Na colônia penal

Na colônia penal Franz Kafka

Resenhas - Na Colônia Penal

Laura 10/04/2021

Não sei
Não há exageros, não há faltas. Mesmo que as obras de Kafka não tenham um fim e comecem pelo "meio, não é o nenhum deles que importa, de qualquer maneira. Cada detalhe e pausa parece ser milimetricamente calculado, como a cena de um filme.

DaniBooks 09/06/2020

Atual
Através de um sistema de julgamento absurdo e arbitrário, institucionalizado em uma Colônia Penal, localiza em uma ilha não nomeada - aliás, nem os personagens têm nomes - Kafka nos faz refletir acerca de justiça, democracia, totalitarismo, poder e instituições.

Essas reflexões, infelizmente, nos tocam ainda, e principalmente, nos dias atuais. Vingança é justiça? O processo de julgamento de um acusado, com direito a recursos e instâncias, é mesmo injusto? Pena de morte não é violência institucionalizada? Tortura é algo legítimo?

Tudo isso em menos de 150 páginas, em uma edição primorosa da Antofágica e com ilustrações que só dão mais força à narrativa.
O universo kafkiano, como sempre, nos aproxima do absurdo para que reflitamos sobre a realidade, que é muito kafkiana.

Livro maravilhoso e uma daquelas leituras que deveriam ser obrigatórias.

herbert.goncalves 09/02/2021

desgraçamento mental
é incrível e ao mesmo tempo assustador como as obras do franz kafka nunca deixam de retratar a realidade. livro absurdamente foda, daqueles que não podem deixar de constar na lista de leituras da vida. um dos clássicos da literatura!

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Vinicius 07/07/2022

Podemos duvidar dos clássicos?
Essa já é a segunda grande obra de Kafka que tenho a oportunidade de ler pra tentar entender mais o fenômeno que o autor é e quais são as grandes contribuições de suas obras para a literatura, porém, pela segunda vez, não me chamou tanta atenção a história, apesar de trazer uma crítica bem perninente à justiça burguesa que vivemos atualmente, em que poucos têm a real oportunidade de se defender, enquanto a grande maioria é presa e sentenciada sem sequer ser julgada, o curto texto não me trouxe grandes emoções e não me chamou tanta atenção. Mas ainda sim, é uma obra que vale a pena ser lida e estou aberto para ler Kafka novamente e ver se me conecto com algum de seus clássicos.

@fran_rodrigues_92 21/05/2021

Kafka sendo Kafka
3/2021
Em Na colônia penal acompanhamos a visita a uma colônia penal (obviamente) de um viajante explorador. Ele é convidado pelo Comandante da colônia para conhecer o método punitivo usado, que foi criado pelo Comandante anterior. Quem mostra tudo a ele é um Oficial que sabe tudo sobre o sistema operacional do aparelho usado para punir aqueles que se atrevem a desobedecer as leis, mesmo que esses condenados nem mesmo saibam a que regra quebraram.
Ao longo da novela podemos perceber a injustiça que impregna não só a punição mas também o julgamento de cada acusado.
Ao reler essa obra surreal e absurda de Franz Kafka (1883-1924), autor tcheco, conhecido por sua escrita desconfortável e perturbadora, pude perceber o papel passivo do Explorador que a tudo vê e não age de nenhuma forma, da injustiça e confiança cega do Oficial, e falta de humanidade do Soldado e do Condenado, além de não ver empatia de forma séria em nenhum dos personagens.

É um livro que deve ser lido!!

"Absorvíamos todos a expressão de transfiguração do rosto martirizado, e como mantínhamos nossa face diante do brilho daquela justiça finalmente alcançada e tão passageira! Que tempos, meu camarada!"

🌟🌟🌟🌟🌟
Lido na edição da @antofagica 2020
Tradução de @peterissatti
Ilustrações de Lourenço Mutarelli
216 p.

#livros #lidos2021 #franzkafka #nacoloniapenal #antofagica #leiaclassicos

site: https://www.instagram.com/p/CNJGRewlf6G/

Laila 10/04/2021

A culpa é sempre indubitável
Em mais uma viagem ao mundo kafkiano pude ver o padrão da sua escrita: o horror, a descrição realista e a leitura nas entrelinhas. Aqui, ao invés de um inseto monstruoso, temos uma máquina mortífera também inominável mas descrita em detalhes que te fazem imaginar perfeitamente sua estrutura. O conto, apesar de curto, é bem dividido em 3 etapas e rápido de ler. As ilustrações e posfácio dessa edição da Antofágica são incríveis e dão luz ao contexto no qual Kafka escreveu o livro, necessário para entender os questionamentos morais, jurídicos e sociais por trás.

EduardoCDias 19/08/2020

Absurdos de Kafka.
Numa ilha, utilizada como colônia penal, um visitante é apresentado à uma máquina que faz torturas e execuções e é incitado a dar declarações para ajudar na manutenção da mesma no sistema pena. Crítica ao sistema penal e judiciário feita de maneira absurda e, às vezes, cômica por Kafka.

luizafhorta 01/09/2021

outra obra pequena, mas com uma história enorme
Não tenho muito o que dizer, só que é uma obra extremamente difícil de engolir, principalmente por conta das semelhanças com a atualidade. Kafka foi muito perspicaz ao escrever Na Colônia Penal; ele nos mostrou um sistema carcerário e punitivo absurdamente desumano, assim como acontece em muitos lugares do mundo até hoje.

Michelle 27/10/2020

Indico
Uma novela Kafkiana cheia de significados, como sempre. :) Indico a leitura e as livres divagações. Kafka é sempre um espetáculo para quem gosta de pensar.

Marcelo.Castro 05/03/2022

Uma obra múltipla
Embora o texto em si seja pequeno, praticamente um conto, a obra é repleta de significados, interpretações, críticas e camadas, deixo amplo espaço para reflexão pelo leitor. Destaque nessa edição para os textos do posfácio, e, principalmente para as ilustrações. Em uma obra onde o protagonista é uma máquina, as ilustrações jogam uma luz no elemento humano subjacente a trama. Fantástico.

Milena300 23/11/2021

Dando 3 estrelas, infelizmente, pela preciosidade que foram os textos riquíssimos de apoio, com profissionais renomados, se não os existisse acho que teria dado 1 estrela.
Não foi de difícil leitura, nem profunda, essas coisas... É só que é o contexto é outro e eu apenas queria algo pra passar o tempo ahahaha
Mas é bom, de uma certa forma! Gostei. Talvez explicações na internet, vídeos, me faça visualizar melhor.

Bruna 06/07/2021

Na Colônia Penal
O único defeito dessa história é ela ser tão curta. Li tudo de uma vez e sem nem perceber, de tão absorta que fiquei na história.
Me envolveu bem mais que A Metamorfose.

Natália 23/06/2023

Não sei o que pensar...
"Na Colônia Penal" é o tipo de conto que é possível fazer diversas avaliações conforme avança-se na história.
Ficou evidente se tratar sobre a injustiça, barbárie da condenação à tortura e a morte, de uma forma de aplicar a lei sem levar em conta os direitos de cada um envolvido.
Um tema que é necessário retomar.

"Ele não sabe qual é a própria sentença? ? Não ? repetiu o oficial. Parou por um momento, como se exigisse um fundamento mais específico da pergunta do viajante, e, então, disse: ? Seria inútil anunciá-la. Ele a sentirá na carne."

Haryadne.Moreto 18/10/2020

Um bom livro para refletir sobre esse cenário político que vivemos.