A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Pri 19/06/2021

Parece que caminhamos ao lado de Giovanna
A primeira página do livro já foi um choque. Ouvir dos pais algo que te remete automaticamente a um sentimento ruim não é fácil.
Giovanna é filha de pais estudiosos, professores, então sempre foi muito estimulada e empenhada no aprender. Entretanto, a chegada à adolescência somado à comparação feita com sua tia, Vittoria, entre tantas outras descobertas, a deixam um pouco perdida, tentando entender de fato o que está acontecendo. Nem sempre tem sucesso.
O romance de formação é contado pela própria Giovanna, anos depois dos ocorridos, já com um olhar um tanto mais crítico para tudo que aconteceu. Algunas coisas com o passar do tempo vão se apagando, enquanto outras, não saem de sua memória. Detalhes mesmo.
Giovanna vai descobrindo o poder de uma amizade, como pessoas têm influência sobre as outras, descobre o amor platônico, sexualidade e, claro, como a vida nem sempre é como os adultos pintam às crianças. Infelizmente, Giovanna descobriu muitas coisas por ela mesma, e precisou amadurecer a partir de dores, mas que, com certeza, ajudaram a determinar e descobrir, por fim, quem de fato é.
Eu queria mais algumas páginas ao final. A história é tão envolvente e tão fácil de relacionar com acontecimentos da própria vida que eu queria saber mais. Queria algumas respostas também. Isso não tira todo a beleza do livro, é só um desejo egoísta para poder ler mais mesmo hahah

voandocomlivros 11/05/2022

"VOCÊ FAZ BEM EM TER MEDO. É PRECISO SENTIR MEDO MESMO QUANDO NÃO É NECESSÁRIO, PARA NOS MANTER EM ALERTA."

Esse foi o quarto livro da Ferrante que eu li, e até agora as narradoras são mulheres que galgam com empenho o crescimento social. Mas em "A Vida Mentirosa dos Adultos" essa tragetória é um pouco diferente. Aqui. a protagonista, Giovanna, que dá voz a narrativa, precisa sair de seu patamar social para conseguir entender um pouco mais da sua própria origem. "EU SÓ TINHA UMA CERTEZA: PARA IR ATÉ ELES, ERA NECESSÁRIO DESCER, DESCER, DESCER CADA VEZ MAIS, ATÉ A MAIS FUNDA DAS PROFUNDEZAS DE NÁPOLES, E A VIAGEM ERA TÃO LONGA QUE EU ACHAVA, NAQUELAS OCASIÕES, QUE NÓS E OS PARENTES DO MEU PAI MORÁVAMOS EM DUAS CIDADES DIFERENTES."

A escrita da Ferrante é potente, visceral, arranca o leitor do seu lugar de costume e esfrega diante de seus olhos alguns temas que muitas vezes não são confortáveis de conversar. Em "A Vida Mentirosa dos Adultos" a autora mantém esse eixo problemático que seus leitores já estão acostumados, mas ela também acrescenta outros dois elementos que, para mim, se destacaram bastante: sexualidade e religião.

A obra traz Giovanna rememorando um período de sua vida, mais especificamente as experiências que viveu entre os 12 e 16 anos.

Tudo começa quando Giovanna passa a ter dificuldades na escola e escuta seu pai a comparando com sua tia Vittoria, uma pessoa nada bem vista na família. Depois disso, as inseguranças normais da pré-adolescência tomam conta de seus passos. E assim começamos a acompanhar a jornada da narradora rumo à vida adulta e a descoberta de seu verdadeiro EU.

Fiz essa leitura pela LC extra do @clubelendorainhaChristie. Conversar e conhecer as opiniões das outras integrantes do grupo foi essecial para ampliar meu olhar sobre essa história.

Até agora, foi o livro que eu menos gostei da autora. Dos romances, ainda lerei "Um Amor Incômodo" e "A Tetralogia Napolitana" que pretendo deixar para o final.

O que mais me incomodou em "A Vida Mentirosa dos Adultos" foi o excesso de problemática, senti que isso sobrecarregou a narrativa. Mesmo assim é um bom livro e podemos aproveitar muito dele.

E claro, não podemos esquecer que é a Giovanna adulta que está lembrando e contando essa história, e assim como diz o título bem provocativo "A Vida Mentirosa dos Adultos", quem sabe tudo não é apenas um grito da impossibilidade de proteção da verdade? Fica para a gente refletir. “NA VERDADE, NÃO SOU NADA, NADA DE MEU, NADA QUE TENHA DE FATO COMEÇADO OU SE CONCRETIZADO: SÓ UM EMARANHADO QUE NINGUÉM, NEM MESMO QUEM NESTE MOMENTO ESCREVE, SABE SE CONTÉM O FIO CERTO DE UMA HISTÓRIA OU SE É APENAS UMA DOR EMBARALHADA, SEM REDENÇÃO."

site: https://www.voandocomlivros.com/post/a-vida-mentirosa-dos-adultos-resenha

Tina 01/07/2020

Elena Ferrante
O que dizer desse livro? A escrita dela é fluída mas não curtir muito o livro.
Ainda não teve um livro de Elena Ferrante q me conquistou.
Vamos ver a adaptação como será?

doselunar 28/02/2021

meu primeiro contato com a autora
sempre ouvi falarem bem dela, confesso que gostei da técnica e da escrita mas a história não deu certo pra mim. é muito white girl problems, é muita coisa fora da minha realidade pobre e periférica, sabe? são muitos problemas de gente que não tem problemas e arrumam qualquer coisa. sem falar que a menina não respeita os pais e fica por isso mesmo, pelo menos serviu pra eu rever como eu falo com os meus. enfim, tem partes muito cringe, tem partes que da pra se identificar pq já passamos por aquilo (afinal, adolescer é isso), da pra retirar algumas lições do livro mas não é um dos meus favoritos.

agora, não sei se devo ler outras obras dela pq problemas de gente rica não me interessam. aceito indicações de outras obras dela, de preferência que fujam totalmente dessa ? kkkkk enfim, é isso!

Giovana.Cofferri 23/08/2022

fala sobre a passagem da infância pra adolescência de uma forma crua, e mostra a hipocrisia dos adultos, assim como as mudanças no corpo, e na cabeça da personagem principal. elena ferrante rainha escreve bem d+

Carol 24/12/2020

Transição da infância para a adolescência mostrada com muitos detalhes e conflitos familiares.

Ane 10/04/2022

Primeiro contato com Elena Ferrante
Confesso que criei muita expectativa com a leitura e talvez esperasse mais do livro. De qualquer maneira, entendo as problemáticas apresentadas no livro e até mesmo o incômodo que é crescer e começar a entender o nosso mundo e as pessoas que dele fazem parte.
Na minha opinião a obra retrata exatamente isso, o momento em que a venda da fantasia do mundo perfeito cai dos olhos de Giovanna e ela precisa aprender a lidar com uma série de sentimentos conflituosos. Todo mundo passa por isso mais cedo ou mais tarde na vida e encontra suas próprias formas de enfrentar.
Além disso, apesar do "final sem final" levemente me incomodar, eu acredito que faça sentido. Acho que até o fim da vida, sempre passaremos por altos e baixos, novos problemas, novas descobertas, novos medos, novos conflitos. Assim acontecerá com Giovanna e assim acontecerá com todos nós.
Recomendo a leitura e a reflexão!
Paulo Augusto 10/04/2022minha estante
Em algum momento quero ler, gostei do seu ponto de vista.

Minhas.Versoes 22/09/2020

amor e ódio
Primeira contato com os livros dessa autora. é um livro bom, mas n me causou tantas emoções, pelo menos n os tipos d emoção que gosto de sentir quando passo pela experiência da leitura. é um livro bom, mas n é surpreendente. Entenda, eu n odiei, mas tbm n amei. leria alguma outro livro dela? sim, com intuito de me colocar a provar.

Ivone.Mariano 25/09/2020

Ela conseguiu denovo
Ainda meio zonza, sem entender se fui eu que terminei o livro ou se foi o livro que terminou comigo...
Recomendo. Expetimente essa escritora.

Karinny 12/04/2022

Posso dizer que este é um livro bom, mas que não é, pelo menos para mim, Elena Ferrante em sua melhor forma. Minha sensação foi a de enxergar uma sombra do que poderia ser um bom livro da autora. Todos os elementos para uma boa narrativa estão lá, mas a história não engata. Ela vai pegando no tranco, engasgando, morrendo, até se apagar.

isabellebessaa 11/07/2021

Ótimo pra entender a adolescência
Elena Ferrante virou a minha escritora favorita esse ano e com esse livro não foi diferente. É um romance de formação, cheio dos elementos que a autora já trazia em suas obras. A sexualidade da personagem é tratada de maneira tão natural que não vira uma questão central na trama, é apenas algo que faz parte do seu cotidiano. Tem aquele conflito familiar que eu amo e também o clássico de descobrir que seus pais não são tudo aquilo que você imaginava. Maravilhoso, li na ferocidade costumeira que a escrita de Ferrante me desperta. E já quero que ela publique mais coisas ?
Luciana.Raquel 11/07/2021minha estante
Já disse que sou doida pra ler Ferrante por tua causa né? Kkkkk já tenho esse baixado no kindle, acho que vou começar por ele! Adorei a resenha

isabellebessaa 11/07/2021minha estante
disse simm, adoro que eu fico me achando kkkkkk. Pois leia, espero mt que você goste ?

Jana 19/08/2022

Já curtia a escrita da Ferrante na série napolitana, esse foi mais um livro que me prendeu do início ao fim. Fascinante como uma frase desencadeou uma sequência de fatos e alterou o rumo da vida de inúmeras pessoas. E fascinante também observar a complexidade da passagem da infância para a adolescência. Foi engraçado e triste uma criança descobrindo que os adultos são um bando animais dissimulados hahaha.