Política: para não ser idiota

Política: para não ser idiota Mario Sergio Cortella

Resenhas - Política: Para Não Ser Idiota

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Karina Paidosz 30/10/2022

É um assunto bem amplo que requer muito mais que essas 112 páginas. Mas já elucida bem para poucos entendedores.

A política nos lança a luz de discussão do que é moral, do que é ética. Abre muitas nuances acerca do nosso cotidiano.

Saí com uma lista enorme de novos livros.
Acho que foi uma experiência boa esse debate entre Renato Janine Ribeiro e Mario Sergio Cortella.

Felipe 23/10/2022

Interessante introdução ao assunto.
Confesso que para mim, apesar de um livro relativamente pequeno, a leitura não fluiu como eu gostaria, foi difícil terminá-lo, acredito que seja pelo fato de ler a primeira vez sobre o assunto.
Porém, o ganho por tê-lo acabado foi simétrico a dificuldade, idéias que me levaram a refletir política de um modo que nunca pensei antes pipocaram na minha mente.
Com certeza procurarei mais livros como esse.

Julia.Miquelini 03/10/2022

Política
Super rápido pra ler, vocabulário fácil, ideias muito legais. Cortella sempre muito sensato. Conhecimento mais do outro autor agora. Mas senti um pouco de devoção dele aos EUA. Mas vale a pena a leitura.

Clarinhaa 29/08/2022

Bom!
Trata-se de uma leitura obrigatória. A professora de Políticas educacionais passou esse livro e gostei bastante. A leitura é muito tranquila e fluída, ainda mais por se tratar de um diálogo entre esses caras sensacionais. Recomendo a leitura, ainda mais nesse momento que estamos vivendo.

Ton 23/08/2022

Leitura essencial... porém uma atualização cairia bem!
O conteúdo do livro e a forma como a política é abordada aqui é algo q nunca havia lido e adrei a forma com foi feito.

O Livro é a transcrição de uma conversa entre Cortella e Janine e é dividimos entre capítulos-tema.

O livro aborda mais a questão política no Brasil mas aborda outros pontos referente a política e democracia em outros países. Não pense que será algo que se limita somente até esquerda e direita.
Vai mais muito mais além!!

@leticiagritta 10/08/2022

Até agora os livros que li do Cortella são basicamente uma palestra transcrita em papel e encadernada. Pq basicamente o que a gente acompanha é sempre um debate onde ele e mais alguém fica dando sua opinião sobre alguma temática. Nada que não seja encontrado numa garimpada preguiçosa no YouTube.
Mas de qualquer forma o conteúdo sempre é útil e esclarecedor.
Mas acho que irei me manter na mídia audiovisual a partir de agora.

pampamcviana 30/07/2022

Minha resenha "política"
Acho o Cortella brilhante. Não conhecia o Janine. A conversa entre os dois se mostra fluida. Nem sempre concordam um com o outro, o que torna o debate rico. A conclusão dos autores é que a política faz bem. Concordo. Não sou tão presente em assembleias, movimentos, passeatas. Mas sou consciente do meu voto, das minhas escolhas e das minhas falas. Não gosto de promover confrontos. Gosto de conversar e tentar entender a opinião do outro, se for contrária a minha. Ou pelo menos aceitar que esta opinião existe. E é isto que o livro ensina. Entre o idiota e o politicamente ativo, me classifico como um meio termo: às vezes um, às vezes outro. E não adianta você falar que não gosta de política e que não conversa sobre isso. Para mim, o simples fato de a pessoa existir já a faz participar da política.

Foram muitas reflexões durante a leitura. Super indico o livro. Mais ainda em ano de eleições.

Tiago Souza 18/04/2022

Educativo e Crítico
Um livro em em forma de diálogo, com um texto leve, recheado de indagações e pontos de vista interessantes e críticos a nossa sociedade e a forma que lidamos com a política, no seu termo mais abrangente.
Livro que nos leva a refletir e pensar mais profundamente no quanto a política paz parte do nosso dia a dia e nos influencia, e sendo assim, nós, inseridos nesse contexto, deveríamos entender e falar mais sobre esse assunto, pois tudo ao nosso redor e tudo que muda nossa vida, para melhor ou pior é através dela!

Rafaela1002 02/04/2022

Politica para não ser idiota ?
O livro é um diálogo entre Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro. O livro está disposto em forma de diálogo, inclusive.

Achei a leitura tranquila e os argumentos muito provocativas no sentido de fazer o leitor pensar sobre o que é política, por que nossa geração gosta tão pouco de política e outros tópicos.

Um livro simples, rápido e didático

Recomendo ?

Naty 12/03/2022

Li esse livro por indicação do meu professor de História Antiga e me surpreendi positivamente.

Ele é desenvolvido em forma de diálogo, trata-se de um debate entre Cortela e Janine a respeito da política e sua relevância no mundo contemporâneo, onde cada um expressa seu ponto de vista e sua opinião sobre o tema.

Uma escrita leve, carregada de exemplos cotidianos e que foca em ressaltar a importância da consciência política, da democracia, da politização das coisas etc. Assuntos que DEVEMOS debater sempre, afinal somos animais politicos, e é isso que nos torna humanos.

Aryely.Matos 12/03/2022

Sabe o livro que te prende na primeira página? Então, esse é um desses livros. Ele começa te ensinando o verdadeiro significado de política e te ensina também sobre a cidadania e te mostra a importância da política. Acho que esse é um dos livros que você PRECISA ler! Aliás, ótimo para quem está no ensino médio, pois, além de te inserir ao senso crítico ele pode te ajudar na argumentação em redações. Tem muitas citações, contexto político e histórico, teorias e acima de tudo, política para não ser idiota. Leia!

Gabriella Araújo 26/09/2021

Leitura fácil e introdutória
Excelente livro para quem quer começar a entender sobre política. Leitura muito leve e acessível. Também recomendo para estudantes de ensino médio e graduação!

lou 17/09/2021

educativo e crítico; ótimo pra se educar e formar opiniões acerca de problemas sociais. leitura leve pois trata-se de uma "conversa" entre os autores.

Mona 13/09/2021

Política para não ser Idiota
Na verdade realizei essa leitura para concluir uma atividade do Curso de Graduação e por gostar resolvi colocar ele aqui... Não é bem o tipo de livro que escolheria ler em um dia chuva, por exemplo.

No entanto é de uma escrita agradável, simples e nos mostra e conviver em sociedade é por se só política... é ter todos os dias escolhas individuais que atingem o coletivo.

Viih Macêdo 25/08/2021

Saindo do analfabetismo político.
Não é o tipo de leitura que eu normalmente faria, mas, decidi sair da zona de conforto, e fui surpreendida, abriu minha mente e com certeza farei mais leituras como está.

"Os ausentes nunca tem razão"
Se isentar de tomar decisões políticas te faz omisso, e sem voz, alguém decidirá por você.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6