Política: para não ser idiota

Política: para não ser idiota Mario Sergio Cortella

Resenhas - Política: Para Não Ser Idiota

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Erinaldo Santos 25/08/2021

Política: para não ser idiota!
Leitura curta e bastante essencial, Cortella e Janine debatem sobre o real significado da política, a política que todos fazemos no dia a dia, nas escolhas e decisões que tomamos. Política que move a sociedade e vai além daquela política partidária a qual todos conhecemos.

Letícia 19/08/2021

Adoro acompanhar o trabalho de Mário Sérgio Cortella e seus escritos. A gente leva para a vida o que lê e, pessoalmente, acredito que a finalidade dos livros seja essa: amadurecer o nosso olhar.
Política: para não ser idiota chega para tratar de um dos assuntos mais polêmicos da sociedade, a política. Todavia, não trata somente do partidarismo, aquela ideia de corrupção, desvio de verbas e superfaturamento que permeia a mente dos brasileiros. Mas, principalmente, aquela que faz o povo se unir em busca do reconhecimento de seus direitos, como o movimento das ?Diretas Já? em busca de firmar o Estado Democrático de Direito ou das revoluções que são feitas até hoje para garantir direitos às comunidades mais vulneráveis.
Política não é o ato de votar, obrigatório ou facultativamente, de 2 em 2 anos ou em 4, mas sim o exercício diário da nossa convivência. Somos seres políticos quando vivemos em sociedade e compreendemos a importância da vida comunitária. Dessa forma, passamos a lutar para que essa convivência seja a mais harmoniosa possível.

Vejamos um exemplo prático da política: Nas pequenas cidades para diminuir o fluxo de lixo nas ruas e facilitar o trabalho dos garis, as pessoas costumam guardá-lo em sacolas e colocá-lo em um ponto específico. A finalidade da ação é garantir que a coleta seja feita com a ajuda dos demais moradores. O exemplo citado é um ato político. Para tornar ainda melhor o ambiente em que vivo é necessário a participação do outro como um ser político, e até a sua abstenção possui efeitos. Ou seja, de toda forma há de se fazer política.

O importante, sobretudo, é compreender que somos concidadãos e se existiu algum progresso, desde o nascimento da democracia até os dias atuais, foi pela política. A nossa existência em sociedade trabalha cotidianamente para o exercício político. Seja a parte suja da corrupção ou ao êxito em garantir direitos pela reivindicação.

Elson Santos 16/08/2021

Política, finalmente!
Uma bela reconstrução do significado de política na mente dos leitores influenciados pela mídia. Assim, apesar de demonstrar ser uma sociedade individualista, o Brasil de hoje precisa decidir seu destino em conjunto. "A política não pode ser anulação, tem de propiciar possibilidades de convivência".

Volnei 12/08/2021

Política: para não ser idiota
Neste livro Cortella , em parceria com Renato Janine Ribeiro, fazem um dialogo bastante interessante quanto ao conhecimento que devemos ter com relação a politica

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

hirna 12/07/2021

Nunca pensei
Normalmente, não pego livros do meu pai por livre e espontânea vontade, porém admito que me surpreendi comigo mesma, e principalmente, porque foi uma ótima escolha! Por isso tô muito admirada gente - EU CRESCI MANO DO CÉU - recomendo muito, é simples, mas traz ótimas discussões.
Monge 30/10/2021minha estante
Nunca vi, parece ótimo

hirna 30/10/2021minha estante
Traz muitos questionamentos, e não somente sobre política, porém também menciona estudos a partir da filosofia e a educação, inclusive citações de outras obras muito interessantes e, analisa consideravelmente como esse tipo de coisa preenche o nosso cotidiano, sendo para além de algumas palavras, porque política é prática e, uma tarefa a ser realizada por todos.

mari 15/06/2021

política para mudar o mundo
Esse não é o tipo de livro que me interesso, mesmo tendo um nome de peso como Mário Cortella entre os escritores. Porém, ao terminar essa leitura, uma memória da infância foi instantaneamente desbloqueada. Eu cresci em um ambiente político: eu frequentava comícios, ouvia palestras de prefeitos, os debates presidenciais na TV e os presidentes e governadores eram personagens constantes dentro da minha casa e da minha vida. E, misteriosamente, isso acabou.
Não falávamos sobre política e as ideologias dos meus próprios pais se polarizaram. Meu pai, que sempre foi um exemplo de conhecimento na minha infância, passou a concordar com coisas que eu abominava. Eu vi a minha família perder a fé na democracia e já votar pessimista acerca do futuro do país.
Acho que esse cenário pode ter se repetido várias e vária vezes na sociedade na contemporânea e é sobre isso que "Política para não ser idiota" tratará. É um livro bom para iniciar o pensamento acerca da cidadania e da importância da participação de cada cidadão na vida pública.
Há alguns pontos que não concordo, mas acredito que vale a leitura.

martins 30/05/2021

papo de MESTRES! nunca pensei q fosse gostar tanto de um livro político, nem com o estilo de entrevista, como foi esse. enriquecedor e muito claro na entrega

André L. Pavesi 10/03/2021

Resgatando a Política
É sempre interesante ver um diálogo entre dois pensadores desse porte; mesmo perante uma perceptível preocupação em tornar os argumentos menos rebuscados, mais acessíveis ao público dessa publicação, fica claro o vasto repertório dos autores.
Outro aspecto a destacar é a tratativa da Política com P maiúsculo, não como uma atividade vergonhosa e associada aos piores tipos humanos.

Nanda 18/01/2021

Enriquecedor
Um livro muito rico em conteúdo! Muitas reflexões necessárias para a vida em sociedade!

Gabriel Seixas 05/01/2021

Uma boa base para iniciar uma conversa
Resenha do Livro: Política: para não ser um idiota. Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro. 96 páginas. Editora Papirus. Publicado em 19/12/2012.

Sinopse da editora: “Devemos conclamar as pessoas a se interessarem pela política do cotidiano ou estaríamos diante de algo novo, um momento de saturação do que já conhecemos e maturação de novas formas de organização social e política? Esse livro apresenta um debate inspirador sobre os rumos da política na sociedade contemporânea. São abordados temas como a participação na vida pública, o embate entre liberdade pessoal e bem comum, os vieses de escolhas e constrangimentos, o descaso dos mais jovens em relação à democracia, a importância da ecocidadania, entre tantos outros pontos que dizem respeito a todos nós. Além dessas questões, claro, esses pensadores de nossa realidade apontam também algumas ações indispensáveis, como o trabalho com política na escola, o papel da educação nesse campo, como desenvolver habilidades de solução de conflitos e de construção de consensos. Enfim, um livro indispensável ao exercício diário da cidadania.”

No momento atual, mais do que nunca precisamos procurar por informações e diferentes pontos de vista para ampliar nosso olhar para diversas situações. As discussões políticas estão muito malucas, é uma mistura de convicção, fé, religiosidade, cegueira, desinformação, teorias da conspiração, pós-verdades, textos prontos compartilháveis, textos rasos, textos falsos, asco por essa ou aquela pessoa...assim fica difícil saber onde buscar e ainda mais: como vou formar uma opinião própria sem ter medo de ser rechaçado, cancelado ou pior, sofrer violência física?

Leitura, diálogo e reflexão. Esse tripé ajuda demais nesses momentos, eu utilizo bastante e sei que é um caminho seguro. Sem pressa pra querer ter a minha opinião, estou em constante construção. E esse livro me ajudou a entender alguns pontos importantes sobre política, voltando na história e no que vêm acontecendo com o passar do tempo. É sempre muito importante contextualizar os fatos e os dados para entendermos melhor cada situação. A decisão de ter consciência política é individual e a consequência de se abster de qualquer decisão é coletiva. Não acredito que iremos tão cedo mudar da democracia, então que seja melhor a gente aprender o quanto antes como ela funciona para poder viver numa sociedade cada vez melhor.

“Gostaria de usar uma expressão que nos era muito cara na década de 1960: política faz bem. Nós nos sentíamos vivos. E sentir-se vivo é saber que a corrupção é algo que não se deseja e, por isso, deve ser empreendida uma ação para que ela deixe de existir. Sentir-se vivo é também sentir-se participante.”
#resenhaliteraria #leitura #livros #literatura #literaturanacional #politicaparanaoserumidiota #mariosergiocortella #renatojanineribeiro #kindle #kindlebrasil

Kamila Thuane 22/11/2020

"Mas política é um tema chato". Parabéns, você acabou de fazer exatamente o que quem está no poder quer. Isso só facilita a manipulação da massa.
Política está em tudo o que nos cerca, desde a iluminação do poste da sua rua, passando pelo que te ensinam no colégio, a merenda que dão no intervalo, o imposto na caixinha de leite (em que uma pessoa que ganha um salário mínimo paga o mesmo valor que uma pessoa que ganha 50mil), o valor da passagem de ônibus, a saúde pública e ações para a miséria que muitos vivem, da metade da população brasileira sem esgoto tratado, até as 2,5BI de pessoas passando fome no mundo...

Ray 18/11/2020

Um livro muito interessante, um diálogo saudável e inteligente sobre diversos âmbitos da política, vale a pena ler

Ize 17/10/2020

Como alguém leiga, gostei do livro. Mas em certos momentos o entrevistador me irritou um pouquinho.

Alexandre249 01/10/2020

Um ótimo apanhado geral
Obra interessante que traz pontos elementares sobre a importância da política para a sociedade. Seus impactos e principais atores da cena mundial.

Mark Nascimento 30/08/2020

E vamos de deseidiotização
E não poderia deixar de ler Cortella. O daddy literário traz um livro com uma temética que para muitos é chata, e desenrola tudo com exemplos e facilidades. O formato de diálogo com Janine Ribeiro deixa tudo melhor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6