda mais com problemas dentro de casa e com os pais.

Anna 19/02/2023

Um coming of age muito realista
é meu primeira livro da elena ferrante e fiquei encantada pelo jeito que ela escreve. assunto denso, escrita fluidissima. lembro de resgatar um sentimento enquanto lia que senti muito durante minha adolescência que é: todo mundo mente o tempo todo. seja em rede social, em conversas, em declarações. eu costumava me sentir muito conflitada vendo adultos quebrarem minha expectativa de vida perfeita e de chegar à conclusão de que todo mundo era extremamente infeliz mas fingia não ser pra gerar inveja uns aos outros. um ciclo infinito. giovanna me remeteu muito a mim mesma durante essa fase da vida, principalmente com seus questionamentos de porque ela continuava agindo como agia, mesmo quando sabia que não era certo.

Bellí 18/02/2023

O que rolou?
Eu comecei a ler esse livro quando começou as minhas aulas, e devo dizer? eu não consegui largar ele nem nas aulas que eu mais gostava, e olha que eu estou no EM.
Eu devo dizer que o livro é realmente muito bom, me entreteve muito porém houveram algumas partes nas quais eu não consegui ler mesmo, por exemplo, eu passava os olhos no mesmo capítulo umas três vezes e não conseguia ler. Geralmente isso acontece quando o capítulo fica enrolado, explicando algo muitas vezes, mas talvez tenha sido algo apenas meu.

Dei 4,5/ 5 pois eu não leria de novo, mas definitivamente recomendo pra todo adolescente. O livro traz muito essa pauta da transição da infância para a adolescência. Mostrando que não é nada a ser romantizado e que adolescente pensa muuuuuuito diferente.
O livro também fala sobre problemas familiares e como a personagem lida com certos acontecimentos entre seus pais, definitivamente recomendo, mas se você for fácil de se distrair tome cuidado pra não entrar em uma ressaca literária.

OBS: eu achei o final meio vago, sem uma explicação de como ficou a relação familiar da personagem principal mas ao mesmo tempo foi um final significativo, como se a personagem tivesse completado o período mais difícil de sua adolescência.

Lau 18/02/2023

Não é um livro ruim, apenas não é meu estilo preferido. Achei que as tramas foram "resolvidas" de forma sem graça. O final foi decepcionante, aliás, não teve final, mas não daquela forma que permite uma reflexão ou deixa subtendidos sobre a história, foi apenas um "só isso?". A cena final foi horrível para mim, o desenvolvimento da história foi confuso em várias partes, no entanto, o desenvolvimento da personagem principal foi interessante, as reflexões filosóficas e poéticas, em certas partes, me agradaram. É o meu segundo livro da autora, não sei se lerei seus outros escritos, nada me prendeu em Elena Ferrante.

Giovana 14/02/2023

A VIDA MENTIROSA DOS ADULTOS - RESENHA
Bom, é sempre uma experiência intensa a passagem da infância para a adolescência, definitivamente um grande marco (mais difícil ou mais fácil a depender do indivíduo e suas condições). O livro retrata, justamente, essa travessia da ingenuidade para >certa< consciência social, familiar, sexual, pessoal e etc. Achei o livro bem fluido, realmente dá vontade de continuar lendo mas, ao mesmo tempo, é um tanto quanto fatalista e fixo em certas opiniões construídas. Acredito fortemente que, caso fosse uma sequência, os próximos volumes trariam menos revolta imutável e mais permeabilidade. De toda forma, muito interessante ver, aos olhos de Giovanna (minha quase xará) a transformação, boa ou não, da vida em geral.

Isabela 14/02/2023

"A vida mentirosa dos adultos" percorre o amadurecimento da jovem Giovanna, dos 12 aos 16 anos, em Nápoles. O título faz referência direta à percepção da jovem de que aqueles que mais admiramos também são humanos, também possuem defeitos e cometem erros - decepção grande que ocorre com a maioria de nós ao abandonarmos a visão infantil, ingênua dos amados.

Antes de iniciar a leitura, li algumas das resenhas e receei ter feito uma escolha ruim - porém, impossível, considerando que se trata de Elena Ferrante. Sua escrita é poderosa, carregada de detalhes psicológicos dos personagens, com uma habilidade que nos convence de que até nós mesmos conhecemos cada um deles. Porém, ao finalizar a leitura, fiquei feliz em não concordar com tais resenhas: considero este um livro incômodo, pois revela as maiores amarguras da adolescência; os sentimentos mais insuportáveis de quem ainda está aprendendo a sentir. Por isso, para muitos pode parecer chato, vitimista, incompreensível. Mas, para mim, pareceu encontrar minha própria adolescente, também chata, vitmista e com o sentimento de incompreendida.

E essa é a grande beleza de Elena Ferrante para mim: ela fala com diferentes fases de amadurecimento da minha vida, como se me conhecesse, como se expusesse meus piores medos e defeitos, mas sem me julgar. Sinto-me acolhida, virada do avesso e compreendida.

Nota: 4,2

Rosy 14/02/2023

E mais um mediano...
O primeiro capítulo já nos mostra que vai ser intensa a leitura. esse foi meu primeiro pensamento, mas não foi tão intensa assim. Nem tão profunda como pensei. É bom, sim. Valeu ter lido? N sei... Acho q tudo ficou mto superficial, embora tivesse um grande potencial de ser magnífico.
Uma busca por uma tia q nunca quis se fazer presente, um conflito mto válido, mas achei q foi mal trabalhado, relações péssimas vistas como nada demais... Muitos problemas, no meu entendimento. Porém, ainda com questões super relevantes q deveriam ser mais abordadas, como abuso e abandono parental, amizades e relacionamentos tóxicos, mentiras ditas apenas por dizer... Alguns momentos de reflexão e é só.
E o q dizer do final? Sem palavras... de um jeito ruim. Como o outro livro q li da autora, n me toca tanto, n mexe tanto cmg. Pra mim, nada demais.

Nanda 13/02/2023

Gostinho de quero mais
O livro te coloca dentro da cabeça de Giovanna, que está passando pela adolescência e carrega consigo todos os problemas que só uma adolescente consegue ter. Giovanna descobre um mundo novo, que vai além da sofisticação e educação dos seus pais, ao iniciar uma relação com sua tia Vittoria, com quem não tinha contato desde a infância. A partir desse reencontro tudo muda na vida da nossa mocinha (que não é tão mocinha assim).

Mais uma história que tem Nápoles como cenário e muitos dramas familiares. Nessa é possível acompanhar a protagonista crescendo, tendo suas primeiras relações e descobrindo o mundo dos adultos, que não é tão bonito quanto parecia.

Quando se trata de Elena Ferrante eu sou suspeita para falar, sou uma órfã da tetralogia que encontrou nesse livro um acalento. Mais uma vez ela traz personagens que parecem reais, com defeitos e qualidades, que não são nem vilões e nem mocinhos, que tem, cada um, seu complexo de questões. Queria continuar acompanhando a vida da Giovanna, ver ela crescer como vi Lenu e Lila. No final, fiquei com gostinho de quero mais.

Ká - @shotdaspalavras 13/02/2023

?O que se passava, afinal, no mundo dos adultos, na cabeça de pessoas extremamente racionais, em seus corpos carregados de saber? O que os reduzia a animais dentre os menos confiáveis, piores que os répteis??

Giovanna está em transição da adolescência para a vida adulta.

Aos 12 anos, Giovanna ouve o pai comentar com a mãe que ela é feia como a tia Vittoria, a tia renegada pela família.

Giovanna se vê cada vez mais curiosa a conhecer Vittoria e a parte da família que ela não convive.

A partir dessa premissa, Giovanna entra em um mundo de descobertas e segredos que antes ela não tinha noção que existia.

O tema central do livro é bem explorado na maior parte da leitura e nos faz pensar como é difícil essa transição para a vida adulta.

É o momento onde o jovem começa a formar sua própria identidade.

Em um determinado momento, infelizmente a narrativa esfria.

Também esperava por um desfecho diferente.

Em contrapartida, o livro entrega aquilo que pretende: o romance de formação, o foco no desenvolvimento da personagem (dos 12 aos 16 anos).

Conheci a escrita de Elena Ferrante por esse livro e gostei muito, apesar desses pontos que mencionei.