Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1925 encontrados | exibindo 121 a 136

Maria 04/02/2024

"Não sei, só sei que foi assim."
Uma obra excepcional do Mestre Ariano Suassuna, com o humor característico e a simplicidade desse excêntrico dramaturgo. As raízes brasileiras são retratadas através de personagens com certeza icônicos, trazendo também uma visão bela a respeito de figuras cristãs.

Danilo546 31/01/2024

Nome: Auto da Compadecida
Autor: Ariano Suassuna
País de origem: Brasil
Período de leitura: 01/01 a 03/01/2024

Comentário SEM SPOILERS: O primeiro livro do ano foi esse clássico da literatura nordestina, que ganhou o coração do país todo com a adaptação cinematográfica (que inclusive vai ganhar continuação no fim desse ano)! Sobre o livro, trata-se de uma peça, o que significa que não textos e narração, mas apenas as falas das personagens, com breves indicações de ações para os atores. Gostei bastante do enredo, dos fortes elementos nordestinos, das histórias contadas por Chicó e João Grilo e da oralidade que deixa impossível ler em voz alta sem usar o sotaque paraibano, que tenho tanto carinho! Foi um excelente modo de começar o ano! Recomendo! ???

Ramon 30/01/2024

Afago.
O livro é como um roteiro de teatro e não é paralelo ao filme por completo, mas a essência da história que conhecemos está presente. Claro, o filme contou com o Suassuna no roteiro, o que abriu espaço para expansão da história. Queria que o "equivalente literário" fosse como um folheto de cordel mas, se não me engano, o Suassuna é dramaturgo então era de se esperar que fosse o livro como é. Mas isso não são críticas, são apontamentos que não diminui a excelência.
O filme tem um espaço de afeto muito grande na minha vida, uma nostalgia infantil e é até uma forma de laço no meu núcleo familiar, fico muito feliz de ter um equivalente literário na minha coleção.

WILDTIGERSTAN 28/01/2024

Auto da Compadecida
A qualidade da peça é impecável. Tanto na construção de personagens quanto no quesito de expressão da moral desejada, tudo é muito bem amarrado e prendeu a minha atenção completamente. Sempre será relevante.

Beatrizfc 28/01/2024

?Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré! A vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer. A mansa dá sossegada, a braba levanta o pé. Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher. Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré.?

Eu sou apaixonada pelo filme desde pequena, então eu amei!

eu.lino_ 28/01/2024

Para um filme que foi bem engraçado, achei o livro muito sem sal, não consegui sentir a mesma emoção. Em pucos momentos me tirou alguma risada

Fernanda Menon 27/01/2024

Rápido e divertido
O Auto da Compadecida é um livro muito rápido de se ler, com personagens comuns que nos fazem sentir mais participantes da história. Me peguei rindo em alguns momentos pois o autor soube trabalhar as críticas muito bem!

Majú 26/01/2024

De longe, um dos meus livros nacionais favoritos. A forma como a Fé nordestina é retratada, com toda sua simplicidade, seriedade e gaiatice, me comove de uma maneira singular.

Ariano Suassuna é um gênio.

Ju Harue 25/01/2024

Que obra maravilhosa, sou fã do filme (e agora, conhecendo a obra original, soube que foi uma adaptação maravilhosa e bem fiel, impossível não vincular os atores aos personagens), e preciso ressaltar a qualidade de narração e ambientação do audiobook, que ouvi na Skeelo.
Com um jeito bem característico, Ariano Suassuna nos transporta ao Brasil nordestino com sua peça, maravilhoso por natureza, com misturas de histórias vivas e cordéis. Que privilégio poder ter contato com a nossa cultura, brasileira, tão simples e tão grandiosamente, como essa obra foi e é. Me fez querer ler mais, conhecer mais, do regionalismo e do autor, já que este, deixa saudade - podendo ser amenizada ao assistir cada entrevista que já concedeu, vale a pena demais. Sempre com algum ensinamento, reflexão e tirar gargalhadas gostosas.
Ele com certeza passou direto e foi com Emanuel e Maria, prosear no lado de lá.
Caio 25/01/2024minha estante
Que resenha bonita. Parabéns!

Ju Harue 25/01/2024minha estante
Obrigada ???

Amanda.Lima 23/01/2024

Não sei, só sei que foi assim
Um clássico da literatura brasileira. É muito divertido ver a brasilidade com que Ariano conta essa história. Assim como o filme, o livro é bem cômico, mas que traz algumas críticas sociais.

Lorenadexx 23/01/2024

Uma leitura rápida e rica, principalmente para idealizadores, atores e diretores de teatro.
não darei 5 estrelas pois não é uma obra feita para ficar no papel, é uma obra que depende de cenários, gestos, sons e atuações que lhe faltam no papel. Mas não deixa de ser genial a junção tão bem colocada de comédia e drama, juntamente com nosso herói, um sertanejo desgraçado pela vida e da literatura de cordel.
Vou logo procurar peças gravadas dessa obra e reassistir o filme, que considero um dos melhores que nosso país já produziu.
Amanda S 23/01/2024minha estante
Amo o filme!

Lorenadexx 23/01/2024minha estante
É bom dimais ne amiga

Marcos Aurélio 21/01/2024

Ariano Genial
Demorei muito para ler este livro porque assisti várias vezes o filme. Raramente tenho interesse em ler depois que assisto. Neste caso sugiro que seja feito. Não importa quantas vezes você tenha assistido. Leia!

Ariano Suassuna é genial, poético, encantador. A cultura nordestina é riquíssima. Ariano expõe as dificuldades do povo sofrido que não tem ninguém por si. Que é explorado, assassinado, judiado, vencido pela fome, e achincalhado.

Um povo que tem fé, que sobrevive como pode, e se puder. Mas Suassuna não vitimiza o sertanejo, antes, mostra claramente os problemas, com um toque genialidade e humor.

Chicó e João Grilo são apaixonantes. O cenário, o enredo, os personagens, o Jesus que causa espanto. A peça é fantástica.

Valha-me Deus. Valha-me Nossa Senhora.
Valha-me eu, para varrer do meu coração, e dos corações dos meus, todo o preconceito com este povo sofrido, e lutador.

"Isto, João. Tenha coragem, não desanime, que estou aqui..." (Compadecida)

Raquele.Oliveira 21/01/2024

Preferi o filme ao livro
A astúcia de João Grilo e a inocência de Chicó ganham vida nesse clássico. Entre situações hilárias, a peça explora dilemas morais e a linha tênue entre o certo e o errado. Confesso que prefiri o filme, pois é fiel a essência da obra e tem um toque especial da genialidade do elenco.

thaila.sp 21/01/2024

Cômico, de fato
Li esse livro por recomendação do menino Pedro - vulgo, pessoa apaixonada pelo teatro e que anseia por uma encenação dessa peça em nossa oficina de teatro do colégio. E eu devo concordar que "Auto da Compadecida", se encaixa no nosso "perfil" hehehe! É cômica, brinca com elementos da religião (sem ser ofensiva), e tem personagens muito distintos entre si (uma bandeja cheia para os atores).

Agora, sobre a história em si (lembrei que é uma resenha), eu tinha uma vaga noção do João Grilo e do Chicó, por ter lembranças do filme de grande sucesso, baseado no auto. Mas isso não me impediu de achar a maior graça das situações descritas no livro; em outras palavras, rachei o bico enquanto lia, várias vezes. Adorei os elementos culturais do nordeste que foram aplicados no livro - pois, além de enriquecerem a leitura, eu pude conhecer um pouco mais sobre a cultura desse povo arretado. Em particular, a cena do julgamento me tomou de surpresa! Primeiro pela forma com que as personagens foram retratadas (de um jeito bem humano), e como a situação toda foi muito satirizada (principalmente para o lado do encourado).

Achei a leitura bem fluída e super rápida; em cada dia eu lia um arco, em menos de uma hora. Então super recomendo para quem deseja ler algo leve, mas que vai arrancar risadas sinceras. Aliás, recomendo também para quem trabalha (ou, de alguma forma, tem contato) com o teatro. Isso porque, o livro todo traz instruções sobre como se dirigiria a peça, o que pode servir de inspiração para a organização de outras peças.

BiolaBlues 20/01/2024

Divertidíssimo
Ler essa belíssima peça de Ariano Suassuna é como ouví-lo contando seus causos! É prazeroso do início ao fim.

1925 encontrados | exibindo 121 a 136