Na colônia penal

Na colônia penal Franz Kafka

Resenhas - Na Colônia Penal

Bookster Pedro Pacifico 04/11/2021

Na colônia penal, de Franz Kafka
Publicado em 1919, a novela de Kafka aborda temas ainda muito atuais, sobretudo em uma sociedade conservadora em que a ideia de fazer justiça é vista como uma forma de entretenimento. Já na primeira página da obra, somos apresentados a uma máquina peculiar, um instrumento de execução capaz de marcar na pele do condenado - ou da vítima - os crimes que ele teria supostamente cometido.

E digo supostamente porque, nesse “espetáculo” que dura aproximadamente 12 horas até a execução, o condenado não sabe direito por que está lá. Não lhe dão o direito a entender suas acusações e, muito menos, um direito à defesa. E o que mais choca o leitor é que para o Oficial que opera a máquina, não há nada de errado, já que provavelmente o acusado mentiria se pudesse se defender.

E tudo se passa em uma colônia penal, como o próprio título da obra já indica. No começo do século XX, as colônias penais - prisões construídas em ilhas isoladas - eram ferramentas comumente utilizadas por diversos países para remover da sociedade aqueles cidadãos tidos como indesejáveis. Sem qualquer controle externo, os prisioneiros eram submetidos a punições e torturas.

Mas vale refletir: ainda que as colônias penais tenham deixado de existir, será que nosso sistema prisional está muito diferente? É claro que a máquina mencionada na obra é um extremo da injusta justiça feita pelas próprias mãos. Mas será que as nossas prisões superpopulosas, em condições degradantes, não revelam um sistema interessado unicamente em reprimir ao invés de prevenir?

Apesar de a Constituição assegurar a qualquer cidadão o direito de não ser submetido a tortura ou a tratamento desumano, parte da sociedade aplaude a realidade em que sequer direitos mínimos ao prisioneiro são assegurados. Por isso, o trabalho de Kafka, apesar de chocante, revela um problema extremamente atual e que não pode ficar à margem de uma ilha isolada, esquecida pelo debate político e social.

Recomendo ler nessa edição da @antofagica, com textos de apoio que vão contribuir para a compreensão da obra e das reflexões que ela desperta. Além disso, as ilustrações enriquecem a experiência!

Nota 8,5/10

site: http://instagram.com/book.ster
Douglas Finger 04/11/2021minha estante
Otima resenha Pedro! ??

Paty Paty 04/03/2024minha estante
Resenha perfeita Booklster ???

Rafa 05/02/2022

Kafka, inesgotável
Kafka nos apresenta um verdadeiro Tribunal de Exceção, onde sem qualquer margem ao contraditório e ampla defesa, o próprio carrasco é o responsável pelo julgamento. Leitura essencial em tempos de ?banalização do linchamento?.

Cinara... 25/02/2022

Um singelo oficial apaixonado pela sua máquina de tortura.
"Seja justo."

Kafka tem a facilidade, a incrível habilidade de por em palavras a impotência que temos à frente de qualquer instituição, de qualquer tipo de burocracia, de qualquer fila de prefeitura ou da fila de um banco.
Aquela sensação de impotência em ter que acatar qualquer coisa que um "superior" nos designa a fazer. O ódio de ter que tirar aquele vigésimo xerox de algum documento, Kakfa te entende meu amigo.
Como no livro "O processo", que por acaso também é um favorito meu, aqui "Na colônia penal", você fica indignado o tempo todo.Você espera que alguém apareça e grite " Isso é desumano!!!" "Ultraje" "Isso não se faz!!!" Mas como na vida real ninguém aparece, não é no livro que irá aparecer! ?
É incrivelmente maravilhoso de angustiante. E nos prepara bem para as filas da vida quando as pessoas não estão sendo justas conosco.
Clayton 25/02/2022minha estante
Kafka tem o dom de por a nu as entranhas do absurdo da realidade, no que ela tem de mais opressivo contra o indivíduo.
Na Colônia Penal é outra pendência minha. Li O processo (também o meu preferido, como é o seu, Cinara) e A metamorfose. Afora isso, uns poucos contos e aforismos presentes na obra Kafka Essencial, da Penguim.
Você tem essa edição?

Cinara... 25/02/2022minha estante
Tenho sim Clayton aquele da Penguin e Companhia né?

Clayton 26/02/2022minha estante
Isso mesmo! Ótima edição.

Thaís | @analiseliteraria 23/07/2020

A culpa é sempre indubitável
"É um aparelho peculiar." Assim começa a célebre novela de Kafka, escrita em 1914, mas publicada em 1919. Na obra temos um jovem que é condenado à morte em um aparelho de tortura, por um oficial que é ao mesmo tempo juiz e carrasco, sentenciando sempre de acordo com a máxima de que "a culpa é sempre indubitável". O jovem não sabe que foi condenado, menos ainda qual crime cometeu, ignorante do próprio passado e futuro. O crime será entalhado em seu corpo pelo aparelho – literalmente. Foucault, posteriormente, dirá que o corpo é um espaço de manifestação política do poder e da verdade. ⁣
O oficial manifesta uma adoração – quase erótica – pela máquina punitiva. Nessa edição excepcional da Antofágica, o advogado e professor Lenio Streck escreve como Kafka é atemporal em apresentar "um sádico gozo com a punição, tornando irrelevante os caminhos – se institucionalizados ou não, se constitucionalmente adequados ou não etc. – a percorrer."
Kafka nos alerta para o totalitarismo, a arbitrariedade de um regime que sentencia sem fundamentar sua acusação, negando qualquer possibilidade de defesa. O aparelho representa "um sistema que se percebe um terrível fim em si mesmo."⁣
Em toda a história da humanidade, desde a inquisição, passando pelo holocausto, e nos dias de hoje, com as fakes news, que são responsáveis por causarem até mesmo mortes (como o caso da senhora morta por ter sido acusada de ser sequestradora de crianças - no fim, não era), não houve algo muito semelhante ao que acontece no livro? Uma instituição como a igreja, um governo autoritário, os "cidadãos de bem", não são todos ao mesmo tempo juiz e carrasco de um "crime" que nem sequer é fundamentado? Indo mais além, eles não usam também de seu próprio aparelho-máquina para punir? Na Inquisição, a fogueira; no Holocausto, os campos de concentração; o aparelho-máquina atual pode ser de vários modelos, linchamentos até a morte, linchamentos virtuais, ataques de ódio, tudo em nome de moral que eles respeitam, como o oficial. São tantas as reflexões que esse livro me causou, não garanto que foi fácil de engolir, mas não à toa que Kafka é o autor do desespero.

site: @analiseliteraria

Nifrido 30/09/2021

Crítica ao modelo inquisitório, muito atual
Primeiro de tudo, gostaria de dizer que esse livro é muito atual, pois ele mostra como, muitas vezes, as pessoas são condenadas antes mesmo de seu julgamento acontecer. O mundo tem gosto pela violência, e podemos ver isso de maneira constante na mídia, e claro, ma sociedade punitiva. Muitas vezes o sujeito tem a culpa pressuposta e a defesa é nula.
Nessa obra kafkiana, que mais parece um labirinto, temos uma colônia penal que viola todos os princípios básicos do direito penal.
Apesar de ser uma obra pequena, tem muito a se falar sobre ela. E recomendo demais sua leitura.
Kat 30/09/2021minha estante
Gostei da resenha, agora quero ler.

Leila de Carvalho e Gonçalves 10/05/2020

A Máquina
Escrita em 1914, Na Colônia Penal relata a visita de um ilustre viajante a uma colônia localizada numa ilha não identificada, onde ele presencia a execução de um soldado acusado de insubordinação a convite do comandante do lugar.

Baseado num sistema judiciário no qual o acusado não tem direito de defesa e muitas vezes nem sabe que crime cometeu, a administração da pena é exercida por uma peculiar máquina. Endeusada pelo oficial que a comanda, ela revela-se de uma crueldade digna de um instrumento de tortura medieval.

Desenvolvida pelo antigo comandante da ilha, seu propósito é imprimir, feito uma macabra, a sentença no corpo dos acusados por intermédio de agulhas que laceram a carne até levar a morte. Contudo, de complexo funcionamento e em precário estado de manutenção, mais dia menos dia tudo pode acontecer...

Nessa novela, Kafka ?trabalha com aquele que talvez seja seu tema predileto: a forma como os operadores da Lei exercem suas habilidades de tornar o mundo cruel, controlado e abstrato demais àqueles que não conhecem seu vocabulário. Portanto, o castigo físico torna-se a materialização de enigmáticas diretrizes que algum dia foram legitimadas por qualquer um ? menos por aquele que as sofre?*.

Por mais arbitrário que pareça, este procedimento, se tratado como metáfora, não se restringe a ficção. Ele esteve presente no Holocausto, pode ser observado em governos autoritários e até produz saudosistas. A tal máquina, protagonista do conto, também é um tropo para sistemas penitenciários falhos que priorizam a punição no lugar da recuperação e conforme Modesto Carone, tradutor de outra edição, a narrativa exibe ?um tema submerso que se trata de uma sequela do colonialismo?.

Sufocante e visceral, na Colônia Penal é uma narrativa imprescindível que se redimensiona nesta caprichada edição, em especial, graças à certeira tradução de Petê Rissatti, às intrigantes ilustrações de Lourenço Mutarelli e a Fortuna Crítica a cargo de:
* Ivan Mizanzuk - Apresentação*
* Lenio Streck - O Processo Civilizador na Estranha Ilha da Barbarie
* Celeste Ribeiro dos Santos - O Mundo dos Fatos Por Trás da Narrativa na Colônia Penal.
* Márcio Seligmann-Silva - As Máquinas Jutifica, Literaria e Sexual em Na Colônia Penal de Kafka

Finalmente, optei pelo e-book. Sem dúvida, exibindo um preço camarada, trata-se de uma experiência distinta da leitura do livro físico, mas que também prima pela costumeira qualidade da Editora Antofágica. Recomendo.?

William LGZ 20/08/2023

Marcante e reflexivo
Com uma escrita peculiarmente leve e um conteúdo que, pelo contrário, é perturbador e emblemático, consegue ser uma obra que te prende até o mais tardar do final com esta excelente combinação. E, como de praxe do acervo de Kafka, continua sendo bem atual até os dias de hoje.

Confesso que não me aprofundei muito no estudo sobre este livro, ficando apenas com minhas próprias reflexões da experiência que tive ao lê-lo, mas suas críticas transmitidas através do uso de alegorias não são tão difíceis de serem compreendidas e isso é um grandíssimo ponto positivo. Para mim, passar ideias através de metáforas é o ápice da aprendizagem e o escritor foi especialista nisso enquanto viveu.

Acredito que este texto consegue ser uma porta de entrada melhor que "A Metamorfose" para quem queira conhecer sua bibliografia e o indico para quem ficou curioso com sua premissa.
Nicolas388 20/08/2023minha estante
Nossa, nunca tinha ouvido falar desse do Kafka.

William LGZ 21/08/2023minha estante
Caramba, então recomendo ainda mais que você leia hsksjsjs

Isadora1232 18/09/2020

Penso que "Na Colônia Penal" seja exemplo de uma novela de horror da pior espécie: a que devassa o horror real, aquele que as vezes é tão habitual e/ou acontece tão longe dos nossos olhos, que acabamos ignorando seu potencial lesivo.
Um aparelho assombroso, utilizado como método de "correção" de condenados - uma forma de, além de torturar, marcar pra sempre a pele daqueles que ousaram descumprir a lei (mesmo que não soubessem qual lei estariam descumprindo, nem a qual pena foram condenados). Uma herança do antigo comandante, um inquisitor que concentrava em si todas as funções do processo (desde soldado, julgador e até projetista do tal aparelho de execução). A essa altura, a prática já não é tão bem aceita pela nova chefia, mas continua acontecendo na colônia penal. O comandante que criou o tal aparelho já está morto, mas seus seguidores acreditam fielmente em sua ressurreição e retomada do poder na colônia. Sua lápide é um lembrete de que "estados de exceção" e regimes totalitários permanecem sempre em estado de latência. É preciso permanecer atento.
É aterrador como essa leitura permanece atual.
Mas claro que, em se tratando de Kafka, este é apenas um dos infindáveis sentidos que essa curta novela pode despertar.
Henrique Oliveira 18/09/2020minha estante
Gostei da sua resenha, Isadora. Conseguiu despertar o meu interesse pela leitura desta obra. Acho que já tinha incluído ela na minha lista, mas não essa edição, que, por sinal, parece ser caprichada.

Isadora1232 18/09/2020minha estante
Henrique, essa edição é linda e muito caprichada! Achei que valeu a pena o investimento.
Acho que vais gostar do livro, já que gostaste de crime e castigo. É muito bom!

sam | @msamlima 19/09/2020minha estante
Louca pra ler! Agora ainda mais

Isadora1232 19/09/2020minha estante
É demais, Sam! Espero que gostes

Eliza.Beth 28/06/2021

Texto forte
Meu primeiro contato com Kafka e eu amei!
O texto tem potência e muito bom de ler.
Peguei despretenciosa para começar a ler num domingo (só para sentir aquela sensação boa de começar um livro) e não consegui parar. Eu tinha que saber o que aquela máquina maldita era, como funcionava, por que alguém criou aquilo, etc.

Ainda estou pensando em tudo que esse texto representa e como isso pode ser tão facilmente relacionado com os dias atuais.

Sendo assim, mesmo com as ideias meio bagunçadas ( acho que essa é a intenção do autor), super recomendo essa leitura e pretendo ler muitas outras vezes pois sei que sempre tirarei uma nova interpretação.

Por isso que os clássicos são os clássicos!
Carolina.Gomes 28/06/2021minha estante
Forte mesmo!

Michela Wakami 30/06/2021minha estante
Está na minha lista de desejados!????

Renato375 20/01/2022

Pois então, Brasil!
Como diria o poeta Mussum: - Cacildis!

Me senti lendo a bíblia na primeira infância, nada de nada fazia sentido.

Deixo essa grande obra para os estudiosos das ciências humanas, pois Renatinho ficou boiando.

Apesar de tudo dei 4 estrelas. Sim! Minha ignorância não é motivo pra desqualificar essa obra.

E-book
Preço: 2,97

Adelson 26/10/2023

Angustiante
Aqui Kafka não se segura em mostrar como exitem pessoas fanáticas, que cultuam outras pessoas de conduta hedionda, mesmo que seu trabalho em vida tenha sido torturar pessoas.
E mesmo após morte de tais pessoas seus seguidores continuam sua obra de amor a tortura.
Mas ainda bem que é ficção não é mesmo? ...

Matheus Luís 10/02/2022

Na Colônia Penal
Um livro extremamente interessante!
O autor mais uma vez, traz em suas obras um tema que nos deixa reflexivos, só que dessa vez no quesito dos direitos humanos e como algumas pessoas tem a tendência de ser avesso a mudança.

GioMAS 10/07/2023

Consumação da barbárie no procedimento jurídico penal
Kafka nos conduz a refletir sobre o procedimento penal, a motivação e a função da sanção, o aspecto psicológico das simbologias adotadas no sistema judicial, a valorização da tortura física como elemento "purificador", a redução da humanidade e a imposição cultural transvestida de dogmas legais.

Por fim, sobressalta aos olhos, a conservação, ainda que de forma oculta, da barbárie. Por mais que os procedimentos legais avancem, existirão aqueles dispostos a retomar práticas inconcebíveis.

Van Apocalipse 27/10/2022

Nenhuma narrativa de Kafka apresenta uma única interpretação. A impressão que a obra dá é que nada está no texto por acaso.
Com certeza é um texto inesgotável.
Essa edição da Antofagica é primorosa com as ilustrações de Mutarelli e os textos de apoio.
Kafka sendo, mais uma vez, genial.