O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1

Alê 02/12/2020

Que livro maravilhoso!! Que escrita incrível do Érico Veríssimo!!
Amei ler a história da família Terra Cambará e aprender sobre a história do Rio Grande do Sul!
Ansiosa para ler a continuação!

Rosangela Max 21/12/2020

Maravilhoso!
Érico Veríssimo encanta neste primeiro livro da Saga das famílias Terra e Cambará. No começo, fiquei na dúvida se a abordagem histórica fosse dificultar meu entendimento do livro, dado que não estou familiarizada com a história do Rio Grande do Sul. Mas isso não aconteceu. O autor conseguiu desenvolver o tema com a maestria característica dele.

Keila 30/12/2020

Resenha
Livro instigante, nos faz querer mais. Erico Verissimo possui uma linguagem única e envolvente.

Ediane.Siqueira 09/01/2021

Que livro!!
O primeiro livro da saga foi por mim devorado. Amei a força e a coragem de Ana Terra e não gostei do jeito debochado do Cap. Rodrigo, o sobrado me instiga a curiosidade para seguir ao segundo livro.

Helô 12/01/2021

Impressões do Continente.
O Livro é tão magnífico que me prendeu em cada acontecimento. Os acontecimentos dos fatos me levaram para dentro da história em várias passagens. Ana Terra cativou e Bibiana tornou uma amiga. Com Rodrigo Cambará vivi uma história de amor e ódio. Enfim, vou continuar mergulhada na história da família Terra Cambará no "O Continente" volume 2.

Davi.Costa 18/01/2021

Um dos meus preferidos
Recentemente li ?O Continente?, primeira parte da saga ?O Tempo e o Vento?, de Érico Veríssimo. Nessa obra Veríssimo conta, por meio da família Terra Cambará, parte da história do Rio Grande do Sul e, indiretamente, parte da história do próprio Brasil. Me pergunto o porquê não comecei a ler ?O Tempo e o Vento? antes; a leitura flui prazerosa e os personagens são interessantíssimos (destaque aqui para a firme Ana Terra e o impetuoso Capitão Rodrigo Cambará). Para quem não leu, ou ainda não conhece, fica a minha indicação. Já estou ansioso pelos próximos dois capítulos, ?O Retrato? e ?O Arquipélago?.

Fat212 18/01/2021

Uma mistura que deu certo.
Duas épocas, várias histórias de vida é um livro sem final. Esperar para o próximo...

Jhon 19/01/2021

ele faz a obra prima dele
Érico Veríssimo é um dos meus autores favoritos, então eu estava a mil % de expectativas pra começar essa saga, que já nesse primeiro ciclo me surpreendeu demais! Uma das coisas que eu mais estava curioso era saber como ele ia articular o aspecto historiográfico (dos eventos históricos) e ficcional (da criação das personagens). E foi muito interessante a maneira espetacular como, em diversos momentos, ele descreve eventos históricos importantes que auxiliam na contextualização, mas nunca deixando que isso ofusque os verdadeiros condutores da narrativa: as impecáveis e tão marcantes personagens (principalmente as femininas).

Eu também amei observar como os processos históricos nos quais as personagens estão imersas, de alguma forma continuam reverberando em nosso tempo. Ouso até afirmar que não só reverberam, como também operam nas nossas relações e atuam na construção da nossa subjetividade. Acho que isso fica bastante evidente no jeito que o autor descreve a institucionalização de masculinidades e feminilidades que foi se operando ao longo do tempo. Afinal, a distribuição dos papéis e performances sociais das personagens, que estão imersas num extenso e complexo processo histórico heteronormativo, escravocrata, dizem respeito a nós.

É a maneira como as personagens em suas diversas camadas vão vivendo nesse contexto histórico tão duro e cruel que me fez ficar apaixonado. E embora as estórias sejam muito trágicas e tristes, é muito fácil se envolver com elas. Me emocionei demais, tive ranço, nojo, ódio, empatia por vários personagens (às vezes tudo isso em apenas um deles kkk).

Mas uma das minhas maiores surpresas foi o protagonismo feminino em toda narrativa. Na minha opinião, sem romantizar o sofrimento das mulheres em pról da criação de "personagens femininas fortes", o autor conseguiu mostrar que, embora para muitos a vida possa ser cruel, para alguns ela pode ser muito mais devastadora. As tão marcantes experiências de Ana Terra, Bibiana, Luzia e várias outras mulheres vão ficar comigo e espero fazer algo com isso, pois embora haja uma janela histórica e temporal, algumas situações vivenciadas por essas personagens não me pareceram tão distantes assim do presente.

Enfim, foi um ótimo pé na porta pra iniciar essa trilogia. Sou apaixonado pela escrita simples, mas ao mesmo tempo lírica, leve e aconchegante de Érico Veríssimo. A maneira como ele conduz as narrativas dele é algo que eu não consigo explicar. Estou empolgadíssimo pra continuar a saga.

Talita 20/01/2021

Eu nem sei o que dizer sobre esse livro! Foi uma viagem tão deliciosa. Erico Verissimo tem uma escrita única, fluida e envolvente. Os personagens são cativantes e de personalidade forte, com destaque para as mulheres do enredo, em especial a Ana Terra; esse é o livro das mulheres! Ansiosa pela leitura dos próximos volumes!

Ler para Recomeçar 28/01/2021

O Continente
A história do nosso Brasil q eu não conhecia, ou conhecia muito pouco. Estou completamente apaixonada. Quero ler tudo sobre o sul.

Paula 29/01/2021

Ana terra e cap rodrigo
Adoro personagens bons e maus, perfeitos e imperfeitos, puros e impuros, certos e errados. Aqueles que a gente ora ama e ora odeia