Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Rosinha88 15/01/2022

Maravilhosa a história!
Nunca tinha entendido direito o início da 1° guerra mundial, nem o começo do ódio aos judeus, alemães e comunistas. Nesse livro comecei a entender como ocorreu algumas histórias, o início da guerra e ao mesmo tempo envolto a um núcleo de outras histórias fictícias muito boas e com um enredo maravilhoso que exemplifica muitas coisas e da uma visão melhor da comunidade e de como a época tava evoluindo, desde a moda e o que era vestido, até os modos como eram os tratamentos entre os aristocratas e os trabalhadores e operários. Gostei muito do livro e o recomendo.

brauner.antonio 11/01/2022

MAIS UM GRANDIOSO TRABALHO
É realmente muito interessante a fluidez com que Ken Follett transita seus personagens e fatos fictícios entre personagens e acontecimentos reais que permeiam nossa história.
Apesar da estória longa (a versão impressa que possuo tem 910 páginas!) ele conseguiu imprimir uma dinâmica muito interessante aos acontecimentos que envolvem diversas famílias espalhadas entre vários continentes, mas sempre com um fio condutor que acaba unindo todas elas, enquanto elas vivem suas vidas durante em momentos importantes como a Revolução Russa e os acontecimentos que desencadearam a Primeira Grande Guerra, bem como seu desenrolar.
Mas, afinal, para quem acompanha o trabalho deste grandioso autor, e que já tenha lido "Os Pilares da Terra", não estranhará nada o resultado final da obra - pelo menos deste primeiro volume. Ainda faltarão mais dois tijolões, que provavelmente também não darão trabalho algum para serem lidos.

Dani996 10/01/2022

História muito bem contada
Imaginei que não fosse gostar por não ser fã de historia, mas me surpreendi com os detalhes reais e os inventados.
Realmente me prendeu para ler até o final.
Talvez eu leia os outros dois...

Rodrigo.Artioli 08/01/2022

Ficção x realidade
Follett descreve magistralmente acontecimentos históricos , ora com personagens fictícios ora reais. Apesar do plot muito político não ser minha área, a narrativa é muito boa e objetiva.

Mel 24/12/2021

Um milhões de estrela ainda seria pouco, que história que livro louca para começar o segundo volume que venha a 2 guerra Mundial

Greice.Felipe 18/12/2021

Muito bom!
Os fatos históricos reais com os inventados foram tão bem misturados que dá realmente para acreditar que tudo que está no livro aconteceu. Um história totalmente envolvente.

Isabella 16/12/2021

Calhamaço!!
Romance histórico sobre 1ª guerra mundial! Adorei fazer essa imersão no contexto político da época, nos países envolvidos e na vida amorosa dos personagens. Um livro de quase 1000 páginas, com pelo menos 5 núcleos de histórias diferentes, mas que super prende a nossa atenção.

Guilherme 04/12/2021

Se eu não gostasse tanto de história, não teria terminado o livro. A relação entre as famílias, que é a parte fictícia da história, é rasa e preenchida de momentos em que reinam a conveniência e a forçada de barra pra história andar de acordo com os acontecimentos da vida real. Eu passo um pano porque só imagino como deve ter sido difícil pro autor costurar esse tanto de coisa junta, mas eu preferiria, talvez, menos personagens, com mais profundidade psicológica e acontecimentos mais naturais e menos convenientes. Alguns personagens são tão caricatos e rasos como uma tábua que dá vontade de virar a página. O cenário russo é o mais interessante e é o que manteve o livro andando, para mim.

Marli 03/12/2021

Queda de gigantes
Nossa! Simplesmente encantada com esse livro! Que autor!
Vale super a pena degustar tantos detalhes tão bem descritos!
Super indico a leitura!

ThainAh.Ferreira 21/11/2021

Realmente fascinante
O tamanho do livro pode assustar um pouco por se tratar de um tema com tantos detalhes, mas facilmente somos envolvidos na narrativa e se torna uma leitura muito fluída.
Alguns desfechos de personagens ficaram subentendido ou então não tiveram lá um final muito alegre, mas não acho que tenha um grande peso, pois nos dá a sensação de maior proximidade com a terrível realidade.
Não é o meu primeiro contato com a obra do autor, mas para quem deseja iniciar e não sabe por onde começar eu diria que é uma ótima escolha.

Mariana.Villa 14/11/2021

Pura aula de história!!!
Que livrasso!!!! Uma verdadeira aula de história sobre o início do século XX.
Já tinha lido os livros medievais de Ken Follet e as expectativas já estavam altas. No início foi estranho se acostumar com tantos personagens, em realidades tão diferentes, com acontecimentos que aconteciam simultaneamente em diversas partes do globo, mas a forma como ele consegue conectar esses diferentes personagens é BRILHANTE. Uma coisa podemos falar sobre Ken Follet: ele passa longe do clichê. Suas descrições, emaranhados e reviravoltas são tão brilhantes que o pensamento que vem é ?como ele pensou nisso???
Acho que deixaria um ps.: as partes da revolução russa acabaram ficando meio chatas - muitos descritivas e cheias de detalhes. Parecia que todo capítulo diferente tinha a mesma história: Grigori ?lutando? pela revolução. Vale pular algumas páginas, já que já sabemos o final da história ?.
A cena da ópera - já no final do livro - me lembra a icônica cena de Anna Karenina.
Personagens favoritos: Gus e Maud.

Dijair Antonino 12/11/2021

Li meu primeiro livrão
Primeira vez que li um livro tão extenso. Foram 900 páginas que em outros tempos eu acharia impossível. Porém, Ken Follett faz 900 páginas parecerem 900 linhas. Texto fluido, de fácil compreensão, e com muitos detalhes históricos. Uma verdadeira aula sobre a primeira guerra mundial. Leiam!

Tati 07/11/2021

Não tenho costume de reler um livro, mas não resisti a Queda de Gigantes. Obra prima do meu romancista histórico preferido, a história sobre cinco famílias durante os primeiros anos do séc. 20 tem doses perfeitas de romance, emoção, conflito e tensão, criando assim uma narrativa envolvente e sendo mais um acerto do mestre Ken Follett.

Ferpa 24/10/2021

6 países, 5 famílias, 1 guerra.
O livro trata da história de 5 famílias no período que antecede, durante e logo após a Primeira Guerra Mundial. Americanos, Galêses, Ingleses, Alemães e Russos. Alguns pobres cidadãos tentando viver suas vidas simples ou até mesmo miserável e outros, membros importantes da política ou aristocracia dos seus países, mas cada um com seu papel a ser cumprido na grande trama de eventos mundiais que se desenrola.
Apesar de suas mais de 900 páginas, é uma leitura fácil e agradável. Se perde um pouco em detalhes de relacionamentos amorosos no início do livro, mas nada que prejudique a obra como um todo.
Terminei agora de ler e já estou abrindo a continuação (O Inverno do Mundo) pra seguir acompanhando a saga.

SAVieira 13/10/2021

Queda de Gigantes
Leitores e leitoras, a quantos tempo eu não vos escrevo uma resenha, parece que já faz um século que eu não me comunico com o senhores... brincadeiras a parte realmente fazia muito tempo que eu não escrevia, PORÉM aqui estou eu para comentar sobre a minha mais recente leitura concluída,.
(Entretanto já deixo de antemão que depois de tanto tempo sem escrever acho que perdi um pouco do espírito da coisa kkkk )
Hoje vamos falar do livro que me teletransportou para um século atrás, em plena Grande Guerra, ou como melhor conhecemos, a 1° Guerra Mundial.
Com 910 páginas, um belo calhamaço, o livro "Queda de Gigantes" escrito por Ken Follett vai nos trazer as narrativas dos mais diversos cidadãos de diferentes países europeus ( e o Estados Unidos também) que estão entrelaçados por um mundo em guerra.
Sem dúvida um dos melhores pontos da leitura foi a construção das personagens, que são simplesmente incríveis em te deixar intrigados, fazer passar raiva muitas vezes, ao mesmo tempo que você quer saber mais e mais sobre eles e sua história.Confesso que inicialmente fiquei meio espantada com a lista de 3 páginas de personagens, mas relaxem, ao longo da história eles vão sendo introduzidos pouco a pouco de uma forma que você não precisa logo de cara saber o nome das 1001 pessoas.
Como uma boa amante de história e ficção histórica esse livro já estava na minha mira faz um bom tempo,mas sem dúvidas a quantidade de páginas (por mais que eu ame um calhamaço) me deixava com um pouco “de pé atrás” pois tinha minhas dúvidas se o enredo e a história em si não iriam ficar massantes... agora, neste momento, após lê-lo lhe garanto que foi muito pelo ao contrário, fiquei simplesmente presa e envolta com a narrativa de uma forma que passava até altas horas lendo, (ainda bem que aproveitei esses dias do feriado kkkk) afinal mesmo sabendo como a guerra em si termina nós não sabíamos como os personagens terminariam.
Definitivamente recomendo esse livro para todos que amam história, entretanto, recomendo mais ainda para pessoas que não são tão chegadas no assunto porém gostariam de aprender mais, pois creio é muito mais fácil e divertido aprender dessa forma sobre esse trágico momento histórico,(que verdade seja dita praticamente todos nós amantes de história secretamente, ou nem tanto, amamos.)
[A PARTIR DAQUI CONTÉM SPOILERS]
Sobre os diferentes pontos de vista que a história é contada, gostei muito que eles eram bem claros sobre quem era que estava narrando, diferente de algumas histórias que parece que o autor mistura tudo e nossa mente fica uma confusão. Sem dúvida os meus POV’s preferidos foram os do Walter do Billy e da Maud, o que sinceramente não foi surpresa pois eles são meus queridinhos do livro… já os que eu menos gostei foram os do Lev ,simplesmente o personagem que eu mais odiei ao longo do livro todo, e o do Gus, pois sinceramente até mais da metade do livro pareceram bem irrelevantes, o enredo dele não é ruim mas também não era bom …
Já que acabei comentando do meu personagem mais odiado vou aproveitar para falar do Fritz, o segundo mais odiado (que lutou bravamente pelo posto juntamente com o Lev) no caso a narrativa deve não era ruim, muito pelo ao contrário normalmente muitas coisas emocionantes eram relatadas justamente pelo ponto de vista dele, porém eu simplesmente fiquei decepcionadíssima com ele, no início do livro achei que ele fosse ser um dos “bonzinhos” mas na verdade só peguei raiva dele ao longo do livro, e ele era basicamente um babaca, inclusive até com dó da esposa dele eu fiquei, por mais insuportável que ela seja, de tanto que ele traiu ela.
Agora uma pessoa que eu não me desapontei foi o Walter, ainda bem pois desde a primeira vez que ele apareceu eu fiquei muito com a impressão que ele seria um dos meus favoritos do livro (algo que realmente se concretizou) além disso shippei desde o ínicio ele e a Maud e fique muito feliz que eles tiveram seu “final” terminando juntos, inclusive uma coisa que eu reparei é que o autor tem pena de matar personagens... eu jurava que um dos dois iam morrer e nada… outro personagem que eu também acreditava fielmente que ia morrer era o Billy, como podemos perceber eu já leio o livro preparada pensando que meus personagens favoritos vão morrer.
Bom, essa foi minha pequena (não tão pequena, pois aqui no World já estou na segunda folha) resenha. Até a próxima !
SAVieira 13/10/2021minha estante
A resenha a cima ainda não foi revisada, peço perdão caso encontrem algum erro de ortografia ou de concordância ;)
PS: Prometo que em breve reviso, porém não será nesse momento.