Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Francisco 13/10/2021

Mais uma obra deliciosa de Ken Follett
O livro relata as experiências de cinco famílias no início do Séc.XX, principalmente durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa.

Com o reconhecido talento, Ken Follett cria mais um romance histórico interligando fatos reais com ficção criando mais uma obra deliciosa com ação, traição, romance, intrigas e aula de história.

Guilherme Dehon 06/10/2021

Magnífico...
Acho impressionante a forma como Ken Follett entrelaça o real com o ficcional, é uma simbiose que beira a perfeição!

Uma obra magnífica, que explora com maestria os diversos acontecimentos históricos, suas causas e consequências...

As lutas do Proletariado ante a indiferença da Nobreza; as confabulações Políticas, os rumores de Guerra; a Guerra, a Religião, o Sexo, o feminismo, os tabus e preconceitos, etc...

É simplesmente magnífico!

No início, a obra é um pouco morosa - mas só um pouco - porém, à medida que vamos conhecendo as personagens e aprofundando na história, ela flui sem percebermos.

As personagens fictícias, especialmente as de maior destaque, são profundas, marcantes, intensas, bem construídas e trabalhadas, além da cativantes.

Obra singular!

Uma verdadeira aula de história!

Rosangela Max 11/09/2021

Nunca uma luta entre classes foi tão fascinante!
Os romances históricos de Ken Follet são inacreditáveis de tão perfeitos!
Ele consegue reunir todos os ingredientes que compõe uma boa trama histórica (política, romance, fatos históricos, drama, religião) e entregar uma obra magnífica, sem pesar em nenhum dos pontos.
No começo desse primeiro volume, por haver a necessidade de passar ao leitor o contexto da trama e a apresentação dos personagens, a leitura ficou um pouquinho mais arrastada, mas logo pega ritmo e toda a magia do autor aparece.
Animada para começar o segundo volume!
CPF1964 11/09/2021minha estante
Parabéns pela linda resenha. Minha jornada está apenas no início.

Rosangela Max 11/09/2021minha estante
Obrigada!! Curiosa para saber suas impressões finais sobre essa leitura. ??

CPF1964 11/09/2021minha estante
15 estrelas. 5 para cada livro.

Rosangela Max 11/09/2021minha estante
Em se tratando de Ken Follet, não me surpreenderia com essa nota.

Diego 04/09/2021

Queda de gigantes é a aula de história que deveríamos ter tido no ensino médio.
Pouquíssimo conheço sobre o século passado e todas as suas mudanças políticas e sociais. Embora a temática da Primeira Guerra me chame a atenção, por pura preguiça nunca gastei meu tempo estudando a respeito. Também sou um analfabeto político que costuma ouvir as discussões neste âmbito e pouco contribuo para tais. Um dos resultados disto é que pouco posso contrariar as opiniões criadas em minha cabeça por este livro, mas de qualquer forma ele me explicou muito bem o cenário que levou a Europa à Primeira Guerra Mundial e as principais mudanças que permaneceram ao fim dela. Embora eu deva ter deixado passar diversos dos detalhes históricos, principalmente por não ser europeu e não ter ouvido falar em nenhum dos personagens reais do livro - com exceção de Churchill, Trotsky e Lenin - tenho certeza de que essa aula de história irá ficar em minha memória por longo tempo. Prepare-se para entender os motivos que levaram as principais nações do mundo à época às trincheiras, a importância dos sindicatos, a revolução russa e o cenário alemão que levou ao nascimento do nazismo... Tudo isso em um livro de ficção que vai te prender do começo ao fim de suas quase 1000 páginas.

Entretanto, o aspecto político - militar é apenas um dos tantos tratados no livro, que aborda a luta de classes e a luta pelos direitos das mulheres de uma forma bastante lúdica. Neste livro, Ken Follett irá transformar a sua ideia sobre os mocinhos e bandidos da Primeira Guerra e mostrar que a forma tradicional e retrógrada de pensar pode sim ser o único vilão em um livro.

Agora a expectativa está em Inverno do Mundo, onde espero ver a consequências das mudanças causas no mundo nos personagens já adorados de Queda de Gigantes. Este livro é nota 6 no Skoob.
Murilo Lorençoni 04/09/2021minha estante
Está na minha lista há anos e eu fico enrolando para começar

Diego 04/09/2021minha estante
Eu também esperei muito pra começar, mas após ler Os Pilares da Terra e ver tanta gente dizendo que a trilogia do século era a grande obra do autor, eu resolvi parar de enrolar. Foi uma boa escolha.

Aline 09/09/2021minha estante
Compartilho das mesmas impressões!!! Amei o livro, estou terminando o segundo que consegue ser melhor....tem duas séries que contribuem muito para visualizar o cenário da época retratada no livro - Downton Abbey e Peaky Blinders. Fica a dica!

Andrade 02/09/2021

Uma grande surpresa
Esse livro me tirou total da zona de conforto, leio muita fantasia e esse livro retrata a primeira guerra mundial do ponto de vista de cinco famílias, mostra o ponto de vista do rico que quer a guerra por puro orgulho e a classe operaria que sofre com a decisão egoísta dos ricos. A história me prendeu muito, não somente os fatos históricos mas também o romance, completamente perfeito.

- Se algum dia nos pedirem para ir a guerra novamente, não devemos permitir que isso aconteça sem a aprovação de todo o povo.

Aline Oliveira 25/08/2021

História pura
Eu simplesmente amei esse livro, extremamente rico em detalhes históricos e em alguns momentos fica até difícil discernir o real da ficção, o autor entrelaça as situações de forma magnífica,
É impossível não ter empatia pelas pessoas que viveram naquele tempo e pelo que passaram, algumas partes são dolorosas e gera muita raiva e indignação ver o quão carregado de ignorância e preconceito o ser humano pode ser.

Como todo livro cheio de personagens que a gente gosta e desgosta, eu odiei o Lev.

Alessander.Oliveira 12/08/2021

Observando a História
Muito boa leitura. Um olhar romanceado do fim da Belle Époque. Para quem se interessa por História, principalmente a do Século XX e todos seus eventos e interessantíssimos, este livro (e imagino que os outros dois volumes da trilogia) agrada bastante.

Katielly1 03/08/2021

Muito interessante!
Narrativa espetacular. Personagens muito bem construídos, a ponto de você apoiá-los ou odiá-los. Além de que, a política abordada nesse livro é surreal. Faz você querer entrar nos debates e falar por horas.
A conexão entre os seis países e seus representantes foi muito bem feita. Eles foram tão bem interligados e construídos a ponto de parecem pessoas que já vimos ou ouvimos falar em algum momento, desde os aristocratas, com a defesa dos seus privilégios, aos trabalhadores, com o desejo de não serem mais esplorados.
O que eu mais gosto nos livros do Ken Follett, é que você aprende momentos da história que realmente aconteceram e você não imaginava. Muitas coisas ditas ou comportamentos feitos pelos personagens históricos realmente aconteceram. É todo um cuidado e pesquisa para ser o mais fiel possível. Simplesmente perfeito!

Bela 02/08/2021

Excelente
Livro Excelente!!!! Comecei a ler porque vi várias pessoas recomendando. No início, tive medo de os fatos históricos serem maçantes, pois não sou muito fã dessa temática. Me surpreendi completamente! A relação das famílias no meio de primeira guerra e revolução russa é de tirar o sono. Os personagens são excelentes e me apeguei muito!

Joyce Mendes 19/07/2021

Uma aula de história
Muito bom.. o livro é um calhamaço, demorei cerca de 4 meses pra terminar, a leitura foi muito fluida, mas algumas partes acabavam cansando, então fui intercalando com outros livros. Trata-se de uma trilogia, e o enfoque desse primeiro livro é a 1 Guerra Mundial, retrata desde as trincheiras até a política que define o rumo da guerra. O autor insere personagens fictícios sem contudo, mudar a realidade dos fatos.

Gustavo.Henrique 16/07/2021

Um livro exemplar, demonstra um trabalho curioso, não só com a narrativa e seus personagens, mas com um apreço gigante pela veracidade dos acontecimentos. A história e a ficção são amigas que quando andam juntas dão excelentes resultados, esse romance histórico não só impacta pela sua história, mas também pela HISTÓRIA, os discursos, os acontecimentos, os detalhes ricamente evocados tornam um livro indispensável para amantes da leitura erudita

Lucianoarantes 12/07/2021

Me surpreendi
Gente que maravilha de livro , nunca imaginei que uma história com a primeira guerra mundial como plano de fundo seria boa, apaixonei , odiei lev entre outros , amei muitos personagens , fascinante , doido para ler o próximo livro, e o bom que no fim fala de Adolf Hitler quero ver como os personagens vão agir diante deste demônio em pessoa.

Bruno 07/07/2021

Melhor jeito de aprender história
Comprei o livro pensando no segundo e terceiro volumes, por achar que a primeira guerra é mais chata, mais parada.
Que alegria estar enganado. Estou é ansioso para começar logo O Inverno do Mundo

Arthur Sanches 07/07/2021

Conheci o Ken Follet pela sua “trilogia do século“ formada pelo livros Queda de Gigantes, Inverno do Mundo e Eternidade por um fio, fiquei ainda mais curioso em ler estas obras depois de saber que Follet contratou uma equipe imensa de historiadores para contribuir com a criação dos livros a fim de que os fatos históricos ali retratados fossem os mais próximos possíveis àqueles ocorridos ao longo do século XX, em especial a primeira e segunda guerra, bem como a guerra fria.
A maestria com que o autor narra os principais eventos que moldaram o século XX é única, tornando até os mais complexos entreveros fáceis de compreender.
Minha única ressalva é com relação à característica novelesca do enredo de seus personagens no qual todos se conhecem e se relacionam em algum momento fazendo com que o mundo pareça ter apenas 200 pessoas de modo que o autor enche a trama de facilitações narrativas para que eles acabem se cruzando.
Contudo, para mim o foco principal é a narrativa histórica dos romances de modo que entendo as decisões narrativas que o autor utilizou para conta-la, se assim não fizesse essa jamais seria contada.
Fica a dica destes excelentes romances históricos.

Alê 02/07/2021

Uma aula de história da primeira à última página, com um toque de romance e a escrita impecável de Ken Follet! Li a última linha com o segundo livro na mão. Partiu Inverno no Mundo?