A cartomante

A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A Cartomante


791 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Cecilia.Rego 23/02/2018

A Cartomante 2°J
A Cartomante
Escrita por Machado de Assis em 1884


Melhores amigos desde a infância que são afastados com as circunstâncias da vida, Camilo tornou-se funcionário público e Vilela, advogado que casou com Rita, esta conquistou a "amizade" de Camilo após a reaproximação entre ele e seu marido. A moça com seu jeito envolvente atrai o rapaz para si. Esse contato adúltero é constante e então Camilo passa a receber bilhetes anônimos, por isso Rita decide ir em uma cartomante, a qual garante estar tudo bem, mas Camilo perdeu a crença nessas previsões, é cético. Dentre essas cartas, Vilela comunica da urgência em que precisa da presença do amigo, que fica desesperado e por uma vontade maior resolve ir a uma consulta na cartomante aonde é subornado pela mesma, ela confirma: a situação está em equilíbrio. Porém ao chegar na casa de Vilela, Camilo visualiza Rita morta, destino que o aguarda.
A Cartomante de Machado de Assis é um conto atemporal que transmite uma realidade próxima do convívio social, uma espécie de triângulo amoroso, característico da escola literária Realismo, onde os problemas são tratados de forma objetiva acerca das ações humanas que detectam os escrúpulos e limites de um determinado grupo social, o mistério do prazer em algo passageiro classificado como imoral que frusta pessoas diariamente, "justificando" uma das formas de assassinato. O tom irônico que o autor repassa certifica a sua ideia de sossego após o desfecho infeliz da narrativa que está baseada nos seres humanos, logo, o pressuposto é pensar negativamente, porque o mal é inato ao indivíduo.
O título "A Cartomante" de modo implícito revela uma alusão sonora a palavra amante, esse é um possível posicionamento questionável depois da leitura, pois existe um vínculo entre essas personagens, a vidente é o canal condutor dos acontecimentos, como mencionada na frase de William Shakespeare "Há mais coisas no céu e na terra do que sonha a filosofia." A filosofia fundamenta-se em tentar findar as especulações, porém nem todas as indagações possuem respostas ou as respostas não são confiáveis.

Escola SESI
Professores: Grace Cristiane e Júlio César
Área do conhecimento: Linguagens
Aluna: Cecília Rêgo
Série: 2°J
Grace 01/03/2018minha estante
OK




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 27/03/2018minha estante
Oi, Willian

Em A Cartomante, Machado utiliza elementos típicos da realidade humana, relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia. Esses elementos reafirmam a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana




Augusto.Souza 23/02/2018

A cartomante feito por Machado de Assis
A cartomante conta a história de três pessoas sendo que duais se envolvem.
Rita é esposa de Vilela, mas vive um caso com Camilo que é amigo de infância do marido.
Depois de uma visitar a cartomante Rita perceber que isso fortificava ainda mais o amor dela por Camilo, por que a cartomante disse assemelhava tanto com a realidade. Ao decorrer do conto, Camilo vive a trama, será que Vilela desconfia do relacionamento que ele vive com a esposa ? Na dúvida e com medo de que tudo acabe mal, ele decide que vai conversar com a cartomante.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata, afinal traição, mentiras, vilania, ingenuidade são atitudes e sentimentos atemporais.




spoiler visualizar
Grace 20/03/2018minha estante
ok




spoiler visualizar
Grace 20/03/2018minha estante
OK




spoiler visualizar
Grace 01/03/2018minha estante
ok




Bruna.Ferreira 23/02/2018

A cartomante 2°J
Um conto escrito por machado de Assis mostra um triângulo amoroso, em que Camilo era amigo de Vilelo há bastante tempo, só que eles passaram um bom tempo distantes, acaba se reencontrando depois de alguns tempos, passando a morar na mesma cidade novamente, ao se encontrarem Vilelo já estacasado com Rita, com isso Camilo conhece Rita.
A mãe de Camilo morre e Rita acaba se aproximando do rapaz fletando, Camilo um moço inocente tenta negar seus desejos, mas acaba caindo aos encanto da mulher, se tornando amantes, se encontravam escondidos
Ele acaba recebendo depois uma carta sendo ameçado que a pessoa já sabe, Camilo acaba fugindo de Rita a mulher acaba pedindo ajuda a cartomante ums pessoa que dizia sempre o que os outros queria ouvir. Mentia de covardia.
Ao receber uma carta de Vilelo, chamando para ir em sua casa, então ele foi para não ficar evidente afinal os dois eram amigos no caminho de ir para casa de Vilelo ele ver uma casa, a casa da cartomante entrandi lá, ele ouve dela que é para continuar, que nao precisa ter medo, para ele ser feliz com a pessoa que ama, saindo contente pois era isso que ele queria ouvir, seguiu seu destino, ao chegar na casa entra e ver Rita morta, e Vilelo acaba matando ele, poid descobriu a traição. Lutou por um amor que nao deveria existir
Grace 01/03/2018minha estante
OK




Maria 23/02/2018

Aluna:Maria Alice Série:2j Pro: Grace A cartomante
A cartomante é conto bem dramático,se tratando de um triângulo amoroso,que tem como personagens: Vilela, Camilo e Rita.
Vilela e Camilo são grandes amigos desde sempre,um belo dia Vilela apresenta Rita a Camilo,que fica lisonjeado ao conhecê-la.
Não demora muito para que os dois se apaixonem e passem a ter um relacionamento escondido de Vilela,após algum tempo Camilo recebe algumas cartas de alguém anônimo, ameaçando contar tudo a Vilela.Rita começa a frequentar uma cartomante que a tranquiliza,ambos então continuam esse relacionamento às escondidas.um dia Camilo recebe um convite de Vilela para quem ambos se encontrem,ele vai ao encontro do amigo,fazendo apenas uma parada na cartomante que o deixa confiante garantindo felicidade eterna.
Infelizmente nada disso se concretiza,o mais legal do desfecho é a tensão que fica até acontecer a tragedia,Vilela mata Rita e seu amigo Camilo,possuído pelo ódio de tamanha traição.
Grace 01/03/2018minha estante
OK




Bruno.Santana 23/02/2018

Vilela,Rita,Camilo e a cartomante são os personagens que compõem o livro "A Cartomante",uma obra do escritor Machado de Assis.A historia conta um triangulo amoroso entre Camilo,Rita e Vilela,onde Rita era casada com Vilela,mas mantinha um amor escondido com Camilo,que era amigo de infância de Vilela. Um outro personagem era a cartomante, uma mulher misteriosa que enganava os personagens.
Esse conto de Machado relata bem o comportamento do homem,traição,enganos, e mentiras,que terminam da maneira mais trágica possível.
Ana Paula Paim 27/03/2018minha estante
A única personagem que não recebe um nome no conto é a personagem principal, a Cartomante estrangeira, que engana, ludibria e manipula os personagens Camilo e Rita ou ela apenas ?revela? o que os personagens desejam ouvir?




Judson.Nascimento 23/02/2018

Nos faz refletir sobre nossas atitudes precipitadas e o que uma mentira pode causar na vida de algumas pessoas
Ana Paula Paim 02/03/2018minha estante
Em A Cartomante, Machado utiliza elementos típicos da realidade humana, relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia. Esses elementos reafirmam a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana. A única personagem que não recebe um nome no conto é a personagem principal, a Cartomante estrangeira, que engana, ludibria e manipula os personagens Camilo e Rita, ela apenas ?revela? o que os personagens desejam ouvir. E nós, quantas vezes ouvimos apenas o que queremos ouvir?




Sanmara.Santos 23/02/2018

A cartomante
A Cartomante é um conto de Machado De Assis que fala da vida de um triângulo amoroso que é composto por vilela, homem de 29 anos com porte mais maduro , casado com rita, 30 anos com postura de uma dama perfeita e afetuosa, e camilo, um funcionário público ingênuo de 26 anos.A mulher que da título ao romance:a Cartomante tinha 40 anos e era uma italiana.
Machado nos remete, neste conto, a um enfoco pessimista da vida. Isso é mostrado através das mentiras proferidas pela cartomante e pelo fim trágico de duas personagens. Do lado psicológico, ele faz uma jogada com a ingenuidade e malícia de Camilo o qual trai o amigo fiel.
Grace 01/03/2018minha estante
OK




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Rodrigo.Cruz 23/02/2018

A cartomante Série- 2J Aluno- Rodrigo cruz
A cartomante e um conto criado por Machado de Assis, onde nos mostra um triângulo amoroso entre Camilo, Rita, Vilela Camilo e Vilela eram amigos desde a infância, então eles cresceram e seguiram profissões diferentes Camilo entrou para a área de funcionalismo até sua querida mãe lhe arrumar um emprego na área pública, entretanto Vilela se formou em magistrado então os dois amigos se separaram onde seguiu sua vida longe de Camilo , casou-se com uma mulher chamada Rita e então decidiu voltar pra cidade onde Camilo estava esperando por ele , abandonandosua carreira e levando Rita com ele os três convivia muito então rolou uma intimidade entre eles , nada de mais até Camilo sofrer uma grande perda sua mãe faleceu , Vilela por ser seu grande amigo ajudou ele com o enterro enquanto Rita o ajudava a cuidar do seu coração. Apartir daí se envolveram cada vez mais , ela como toda garota apaixonada tinha uma coisa em mente de que ele a esquecesse , com isso ela decidiu Consultar uma cartomante , e Rita acabou acreditando na cartomante, então Rita foi correndo contar a Camilo o que havia acontecido. Camilo não acreditou na cartomante repreendeu dizendo que era imprudência já que Vilela poderia descobrir e que se ela tivesse algum receio deveria procurá-lo e não a uma cartomante, no aniversário de Camilo ele recebeu um presente de seu amigo e de Rita um bilhete com palavras vulgar ontem continha, vexame ,sustos , remorsos e desejos. Camilo queria fujir mas a confiança de Vilela era mesma. Até que um dia Camilo recebeu uma carta anônima dizendo que sua aventura era mais um segredo. Ele com medo se afastou de Rita e de vilela, não queria que o anonimato contasse a seu amigo Rita concordou , um tempo se passou e Vilela ficou desconfiado e mandou um recado dizendo pra ele ir pra casa encontrá-lo. Camilo não sabia oque fazer pois estava com muito medo de que seu amigo tivesse descobrido tudo entre ele e Rita mais Camilo foi e no meio do caminho se deparou com a casa da cartomante mais ele ficou com receio se deveria entrar porque ele não acreditava mais ele estava com tanto medo que ele decidiu entrar ele precisava saber oque ele iria enfrentar. A cartomante disse pra ele não tivesse medo que nada ia acontecer a ele e nem a ela e que o terceiro ignorava tudo oque acontecera, falou do amor deles e da beleza de rita. Quando a cartomante acabou Camilo perguntou quanto ele a devia ela respondeu de acordo com a sua gratidão. Pois bem sua gratidão era tanta que ele pagou e foi correndo encontrar Vilela , chegando em Vilela foi logo abrindo a porta, Vilela fez um gesto pra Camilo entrar e fazendo um grito de temor lhe ocorreu sua dama Rita estava morta. Vilela o pegou pela gola e com dois tiro o matou.

Machado nos mostra que uma paixão é capaz de passar por cima de uma amizade que o amor pode ser transformado em fúria
Grace 01/03/2018minha estante
OK




Ana Luiza Borges 23/02/2018

A Cartomante
A obra trata-se de mentiras e traições, que acabam com um final trágico de duas personagens. A Cartomante serviu para enganar os personagens principais da trama, o conto mostra uma triste realidade que acontece no nosso cotidiano, em relação a desonestidade entre os personagens. A trama é contada na terceira pessoa, e mostra algumas metáforas durante o conto.
Ana Paula Paim 20/03/2018minha estante
Em A Cartomante, Machado utiliza elementos típicos da realidade humana, relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia. Esses elementos reafirmam a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana. A Cartomante engana, ludibria e manipula os personagens ou ela apenas ?revela? o que os personagens desejam ouvir. E nós, quantas vezes ouvimos apenas o que queremos ouvir?




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Muito bem! Machado cursou apenas o primário em uma escola pública, mas conseguiu alçar um lugar de grande reconhecimento na Literatura Brasileira. Além do seu autodidatismo é perceptível a paixão do escritor pela leitura. Ao iniciar o conto A cartomante ele cita William Shakespeare ?há mais coisas no céu e na terra, do que sonha a nossa vã filosofia? demonstrando como a leitura é importante para a construção intelectual e acadêmica. Que sigamos seu exemplo e mergulhemos nas leituras dos contos machadianos. Abraços




791 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR