Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1934 encontrados | exibindo 136 a 151

Kikibel 10/06/2021

Só sei que foi assim
Ícone! Eu ri, viu, e tive uma feliz confirmação com o livro. Há muito tempo eu vi o filme e, de novo, me acabei na risada. Por mais que seja um livro rapidinho de ler, até por ser na verdade um roteiro de peça teatral, senti uma construção coerente dos personagens, não deu aquela sensação de que eram completos desconhecidos que apareceram e sumiram rápido demais. A galera toda foi bem situada em um contexto igualmente bem apresentado pra gente, então por mais diferentes que as situações tenham parecido, tudo fez sentido.

Eu nunca tinha lido nada do autor, o único contato que tive foi quando meu pai me apresentou a alguns vídeos dele no YouTube falando ou em palestras ou em reuniões da academia bra. de letras, algo assim. Nossa, eu me diverti tanto ouvido o Suassuna falar que me apeguei a ele e maratonei tudo em que ele aparecia. Infelizmente ele nos deixou, mas deixou também um legado que imagino que faça jus à sua memória. Leiam O Auto da Compadecida, é muito, muito bom. Vou atrás de mais obras do autor em breve :)

Jackie! 17/08/2023

Isso é tão Brasil
Das girias brasileiras à corrupção dentro das igrejas, isso é tão Brasil! Eu amo o filme, mas fazia um bom tempo que eu não o revia, portanto a história não estava fresca na minha memória. Assim, foi ótimo reencontrar esses personagens, acho um sarro as artimanhas que o João Grilo e o Chicò inventam para "sobreviver".

Além de ser muito engraçado o livro traz várias críticas que são muito atuais! Isso aqui é basicamente uma obra atemporal e acho que todo mundo devia ler.

Francisco240 01/03/2022

O filho de chocadeira quer me levar para o inferno?
Um livro muito engraçado, crítico, sagaz com uma escrita leve e bem humorada.
O livro vai se passar em Uma cidadezinha no interior do Nordeste, um desse vai relatar as peripécias de João Grilo, que serão narradas de ações na cidade até o pós vida com diversas críticas sociais e metáforas bem vestidas de simplicidades e acasos cômicos.
Francisco.Martins 01/03/2022minha estante
O filme é fiel ao livro? Gosto muito do filme

Francisco240 02/03/2022minha estante
É sim!

Francisco240 02/03/2022minha estante
Inclusive o livro é uma espécie de peça, então boa parte das falas presentes na peça são praticamente as mesmas que aparecem no filme sem muita modificação linguística, o Vitória o livro muito fiel ao filme

Luiza.Carmo 31/01/2022

Livro mt divertido e gostoso de ler, vc fica envolvida com as trapalhadas de João Grilo e Chicó, querendo saber como vão escapar da próxima.

Paulo Silas 18/09/2020

Uma obra maravilhosa que faz jus ao acolhimento e sucesso que teve, com repercussão nacional e internacional. Primor da literatura brasileira, a peça de Ariano Suassuna faz contracenar algo que supera os personagens que a compõem. Para além daqueles tantos nomes característicos, mundanos e de um mundo outro, questões que dizem respeito ao agir humano, aos sentimentos que permeiam homens e mulheres, às vicissitudes tantas e diversas e até às grandes questões da humanidade, como é o caso do senso ou noção de justiça, aparecem de modo próprio ou característico como presentes nas falas entre as cenas e em todo o desenrolar da história. É um teatro que cativa o leitor/espectador do início ao fim, divertindo e ensinando no melhor estilo de Suassuna.

"Auto da Compadecida" traz uma empolgante história que gira em torno de João Grilo e Chicó. A dupla de amigos possui um traço em comum que ao mesmo tempos os difere ao considerar as razões dessa característica: são contadores de histórias. É justamente por conta disso que todos os desdobramentos da peça ocorrem, tendo início com a dupla visitando o padre para pedir que o cachorro da mulher do padeiro fosse benzido, pois estava muito doente e prestes a morrer. Como o pedido é considerado absurdo, João Grilo passa a se utilizar de várias artimanhas com invencionices para convencer os outros a fazer aquilo que entende ser necessário. A partir de então, os eventos que disso decorrem são vários, reunindo os personagens da peça numa série de situações peculiares que culminam na morte da maioria. A coisa, porém, não para por aí, pois a história prossegue num outro plano - onde todos serão julgados por suas ações na terra, cujas sentenças possíveis são o céu, o inferno ou o purgatório.

Como muito bem arremata Henrique Oscar no prefácio dessa edição da obra, "o leitor concluirá que é um programa da humanidade, com suas misérias, suas fraquezas, mas também suas razões de consolo e esperança, que "Auto da Compadecida" evoca". É aí que reside o mérito da obra e de seu autor. Inobstante todo o divertimento que a peça toda proporciona, o elemento dos julgamentos na última parte do livro pode ser apontado como o âmago de todo o brilhantismo da história. Com O Encourado (o Diabo) fazendo a acusação, Manuel (Nosso Senhor Jesus Cristo) como juiz e A Compadecida (Nossa Senhora) como defensora, o palco do julgamento questiona e faz refletir diversos pontos do agir humano. Uma obra digna que merece ser lida, relida e interpretada tantas e tantas vezes.

Manuu.15th 02/01/2021

Primeiro livro do anooo
Estou muito feliz por ter começado esse ano lendo o meu primeiro livro do Ariano. Eu simplismente sempre amei o filme desse livro, desde q eu me entendo por gente.
E como eu estou participando do time de poiseidon da #MVL2021 esse livro por ser uma peça se encaixa no desafio de Apolo e Hefesto.
Esse llivro foi bem engraçado e bem facil de ler, eu achei q fosse ser um pouco mais dificil de ler tal vez por causa das girias do nordeste ou das palavras usadas mais antigamente e não mais atualmente.
ehfehaçiuehfalwe eu não sei mais o q falar mas sei q gostei então
Só sei q foi assim!!!!

Suellen.Alves 17/10/2021

Divertidíssimo
Acompanhar as peripécias da rotina de Chicó e João Grilo é uma delícia.
A história é cômica e reflexiva, envolvente de um jeito único. Todos os personagens tem suas peculiaridades e movimentam a história à sua maneira, com uma simplicidade e um regionalismo encantadores.

Fácil de ler, excelente para quem busca uma leitura rápida, divertida e bem escrita para se entreter.

Mileyjr 29/06/2021

190 páginas de diversão
O auto da compadecida é um obra antiga, muito conhecida pela adaptação, mas o livro é perfeito. O livro começa com João Grilo e Chicó, onde têm
a missão de benzer o cachorro do patrão de Chicó. Porém, não sabiam que um simples benzer ia mudar toda a vida deles e das pessoas ao redor (literalmente).
O auto da compadecida é um livro pequeno, mas riquíssimos em detalhes e referências. Aborda diversos temas de forma divertida e leve. Logo, situações consideradas tensas, são divertidíssimas pela leveza como é escrita e interpretada.
Recomendo a todos, uma leitura perfeita e sem furos. Literalmente, 190 páginas de pura diversão e cultura.

sah 02/07/2021

o auto da compadecida
um livro perfeito, engraçado e que faz refletir. eu amo o auto da compadecida, foi uma leitura leve e rápida e me fez dar muitas risadas, já amo o filme e não teria como não amar este livro, recomendo imensamente.

Bibi 14/09/2021

Tão divertido
Nunca ri tanto lendo um livro. Confesso que por ter visto o filme acaba que li com aqueles personagens e interpretações na cabeça. Mas é tão legal ter essa perspectiva da história e poder ler como a ideia é originalmente concebida.

Divertidíssimo.

Urbano.Aires 30/05/2020

Apesar de ser diferente do filme, foi o livro que rir muito e me emocionei. Quem já assistiu o filme, Leia o livro, vai gosta muita mais da obra.

Lelê 24/02/2023

Li para literatura da escola, e confesso que provavelmente não seria um livro que eu começaria a ler livremente. Mas gostei bastante!! Uma leitura super rápida, fácil, fluída e engraçada.

ferbrito__ 29/07/2023

Um livro maravilhoso demais, me acabei de rir. Eu adorava o filme mas nunca tinha lido o livro e amei muito, tanto quanto amo o filme

Angelica75 17/04/2023

Genial, clássico, atemporal, divertido, indispensável para quem ama o Brasil e a esperteza simples do nosso povo nordestino

Yentl 17/07/2022

Chicó e João Grilo ?
Nunca tinha lido o roteiro da grande obra de Suassuna e confesso que devorei em um dia só. Fiquei apaixonada com a forma que a história é contada e me deu vontade de assistir novamente ao filme com Fernanda Montenegro, Matheus Naschtergaele e Selton Mello. Clássico demais!

1934 encontrados | exibindo 136 a 151