A cartomante

A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Diego Piu 27/02/2023

Olha... curto, envolvente e com final bem impactante. É de conhecimento amplo que o autor era cético, botando em xeque o trabalho da cartomante!

Danielle 13/03/2021

poxa fiquei um pouco decepcionada mas quem mandou criar grandes expectativas?

Eu geralmente nao gosto tanto assim de contos pq nao da para se apegar aos personagens. E aqui nao foi diferente.

Achei tudo muito previsível e so siga seus instintos!!!

ale 11/04/2022

gente eu tô gostando das obras do machado, mas a habilidade que esse homem tem pra criar personagens extremamente fúteis e burras é impressionante. o Camilo é muito burro sério.

belalivies 26/03/2024

A cartomante
Como sempre machado de assis escrevendo muito bem, o conto é bem legal só dificulta um pouco a lida por ser antigo e ter algumas palavras mais complexas
O plot é muito bom

Ali ? 01/05/2021

Não esperava.
Muito bom, Machado de Assis tem uma escrita difícil para quem só é acostumado com os dizeres de hoje em dia, como eu, mas com a ajuda do dicionário entendemos tudo direitinho. É um bom conto, o final é surpreendente, sempre indico!

woocisco 20/11/2022

Um jogo de cartas
A Cartomante de Machado de Assis é mais um de seus célebres contos, talvez até o mais famoso. A trama relata um triângulo amoroso entre dois amigos e a esposa de um deles, que vai procurar uma cartomante para ver seu futuro. A Cartomante possui um papel muito importante na história, porque incentiva as ações dos personagens para enfim desenrolar tudo no final da trama, a morte. É leitura obrigatória durante o período de escolarização, mas é realmente muito bom
Tidan 20/11/2022minha estante
É o meu preferido dele

Lorena 10/03/2023

Isso que eu chamo de ir de cem a zero muito rápido
Amo demais a escrita do Machado, então não me parece difícil. Acho bastante fluida.

Remédio pra doido é um doido e meio. Talvez foi o que pensou o Vilela.

Camilo na ansiedade descontrolada foi lá acreditar no que jamais acreditaria só para ter paz de espírito.

Esse conto pode ser tranquilamente um retrato do motivo pelo qual as pessoas creem em alguma coisa.

As crenças são o ópio das pessoas. Usamos para não morrermos no meio do caminho, mas no final das contas não terminou muito bem pro pobre do Camilo e nem pra coitada da Rita.

No entanto, talvez a cartomante não estivesse errada, ela pediu que os envolvidos agissem com cautela, não era de todo mentira né, faltou só interpretação e aprofundamento dos fatos kkkkkk

Rayssa.Carvalho 16/04/2022

Estou feliz por ter lido esse conto em quadrinhos,pois,finalmente,consegui ler algo do Machado de Assis que seja aceito pelo meu intelecto. E o conto também é bom,acontece o inesperado.

Vitorianbw 16/01/2023

Relendo Machado
Cartomante me teve a atenção em 2015, na época da escola. A história sempre ficou guardada na memória. E ter a oportunidade de encontrar o conto, e reler foi algo saboroso. Foi como sentir uma pitada da infância entre as palavras.
A ideia de reler Machado, é ter a certeza que ele sempre será o melhor escritor pra mim. A forma que ele retrata o triângulo amoroso, a talaricagem desde 1884, os pensamentos sobre mitos, crenças e lendas, também presentes em Dom Casmurro, é algo único. E eu super indico A Cartomante, como leitura para iniciantes que querem sentir as palavras de forma intensas e inteligentes, com Machado de Assis.
Esse conto, não é apenas bom. É maravilhoso.
xablau 23/01/2023minha estante
"A talaricagem desde 1884" essa me pego desprevenido ??

thai 13/12/2021

Perfeito
Tive alguns problemas com a linguagem, porém o entendimento foi bom e o final simplesmente perfeito.

Gabriela Copatti 29/08/2020

A paixão
O conto retrata um triângulo amoroso entre Rita, Vilela e Camilo e o quanto uma paixão é capaz de destruir uma amizade, algo evidenciado no final da obra.
Minha primeira leitura de Machado de Assis, curta, mas bastante atrativa.

Kelen.Forner 28/11/2020

Para ser lido e relido
Como em outros contos do autor, é uma narrativa a ser lida e relida. Em cada releitura há novos elementos que nos saltam os olhos.

Mariavitoria_sf 29/04/2022

O plot twist de Machado
Novamente li pra uma aula na faculdade, não esperava nunca por esse final! Uma história super curtinha e muito envolvente, pra perder aquele medo que muitos tem dos clássicos! Eu super recomendo !!!