Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

jael 26/03/2023

Obra incrível
Se você ler por aí algo sobre o livro e nele mencionar: "uma aula de história" acredite, pois é.
Apesar de ser uma ficção histórica com personagens que não existiram (mas que interagem com personalidades reais), o livro é todo ambientado em um período muito interessante que mudou para sempre a história mundial.
O que Ken follet faz nesse livro é algo surpreendente, não pensei que ia gostar tanto. Historias interessantíssimas. Recomendo muito para quem gosta de história e/ou ficção histórica.

Maísa 20/03/2023

Incrível!
Um dos melhores livros que já tive o prazer de ler. Uma verdadeira aula de história, onde o autor consegue nos levar de volta ao passado para revivermos os momentos mais marcantes dessa época, através dos olhos de seus personagens. Misturando personagens históricos e fictícios, nos deparamos com pessoas de diferentes classes, valores e visão política e social, mas todos extremamente bem construídos. Nenhum capítulo é cansativo, muito pelo contrário, o volume de páginas não é nada a partir do momento que você começa a leitura.

Flá 01/03/2023

Sensacional
O roteiro é muito bem equilibrado que mostra a futilidade da Primeira Guerra Mundial. Fica no ar a sensação de algo que poderia ter sido evitado. A história é contada através de famílias com diferentes visões de mundo, valores e pertencentes a classes sociais distintas. Todos personagens tem credibilidade e os personagens fictícios dialogam com os personagens reais sem causar espanto. O leitor também é apresentado a comentários sucintos sobre os momentos chaves da história econômica e política da época.

Dark Lady 22/02/2023

Livro maravilhoso!
O modo como Ken Follet mistura a realidade com a ficção é surpreendente, sem deixar o livro chato, ele traz o contexto da Primeira Guerra Mundial, desde o que levou ao seu início até os acontecimentos que trouxeram seu fim.
No livro há diferentes pontos de vistas de como a guerra afetou pessoas de países e classes diferentes. A perspectiva de Galeses, Russos, Alemães, Ingleses, Norte-americanos, entre outros.
Achei que iria demorar meses para terminar essa leitura pelo fato do livro ser grande, mas estava enganada, todo meu tempo livre foi destinado a este livro, de fato Follet conseguiu me prender a leitura de modo surpreendente.
Este livro é maravilhoso e me fez entender um pouco mais sobre a Primeira Guerra Mundial, sem contar que as histórias dos personagens são fascinantes.
Marlene Koch 24/02/2023minha estante
Dark, a partir de que página começa a ficar interessante. São 912 páginas, tenho o livro a dois anos já li dezenas que comprei depois e esse fica na estante. Já fui até a página 54 mas não consigo ir adiante, preciso de um motivo rs.

Black Flower 02/04/2023minha estante
Surpreendente!! Você ler mais rápido que eu kkk. Eu, com um livro de 912 páginas, passaria, suponhamos, uns 3 a 4 meses para terminar, isso lendo de forma sistemática e periódica. Porém isso iria depender não do quantitativo de páginas em si, mas da morosidade e densidade do conteúdo retratado no livro. O Linguagem de Deus, do Francis S. Collins, apesar de ser poucas páginas comparado a esse de 912, eu passei 1 ano e meio para terminar, devido que não fazia leitura sistemática e periódica, mas por conta da densidade das informações científicas, em especial ligada a genética, e das ligadas à fé eu me demorei mais em estudar a fundo os detalhes. Vou pôr esse de 912 na lista.

Marlene Koch 03/04/2023minha estante
Black Flower sim, tem livros que exigem que estudamos os detalhes. Na real comecei a ler esse livro a uns 2 anos atrás, desisti lá pela página 50 e retomei nesse ano de 2023 por falta de outro e depois da página 200 não consegui parar. Comecei em fevereiro desse ano. Vou querer ler os dois seguintes da trilogia; Grata Black Flower.

Black Flower 04/04/2023minha estante
Esse livro é realmente bom? Irei pôr ele na minha lista para lê-lo depois. Eu sou louca por história. Livros que falam sobre períodos históricos me atrai muito.

Dark Lady 05/04/2023minha estante
No começo desse livro é um pouco cansativo, tem muitos personagens e é difícil decorar o nome de todos, mas depois que você se acostuma com a leitura não consegue parar mais.

Alemão 08/02/2023

Queda de gigantes
O primeiro livro da trilogia o século, de Ken Follett é a muito bom!!! Uma excelente leitura que compreende principalmente o período da primeira guerra Mundial!!! Super indico a leitura pois mistura fatos históricos e personagens marcantes com fictícios, numa trama magnífica!!!

Acácio 05/02/2023

Uma aula de história cheia de emoção
Ken Follett é simplesmente genial na sua forma de escrever. O livro é construído misturando personagens históricos e personagens fictícios com suas vidas se entrelaçando ao longo dos acontecimentos que marcaram eventos como a primeira guerra mundial, a revolução russa de 1917, a conquista do direito das mulheres ao voto na Inglaterra, a lei seca nos EUA, entre outros.
É uma mistura de aula de história, game of Thrones e house of cards simplesmente indescritível. Antes de terminar a leitura do primeiro livro, eu já tinha comprado o segundo.

Danilo224 24/01/2023

GIGANTE (Literalmente)
Acompanho o autor desde o ano passado, havia lido dois romances menores (com exceção do Never) e resolvi que o próximo seria esse, a proposta havia me chamado muita atenção e o período histórico que se passava era um dos que mais me interessava. E confesso que achei o livro uma experiência sensacional.

A capacidade de Follet em contar histórias e traçar os destinos dos personagens é incrível e surpreendente, você se assusta com a lista de personagens nas primeiras páginas da obra mas você consegue criar tanta afinidade com aquela história e com aqueles personagens. Que você consegue se lembrar até do personagem mais discreto.

O livro é o primeiro de uma trilogia, no começo você até pode se perguntar se no fim você vai se interessar em saber o que vai acontecer com aquelas famílias, no final de tudo, pode ter certeza. Você VAI querer saber.

Bruxinhaa 19/01/2023

QUE OBRA DE ARTE!!!
O KEN FOLLETT É UM ESCRITOR EXTRAORDINÁRIO!
Eu li esse livro aos 15 anos e hoje 5 anos depois eu ainda consigo lembrar de cada personagem e admirar o Ken follett por me ensinar muita coisa com esse livro e me incentivar a gostar de história.
A maioria dos eventos no livro são baseados em fatos reais, até mesmo o nome dos personagens é parecido com os dos burgueses corruptos ou ploretarios revolucionários que marcaram o seculo 20.
Eu me lembro de ficar procurando os nomes dos personagens na internet para ver se parecia com o de alguém que viveu no seculo 20 kkk me lembro de ficar grudada nesse livro noite e dia.

Ethel, billy, grigori, walter e gus, VOCÊS TEM TODO O MEU AMOR! ESPECIALMENTE BILLY E GRIGORI

Mel 13/01/2023

Primeiro livro da trilogia do século
O livro conta a história de 5 famílias em 5 em 5 países diferentes e conta como cada família foi afetada pela guerra, pela revolução russa ou por coisas que aconteceram entre elas. O autor traz personagens históricos e fictícios nessa narrativa e cita cada acontecimento que levou a primeira guerra mundial, o que aconteceu no decorrer dessa guerra e depois, com suas consequências. Sendo dividido em três partes.

Eu gostei muito dos personagens desde o início e o autor descreve eles com clarez, me deixando apaixonada por eles desde o início.
Os capítulos são longos, sendo dividos em partes, pra poder falar tal coisa aconteceu em uma família e com outra quase ao mesmo tempo.

O jeito que a leitura me prendeu foi o mais interessante pra um livro que tem 900 páginas. Eu realmente não acreditei quando li mais de 200 páginas em um dia e não conseguindo parar pq eu tava obcecada pela história! Foram noites mal dormidas, sonhos, momentos entre a leitura imaginando o rosto de cada personagem e refletindo sobre tudo que foi colocado meticulosamente ali.

Esse livro é ótimo pra quem curte história pq mesmo os principais sendo ficcionais, eles têm contato com os personagens históricos e a história é a mesma que se passou na vida real. O autor teve ajuda de alguns historiadores, portanto, não tem como ter erros ali.

Patresio.Camilo 10/01/2023

REPITA COMIGO: ESTE NÃO É UM LIVRO DE HISTÓRIA
Em primeiro lugar repita: este não é um livro de história, mas um livro de literatura que se passa na história. E lembre-se que Ken Follet é britânico.
Não se esquecendo disso, estamos diante de um ótimo livro.
Tendo como principal pano de fundo a primeira guerra mundial, o livro se passa num período de 13 anos.
Começando no País de Gales, passando pela Rússia Czarista, com paradas no EUA, vendo a chegada a URSS, Follet fez no geral um excelente livro.
Como todo calhamaço, tem páginas que são cansativas.
Como exemplo no começo, as passagens de guerra são legais, mas depois começam a ficar cansativas.
Outro exemplo é o tanto de página que ele gasta com a história de amor de Maud, ela é uma personagem interessante, mas fica cansativo.
Outro personagem que deveria ter sido mais bem explorado é Billy Williiams, bem como seus pais Da e Mam.
Outros personagens que valem muito a pena são os do núcleo russo, que poderiam ter sido bem explorados.
Mas mesmo assim, é um livro que vale a pena, e os finais foram bem interessantes, e fica o questionamento que o segundo volume conseguirá se sair bem com novos personagens e se veremos estes mais velhos.
Enfim, uma leitura que vale muito a pena, mas não se esqueça é um livro com pano de fundo histórico e não um livro de história.

Marcos.Alexandre 20/12/2022

Livro que mantém o nível histórico sempre contado por Ken Follet. Nos faz mergulhar nessa época, pelo menos para mim, pouco conhecida que é o início do século XX. Imperdível.

Liz 18/12/2022

Pra sempre em meu coração
Há alguns dias eu terminei essa leitura que vinha arrastando a meses. Demorei muito para ler de fato, o medo desse camalhaço +900 páginas era forte. Depois de umas duzentas páginas lidas foi quando peguei um ritmo bom e foi só ladeira abaixo.

Eu falo muito pouco disse por aqui mas eu amo história e, obviamente, romances. Então romances históricos claramente são meu xodós. Esse é o primeiro livro da trilogia O Século, de Ken Follet. Ele conta a história de cinco famílias ao decorrer da Primera Guerra Mundial. No início foi um pouco difícil acompanhar e lembrar de tantos personagens mas com o tempo a gente acostuma.

É o segundo livro desse autor que eu leio e o segundo que, quando terminei, queria não ter terminado. Alguns capítulos podem ser bem lentos e outros cheios de emoção. Uma das coisas que mais me impressionou foi o talento de Ken Follet ao fazer com o leitor se sinta imerso naquele universo, como se o próprio leitor tivesse lutado na Batalha do Rio Somme ou estivesse no centro da Revolução Russa.

História + romance = minha maior paixão.

Sem contar que temos dois pombinhos apaixonados em meio ao caos dessa Primeira Guerra: um alemão e uma inglesa, o que resulta desse amor proibido carrega a emoção dessa leitura nas costas.

Tem que ter muita coragem pra tocar um tijolo desse pra ler, mas eu digo a vocês: vale muito a pena.
Bruxinhaa 19/01/2023minha estante
Esse foi o primeiro dele que li e foi a muitos anos. Há um chamado "As espiãs do dia D" que é incrível também, eu li a pouco tempo, super indico!

Roberta 10/12/2022

Maravilhoso
Pra mim, o melhor livro da trilogia. Tem de tudo um pouco e a história é muito empolgante e bem dividida.

Luisa 14/11/2022

Foi uma leitura incrivel! Normalmente não é um gênero que costumo apreciar e logo que li a sinopse pensei q seria bem cansativo, mas não podia estar mais enganada! É tudo muito fluido, a história dos acontecimentos que antecederam a primeira guerra mundial, assim como durante a mesma contados de diferentes perspectivas e de alguma forma todos interligados! Acabei me conectando com a história de todos os personagens, cada um com sua bagagem própria e que com o enredo histórico em que viviam tiveram que despertar lados e personalidades nunca antes exploradas, que foram amadurecendo durante a passagem do tempo.
Ken Follet faz uma leitura incrível dos acontecimentos, conseguimos ter uma visão de todos os ângulos.
Recomendo demais a leitura, uma aula de história que te prende do começo ao fim.

Luiza 10/11/2022

"Com excessão dos mortos, todos estavam com medo."
Acho de suma importância que as pessoas se interessem e lêem essa obra, o autor narra com minúcias acontecimentos ocorridos durante a primeira guerra mundial e a revolução Russa do ponto de vista de pessoas normais que estavam inseridas e viveram o conflito.

Os acontecimentos são narrados do ponto de vista tanto de aristocratas ingleses, diplomatas alemães e norte-americanos, e mineiros galeses quanto de mulheres sufragistas, soldados, revolucionários, e proletariados Russos. Perssonagens nos quais têm suas histórias conectadas e cruzadas ao decorrer da narrativa.

Os perssonagens intercalam entre fictícios e reais, assim como os diálogos e acontecimentos, temos a presença de perssonalidades como o Presidente Wilson, Winston Churchill, Trótski entre outros. E houveram momentos que eu me perguntava se tais perssonagens de fato existiram, pois cada um deles são construídos de maneira grandiosa e detalhada que dão a impressão que de fato estavam inseridos na história real.

A história em si é incrível, me trouxeram momentos de grande euforia, raiva, e tristeza, adquiri um conhecimento absurdo lendo esta obra, conhecimento no qual eu jamais adquirira antes, nem mesmo nas aulas de história.

O autor nos prende na narração com acontecimentos grandiosos, contando de forma tão detalhada e ao mesmo tempo tão clara, juntamente com drama e conflitos políticos e amorosos. Com toda certeza é merecedor de cinco estrelas,e após aquele desfecho incrível, mal posso esperar para poder ler a continuação.