David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

LuizaSH 21/08/2018

"David Copperfield", segundo consta, é uma ficção com pitadas de autobiografia, pois se diz que o autor criou a trama mesclando com relatos de sua própria vida. Deve ser por isso que a história é narrada em primeira pessoa pelo personagem central - que dá nome à obra -, desde o momento em que nasceu até, digamos, os "dias atuais" (na época dele, claro, kkkkk).
Bom, quanto a mim, não é porque este livro é considerado um clássico da literatura mundial que eu vou dizer que gostei, pois estaria mentindo. Não curti mesmo, achei extenso - dois livros de mais de 400 páginas -, personagens demais, me perdia em vários momentos tentando me lembrar quem era quem, sem falar em diversos trechos muito compridos, diálogos dignos de dramalhões de novela mexicana, essas coisas.
Mas possui alguns bons momentos em que eu ri, outros que me emocionei, mas que, ainda assim, não foram suficientes para, no final, fazendo um balanço de toda a leitura, dizer que gostei. Tanto que levei meses entre começar e terminar, e sempre que isso acontece comigo é porque não curti o livro, mas sou daquelas teimosas que não consegue simplesmente largar e partir para o próximo, sempre vou até o fim e termino, mesmo não gostando.

pagina_liter 18/09/2018

Espetáculo
Que tempo inconsequente! Que tempo suspenso, feliz, bobo! De todos os tempos que o Tempo tem em suas garras, não há nenhum, do qual ao relembrar, possa sorrir e pelo qual possa sentir tanta ternura.
- página 626

Você acha que um livro de 1.154 páginas pode ser tornar cansativo?
Bem, não é o caso de David Copperfield, aliás não é caso das obras de Charles Dickens, sua narrativa é tão envolvente que toca o leitor de forma impressionante.
Como eu já esperava, baseado em outros livros lidos do autor, o trabalho de Dickens na construção dos personagens é fantástico, de forma que o leitor consegue enxergar nas entrelinhas a essência de cada personagem.
Por falar nos personagens incríveis que vão aparecendo ao longo da trama: teve alguns que me deixaram tão chateada, que senti vontade de entrar no livro e sacudi-los. Mas também houve a presença de uma personagem tão dócil que, ganhou demasiada importância ao longo da minha leitura: Dora, que apesar de surgir no meio do livro, tem um papel na história que cativa.

Gramatura Alta 19/09/2018

Sandra Guardini Vasconcelos, em um texto de apoio contido nesta edição, escreve: “David Copperfield é uma história de iniciação e de aprendizado da difícil arte de viver”, e isso define, em poucas palavras, essa história. Charles Dickens se refere a DAVID COPPERFIELD como seu filho predileto, e a leitura nos mostra que tem muito de autobiográfico nesse livro.

DAVID COPPERFIELD é um romance de formação, ou seja, a narrativa acompanha o crescimento e o desenvolvimento do personagem ao longo dos anos. Só para exemplificar, um outro romance de formação é JANE EYRE.

O próprio David narra sua história desde o nascimento. Tudo com muito sentimento e cheio de detalhes. A narrativa contempla todos os sentidos e nos fornece cheiros e gostos.

"Se serei o herói de minha própria vida, ou se essa posição será ocupada por alguma outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar. Para começar minha vida com o começo de minha vida, registro que nasci (conforme me informaram e acreditei) numa sexta-feira, à meia-noite. Notaram que o relógio começou a bater as horas e comecei a chorar simultaneamente."

DAVID COPPERFIELD é um livro repleto de sofrimento, daqueles que a gente lê com o coração apertado. Tem alguns momento vividos por David que deixam o leitor vidrado e não dá pra parar de ler enquanto o protagonista não retorna a uma situação mais estável.

Falando um pouco sobre o enredo, logo nas primeiras páginas, o que nós sabemos é que quando David nasce, seu pai já não vive mais. A mãe o cria com a ajuda de uma babá muito carinhosa. Os problemas começam quando a mãe de David se casa novamente e a presença do padrasto e de sua irmã tornam a vida de David uma sequência inacabavel de provações.

É claro que as mais de mil páginas são, em alguns momentos, bem cansativas. Não porque deixa de ser interessante, mas simplesmente pela extensão. Na verdade, o livro é interessante do começo ao fim. Os capítulos são pontuais, eles possuem um assunto bem delineado e que é relatado de forma dinâmica e sem muita enrolação. Isso faz com que o livro seja composto por vários pequenos momentos. O primeiro capítulo retrata um momento importante da vida de David; o segundo capítulo, outro momento; o terceiro outro, e assim por diante. A narrativa pula de evento para evento e não se preocupa em preencher os espaços de tempo em que nada realmente importante aconteceu.

Os personagens não possuem uma área cinza: quem é ruim, é ruim do começo ao fim; e quem é bom, nunca deixa de ser bom. Temos personagens doces que morrem logo no início, como Clara, a mãe de David; Edward Murdstone, o padrasto de David, um homem sem amor, cruel, nojento; Jane Murdstone, a irmã do pai de David, que também é uma megera; Clara Peggotty, a caseira que trabalhava na casa dos Copperfield, fiel e resignada; Betsey Trotwood, a tia distante de David, a quem ele recorre quando foge da fábrica onde era obrigado a trabalhar; Wilkins Micawber, um homem que cria amizade com David, e que é baseado no pai de Charles Dickens; Emily, a primeira paixão de David, mas que tem um destino diferente daquele que ele gostaria; Mr. Wickfield, o advogado da tia de David, que tem problemas com bebida; Agnes Wickfield, a filha do advogado, que terá uma importância fundamental no futuro de David; e assim, muitos outros personagens que, de uma forma ou de outra, são importantes na vida de David.

Copperfield, nosso protagonista, é um dos personagens mais doces que eu já conheci. Às vezes, isso até irrita, pois ele é tão bonzinho que chega a ser meio bobo, o que deixa o leitor com vontade de dar um choacalhão nele. Mas isso é muito gostoso de acompanhar, pois a gente se apega a David. E nada como um bom personagem para amenizar o peso de tantas páginas.

Adorei essa leitura. DAVID COPPERFIELD é um livro que eu vou levar pra vida, e um personagem que eu vou me lembrar para sempre. Recomendo demais esse livro. E minha dica pra quem pretende ler, é: leia com calma, aproveite cada parágrafo. Esse é um livro para ser lido sem pressa. Esse foi meu primeiro contato com Charles Dickens e eu pretendo ler outros livros do autor muito em breve. Sua narrativa é detalhista, sem ser cansativa; e profunda, sem ser maçante.

Esse também foi meu primeiro contato com uma edição da Penguin e eu me surpreendi muito. Eu já sabia que elas são pequenas e sem orelhas, então eu imaginava algo no estilo econômico. Porém, o que eu encontrei foi uma edição de ótima qualidade e fácil manuseio, uma graça.

Leia o resto da resenha, mais CINCO curiosidades sobre Charles Dickens, lá no blog. Link logo abaixo!

site: http://gettub.com.br/2018/09/19/david-copperfield-mais-cinco-curiosidades-sobre-charles-dickens/

Racestari 09/10/2018

Não queria que acabasse...
Ri, chorei, amei, odiei. Caramba! Me importei com cada personagem, todos tinham muitas facetas. Que história gostosa de se ler e viver. O tal mágico que se apropriou do nome é um herege! Ninguém mais deveria usar esse nome

Edna 20/10/2018

O filho predileto
"Essas, com suas perplexidades e incoerências, eram as areias movediças da minha mente."

David Copperfield
"Esta narrativa é o registro de minhas Memórias" pag.1156
É um romance de formação, desde o seu nascimento naquela sexta-feira à meia noite em Blundestone, Reino Unido, ouviu-se o choro simultaneamente com as badaladas do relógio, chegou órfão seu pai os tinha deixado à seis meses.
David vai narrando todos os detalhes com muito sofrimento mas com uma enorme profundidade e despertando no leitor a sensação de viver a história com ele.
"Quero dizer apenas que, tudo o que tentei na vida, tentei com todo o coração.."
Ele vai crescendo fisicamente e tirando de cada etapa, de cada sofrimento, a força e o Leitor viverá trechos de sua vida tão intensos que muitas dessas páginas você não conseguirá fazer pausa até que se estabeleça uma trégua.
"Esse tempo todo, eu estava tão consciente....irremediavelmente abandonado. ..se ñ fosse pelos velhos livros....É eu era fiéis a eles, como eles a mim"
Sua Babá, Peggoty é seu porto seguro, sua amiga desde os primeiros anos felizes até surgir padrasto Sr Murdstone o carrasco, junto vom Jane a megera irmã, responsáveis pelas primeiras e turbulentas provações.
O Colégio interno que era mais uma instituição correcional para onde fora enviado pelo Padrasto.
A fábrica para trabalhos pesados, enviado logo após perder a mãe Clara.
A fuga, o trajeto e o socorro encontrado na intrigante personagem da Tia Betsey Trotwood que vai juntamente com Sr Dick, o Doutor, Micawber e a família, personagens tao cativantes que terá um papel importante durante todo o livro.
O reencontro com amigos do colégio; Traddles e seu amor pelo amigo e em tudo o que fazia , Sterfhort o arrogante, Emilly e O Sr Peggot, Martha, Ham, e o terrível Help sempre tem vilões na vida real tb.
Agnes e o seu pai Wickfield, Dora, uma trajetória incrível que te cativa e te faz voltar à história para uma releitura e com certeza várias vezes visitará os trechos maravilhosos.
Um aprendizado repleto de sofrimento mas muita determinação.
5/5

#PandS 11/11/2018

Logo que comecei o livro, me parecia muito uma história infanto juvenil, e acho que essa é a mágica da escrita do Dickens, a cada fase da vida do David, sua escrita vai amadurecendo junto com o personagem.

Todos os personagens são muito reais, bem construídos e palpáveis. E com o crescimento da história, todos eles vão se interligando, é incrível! David é um menino muito observador, então somos bem ambientados, nos sentimos de fato como espectadores das cenas.

"É inútil lembrar o passado, a menos que exerça alguma influência sobre o presente."

site: https://www.instagram.com/p/BmwQg4TntNN/

Vi. 15/04/2020

FAVORITO
David Copperfield é um livro enorme com 1160 páginas, mas apesar de intimidador, ele carrega uma história maravilhosa. No início conhecemos os fatos do nascimento do personagem, e ao longo da narrativa conhecemos os acontecimentos da sua vida; acompanhando suas alegrias, dificuldades, suas perdas, e sua persistência.
Apesar de ser um livro clássico (publicado entre 1849 e 1850) a linguagem é bem fluída, e a história narrada em primeira pessoa é sensacional, permitindo a criação de laços afetivos com os personagens e fazendo nos aproximarmos deles cada vez mais.

dreamfool 11/05/2024

Obra Prima
Sinto que nenhuma palavra poderia descrever exatamente o que sinto e o que senti ao ler esse livro. Foram tantas emoções, tantas coisas que passei ao decorrer dessa história, que por conta disso, sinto que nada poderia descrever a felicidade e sorte que tive ao conhecer essa história.

Ah, ver todo o progresso e dilemas que David passou. Tantas provações, seus altos e baixos, que me senti vendo a história de um amigo muito querido. Não foram as vezes que chorei e ri com o querido protagonista, feliz por ver tudo o que ele conquistou. Ah, sem contar todas as pessoas queridas que ele conheceu ao longo do caminho. Personagem esses cativantes cada qual ao seu modo.

Enfim. Não me surpreendo por essa obra já estar entre os meus favoritos do ano. Nessas poucas linhas já deixo registrado o quanto me apaixonei pela história e pelos seus personagens. Aos meus olhos nenhuma defeito consigo ver.

raonypimentel 10/05/2020

É um excelente livro, porém muito grande. Levei anos para conseguir ler até o final...
Ao longo de toda a obra acontecem muitas coisas, muitas tramas e personagens com seus dilemas, e o livro passeia por todos os cenários possíveis da literatura: tem romance, infância, memórias, dor, perdas, sofrimento, miséria, conforto, humor, e ainda tem uns capítulos arrebatadores.
Vale muito a pena!!! Recomendo ler um capítulo por semana para absorver a história aos poucos.

Kisa 19/05/2020

É uma vida.
Sim, uma vida.
"David Copperfield" é como uma história de avó antes de dormir, uma bem grande, admito, mas uma tão satisfatória que te faz dormir mais alegre depois de seu fim.
É um livro grande, sim, mas que se deixa ler tão facilmente que ao final, é de se questionar o motivo de ter terminado.
Este é o filho mais querido de Dickens, e não sem motivo.

Salu 21/05/2020

Depois de seis semanas de leitura coletiva, finalmente terminei David Copperfield e valeu super a pena. Tanto pela história, como por ter sido a minha tábua de salvação nessa quarentena. Senão fosse ele, provavelmente eu não teria lido nada por meses.

David Copperfield é um romance de formação, onde você acompanha a história do David desde seu nascimento até a vida adulta.

Foi um livro repleto de emoções passando pelo amor, raiva, tristeza e felicidade. No decorrer da história você irá conhecer personagens extremamente importantes na formação do David, o que acaba sendo muito gostoso de ler.

A história foca também nos personagens ao redor do protagonista e até o mais simples figurante acaba tendo um fim. Deixando assim a história mais amarrada e completa. Sinceramente espero no decorrer da minha vida encontrar um livro tão bem escrito como esse.

deborauni 31/05/2020

Um clássico inglês!
Há muito tempo desejava incrementar minhas leituras de autores ingleses.
Em 2019 descobri Oscar Wilde e o tão famoso ?Retrato de Dorian Gray? e agora me aventurei na leitura de ?David Copperfield?, personagem bastante emotivo, sofrido e cativante.
É impressionante como Charles Dickens pode retratar, com tanta sensibilidade, a sociedade e costumes ingleses da era Vitoriana. Através de tipos memoráveis em termos de ambivalência, bondade, altruísmo, ambição, crueldade, instabilidade, imaturidade, bons e maus carácteres. Dos mais simples aos mais complexos personagens encarnando uma vasta gama de sentimentos humanos. Realmente um clássico imperdível. LEIAM!

Renata 05/06/2020

E depois de quase 3 meses me separo dessa leitura com a incerteza de uma possível saudade, sabendo que não lerei mais sobre David e Agnes, Sra peggoty/Barkis e stra trotwood, Sr. Dick, as loucuras do Sr. Micawber e os seus... o querido Traddles e suas cunhadas infinitas, sobre a pequena Em?ly em sua adoração infinita e merecida ao Sr. Peggoty.

David cooperfield nos prende, apaixona e principalmente nos apega, em certo momento fica um pouco cansativo por não correr como se espera e com as descrições meticulosa, mas necessárias, mas no fim vc só quer que dure 1000 páginas a mais.
100 estrelas favoritado pra vida!

Josy 11/06/2020

É de encantar a alma
"Se serei o herói de minha própria vida, ou se essa posição será ocupada por alguma outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar". Cap. I, p. 21
[Betsey] - "Ah, filho, voce passa tantas horas aqui! Nunca pensei, quando eu lia livros, no trabalho que era escrever um.
- Às vezes, já é trabalho demais ler um livro - repliquei - Quanto a escrever, tem seus encantos, tia". Cap. LXII, p.1218

Nossa, não tenho palavras para descrever esse livro! Amei viver junto com David Copperfield! ♥