Política: para não ser idiota

Política: para não ser idiota Mario Sergio Cortella

Resenhas - Política: Para Não Ser Idiota

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Frankcimarks 28/08/2020

Ser cidadão para não ser idiota
Cortella é um patrimônio nacional. Sempre aprendo com seus livros e palestras. Quem dera todo aluno tivesse um professor assim.

Este livro é um diálogo entre dois professores acerca da política e sua importância no nosso cotidiano. A política não é uma opção, é uma ação constante, de modo que é impossível viver sem ela. Até aqueles que dizem não fazer política, a fazem. Quando fazemos ou deixamos de fazer algo, tomamos uma decisão e essa decisão, por menor que seja, terá seus efeitos sociais. Isso é política, aquilo que afeta o todo.

O idiota é aquele que vive para si mesmo, dentro de si mesmo, não se importa com o coletivo. O político/ cidadão é seu oposto. Vive e age pensando nos grupos aos quais pertence. Ex: quem anda de transporte coletivo, geralmente lotado, pode tomar algumas decisões quanto a isso. 1- comprar um carro e deixar de usar o transporte público ou 2- lutar para melhorá-lo.

Leitura mais que recomendada, indispensável para compreendermos que tudo é política, seja partidária ou não.

Lia 19/08/2020

Política para não ser idiota
Um dos melhores livros que já li para introduzir um tema tão vilipendiado como política. É um livro leve e eu diria que divertido, além de muito adequado para compreender o verdadeiro significado e importância da política para as sociedades.

Ju 18/08/2020

Boa conversa
Um bate-papo leve sobre como a poli?tica faz parte do nosso cotidiano e sobre o papel do indivi?duo na sociedade como algue?m que tem deveres tanto quanto o Estado.

Thiago Araujo 25/06/2020

Um livro pra te instigar sobre o que é a política.
Livro tranquilo de se ler, realmente vc se sente como se estivesse com eles conversando. Janine e Cortella são ótimos, este livro trata um pouco como é a política fora do âmbito da visão comum, dos políticos e suas corrupções, mas que a política é a forma essencial para nós vivermos em sociedade.

Prissscila 10/06/2020

Gostei e recomendo.
Apesar de ser um livro pequeno é recheado de reflexões e conhecimentos para quem quer começar a entender política.

Carolina Del Puppo 19/05/2020

Muito esclarecedor, é um livro que te faz pensar e perceber muitas coisas. Recomendo para todos lerem.

linibarross 15/05/2020

O resgate da essência política lato sensu
Por que temos tanta aversão à política afinal? Digo ?temos?, porque (em especial nos últimos tempos)eu também vinha me desestimulando nesse campo. Contudo, precisamos resgatá-la como sendo algo positivo e necessário à boa convivência em sociedade... é preciso dar o próximo passo para retomar a essência política. Estamos diante de um livro que traz essa provocação.

Termino o livro renovada (para seguir na luta ?fazendo? política)e aliviada, pois me permitiu ampliar o conceito que tinha sobre o assunto.
Como bem esclarece o livro, política não é somente a partidária. Essa, apesar disso, é a espécie de política mais consciente, a meu ver, devido às polarizações dos últimos tempos principalmente. Ainda assim, precisamos rever a forma como lidamos, atualmente, com o partidarismo, a fim de torná-lo (mais) construtivo.

Enfim, aproveitando a onda de provocações que o livro proporciona, deixo a minha por intermédio de Platão:

?Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam?.

Flavinha 13/05/2020

Uma leitura rápida. Sobre o tema do título em forma de conversa entre os autores. Vale a pena a leitura.

Raffael.Furlan 13/05/2020

Necessário.
Uma linguagem simples, rápida e construtiva. Muito esclarecedor, abriu bastante a minha mente. Tenho recomendado bastante por aí
Luana.Paula 14/05/2020minha estante
Gostei do seu resumo! Vou ler

João Paulo 11/05/2020

Leve, conciso e delicioso. Uma conversa franca sobre a importância da política para o bem-estar da nossa sociedade. O ser humano é um ser político, viver demanda a política do convívio. Recomendo.

Ale; 30/04/2020

Necessário!
Nunca tinha me interessado muito por Política, tinha até uma errada ideia de que não fazia parte disso, mas o livro abriu os meus olhos para coisas tão simples que hoje eu agradeço a leitura, pois me sinto realmente menos idiota.

Elias.Fernando 23/04/2020

Mirando o horizonte
Um livro pequeno que causa uma transformação imensa em nossa noção sobre política, repleto de referências grandiosas, o livro de Janine Ribeiro e Cortella é uma aula para qualquer um que queira entender o básico do básico do que é política: convivência em sociedade, decisão sobre as normas, construção da vida individual e pública, etc. Como eles debatem no livro, talvez precisemos repensar o horizonte, onde queremos chegar, que tipo de sociedade queremos ter. Isso não se faz sozinho, se faz em colaboração, em conjunto. Fazendo política. Recomendo.

Karina599 23/04/2020minha estante

Elias.Fernando 27/04/2020minha estante
Kkkkk agr a gente é obrigado a fazer

Afegc 01/04/2020

Idiota
Política para não ser idiota é um livro filosófico e, assim como os livros filosóficos, esse se dá num diálogo entre cortela e um outro filósofo. É um livro legal, aprendi nele que idiota vem do grego e significa aquele que não participa da política. Um sujeito Político é o indivíduo que cuida da cidade, logo, aquele que não participa da assembleia para discutir questões políticas, é um idiota.

Felipe.Goularte 18/12/2019

Filosofando sobre cidadania/política
Como uma conversa informal entre dois amigos, a obra segue como se fosse um podcast em papel, passando sobre temas como democracia, a política como atividade diária (além do momento de votar), responsabilização individual sobre o que acontece nas grandes instâncias do estado, e muito mais, tudo banhado a muita filosofia.
Cortella e Janine conseguem seguir uma linha de raciocínio fácil de acompanhar, com conteúdo, um complementando muito bem ao outro. No entanto talvez o livro esteja um pouco datado pros dias de hoje, mesmo que nem faça tanto tempo assim que foi escrito. Claro que na época a polarização política no mundo era algo ainda muito incipiente. É triste ver eles conversando sobre democracia como algo garantido, discutindo os pontos a se melhorar, enquanto temos no poder pessoas glorificando tempos de ditadura, censura e tortura. Quantos passos para trás estamos dando, tanto nas discussões, como nas ações...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6