A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Iza 23/03/2023

Elena Ferrante é uma das minhas autoras favoritas e eu tinha, desde quando soube do seu lançamento, expectativas altíssimas sobre esse livro. Eu estiquei a leitura durante quase um mês para conseguir aproveitar ao máximo e valeu cada momento! Retrata super bem o grande caos que é a transição da infância para a adolescência, fazendo com que você possa sentir uma gama muito variada de sentimentos pela protagonista. Ferrante, por aqui, é sempre sinônimo de livro favoritado. ?

Tainá 22/03/2023

Depois de muito preconceito em ler a "autora do momento", me dobrei e me rendi à Elena Ferrante. Sensacional a leitura!
Uma jovem percebe que vive em um mundo se pequenas e grandes mentiras. Percebe as nuances das relações interpessoais baseadas em aparências e tenta encontrar sua própria personalidade.

Nathália 22/03/2023

Triste por não ter achado tudo isso que dizem
Não entendi o hype e o pq disso tudo. Espero não me decepcionar com os próximos que pretendo ler da autora, mas com certeza esse não foi um bom primeiro livro dela lido pra mim!
História no meio fica bem massante. Fatos empolgantes somente bem no começo e nas últimas páginas!

Ana 13/03/2023

Se Malhação fosse na Itália dos anos 90
Fato importante: esse livro é MUITO gostoso de segurar. Sério, o peso, o tamanho, a diagramação, uma delícia ficar com ele na mão, todos os livros deviam seguir esse modelo.

Ok, eu nunca tinha lido Elena Ferrante e isto foi erro, porque eu estava esperando algo mais grandioso, e na verdade o livro é bem cotidiano. Eu não odeio o livro, eu não amo o livro, é totalmente indiferente pra mim. Mas me fez querer ler mais da Elena.

Porém é aquele cotidiano que te prende. É só uma jovem garota não tão legal, fazendo e pensando coisas não tão legais, cercada de pessoas não tão, e descobrindo como ser adulto é complexo (e horrível), é exatamente o que todos nós vivemos quando somos adolescentes.

Assistiria se fosse uma temporada de Malhação com um bom cast e Jota Quest na trilha sonora.

PS: acho que todos esses adolescentes são boiolas.

Vanessa.Raffo 11/03/2023

É a segunda vez que tento ler esse livro. Pelo menos dessa vez consegui terminar.
Eu sei que é uma autora que a maioria das pessoas gosta muito, é uma leitura fácil, mas confesso que não é uma leitura que me prende tanto. Eu queria muito terminar e por isso me concentrei.

A parte que gostei no livro é o fundo reflexivo, porque é a retratação da perda da inocência, quando descobrimos que nossos pais são capazes de mentir e ter outros comportamentos que nem sempre são assertivos ou adequados.

regifreitas 09/03/2023

A VIDA MENTIROSA DOS ADULTOS (La vita bugiarda degli adulti, 2019), de Elena Ferrante; tradução Marcello Lino.

Giovana tinha doze anos quando ouviu uma conversa entre seus pais que acabou alterando definitivamente a percepção que ela tinha sobre o seu mundo dali em diante.

No diálogo entre os pais, ela ouve o pai dizer que a considerava "muito feia". Tal sentença veio no meio da conversa em que o pai comparava Giovana com sua tia Vittoria. Vittoria era a irmã do seu pai, com quem ele rompera há anos, alguém sobre a qual Giovana passou boa parte da vida ouvindo as piores opiniões possíveis a respeito.

Além da decepcionante opinião negativa do pai a seus respeito - um pai que era idolatrado pela garota como um exemplo de inteligência e elegância -, surge a curiosidade em conhecer a tal tia Vittoria. Mais do que curiosidade, irrompe na garota um desejo premente de saber mais sobre essa mulher, visto que o pai comparava a própria filha a uma pessoa que ele considerava feia e vulgar. Giovanna então decide procurar Vittoria, e acaba descobrindo segredos de família há muito escondidos.

O romance aborda a questão do amadurecimento da protagonista, mas também tem como pano de fundo uma crítica à sociedade italiana e como se dá a relação entre as classes sociais no país. Como acontece nas demais obras da autora, Ferrante está particularmente preocupada em como essas questões afetam e influenciam a vida das mulheres.

Esta foi minha terceira incursão no universo de Elena Ferrante. Comparado com os livros anteriores, foi o que menos gostei até agora. Muito por conta do desfecho, que me desagradou bastante.

No geral foi uma leitura muito boa. Ferrante tem um talento excepcional em contar histórias e criar personagens complexos e interessantes. A narrativa flui muito facilmente; nunca é uma leitura cansativa ou enfadonha.

Tatiana 07/03/2023

A hipocrisia da vida adulta
Segundo livro da autora que leio, gostei muito da narrativa e temas abordados que vão desde a passagem de criança e a adolescente, e todas as incertezas, inseguranças e "pequenas" mentiras que nos contam a fim de tentar amenizar a realidade como ela é, mas fato é que uma hora ela chega e não há nada que se possa fazer.

A vida mentirosa dos adultos fala sobre isso. Como os adultos se enganam e enganam os outros vivendo de aparências, omitindo pequenos detalhes por status, ego, orgulho, temer os comentários alheios... Mas no fundo quem mente e quem recebe a mentira sabe a verdade, cedo ou tarde, ou mesmo de imediato, mas faz que não vê. A ignorância pode ser uma benção, mas se enganar por algo que sabe que existe é só adiar o inevitável. Acredito que essa é a principal mensagem do livro.

A narrativa de Elena nessa ficção napolitana é excelente, enredo muito bem estruturado, não dá vontade de parar de ler, capítulo após capítulo quer saber como se desenrola a história de Gianni.

Ludmila 05/03/2023

O quanto uma frase, dita por um pai, pode influenciar a vida de uma pessoa? A história é muito boa, mas confesso que não consegui me conectar com a personagem principal.

day 02/03/2023

Adorei me sentir só mais uma e ao mesmo tempo única.
Acompanhar o amadurecimento de Giovanna ao longo da trama me fez voltar à minha própria adolescência, revisitar meus próprios medos e inseguranças da época.

Elena Ferrante narra uma realidade que apesar de passageira é extremamente marcante, com a qual me identifiquei bem mais do que gostaria. Os pensamentos confusos da protagonista vão se ordenando com o tempo, apesar de ela quase nunca chegar a uma conclusão definitiva, e isso só faz a história ainda mais interessante.

Por fim, é como experienciar o que poderia ter sido, sabendo que nunca poderia ter sido. Um lembrete que apesar de tudo ser extremamente genérico e comum, minha vida só é a minha vida porque eu sou eu.

ulla 01/03/2023

a perda da inocência
nesse romance de elena ferrante, somos convidados a mergulhar no universo de transição da pré adolescência pra juventude, início da fase adulta. e todos os desafios que essa jornada nos apresentam.

pra dar um gostinho a mais na trama, temos alguns temas bem caros à ferrante como: relações familiares, inveja, insegurança, auto-imagem, erudição, verdade, mentira?

e no meio de tudo isso, uma pulseira que assume ares de personagem, interligando a vida dos reais personagens da história.

não foi meu livro preferido da autora. mas vale a visita.

boa leitura!

xoxoanalu 27/02/2023

Título alternativo: problemas em família & o enigma da pulseira.

foi o meu primeiro contato com a elena ferrante, e fiquei impressionada. ela escreve com muito esmero, e força de vontade.

?a vida mentirosa dos adultos? é narrada pela personagem principal, giovanna, que está tentando entender como sua família funciona. e como os adultos funcionam, deste modo quando ela se vê imersa no mundo deles, acaba percebendo muitas coisas, histórias mal contadas, cheias de pontas soltas. e sem conclusão alguma.

é engraçado porque ao mesmo tempo que nós leitores não sabemos o que esperar, giovanna também não. ou seja, pode parecer que estamos chegando a algum lugar, a uma conclusão, quando na verdade descobrimos mais histórias, mais picuinhas, e ficamos confusos.

o livro foi escrito em sete partes e cada uma delas possuem capítulos curtos e desconexos, e alguns conexos, cheios de pontas soltas. que, com toda certeza, foi proposital já que as histórias contadas são cheias de pontas soltas.

é um bom livro. tem um humor muito bom, cenas hilárias e refletivas. mas uma hora, cansa ficar lendo e lendo e lendo e lendo. e o final não foi tão bom, o que é uma pena. foi extremamente aleatório, e mais uma ponta solta na história. só que acho que elena ferrante não deveria ter feito isso, deveria ter dado uma conclusão por uma vez por todas. mas fazer o quê.

Rayssa.Carvalho 26/02/2023

Meu primeiro contato com Elena Ferrante e gostei bastante da escrita, provavelmente vou ler outros obras dela.
Este livro é um tanto curioso e interessante, mais pela ideia do que quer passar do que pela cenas em si. Algumas situações não foram bem concluídas, senti que a autora quis deixar pontas soltas de propósito, para que o próprio leitor chegasse em uma conclusão, e no caso eu não cheguei em conclusão nenhuma.