A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Marla.Klitzke 12/09/2020

A vida mentirosa dos adultos é uma narrativa que apresenta os conflitos existentes na vida de Giovanna, desde sua infância até sua adolescência.

Pri 19/06/2021

Parece que caminhamos ao lado de Giovanna
A primeira página do livro já foi um choque. Ouvir dos pais algo que te remete automaticamente a um sentimento ruim não é fácil.
Giovanna é filha de pais estudiosos, professores, então sempre foi muito estimulada e empenhada no aprender. Entretanto, a chegada à adolescência somado à comparação feita com sua tia, Vittoria, entre tantas outras descobertas, a deixam um pouco perdida, tentando entender de fato o que está acontecendo. Nem sempre tem sucesso.
O romance de formação é contado pela própria Giovanna, anos depois dos ocorridos, já com um olhar um tanto mais crítico para tudo que aconteceu. Algunas coisas com o passar do tempo vão se apagando, enquanto outras, não saem de sua memória. Detalhes mesmo.
Giovanna vai descobrindo o poder de uma amizade, como pessoas têm influência sobre as outras, descobre o amor platônico, sexualidade e, claro, como a vida nem sempre é como os adultos pintam às crianças. Infelizmente, Giovanna descobriu muitas coisas por ela mesma, e precisou amadurecer a partir de dores, mas que, com certeza, ajudaram a determinar e descobrir, por fim, quem de fato é.
Eu queria mais algumas páginas ao final. A história é tão envolvente e tão fácil de relacionar com acontecimentos da própria vida que eu queria saber mais. Queria algumas respostas também. Isso não tira todo a beleza do livro, é só um desejo egoísta para poder ler mais mesmo hahah

Conça 18/09/2020

Minhas impressões, opniões e sentimentos...
Um livro para adolescentes.
Tantas páginas...quando muito menos daria o mesmo resultado. Segundo livro que leio de Ferrante e confesso que, Dias de abandono supera mil vezes esse.
Caroline 01/12/2021minha estante
Vige, Consu! Vou começar por ele. Se não der certo, já sei qual o próximo que vou apostar

mile e uns livros 08/07/2022

Ler seus livros me confunde, me vejo em muitas linhas
Não consigo ler com calma e tranquilidade os livros de Elena Ferrante.Sinto a necessidade de devorar cada palavra, algumas descem secas pela garganta, difícil se ver e ver o outro em páginas que mais parecem espelhos.

Minhas.Versoes 22/09/2020

amor e ódio
Primeira contato com os livros dessa autora. é um livro bom, mas n me causou tantas emoções, pelo menos n os tipos d emoção que gosto de sentir quando passo pela experiência da leitura. é um livro bom, mas n é surpreendente. Entenda, eu n odiei, mas tbm n amei. leria alguma outro livro dela? sim, com intuito de me colocar a provar.

Ivone.Mariano 25/09/2020

Ela conseguiu denovo
Ainda meio zonza, sem entender se fui eu que terminei o livro ou se foi o livro que terminou comigo...
Recomendo. Expetimente essa escritora.

Ellen - @anotacoesliterarias 17/04/2022

A narrativa é fluida mas a história em si não me agradou e não consegui me apegar a nenhum personagem.

Daiany 22/07/2021minha estante
Eu li "A filha perdida" e senti a mesma coisa. Não tenho nem vontade de ler outros..

Micaelly.Santos 22/11/2022

me identifiquei tanto com a dolorosa adolescência de giovanna, com os dramas familiares, com os sentimentos confusos, com as amizades e inimizades que criava para si. incrível como crescer é um processo único e particular, mas ainda assim é possível dividir tantas emoções. crescer dói, machuca. conhecer a vida adulta nos mutila lá no peito, machuca. o contato com a mentira é um rito de passagem obrigatório da experiência humana, infelizmente a vida adulta é realmente mentirosa. elena ferrante é genial ao retratar com veracidade invejável a vida mentirosa dos adultos, por uma ótica infantil, mas não pura, uma ótica real, uma criança e adolescente com sentimentos reais. poderia passar horas escrevendo sobre esse livro, mas me limito a dizer que é uma experiência única.

Rostova 10/08/2021

Resenha - A vida mentirosa dos adultos
O titulo do livro retrata bem seu conteúdo: adultos mentem! E nós vemos Giovanna descobrindo isso, narrando desde sua infância conturbada, a quebra do que ela considerava uma ?família perfeita?, até sua adolescência e começo da vida adulta. A história particularmente me abalou diversas vezes, reconheci características que pertenciam à minha infância, toda dor, dúvida e anseios que permeiam giovanna também me permeou um dia. Em alguns momentos achei a história arrastada, e é isso que me impede de dar 5 estrelas. No mais, ótima leitura. Cruel e real.

Ane 10/01/2023

Todo mundo tem um pouco de feiúra e maldade
Este é o primeiro livro que leio da autora, e gostei muito, embora tenha visto muitos comentários dizendo que é um dos piores livros dela (ou seja, muitas expectativas para os demais). Em breve, este também terá a adaptação lançada na Netflix.

Gostei da delicadeza e, ao mesmo tempo, da força com que a autora retrata as personagens femininas.

O livro retrata a passagem da infância para a adolescência. A vontade do novo, de quebrar regras, de ser diferente, de se descobrir e, principalmente, quando começamos a ver o mundo de fora da bolha cor de rosa criada pelos nossos pais. É duro amadurecer e perceber que nossos pais, muitas vezes, não são os heróis perfeitos que havíamos idealizado, e acho que isso ficou muito bem representado no livro.

É muito conveniente julgar o caráter de alguém sob a nossa perspectiva de moralidade, enquanto tentamos esconder nossa própria feiúra e maldade.