Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

2005 encontrados | exibindo 241 a 256

Maria Freitas 09/03/2022

Esse livro é muito rápido de ler, no começo pra mim foi meio confuso, mas após ler mais foi super tranquilo e muito rápido.
Ler um livro de diferentes regiões e costumes é muito legal pois vemos como os nossos costumes e modo de falar são diferentes.

Thauany 02/09/2021

Lá vem a compadecida
O texto teatralizado de Suassuna é tão culturalmente bem feito que não tem como não se apaixonar por esta história.

Mari 04/06/2021

um clássico
Pensei até em não fazer a resenha dessa obra, porque na minha cabeça todo mundo já é apaixonado e conhece a história, mas resolvi escrever um pouquinho. Auto da Compadecida, escrito por Ariano Suassuna, é um livro clássico da literatura nacional e roteiro de uma peça de teatro. As críticas claras que ele consegue fazer sobre a sociedade, com muita sagacidade e humor, são as coisas que mais prendem o leitor nessa história. Tudo isso com a dupla do João Grilo e Chicó, representando o homem batalhador do sertão que precisa se revirar em 4 pra ter o seu pão de cada dia.

Acho que é simplesmente impossível enjoar, ele é atemporal, pode ler e reler quantas vezes quiser, além de ter uma escrita fluída e inteligente.

"Não sei, só sei que foi assim".

natsoaresz 09/11/2022

simplismente uma das maiores obras teatrais e cinematográfica clássicas br! leitura flui rapidamente que você esquece ate que esta lendo. Lindo a representação pura do meu nordeste?

rafacastro 15/03/2021

Gostei
Bom eu não sou muito fã desse tipo de história mas eu adoro o formato que foi escrito em estilo teatral e como aborda assuntos muito importantes, como a fome no nordeste, de uma maneira bem leve e fácil de compreender, o jeito que coloca o cristianismo de uma maneira bem leve e sem passar pano para diversas coisas que a igreja faz é incrível.

Karol 21/03/2021

Uma história que eu já conhecia, pois sou grande fã do filme e da série. Aproveitei que estava ajudando meu aluno a ler esse livro para a escola e resolvi ler também. Uma história muito original e com personagens com características marcantes: o esperto João Grilo, Chicó com medo de tudo, o pessoal da igreja mudando de opinião por interesse no dinheiro, o cangaceiro que mata todo mundo... É um livro curto, mas que possui uma história que só poderia ter sido pensada por um gênio.

Tamires 16/03/2021

O livro mais brasileiro que li
Essa obra incrível, gostosa de se ler, é muito o nosso país, a nossa cara.
Foi super bem escrita, tem uma leitura leve, li em dois dias.
É o primeiro livro que li que o filme é tão bom quanto o livro. E o primeiro livro 5 estrelas daqui por minha parte.

João Vitor 03/06/2021

O MAIOR ATO DA LITERATURA NACIONAL
Foi meu primeiro contato com Ariano Suassuna e já me encontro sedento para ler tudo desse homem, porque Auto da Compadecida se tornou FAVORITO DA VIDA!!!

É um clássico tanto do teatro como da literatura nacional, tendo sido até adaptado pra minissérie e filme. O filme é um patrimônio nacional e acredito que todo mundo já tenha visto. Eu sempre gostei muito e achava que a experiência com o livro não ia me agregar tanto. Eu não poderia estar mais enganado!!!

Como muito já devem saber, vamos conhecer aqui a história de João Grilo e Chicó, dois amigos inseparáveis que vivem no meio do sertão nordestino. Enquanto o primeiro é conhecido principalmente pela esperteza e malandragem, vivendo pregando peças pela região, o segundo é ingênuo e adora inventar história com seu famoso bordão no final "não sei, só sei que foi assim". Quando a cadela da mulher do padeiro morre, João Grilo e Chicó criam uma enorme confusão primeiro com o padre, depois com o bispo, até todos os personagens entrarem no meio de tudo: O padeiro e sua mulher e Severino - o cangaceiro e seu guarda.

Por conta dessas peripécias todas, o cangaceiro acaba matando todos (exceto Chicó) e morrendo também. E o resto da história vai se desenvolver com o julgamento de todo mundo. Com a figura de Jesus Cristo, Nossa Senhora e o Diabo numa espécie de tribunal final.

Eu ri de ficar com a barriga doendo e com as bochechas doloridas porque esse livro é simplesmente HILÁRIO. Todos os personagens têm umas tiradas SENSACIONAIS, porém a grande estrela é, sem dúvida, João Grilo. Definitivamente se tornou o meu personagem preferido da vida.

É um livro que através de muito humor, passa mensagens sobre a mesquinharia das pessoas, da miséria dos homens, da questão racial e da disputa de poder. Recheado de regionalidade e religiosidade.

Recomendadíssimo pra TODO MUNDO porque, como eu disse, é SUPER engraçado, fluido, além de ser super curtinho. Inclusive, quem tiver oportunidade de pegar o audiobook, faça isso, porque a narração faz a história ficar mil vezes mais engraçada de tão boa que é!!!

alice 28/03/2021

No primeiro ato eu não estava gostando tanto, mas depois foi muito legal, o João grilo e Chicó são muito engraçados, acho que nunca tinha lido um livro assim antes, e valeu a pena experimentar ainda mais que é curtinho. Eu que perdi o livro no meio da leitura (kkkkkk), e fiquei enrolando.

julia_fernandes 30/05/2022

eu amei. os personagens são todos muito engraçados, mas o joão grilo foi o meu preferido. suas brincadeiras e mentiras colocaram todo mundo em uma confusão gigante e o tempo todo o livro me prendeu.
a parte do julgamento foi a melhor, principalmente as interações do joão e de nossa senhora.
me diverti muito lendo!!

Thais 26/02/2023

Aaaaa que delícia de leitura, leve, engraçada. Apesar de já conhecer muito bem a história, ri o tempo inteiro.

Maria Clara 28/11/2021

O Auto da Compadecida
Li esse livro para fazer uma prova na escola e comecei com zero expectativas, um pouco acho q por causa da capa (que não me chamou atenção), e pq o último q tinha lido para a escola era horrível e muito difícil de entender, bem diferente desse.

Foi um livro engraçado, rápido de ler e que me surpreendeu no final. Claro que não é a mesma coisa dos livros q eu escolho para ler, e eu nem esperava q fosse, mas foi bem melhor do que eu esperava, o que me deixou muito feliz!

Gabriel1610 10/06/2022

"Uma peça é para ser encenada por atores"
Comecei essa frase que vi no próprio livro pra dizer que o livro não me prendeu muito sem dizer que ele é ruim.

Eu li rápido devido ao fato de ser uma leitura rápida. Ainda que tenha pouco mais de 200 páginas, o livro é em formato de roteiro, e quando é roteiro, cada fala segue o nome do ator e outra fala vem em segunda. Assim tem muito espaço em uma página e você folheia as páginas rapidamente.

Contudo, esse tipo de leitura deixa a desejar nas emoções e situações, e deixa a experiência mais fraca. Quer dizer que é ruim? Não mesmo, as circunstâncias são divertidas, os personagens também, porém como no título, aqui está claro que é uma situação que o filme e teatro serão melhores que o livro. Quem dá a vida ao personagem com seu sotaque, modo de gesticular e se expressar não são as palavras do livro que poucos momentos fala como a pessoa está agindo. Quem vai trazer a emoção mesmo é o autor. Nesse formato fica difícil sentir todas as emoções, e ao ler o trecho que citei no título eu vi que tá tudo bem e não é coisa minha.

Agora, o filme é muito mais legal e tem mais cenas, e maior exploração dos personagens. Aqui é pro teatro. Pra mim terminou como um livro que não vale tanto a pena ser lido, mas nem por isso me arrependi de ter feito.

Edilene Freitas 02/07/2022

Ariano Suassuna é genial. Os habitantes da cidade de Taperoá são tão simples, gente como a gente, com vícios e defeitos que podemos enxergar facilmente ao nosso redor e em nós mesmos. Quanta reflexão esse livro traz por trás de toda a comicidade desenvolvida das situações narradas. Maravilhoso!

Lays 29/11/2021

Nostálgico
Ja tinha assistido o filme dessa obra incrível quando eu era criança de resolvi ler o livro pra descobrir se tinha algo diferente do que tinha visto no audio visual. Porém o texto passado no filme é o mesmo do livro, eles só modificaram alguns personagens da história.
Enfim, que história maravilhosa, o autor brinca com o leitor enquanto conta o que vai acontecendo em meio ao dialeto nordestino, eu como nordestina adoro tudo isso e ver minha cultura ser tão prestigiada na literatura me deixa muito feliz.
João Grilo e Chicó são personagens autênticos do sertão, com suas necessidades e perrengues mais que leva a vida em um outro tom, mesmo dando ênfase nas desgraças do seu cotidiano. O autor retrata Jesus Cristo da forma como a cultura do nordeste o retratava, e o mais interessante é que ele escrevia e falava com uma convicção, que parecia conhecer cada um ali, presenciou tudo aquilo que aconteceu e resolveu compartilhar com as pessoas aquele encontro inusitado.
Enfim uma obra prima sem duvida, certeza que lerei outras vezes.

2005 encontrados | exibindo 241 a 256