O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1

Lohan.Valerio 07/12/2023

Um dos melhores lidos no ano. Confesso que me senti um pouco perdido no início com a história do Sobrado já em andamento. Mas conforme se conhece a história da Ana Terra, do capitão Rodrigo e do Pedro missioneiro, o livro vai ficando muito empolgante. Me pergunto como mão conheci esse livro antes, é um tesouro da nossa literatura brasileira!

MaWeber 06/12/2023

Um clássico que conta um pouco da história riograndense.
É um livro muito bom. Não há dúvidas de que o autor escreve de forma incrível e faz com que o leitor realmente se sinta na história.
Porém duas coisas me fizeram não dar 5 estrelas para esse livro:
1) alguns dos capítulos são gigantes.
Eu sinceramente gosto de ler um capítulo do início ao fim. E com esses capítulos enormes, a leitura ficava meio cansativa, e não rendia muito.
2) muita descrição.
O livro é cheio de detalhes. Até de mais algumas vezes, isso também deixava a leitura cansativa e até maçante.

Fora isso, é uma leitura incrível, personagens incríveis e geniais. Me diverti muito vendo as aventuras da família Terra Cambará.

Thamiris60 27/11/2023

Um novelão, mas a história é ótima, por ser um livro antigo, tive medo de ser aqueles livros chatos, cansativos, repetitivos, mas muito pelo contrário, todos os personagens muito bem construídos, uma leitura gostosa e fluída, mesmo com tanto sofrimento, vale a pena ler demais, vale a pena passar todos os livros da série na frente dos outros. Faz muitos anos que eu li um livro do Érico Veríssimo, não deveria ter ficado tanto tempo sem ler algo dele, que homem incrível!
Camila.Gama 29/11/2023minha estante
Ta na minha lista tbm ??

Thamiris60 29/11/2023minha estante
Eu já quero ler todos! Hahaha

DiegoDeLarge 15/11/2023

Tipo Guerra dos Tronos, só que no Rio Grande do Sul
A história da formação do Rio Grande do Sul, vista pelos olhos de diferentes personagens, homens e mulheres endurecidos pela aridez da vida e da geografia. Isolados no "garrão do Brasil", os continentinos estão constantemente brigando - contra quem, parece não importar.

Para mim esse livro é, antes de mais nada, um louvor à força descomunal do espírito humano, um ode à perseverança dos nossos antepassados.
Vehalcantara 27/01/2024minha estante
Tipo guerra dos tronos, amei a descrição kkkkkkkkk

Bruno.Souza 12/11/2023

Único
Todas as vezes que eu vou indicar O Tempo e o Vento digo exatamente isso: único! É bastante raro que alguém se empenhe a fazer o que Érico fez aqui, mas dificilmente se aproximaria desta obra. Longe de que querer caracterizá-la como "a melhor" porque eu não costumo adjetivar dessa forma. Esse é o início de uma narração, centrada em duas famílias que se unem, ao longo de séculos na história. O que me chamou a atenção quando o li pela primeira vez foi a mescla histórica com a ficção feita de uma naturalidade que você às vezes se pega acreditando que tudo aconteceu de verdade. É preciso dizer que quase na sua totalidade essas mesclas acontecem com a história do Rio Grande do Sul, mas não está restrito a ela. O Tempo e o Vento foi o primeiro romance que li, logo após o professor nos fazer ver o filme Um Certo Capitão Rodrigo. O filme me impactou de uma forma que eu decidi iniciar a leitura de romances. Não poderia ter porta de entrada mais brilhante. Esse livro marca a vida pra sempre. Dificilmente vai ser um livro que você o esquecerá ao longo da vida. Você chega a ter saudades dos personagens, da trama, do ambiente. Vale muito a leitura não só deste como também dos que o seguem.

Natali Pacheco 07/11/2023

Que experiência incrível foi a leitura dessa primeira parte da maior saga da literatura brasileira!! Em ?O Continente? acompanhamos a história da formação da família Terra Cambará e da formação do próprio Rio Grande do Sul e Brasil.
A narrativa inicia na parte ?final? do livro, com o cerco no Sobrado, casa onde a família vive. Assim, a história é contada voltando alguns muitos anos no tempo, a partir da história de Pedro Missioneiro, Ana Terra, Pedro Terra, Bibiana Terra Cambará, Bolívar e Licurgo - atual ?chefe? político e da família.
O que mais me chamou atenção é a leveza que o autor trata as questões políticas históricas e amarra com o enredo dos personagens, trazendo vida a eles. É como se Ana Terra, Bibiana e o capitão Rodrigo Cambará realmente tivessem existido pra mim, tamanho apego que tive.
Longe de ser apenas mais um livro que trata os pontos históricos e políticos, mas uma obra que nos vicia e faz esquecer que estamos lendo, querendo saber o que acontecerá a seguir - assim me senti desde o início do livro?
Que privilégio para mim, que nasci no Rio Grande do Sul, poder ler uma obra dessa magnitude, que abrange tantas questões regionais que talvez apenas os gaúchos reconheçam: o chimarrão constantemente presente nas rodas de conversa, as peleias e tantas guerras que passaram por aqui, o vento minuano fazendo barulho nas janelas.
Mais que falar dos nossos costumes, Érico fala das tão esquecidas mulheres do Rio Grande do Sul, que passaram anos lutando com o luto - vendo seus pais, esposos e filhos serem mortos em mais uma revolução. O Continente é um retrato mais do que fiel a um estado e toda essa gente, com diferentes costumes, endurecidos pela vida, guerras e ideais e que no entanto, sempre estão seguindo em frente - por birra, como diria a Bibiana.

Renata 07/10/2023

"O Continente" é um livro do escritor brasileiro Érico Veríssimo. Ele conta a história da família Terra Cambará ao longo de gerações, mostrando as mudanças no sul do Brasil. O livro fala sobre amor, lutas, tradições e como o tempo afeta as pessoas e o lugar onde vivem. É uma viagem no tempo, revelando a vida e os desafios dessa família e da região onde vivem.

LimaJr 30/09/2023

Grande clássico do Brasil
Primeiro volume da trilogia do escritor, intercala o relato do cerco ao sobrado dos Terra nos ano 1890 com episódios desde a colonização da região no século XVIII até a Proclamação da República. Grande livro, leitura imperdível.

Juliana 12/09/2023

Magnífico
Uma verdadeira aula de história. Muito gostoso de ler e aprender de onde viemos! Principalmente para pessoas do Rio Grande do Sul.

gabriel2752 24/08/2023

Cara serio vale muito a pena ler esse livro. acho que principalmente como o erico narra essa história, bagunçando e brincando com o tempo na narrativa, vinculando com a história de construção do próprio rio grande do sul e, ainda mais: trazendo a perspectiva feminina desses conflitos.
é quase impossível você não simpatizar com os personagens, até os mais filhos da puta, pois meio que todos trazem um adicional a história e uma perspectiva que renova e potencializa o que está sendo contado.
Ana Terra, Capitão Cambará, Bibiana Terra, Pedro Missioneiro, Pedro Terra, Juvenal Terra, o Padre...

JanaAna90 20/08/2023

O livro conta a história de várias gerações da família Terra-Cambará, destacando a evolução dos personagens e seus conflitos em meio às transformações políticas, sociais e culturais do Brasil. O livro se destaca por sua riqueza de detalhes históricos e pela profundidade psicológica de seus personagens, na construção dos personagens Verissimo vai nos descrevendo de forma que nos coloca na história a olhar e ver toda a cena se desenrolando sob nossos olhos, e isso é fabuloso.
A história começa no século XVIII e segue o desenvolvimento da família Terra-Cambará desde os primeiros colonizadores portugueses até o período do Império, passando por eventos como a Revolução Farroupilha e a Guerra do Paraguai. A trama é dividida em diversos momentos marcantes da história, nos quais os personagens se entrelaçam com os acontecimentos históricos, revelando suas ambições, amores, traições e lutas internas.
O protagonista principal é Licurgo Cambará, um homem valente e carismático que se envolve em diversos conflitos e é figura central na resistência contra as forças do Império. Ao seu lado, temos personagens igualmente complexos, como Ana Terra, uma mulher forte que enfrenta as adversidades da vida na fronteira, e Rodrigo Cambará, neto de Licurgo, que luta com seus próprios demônios interiores.
Em resumo, o livro é uma obra-prima que consegue captar a essência da história do Brasil através das vidas de seus personagens. É uma leitura enriquecedora para aqueles que buscam explorar a história do país de maneira profunda e imersiva, acompanhando os altos e baixos de uma família que viveu e contribuiu para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Amanda.Nowacki 03/08/2023

Um breve comentário
Histórias que me remetem ao passado de pessoas e lugares sempre me conquistam com muita facilidade, apesar de não ter finalizado a parte 1 com uma vontade imensa de já ler a continuação pretendo finalizar toda a saga.