A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

beaschlemper 15/05/2023

Eleninha conseguiu me surpreender mais uma vez!
Estava com expectativas altíssimas para esse livro, até porque eu já conhecia a escrita da autora e gostei muito do primeiro livro que eu li dela, a filha perdida. obviamente cumpriu minhas expectativas, eu gostei demais da história, das personagens, do enredo e do final!
a elena ferrante tem o dom de fazer os leitores ficarem desconfortáveis com os pensamentos e ações das personagens, e eu realmente senti um certo desconforto durante todo o livro enquanto acompanhava a trajetória da giovanna, mas em algumas situações também fiquei incomodadíssima com as coisas que ela fazia! acho que era exatamente esse o sentimento que a autora queria passar
Sunny 15/05/2023minha estante
Estou quase terminando este livro e partilho do seu pensamento, no entanto, esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Elena Ferrante, pretendo ler outras obras dela.

LarissaPinho 14/05/2023

Foi o meu primeiro contato com Elena Ferrante e talvez não tenha sido uma boa escolha. Achei o enredo arrastado e os personagens insuportáveis, sem salvar nenhum. Consegui ler rápido, mas não leria novamente.

Bia 13/05/2023

Elena Ferrante
Diferente do primeiro livro que eu li dela, achei esse um pouco mais embargado pra avançar na leitura. Tive um hiato e depois voltei pra terminar. Acho que em determinado momento a leitura fica um tanto maçante. Quero ver a série e ler mais Elena.

Clarispectiana 12/05/2023

Ferrante dando tapa na nossa cara
Ferrante sabe prender o leitor, e esse livro tem tudo que eu gosto: imperfeição dos personagens e conflito familiar. Gosto de personagens imperfeitos, que tem pensamentos ruins, e não sejam perfeitos em tudo, e a autora não tem medo de criar personagens reais.

Mas enfim, não gosto de falar muito sobre a história sempre acho que estraga a experiência.

Esse livro seria indicado para relaxar (é o meu tipo de livro para relaxar), sabe quando você só precisa ir seguindo a história, sem drama, sem dificuldade. Ótimo para férias, viagens. Indicado para quem quer levar uns tapas e acordar para a realidade.

Kah 09/05/2023

Mais uma vez sendo surpreendida por Elena. Nesta história vemos que mentiras, inverdades e traições, acontece em todas as classes sociais e com todo tipo de pessoa. Giovanna, a protagonista que foi instruída desde criança a ser culta, quando é comparada com uma tia que é o oposto disso, sai em buscar da mesma para conhecê-la melhor e descobrir o porquê da comparação. Vittoria, a tia que não é nada educada mas muito sábia, de certa forma ?ensina? Giovanna como as pessoas mentem, seja para bem ou mal, ou só pelo prazer de mentir, todos o fazem. Que mentir não só está presente em nosso cotidiano, como também não intervimos. Mas quando de fato evitamos, percebemos que a verdade é sempre preferível e que só com a verdade e nada mais, findamos algumas perturbações da vida.

Camila.Nunes 05/05/2023

Elena Ferrante e sua escrita
Essa autora tem o poder de prender a atenção e ao mesmo deixar com que você possa ter diversas interpretações de um único livro. A dúvida fica sempre no ar. Uma menina, no início de sua puberdade, escuta seus pais dizerem que tem o jeito detestável e a feiura de sua tia paterna. A menina não a conhece e daí em diante se sente enganada, por seu pai e sua mãe, dois professores e intelectuais que sempre foram tão rígidos e certinhos. Nisso surge uma curiosidade a respeito de sua tia e Giovanna vai atrás dela e descobre diversas coisas sobre a história de sua família.

Tai 02/05/2023

A vida mentirosa dos adultos
Um livro sobre crescer e descobrir as fofocas da família. Gostei bastante desse livro achei uma leitura fluida e divertida.

Carolina335 02/05/2023

Não sei
Gostei do livro no começo e como sempre a autora consegue descrever sentimentos tão perfeitamente que conseguimos odiar e amar os personagens mas dessa vez não consegui gostar de nenhum deles, principalmente o pai da menina que me deu muita raiva. achei o final bem ruim, queria que algumas coisas tivessem sido resolvidas mas gostei da decisão da gianni com o roberto e a amiga.

Gi_caramaschi 01/05/2023

Psicanalítico kk
Gostei muito da experiência de leitura, a forma como a autora escolheu narrar o livro, a escolha das palavras, a trama e os dramas dos personagens.

Um livro rápido de ler no qual os personagens são bem desenvolvidos e conseguimos nos apegar a eles, mesmo as vezes discordando de suas escolhas e opniões. Fazendo com que fiquem muito mais palpáveis e reais, já que todos erramos e evoluímos.

Primeira leitura da autora e já quero ler tudo que ela escreve. Ela conseguem colocar uma profundidade nas histórias e, ainda assim, uma simplicidade que me encantaram.

Sil 01/05/2023

Foi uma leitura diferente mas eu gostei.
A escrita é boa a história se desenvolve bem e os personagens são legais.
Muito bom.

fran 01/05/2023

Final deixou a desejar
Ferrante como sempre escrevendo de forma que atrai sempre o leitor, mas senti falta de um desfecho final.

Yas 01/05/2023

Uma resenha que não é mentirosa
Queria muito começar a ler elena ferrante e pensei em começar pela tetralogia, mas, pra saber se valia a pena, escolhi começar por esse, o que pode ter sido meu erro. a escrita é fluida e muito gostosa de ser lida, mas minha total antipatia pela personagem principal me fez quase abandonar o livro MUITAS vezes. entendo que é a intenção, afinal, é uma adolescente crescendo e parte do meu ódio foi em ver meu eu adolescente em muitas partes, mas caramba, que menina INSUPORTÁVEL!!!!!! ela e o holden de ?o apanhador no campo de centeio? com certeza seriam melhores amigos por ambos serem os protagonistas adolescentes mais INSUPORTÁVEIS de toda literatura. eu também fui uma insuportável, ok, não estou me isentando da culpa!
também não gostei muito do final mas entendi o simbolismo de que ela quis concretizar a passagem pra vida adulta e enfim?
(ah, a vitória também é insuportável, e o pai, e a mãe, e o mariano, e a ângela, e a maioria dos personagens, mas como eles estavam sendo descritos apenas sobre a visão da protagonista dei uma relevada.)
resumo: ótima escrita, personagens chatos e vamos que vamosssss

carolrosinelli 30/04/2023

Infelizmente...
Infelizmente este livro não me pegou como todos os outros da Ferrante que eu simplesmente adoro. Achei que talvez tinha sido o momento, todavia fui tentar reler agora e ficou nisso. Uma tentativa. Perdi a paciência. Acho os dramas viajados e a personagem pouco cativante. A personagem é prolixa, parece que caça problema onde não tem. Não sei. Lamentavelmente não me agradou. Uma pena.

C_anaa 27/04/2023

Primeira Impressão
A Vida Mentirosa dos Adultos foi minha primeira leitura da famigerada Elena Ferrante. Li em um clube de leitura e instigada devido a adaptação que estava programada para vir à tona; entrei na leitura com bastante expectativa, mas não consegui me conectar muito bem às personagens. Várias reflexões que fiz ao longo da leitura foram muito relevantes, mas em alguns momentos senti raiva de alguns personagens por comportamentos tão desnecessários. Por fim, só posso dizer que a vida dos adultos realmente é mentirosa, e esse livro traz um choque de realidade para aqueles que, lá no fundo, ainda fantasiam uma estrutura familiar como a um comercial de margarina na TV.

lelecanales 27/04/2023

Um romance extraordinário sobre transições, paixões e descobertas!

SINOPSE:As mudanças no rosto de Giovanna anunciam o início da adolescência e não passam despercebidas em casa. Dois anos antes de abandonar a família e o confortável apartamento no centro de Nápoles, Andrea não se dá conta do que sentencia quando sussurra para a esposa que a filha é muito feia. Essa feiura estética, mas que também indica uma possível falha de caráter, recai sobre Giovanna como uma herança indesejável de Vittoria, a irmã há muito renegada por Andrea. Aos doze anos, a menina vê um rosto no espelho e, embora não compreenda a fundo o peso daquela comparação, sente que algo está irremediavelmente à beira de um abismo.

O amor e a proteção oferecidos pelo lar são as primeiras estruturas a desmoronar quando Giovanna decide conhecer a mulher que pode encarnar seu futuro. Os encontros com a tia são o ponto de partida para o embate com inúmeras questões existenciais ? é possível pertencer a algum lugar em uma Nápoles de contrastes entre o cinza industrial e sua sociedade rica e instruída? Ou transcender os erros e pecados cada vez mais aparentes de pais outrora perfeitos? Como sobreviver ao despertar do desejo?

Se você já leu me conta aqui! Senão coloca na sua lista que vale muito a pena!

??????