A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

iris 06/04/2023

A Elena Ferrante é de longe a minha escritora favorita. Acho que ela tem um talento único para criar personagens e relacionamentos, trazendo com maestria para suas histórias as diversas nuances do comportamento humano. Porém, por mais que eu goste da Elena e de seus livros, ?A vida mentirosa dos adultos? não foi uma leitura tão boa de se fazer.
Apesar de ser um livro muito bem escrito, não achei a história tão cativante, principalmente quando se compara com a trama da tetralogia napolitana. Inicialmente, a proposta da narrativa de acompanhar a protagonista numa jornada de crescimento e amadurecimento, se desprendendo das suas visões construídas ao longo de sua infância no seio parental parece ser bastante interessante, mas vai se perdendo com o decorrer da história. A narrativa passa a ficar muito monótona, mesmo contendo vários acontecimentos e revelações chocantes. A protagonista Giovanna é nem um pouco carismática, e suas motivações são rasas e muito confusas. Acho que o único aspecto da trama que me agradou muito, e que justifica a minha nota, é a forma brilhante como relações entre os personagens são construídas de uma forma profunda e que trazem bastante impacto para a trama.

anabiafs 06/04/2023

Crescer, especialmente no contexto do livro, é difícil. Esse livro no início me prendeu e me identifiquei com a personagem e suas descobertas da adolescência... Mas a medida que fui avançando na leitura, tudo foi ficando chato e a leitura arrastada.

Não sei se foi a melhor escolha para começar a ler Elena Ferrante...
carolrosinelli 30/04/2023minha estante
Você começou pelo pior livro dela. Tente ler os outros que são imensamente melhores.

Daniela.Lopes 04/04/2023

Os livros da Elena Ferrante são como peças de um quebra-cabeça que formam a figura da essência feminina, com toda a construção sociocultural que a permeia.
Na obra em comento, a autora explora o crescimento e a evolução física e psíquica da adolescente Giovanna, destacando a pressão que a mulher sofre meio à sociedade - pressão estética e comportamental, com vistas ao encaixe no famigerado ?padrão?.
Depois de uma evolução estupenda da personagem, o final é bem típico de Ferrante - te faz ficar semanas digerindo as últimas palavras.

uu 30/03/2023

Livro maneiro, personagens que vc vai querer agredir de tão otarios que são.
Poderia ser melhor mas tá de boa !!

Thaais.bit 30/03/2023

O inicio é ruim e o fim parece o início
Sinceramente quando peguei pra ler achei que era um livro sobre descobertas, mágoas, a transição pra juventude e tal
Tem essas passagens no livro, mas nada interessante que te faça pensar sobre a vida, refletir ou ate se identificar
Na verdade é bem chato e apesar dos capítulos curtos demorei + de 1 semana pra ler.
Eu não consegui entender direito qual o sentido do livro, ou sou muito burra ou esse livro REALMENTE é sem nexo, pq assim acontece algumas coisas que interligam a outras e de repente bum não da em nada, a gente fica perdida no meio dos pensamentos.
enfim n percam seu tempo, tem livros mais interessantes por ai ?
Caian.Gabriel 30/03/2023minha estante
Muito bom, nota 0

Thaais.bit 31/03/2023minha estante
exatamente

CInt_lo 12/04/2023minha estante
Li e também tive essa percepção, a maior parte dos personagens não é coeso sempre agindo de forma dúbia e com segundas intenções mas ao mesmo tempo a história não caminha pra lugar algum

Thaais.bit 14/04/2023minha estante
sim terminei de ler e fiquei com aquela sensação de "o que acabou de acontecer aqui" kkkkkkkk

CInt_lo 14/04/2023minha estante
Como se a adolescência acabasse com o início da vida sexual sabe

brufaber 29/03/2023

Drama familiar e o verdadeiro caos do crescimento
"Foi assim que, aos doze anos, soube pela voz do meu pai, sufocada pelo esforço de mantê-la baixa, que eu estava ficando igual à sua irmã, uma mulher na qual ? eu ou ouvira dizer desde sempre ? feiura e maldade coincidiam perfeitamente."
"A Vida Mentirosa dos Adultos" apresenta uma realidade crua e feia não apenas sobre a vida dos adultos, que faz jus ao nome do livro, mas também em relação à mudança da infância para a adolescência.
O livro é contado pela perspectiva de Giovanna que, ao se deparar com o início de adolescência, passa a ver sua vida e todos ao seu redor de uma forma bastante diferente. Assim, percebemos como a família e a companhia no geral influenciam grandemente essa percepção.
A leitura traz, portanto, várias reflexões interessantes e, apesar de não ter amado a história é achado um pouco cansativa, reconheço que ela é boa e, mesmo não sendo para todos os gostos, vale a pena ser lida.

Lorena 29/03/2023

O desafio de crescer
Elena Ferrante se consagrou a rainha dos dramas familiares, mas sem ser piegas ou monótona. Tudo que lemos aqui é passível de identificação, principalmente por mulheres. A curiosidade da protagonista por uma tia excluída de seu convívio faz com que a vida de Gianna mude para sempre.

Todos temos alguém na família que nos guia pelos bastidores, pelos podres da família, a ovelha negra que consegue dizer a verdade nua e crua mas se torna indesejada por isso. Se você não conhece a ovelha negra da família, talvez você seja. No caso de Gianna, ela se tornou.

Adoro acompanhar a evolução de personagens, e as narrativas de Elena Ferrante sempre nos levam a uma jornada de crescimento e amadurecimento muito ricas, que fazem a gente também crescer mais um pouquinho.

Érica 28/03/2023

Ferrante dona do meu coração
Eu nunca saio a mesma de uma leitura de Ferrante. Ela me desconcerta, me instiga, me deprime, me engrandece.
A Vida Mentirosa dos Adultos. Eu estava achando um pouco aquém dos outros livros que eu li dela, mas o final, o final me fez rever meu posicionamento porque é simplesmente catártico, libertador, esperançoso.
Uma menina saindo da infância, entrando na vida adulta, descobrindo que o pai não é tão herói, descobrindo o corpo, a sexualidade, o valor da lealdade, a ausência dela, descobrindo que as relações humanas são hipócritas sim, mas que cabe amor, cabe muita coisa boa.
Ferrante é atualmente a dona do meu coração.
(Estou na metade da série. Boazinha, mas o livro é melhor hihihi)

Yukari 28/03/2023

Gostei
Olha, eu gostei. É bem caótico e a subjetividade leva você a acreditar que talvez seja ruim, mas na verdade é bom.
Acho que o grande objetivo da autora é fazer com que o leitor entenda do que se trata.
Não dou uma nota maior porque já li outros livros dela e achei que fizeram mais sentido.

Yasmim 28/03/2023

Criei bastante expectativa pelo título, que cai muito bem inclusive, mas deixou a desejar no final. Escrita fluida com leitura densa pela confusão dos personagens com eles próprios. Ninguém se conhece de verdade, adolescentes e adultos parecem ter a mesma idade do ponto de vista como agem com paixão e indiferença na mesma medida.
Traz reflexões claramente assim como em segunda mão, onde muitas são compreendidas em situações mais à frente.
Esperava diferente.

Joel.Martins 26/03/2023

Para mim foi cansativo ?
Mas é bom. Ou melhor, razoável!
A escrita é forte, porém achei muito repetitiva...
Não deixem de ler pelas minhas impressões. O livro pode te surpreender.

Juliana 25/03/2023

Cara a Elena Ferrante é pra mim uma das maiores escritoras vivas e esse ganhou um espaço especial demais no meu coração. Acho que ela combina tão bem o romance de formação, a desigualdade social, especificidades de Nápoles, relações familiares. Me vi na protagonista como raramente me vejo. Quero muito dar uma chance pra série

Iza 23/03/2023

Elena Ferrante é uma das minhas autoras favoritas e eu tinha, desde quando soube do seu lançamento, expectativas altíssimas sobre esse livro. Eu estiquei a leitura durante quase um mês para conseguir aproveitar ao máximo e valeu cada momento! Retrata super bem o grande caos que é a transição da infância para a adolescência, fazendo com que você possa sentir uma gama muito variada de sentimentos pela protagonista. Ferrante, por aqui, é sempre sinônimo de livro favoritado. ?