A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Mariana 25/04/2023

Acho que ngm constrói personagens tão odiaveis como Ferrante. essa tia Vittoria é uma coisa de outro mundo...e ao mesmo tempo parece que toda família tem uma (eu tenho kk). e ao longo das fases, a gente vai tendo pequenos ódios pelos outros que orbitam a história e até pela protagonista. penso que por alguns momentos a história se perdeu, era sobre algo e depois tomou outro rumo, sendo assim, não foi o melhor que li dela, mas adorei esse título.

nine 22/04/2023

Insuportável
Insuportável. completamente insuportável. demorei uns 15 anos pra terminar e não sei porque não abandonei ??
Tatinha 22/04/2023minha estante
Vc não tá sozinha! Kkkkk

carolrosinelli 30/04/2023minha estante
Também achei este livro ruim =(

Camilla.Conti 22/04/2023

Elena Ferrante é Elena Ferrante
Não é supresa pra ninguém que Elena Ferrante é a minha escritora preferida da vida e esse livro retratou muito bem o motivo pelo qual ela leva esse título.
Com palavras e personagens ela descreve todos os sentimentos que já passei na fase da pré adolescência até a adolescência de fato, as angústias, desejos, vontades, anseios e tudo descrito exatamente como eu me senti. Apenas com palavras. Parece até surreal isso.
Me vi muito na personagem Giovanna. Além disso, essa relação entre Giovanna, Vittoria e Andrea fica muito clara: todos são iguais no final das contas.
Enfim, mais um livro genial da autora. Pretendo relê-lo em breve, e em italiano para não perder absolutamente nada da escrita e da narrativa.

aIfeu 20/04/2023

Primeiro encontro com Elena Ferrante
Fui surpreendido por uma narrativa intensa - que ao mesmo tempo é tão distante e tão próxima da minha realidade... chegou a ser desconfortável em alguns momentos.

blackstrep 20/04/2023

Comecei esse livro porque gostei muito da série napolitana e ja tinha ouvido falar bastante também. Eu gostei bastante no começo, mas achei o final um pouco corrido e que acabou também sem uma conclusão de fato. O livro fala sobre as mentiras dos adultos e como isso molda a vida da personagem, mas não senti tanto o impacto disso no final. Fiquei meio sem entender na verdade. Mas a narrativa é boa, te prende mesmo quando não há muitos acontecimentos

BArbara 18/04/2023

A vida mentirosa dos adultos
Não gostei, nota 6. Não era o que eu esperava/imaginava, em vários momento quis desistir, achei a escrita cansativa, a história em si é boa, mas realmente não me fez gostar.
carolrosinelli 30/04/2023minha estante
Este também não me pegou. Se ainda não leu, dê outras chances para outros livros da Elena Ferrante que são imensamente melhores!

Larinha || @nefelibatando_ 16/04/2023

A entrada ao mundo dos aborrescentes
Este foi o meu primeiro contato com a escrita da Elena e gostei muito! Me vi na chatice, e na mudança brusca da vida da Giani - a entrada na adolescência e as descobertas não são um mar de rosas!

Clau ð» 15/04/2023

Muito bom! Dos livros que li da autora foi o que eu mais gostei? a sensação q temos quando somos crianças de que nossos pais são apenas pai e mãe e não homem e mulher. De que eles vivem pros filhos? a gente começa a enxerga-lós diferente quando viramos pais. Embora a realidade dela seja muito divergente da minha, consegui me ver em muitos aspectos na personagem.

carolrosinelli 30/04/2023minha estante
Concordo plenamente contigo. O início me pegou. Do meio para o final parecia outra história. Um drama sem sentido =(

CInt_lo 12/04/2023

"Vida Mentirosa dos Adultos" é um romance de formação escrito pela italiana Elena Ferrante que explora a vida de uma adolescente em busca de sua identidade em meio a uma família disfuncional em Nápoles
uma cidade cheia de contrastes.
A narrativa é conduzida por Giovanna, que aos 12 anos começa a questionar a imagem que tinha de seus pais e dos adultos em sua vida, quando ouve seu pai dizer que ela está se tornando igual à sua tia Vittoria, uma mulher considerada vulgar e de moral duvidosa. A partir daí, Giovanna se torna obcecada em conhecer a tia e descobrir mais sobre sua família e suas origens.
Ao longo da história, a autora explora temas como o amadurecimento, a sexualidade, a hipocrisia e as complexidades das relações familiares, pelos olhos dessa menina tendo seus primeiros contatos com uma realidade mais impositiva, intensa, recheada de falsos sentidos, rivalidades, traições e mentiras vindas do círculo mais íntimo de sua vida.
A premissa é boa e o estilo de escrita de Ferrante é bem articulado, mas me senti pouco intrigada pelo modo como os acontecimentos dessa história se desenrolaram desembocando em um final aberto e pouco cativante, em diversos momentos me vi entediada pelas frequentes distorções de Vittoria e seus pensamentos obsessivos.
Em suma, "A Vida Mentirosa dos Adultos" oferece uma visão sobre as nuances da vida familiar e social. Este é um livro para você refletir sobre o lado feio e mascarado da vida adulta. Por tanto recomendo a obra para aqueles que curtem o gênero de romance formativo e histórias mais
"paradas" e pessoais.

Sophia 10/04/2023

O livro é bem escrito, mas também é bem confuso. Mesmo que a adolescência seja uma etapa confusa da vida,até a metade do livro o desenvolvimento da personagem é muito bom e detalhado, depois fica meio nublado esses detalhamentos. Sinceramente não sei bem explicar o desencanto que ocorreu, principalmente nos últimos capítulos. A personagem foi tão bem construída para ser destruída em questões de poucas páginas, mas parece que esse estilo de condução do desenvolvimento das personagens é algo da autora, pois me lembrou o mesmo desencanto, porém muito menor, da principal do livro Dias de Abandono. E gostaria de que a Vitoria fosse mais explorada

Gallotti Kenicke 07/04/2023

Tão verdadeiro
Achei excelente, como tudo que a Elena faz né?
Retrata muito bem a época em que se passa, a descrição dos personagens e a imperfeição de todos eles. Gostei muito. Da pra fazer uma puta análise psicológica de todos os personagens.

Feh 06/04/2023

Gostei bastante
Gostei bastante da escrita da autora e o desenvolvimento da personagem.
Pretendo ler outros livros dela.

Flávio 06/04/2023

Identificação
Engraçado, definitivamente não há "livros para meninas" e " livros para meninos", apesar de ser um livro escrito por uma mulher, Elena Ferrante e contar a história e os dilemas de uma garota, Giovanna, que está entrando na fase adolescente/adulta, dos 12 anos aos 16 aproximadamente. Eu particularmente considero a fase mais difícil do ser humano e foi também para mim. O dilema da auto aceitação e sexualidade. Giovanna se achava feia, não muito inteligente, se vê meio que rejeitada pelos pais, pois escuta eles cochichando que ela está ficando parecida com a tia mau da família. A partir dai sai em busca de se conhecer ou, eu diria, de se posicionar no mundo, de uma forma um tanto quanto rebelde. E eu me identifiquei muito com a Giovanna, me achava muito feio, reprovei de ano, me sentia inadequado e me revoltei com o mundo e fui fundo e hoje olho para trás e me orgulho da minha rebeldia, volto para meus pais e olhando nas fotos antigas, acho que eu era até bem bonito e legal. Vale muitíssimo a pena a leitura, principalmente o início e o final, só achei um pouco assim, mais ou menos, no meio, demorei duas semanas para ler.