Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Leo 28/05/2021

Livro um
Brilhante, envolvente e memorável. Já li 3 vezes esse livro e nunca me canso dele. Super recomendo.

Dea 28/05/2021

Perfeito
Esse é o primeiro volume da trilogia o século, uma aula de história maravilhosa, apesar de ser ficção, é possível entender o cotidiano da Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa através da rotina de algumas famílias. Leitura fluida, gostosa e instigante para tem gosta de História.

Roberta 21/05/2021

KEN FOLLETT, obrigada por existir!!!
Este foi o meu segundo livro do autor, sendo o primeiro deles Os Pilares da Terra. Comecei a leitura com altas expectativas e adivinhem? Ele superou todas elas!

Queda de Gigantes é a história de famílias alemãs, britânicas, russas e estadunidenses no pano de fundo que compôs a trama complexa que teve como resultado a primeira grande guerra.

Desde os operários russos, versando sobre os aristocratas ingleses e adidos militares alemães, passando por uma família britânica que, originalmente, tirou seu sustento das minas de carvão, até a elucidação do funcionamento da Casa Branca, representado pelo então entusiasta diplomático Gus Dewar, essa é mais uma obra-prima de Ken Follett.

Ele conseguiu unir os temas que movem a humanidade de maneira que todas as histórias dentro da História se tornassem interessantes. As traições, a guerra, o amor, a luta de classes, o abismo aonde, ainda hoje, somos levados por sermos governados por representantes autoritários que apresentam traços do fascismo.

Perfeito, impecável.

lightweaver 18/05/2021

Resenha da trilogia e não desse livro, comecei em 1911 e terminei em 2008.
~BREAKING DOWN DA TRILOGIA O SÉCULO~

PROPÓSITO & PROPOSTA: Vamos começar pelo mais peculiar de todos, o propósito, sem propósito nós não existimos. Fomos criados pelo propósito. Propósito que nos conecta. Propósito que nos motiva, que nos orienta e que nos faz agir. Propósito que define. Propósito que nos une. A proposta do autor da vez, mais conhecido como Ken Follett, é bastante ousada, o comprometimento de contar um século de história no decorrer e três volumes, mas eu mesmo não vejo essa separação de três volumes, para mim tudo é uma história só, os três volumes contam a história de cinco famílias, as mesmas do primeiro volume ao último, temos aqui os pontos de vista de oprimidos e opressores da cadeia alimentar, mais conhecida como pirâmide social. É complicado falar sobre esse livro porque falar deles abertamente não é spoiler, os fatos aqui são históricos mas os livros são extremamente educativos, eu não tenho a mínima vergonha de falar que eu aprendi muito na leitura deles, mesmo que eu já devesse saber tudo o que há para se saber sobre isso. O primeiro volume narra a primeira guerra mundial, o segundo narra a segunda guerra mundial e o terceiro narra a guerra fria. A coisa toda é extremamente educacional e conscientizante em várias pautas, pautas essas que ainda são abordadas e consideradas bem vivas na nossa sociedade atual, pautas que foram abordadas antigamente e que podem ou não possuir algum tipo de impacto nos dias de hoje. Se preparem para fortes emoções.

WORLD BUILDING: Não existe muito o que se falar sobre isso aqui, estamos em um mundo perfeitamente normal, humano e não em uma alta fantasia incrivelmente versátil e inovadora com muitos componentes interessantes e fascinante, Oi, Brandon Sundayson, tudo bem? Enfim, vou tentar sumarizar como que é esse mundo. Eu estou com medo de vocês acharem que eu estou falando da nossa realidade, não é esse o caso!1!11! Esse mundo é cheio de corrupção e podridão, ele é cheio de opressores e oprimidos, cheio de minorias e maiorias, as maiorias pregam que as minorias têm que se curvar para as maiorias. Existe preconceito, ativismo e propagandas políticas não confiáveis, desinformação e fake news, essa me lembra demais a nossa realidade, deve ser impressão minha, enfim, temos também um mundo onde não existe tecnologia e armas nucleares, vemos esses aparecendo na medida que a história avança. Eu sou uma das pessoas que acham que o único motivo de não termos mais guerras assim é porque não existe mais conflito de território no ocidente e, é claro, armas nucleares.

CHARACTER WORK: O Homem é o único animal que mata seus semelhantes aos milhões e que transformava a natureza em um deserto de crateras de arame farpado. Talvez a raça humana acabasse se extinguindo por completo, deixando o mundo para os pássaros e árvores. Talvez fosse melhor assim. Será que é tudo tão simples assim? Talvez esse tópico aqui seja aquele onde as pessoas mais conhecedoras da história encontrem algum problema, eu não sou um desses, enquanto que as realidades históricas ditam tudo que acontece nesses livrinhos, o autor encheu ela de personagens e uma boa quantidade de dramas sofridos por esses, dramas que podem ou não refletir sobre a realidade histórica do tempo em que eles vivem. Esses personagens estão sempre próximos de grandes acontecimentos históricos, fazendo parte ou os influenciando, estão sempre lá quando grandes decisões com grande impacto global são tomadas, Ken Follett soube fazer isso muito bem mas eu compreendo também que algumas pessoas podem ter problemas com isso, principalmente no primeiro livro porque em ordem de se certificar que os leitores entendam o quanto que a primeira guerra foi complicada e difícil de se entender, que ela não começou no estopim de 1914 e que essa data foi meramente o disparo da largada, ele coloca vários núcleos que estão bem espalhados para discutir as mesmas coisas mas com visões diferentes, no começo pode ser interessante mas depois fica um pouco sobrecarregado, eu só me senti sobrecarregado com isso no primeiro volume. Também me senti muito atraído pelos personagens e seus dramas, eu não tenho a mínima vergonha em admitir que comecei a ler por causa da Ficção Histórica, mas foram os personagens, suas imperfeições e seus dramas, que garantiram que eu ficasse ligado nessa história do começo ao fim, ninguém aqui é perfeito, somos todos falhos e isso faz com que seja muito fácil para os leitores se relacionarem e se apegarem a eles piamente, foi o meu caso em muitas circunstâncias. O maior erro deles é serem humanos, como é do seu feitio.

HISTORY LINE: Não tem muita coisa para falar sobre isso, temos aqui uma história que começa em 1911 e termina em 2008, sabemos muito bem que tipo de linha ela vai seguir e onde ela vai terminar mas também ficamos um pouco cientes, na medida que avançamos, que cobrir um século com três livros é uma proposta ousada e algumas coisas vão precisar ficar de fora ou serem comentadas brevemente através dos personagens e muitas coisas vão ser narradas com uma minúcia fantástica. Uma das únicas ansiedades dessa trilogia é não saber que eventos vão receber tempo de tela e quais deles vão acontecer off screen.

WRITING STYLE: Não existe nada de muito inovador nessa parte aqui, apesar do Ken Follett ser um incrível narrador de eventos, muitas vezes você se pega vendo um filme com a sequência de narrações dele, um livro bem escrito deveria ser capaz de tampar suas falhas e não enfatizar elas, tudo aqui é bem didático e linear, Ken Follet esta claramente escrevendo o seu livro para uma plateia que não faz a mínima ideia do que vai acontecer em seguida, eu não vou ser um idiota em falar que esse tipo de conhecimento deveria ser conhecido por todos, eu mesmo aprendi muitas coisas nesses livrinhos, mas ele não faz muito esforço para esconder isso, e, tem algumas consequências peculiares, principalmente em alguns diálogos e algumas quotes que costumam deixar você se perguntando quem é que fala assim e se expressa desse modo.

THE WRONG SIDE: Como sempre, essa sessão aqui é inteiramente subjetiva, o que eu posso achar um problema, outras pessoas não. Os meus principais problemas com essa história foram HISTORY LINE e WRITING STYLE, uma pessoa que pega esses livros inteiramente pelo fator histórico e não pega nenhum amor pelos personagens enquanto a leitura vai progredindo, possuem chances de ter uma experiência não tão positiva assim mas quem conta a história são os personagens, não tem como fugir desse fato não importa o quanto você tente. Eu queria muito que o fator histórico tivesse me atraído tanto quanto os personagens, muito mais na verdade, mas eu acho que não tem muito para onde correr, contar um século de história em uma trilogia é extremamente difícil então não me irritou tanto assim, eu continuei lendo e devorando como se não houvesse amanhã. Ken Follett me manteve entretido, esse é o tipo de efeito que os autores esperam que os seus livros tenham, os livros podem possuir cinco mil páginas mas desde o momento que você foi fisgado, todas as outras coisas se tornam irrelevantes, tudo que você conhece é o surto, o surto nunca para ou termina. Outra coisa que me deixou extremamente chateado é que a ásia oriental e o antigo oriente, ou oriente médio, não receberam Pontos de Vista, eu adoraria ter visto qual que era a realidade deles mas compreendo que essa deve ter sido uma decisão difícil de tomar, principalmente no segundo volume, de um lado eu fico triste por não ter tido a oportunidade de ler núcleos assim e por outro lado eu entendo o motivo dele não ter feito isso, em algum momento nessa minha cruzada de ficção histórica eu terei que pegar um livro desses dois núcleos, tenho certeza que deve ter vários para eu escolher.

NOTAS: Chegando ao final dessa resenha eu percebi que talvez eu devesse ter escrito uma resenha separadamente para cada livro mas não foi esse o sentimento que eu tive quando terminei de ler a trilogia, eu não consigo ver essa história separadamente, para mim é tudo uma grande história mas com tomos. Talvez eu tenha ficado com essa sensação porque eu li os três livros em sequência, eu adoraria saber se vocês tiveram a mesma sensação que eu. Mas mesmo depois de eu ter escrito essa resenha eu ainda sinto os dedos coçando nervosamente quando eu considero escrever uma coisa mais minuciosa e específica sobre os volumes dois e três e vai ser por isso que essa resenha vai ficar no volume um e não nos outros, se eu for abatido por uma outra epifania de sensações sensacionais, eu devo escrever algo para eles, quem sabe. Eu posso estar errado sobre o que eu escrevi, tudo isso que eu digitei aqui pode estar errado e por favor se sintam livres para descordar de qualquer coisa que seja, a minha opinião é menos que irrelevante.

Lu 16/05/2021

Tudo que um estudante de RI queria em um livro
Nunca pensei que iria ler esse livro, em especial porque o tamanho desse livro sempre me assustou na estante da minha casa. Em decorrência da quarentena, fiquei curiosa com o livro e acabei dando uma chance e li as 900 páginas em 10 dias. Foi simplesmente incrível!!! As histórias são envolventes, tem amor, drama, história, geopolítica ( ponto fraco de todo alindo de relações internacionais) e guerra. Acho que por muito tempo li textos de faculdade com aquela letra miúda em papel branco xerocado... Não sabia como eu tava com sdds de ler um livro com uma boa diagramação e entender tudo que estava escrito na pagina. Além disso, sentia que estava aprendendo muito enquanto lia, já que os fatos históricos realmente ocorreram. Livro perfeito se você é um estudante de humanas que quer ler alguma ficção mas ao mesmo tempo tem que sentir que está aprendendo algo! emprestei o livro para meu amigo de curso que já está tendo uma crise de amor com o livro tambem kk
Cinthia.Guil 16/05/2021minha estante
A trilogia é fantástica. Terminei hoje o último livro.

Renata.Santos 03/05/2021

Romance rico em história
Se você gosta de ler romances de cunho histórico, Queda de Gigantes é pra você!
As histórias de cinco famílias, cada qual com suas origens e peculiaridades, vivendo os anseios do pré guerra e 1ª guerra mundial, se cruzando de forma inacreditável em meios a fatos históricos com um toque da ficção, é realmente incrível. Ken Follet acerta muito no balanço do que é real e o que é ficção, te imergindo mais ainda nas distintas realidades da época.
É uma leitura grande, intensa, mas super prazerosa!
Mandis 03/05/2021minha estante
Pronto, agora depois da resenha tenho mais um livro pra ler. Obrigada kkkkk

Kaprãn 02/05/2021

História viva
O Ken Follet tem o poder de misturar realidade com ficção, no livro isso fica claro e nos confundi, não sabemos se o personagem é verdsdeiri ou se o fato histórico realmente existiu

Ana 23/04/2021

Ken Follett é sempre uma ótima pedida, ainda mias com essa trilogia que abordará o século XX. Esse primeiro livro tem contextualizações da época que te fazem voltar no passado. Com personagens femininas marcantes e com uma dose de romance e reviravoltas, apesar de ter 900 páginas o livro passa voando

Dai 22/04/2021

Conhecer Ken Follett foi incrível.
Ele junta Duas Paixões minhas história e romance, além de ter a capacidade fascinante de te permitir mudar de opinião sobre os personagens ao longo do livro ou seriam os personagens que mudaram ao longo do tempo de acordo com as suas experiências?

Manoela138 10/04/2021

Favorito, perfeito, tudo de bom!
Um dos meus livros favoritos da vida! Foi uma leitura deliciosa e super educativa/informativa. Eu amei tudo nessa história, os personagens foram muito bem construídos e a escrita do autor é extremamente fluida. Meus personagens favoritos foram: Billy, Gregori e Ethel. Achei que o Ken Follett soube escrever muito bem sobre esse contexto da Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa. Foi possível ver como todas as classes sociais foram atingidas pelos desdobramentos desses conflitos. Amei cada página desse livro, estou apaixonada pelo autor. Livro 5 estrelas e favorito!

Monica Sobrinho 10/04/2021

Este foi o primeiro livro do Ken Follet que li. Não gosto de história, mas a escrita do autor me conquistou .
Sânia 10/04/2021minha estante
Você vai adorar, Mônica. Este autor é muito bom. Este livro tem uma sequência de mais dois volumes, para fechar a história do século 20. Esta leitura me abalou bastante, sabendo que os personagens são fictícios, mas que todos os horrores narrados realmente foram reais e acontecerem com pessoas reais. Chorei bastante lendo esta trilogia.

Monica Sobrinho 03/05/2021minha estante
Oi Sânia, eu tenho os outros dois livros Ev já vou começar a ler o próximo.

Josimar.Nunes 04/04/2021

Primeira parte da trilogia que conta a história do século 20, a vida de famílias da Inglaterra, País de Gales, Alemanha, Rússia e EUA se cruzam, tendo como pano de fundo, eventos que marcaram a humanidade como a Primeira Guerra Mundial.
Poli_ 04/04/2021minha estante
Esse livro é muiito bom

Josimar.Nunes 05/04/2021minha estante
??

Nanda Carvalho 27/03/2021

Muito bom!!!!
História de personagens paralelos a acontecimentos históricos não poderia dar errado.
A leitura e tão fluida que você não sente as mais de 800 páginas. Com grande diálogos políticos o que na minha opinião é o diamante dessa história.
Sou grande fã de romances históricos e esse com certeza é um dos melhores que já li. Agora vamos pro segundo. Será que tem como ficar melhor? Espero que sim!

yJoaozin 18/03/2021

Primeiro livro da trilogia "O Século", vamos lá o que eu achei da leitura? Extremamente leve, são 912 páginas que parecem ser 200. Além de relatar as histórias dos personagens durante a 1GuerraMundial, é muito bom para conhecer e entender a geopolítica, as relações entre os países que levaram ao conflito.

Jess 12/03/2021

fiquei achando que o autor era historiador de tantos detalhes reais que estão presentes nesse livro. uma ficção histórica detalhada, contada de forma muito rebuscada e empolgante. impossível não se tornar simpatizante da luta das mulheres e do proletariado lendo esse livro (se for alguém contra ou em cima do muro heh). mostra também a política do jeito que ela é: muito suja — em diversos aspectos.
enfim, adorei, uma ótima leitura e quero muito terminar a trilogia.