Canção de ninar

Canção de ninar Leïla Slimani

Resenhas -

Marianne.Barros 13/01/2024

Um livro surpreendente. Se já não confiava facilmente em alguém antes, depois dessa leitura então... Mas o livro não é só sobre isso, o mesmo evoca uma discussão bem interessante sobre a relação entre patrões e contratados. Enfim, livro bacana.

unawhere 12/01/2024

A história começa muito interessante, te prende e você quer muito entender o que aconteceu e como chegou nesse ponto, mas quando chega na metade a coisa se arrasta e fica meio chato.

A narrativa é um pouco diferente, ela vai e volta para vários momentos diferentes na vida de diferentes personagens, mostra alguns detalhes e descreve pequenas coisinhas que podem vir a ficar interessantes só pra acabar em um grande nada.

Não explica o que realmente motivou Louise, se ela já fez isso antes, de onde ela realmente veio, simplesmente acaba como começou.

Fiquei um pouco decepcionada, esse livro tava na minha lista há muitos anos.

_lendoemsaturno 16/12/2023

Canção de Ninar.
Trecho retirado do livro: [.." Ela será Louise, a Louise que tapa as orelhas para fazer cessarem os gritos e choros. A Louise que faz o vaivém do quarto para a cozinha, do banheiro para a cozinha, da lixeira à secadora, da cama ao armário da entrada, da sacada ao banheiro. A Louise que volta e que recomeça, a Louise que se abaixa e que se coloca na ponta dos pés. A Louise que pega uma faca em um armário. A Louise que bebe uma taça de vinho, com a janela aberta, com um pé na sacada. ? Crianças, venham. Vocês vão tomar um banho..."]

Babado esse livro hein, trás boas críticas em relação a empregador x empregado, a gente consegue ver aí um abuso por ambas as partes, a Myriam e o Paul acabaram se aproveitando e se acomodando em relação a generosidade e eficiência da Louise que chegou em um ponto onde eles se sentiam tão dependentes dela que não enxergavam o perigo que era ela, a Louise já havia dado sinais de que não era boa pessoa, e por ela se mostrar tão eficiente e prestativa eles acabaram ignorando os sinais, inclusive tem um trecho do livro do qual eu gosto bastante ele tem uma leve crítica "A vida se transformou em uma sucessão de tarefas, de trabalhos a cumprir, de compromissos não desmarcáveis. Myriam e Paul estão sobrecarregados. Adoram repetir isso, como se esse esgotamento fosse precursor do sucesso." Por estarem ocupados demais e vivendo para os seus respectivos trabalhos que eles acabaram se esquecendo dos filhos por sempre pensar "a gente tem a Louise que olha, cozinha, cuida e limpa " então tudo bem viver para o trabalho, e a Louise vendo isso se aproveitou para se tornar indispensável.

O livro também trás uma boa crítica sobre maternidade, a gente vê como foi fácil pro Paul seguir a vida e a carreira dele após o nascimento dos filhos, já pra Myriam foi bem complicado, largar tudo só pra cuidar dos filhos e da casa, tem um capítulo com os pensamentos do Paul antes da Louise entrar na vida deles, e nele vemos que ele quase abandonou a família, que ele preferiria passar horas no trabalho ou em bares bebendo pq não suportava mais ir pra casa, isso pq ele nem ficava com os filhos e a esposa, agora imagina o quão difícil era pra Myriam? Ter a mesma rotina todos os dias, ele nem sequer pensou nisso.

O livro abre um leque de assuntos que podem ser discutidos, a Louise mesmo é uma personagem muito complexa, às vezes eu sentia que ela tinha depressão, às vezes achava que a qualquer momento ela teria um surto psicótico, às vezes achava que ela sabia exatamente oq estava fazendo e só fazia por prazer mesmo, enfim é uma personagem muito complexa e interessante.

A leitura foi bem fluída e rápida, ficou no quase ali pra levar 5 estrelas, não curti muito o final, esperava que fosse ao menos mostrado como e oq levou a Louise a matar às crianças, oq foi a gota d'água pra ela, como os pais reagiram e ficaram após o assassinato, no mais é um bom livro de ficção/thriller psicólogo e super vale a pena ler.

mereading222 16/12/2023

Não sei dizer
O começo do livro me intrigou, me deixou curiosa. por mais que já soubesse desde o início o que aconteceu, queria entender o porquê. o que passava na cabeça de Louise pra cometer tamanha atrocidade?
até o meio do livro é bom mas depois disso enfraquece muito, eu estava curtindo a história mas acho que no final tudo foi muito atropelado, a história poderia ter sido mais desenvolvida, o final não foi o que eu esperava tambem
eu gostei de ler, mas não leria dnv

Ester 12/12/2023

Esse livro.....
Que leitura louca..
Se vc gosta de plot twist esse livro não é pra vc pois ele já entrega na primeira página do livro, agora se vc quer saber como chegou a essa situação, só leia.
Se você não tem vontade de ter filhos ou se e mãe sem rede de apoio, vc compreende muito a Myriam.
A situação da Myriam como mãe que deixa ela dividida entre e maternidade tomando todo tempo dela e o abandono da sua vida profissional, enquanto o seu marido não tem esse peso e segue a vida normalmente representa muito algumas mulheres.
Eu acho muito doido como a babá começa a ter um sentimento de pertencimento a família e não é do tipo ela fazer parte, e sim eles serem dela como propriedade e boa parte disso acho q se deve ao fato dela nunca ter tido nada e até a sua família ela perdeu.
Eu amei esse livro e uma leitura que te faz pensar bastante a respeito da maternidade e como inserimos alguém tão profundamente na nossa vida família...

Dayana.Montagnano 22/09/2023

Angustiante
Esse livro detalha uma relação entre empregador e empregado abusiva, muito além de um simples trabalho e que termina em tragédia anunciada logo no início do livro. Acredito que poderia ter tido um final melhor, pois quando parece que haverá mais detalhes após o ocorrido ele simplesmente acaba. Vale muito a leitura.

Nanna 22/08/2023

Instigante
É um livro curto, muito bem escrito... Traz ótimas reflexões e te deixa tenso do começo ao fim.
Ele já começou anunciando a tragédia, depois volta prós fatos que antecedem o crime. Foca em comportamentos, insanidade mental, até o comportamento dos pais perante a estranheza da babá.

Mas o que me deixou meio decepcionada foi o final não entregar tudo que poderia entregar, nem que tivesse mais páginas.
Em alguns momentos eu meio que senti que tinha coisas ali que nem eram de fato tão importantes, assim fez parecer que era um livro grande. Mas ai tu chega ao final e não tem o que tu espera, é de decepcionar...

Acho que faltou mostrar os pais pós crime, principalmente o pai. Eu entendo que era pra mostrar que as vezes pessoas em psicose não tem de fato um motivo pra agir como agem, mas precisávamos de mais do que foi dado. Ter trazido um pouco tbm da filha da Babá e a própria babá. Eu queria mais detalhes da tragédia em si, e não tivemos.

Mas fica de recomendação, o livro não é maneira nenhuma ruim... Só não gostei da ideia de deixar o final assim...

carolina.soares 19/08/2023

O livro já começa com a tragédia anunciada e no decorrer do livro vai explicando o que aconteceu. Que a babá não é tão boa e equilibrada quanto aparenta.

Gessyka.Loyola 08/06/2023

Chocante porém....
Uma leitura totalmente angustiante pra mim que sou mãe, uma babá que comete um crime terrível.
Vamos acompanhar toda a trajetória de Louise e seus patrões, mas o final me decepcionou. Senti que o livro acabou do nada, mas recomendo a leitura.
Todos os temas abordados são relevantes, como essa relação patrão e empregado.

Isabela.L 09/04/2023

O livro me prendeu bastante. Mas o final, senti que foi meio que corrido,não sei. A impressão foi que faltou mais explicação....

HAgata2 01/04/2023

E bom.
A leitura e boa, fluida. Goste da escrita também... O enredo e bem interessante e a história e bem narrada.

Mari.Butrico 28/03/2023

Suspeitas
Muita tensão para um livro só.... Violência desnecessária: verbal e física.

Onde dar valor para quem dar valor.... Quem precisa de vc: vc mesmo ou seus filhos?! O que mais importante?!

As escolhas, sempre as escolhas

Gi_caramaschi 22/02/2023

Esperava mais
O livro começa muito muito bom, com duas crianças mortas que foram assassinadas e a gente não entende muito o que aconteceu, até que voltamos ao passado e conforme a história vai se passando, vamos começando a entender o que aconteceu e criando algumas teorias.

A escrita é muito boa, poética até e as críticas sociais são muito bem criadas e aprofundadas.

Mas eu esperava outra coisa da história, achei que seria mais um triller e que teriam mais informações sobre como foram os assassinatos, quando cheguei no final não tiveram algumas dessas explicações e acabou me decepcionando um pouco. Também não me apeguei a nenhum personagem e não me importava tanto com o que acontecia com nenhum deles.

Apesar disso, não foi um leitura ruim e recomendo pra quem se interessar.

go5rae 22/01/2023

"Ela não soube morrer. Ela só soube provocar a morte"
Esse é um livro que fala sobre a mulher na sociedade num geral, maternidade, natureza humana, dependência emocional, hipocrisia, obsessão, objetificação do ser humano, até onde vai a inocência infantil e tudo isso tratado de maneira tão gradual e sutil que você só vai sentindo o impacto aos poucos.
O que era pra ser a trama principal, que é a babá ter assassinado as duas crianças, fica meio em segundo plano, mas isso não é negativo, porque o foco não é o crime em si, mas tudo que levou a situação a esse ponto.

O detalhismo da descrição é necessário pra que a gente possa adentrar a rotina da casa e entender o fim que ela teve, como ela foi se quebrando aos poucos, e a narração dos diferentes pontos de vista só auxilia nisso. Fluiu super rápido pra mim e eu recomendo!!