David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

Josy 11/06/2020

É de encantar a alma
"Se serei o herói de minha própria vida, ou se essa posição será ocupada por alguma outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar". Cap. I, p. 21
[Betsey] - "Ah, filho, voce passa tantas horas aqui! Nunca pensei, quando eu lia livros, no trabalho que era escrever um.
- Às vezes, já é trabalho demais ler um livro - repliquei - Quanto a escrever, tem seus encantos, tia". Cap. LXII, p.1218

Nossa, não tenho palavras para descrever esse livro! Amei viver junto com David Copperfield! ♥

Jonathan.Queiroz 14/06/2020

Meu primeiro contato com Charles Dickens
Uma história bem emocionante, com personagens marcantes (Sr. Micawber, Agnes, Ham, Steerforth, Sr. Peggoty...) e que não perdeu a beleza com o passar do tempo.

Sabrina.Santana 16/06/2020

Simplesmente lindo!
Que história maravilhosa e que final encantador. Achei bastante fluido para um classico. Amei. Com certeza quero reler em breve.

André 18/06/2020

Um fato interessante da biografia de Charles Dickens é que ele obteve muito sucesso ainda em vida. Ao contrário da maioria de escritores de sua época, ele pode presenciar sua aclamação. E lendo suas obras, especialmente David Copperfield, entende-se perfeitamente sua fama.

O livro é um romance de formação, que diria flertar com a poesia, escrito com eloquência e talento impressionantes; uma estória que passa da formação e simula a vida como nenhuma outra; que envolve o leitor com personagens tão complexos e cativantes, e sentimentos tão verdadeiros.

As mais de 1000 páginas podem parecer exagero, mas são essenciais para trama, assim como certa prolixidade do autor em alguns momentos. O ritmo do livro, com isso, fica perfeito e é um dos motivos da narrativa ser tão real e impactante.

Além disso, o livro ser grande é algo que dá a ele, como já escrevi, a representação tão perfeita do que é a vida. A estória é emaranhada, variada, múltipla e com tantas pontas "soltas", mas não incompletas, como é a realidade.

E preciso novamente elogiar a escrita do Dickens, porque é um dos mais talentosos escritores que já existiu. Muitos dos recursos usados por ele, como as famosas coincidências e as revelações repentinas, em outras obras escritas por mãos menos habilidosas seriam motivos para críticas pesadas, mas que em seus livros são convincentes e emocionantes, funcionam perfeitamente e te faz acreditar que a vida é assim (e às vezes é msm).

O primor da sua escrita pode ser visto em como ele faz com que sejamos criadores da estória juntos com ele, não só leitores. Ao descrever as personagens e com suas falas, conseguimos criar um quadro completo delas, podemos até ver seus gestos enquanto conversam.

Além da perfeição técnica, o livro também é rico em seu conteúdo. Ele aborda diversos temas, como amadurecimento, a importância das memórias, dedicação e vocação, além de fazer críticas sociais sobre educação, trabalho infantil, elitismo e burocracia/justiça. Aliás, é sempre incrível ver como Dickens, em todas suas obras, consegue fazer um retrato fiel de sua época e transpor seus descontentamentos com o governo, a sociedade e o sistema, como consegue criticá-los e sugerir mudanças de maneira orgânica com a trama.

Mas, acredito, o grande tema da obra seja a construção moral e emocional do protagonista. Como exemplos de um ideal estão Agnes, Traddles e os Peggoty, que são apresentados como pessoas honestas, abnegadas, empáticas e que buscam oferecer amor e carinho de forma desinteressada. No sentido oposto estão Steerforth, Uriah Heep e Rosa Dartle, que são personagens dissimulados, egoístas e cobiçosos. Os outros personagens flutuam entre esses pontos, ora sendo influenciados por um dos lados, ora pelo outro. Mas, no geral, vemos um crescimento das personagens no final.

Enfim, David Copperfield é um livro maravilhoso que merece ser lido.

IvAnia17 27/06/2020

Grande livro (literalmente...rs)
Obra literária com personagens muito bem definidos e marcantes. Diálogos bem construídos e longos, tornando, às vezes, a leitura cansativa. Outra característica que se destaca é a descrição detalhada de lugares, o que, como ocorre igualmente com os diálogos, torna a leitura tediosa. Apesar disso, possui vários momentos que prendem o leitor e conduz ao riso, à tristeza, à reflexão, entre tantos outros sentimentos. Dentre tantos personagens maravilhosos, a minha preferida é a Agnes que, na minha opinião, merecia um livro só dela.

Vitória 29/06/2020

Uma leitura encantadora!!!
O livro conta a história de David desde o seu nascimento até a sua vida adulta. Vemos as dificuldades do personagem e o seu sofrimento em quase todo o livro. Apesar das coisas ruins que acontecem ao personagem, nada disso impossibilita sua felicidade e sua maneira de ver o melhor no mundo. Por mais que David tenha sofrido muito e teve que amadurecer muito cedo, sua inocência e paixão continuam sempre unidas junto a ele. David Copperfield é aquele livro que aquece o coração e nos faz sentir todo tipo de sentimento junto ao personagem.

Gabriela 02/07/2020

Emocionante
Não imaginei que passar pelo trajetória de David Copperfield seria tão cheio de altos e baixos - não em relação a qualidade da narrativa, mas sim em relação as aventuras e desventuras de David, sua jornada e também de outros personagens marcantes. Fiquei bastante surpresa com o fim de alguns personagens.

Maria Paula 04/07/2020

Leiam!!
Livro maravilhoso, uma verdadeira obra prima. A maneira que a história se entrelaça do inicio ao fim é maravilhosa.

Kfuri 05/07/2020

Que livroooo
5 estrelas é pouco, é um daqueles livros que te prendem , envolvem e você não vê passar.
Instigante, fluído, impecável.?

Paula 10/07/2020

Realmente me surpreendi com essa história, já que a encontrei tão envolvente e com personagens de caráter tão forte, que prenderam bem minha atenção com seus problemas cotidianos. Uma viagem ao passado realmente é proporcionada com as histórias de Dickens, o que as torna, sem dúvida, ainda mais prazerosas.

Fabiana 14/07/2020

David Copperfield
De uma forma tranquila, Charles Dickens apresenta a história de David Copperfield. Do nascimento à velhice, vamos acompanhando suas lembranças.

Juli Mendonça 20/07/2020

Que maravilha de romance de formação. Nada de muitas descrições de 3 páginas ou coisa parecida. Esse livro gira em torno da vida de David desde o seu nascimento, todos os seus sofrimentos e suas angústias, mais também suas conquistas suas amizades verdadeiras mais também aquelas não tão verdadeiras, como acontece com todos nós. Sei que é uma boa viagem pela frente por conta do tamanho dele mais a história é simplesmente contagiante.

Débora 27/07/2020

O inigualável Charles Dickens.
[Isso não é uma resenha, são apenas minhas impressões (ou melhor, meus sentimentos) de leitura.]

Eu ri com David Copperfield. E chorei.
Atravessei noites em sua companhia. Eu quis confortar o menino David; a criança inocente que inundou meu coração de ternura.
Eu acompanhei seu amadurecimento. E quando cheguei no capítulo "Tempestade" fui tomada por um sentimento avassalador; inexplicável. Li e reli e fiquei (literalmente) arrepiada. Eu me senti arrebatada pelo MAR; arrebatada pelo AMOR à LITERATURA. Hoje mais do que nunca, eu entendo o poder da arte literária.
Charles Dickens tirou-me do limbo de minha solidão e foi sem sombra de dúvidas, a minha melhor companhia.
Já estou com saudades.

Pâmela 05/08/2020

Encantador
Me faltam palavras que estejam a altura de descrever livro tão lindo.
Essa história me arrebatou desde o início, pela simplicidade e pela facilidade com que adentramos o mundo de David Copperfield. Me senti uma amiga próxima do protagonista, que o acompanhava e torcia por sua felicidade.
Um romance de formação espetacular! Acompanharia essa jornada por mais 900 páginas fácil fácil.

Élida Mercês 09/08/2020

"David Copperfield ´´e um romance sobre memória, essa faculdade humana que encerra a propriedade de construção e ressignificação do passado." Sandra Guardini Vasconcelos em "Os anos de aprendizagem de David Copperfield"