Queda de Gigantes

Queda de Gigantes Ken Follett
Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Pam 07/03/2021

Um balde cheio pra quem gosta de história.
Nunca gostei muito de história. Quando estava no colégio durante as aulas de histórias eu costumava ficar lendo meus livros de fantasia. O professor brigava, chamava minha atenção, mas eu sempre lia. O professor percebendo que eu gostava de ler, me recomendou que eu lesse Por Quem Os Sinos Dobram, que é um livro também histórico, que se passa na Guerra Civil Espanhola.

Desde então, tenho lido alguns livros com contexto histórico mas nunca tinha achado um tão bom quanto esse do Hemingway. E agora eu achei.

Queda de Gigantes me deixou sem palavras. É um livro muito muito bem escrito, e despertou em mim a vontade de ler livros históricos novamente.
Vou dar sequência na leitura da série, mas estou muito feliz de tê-lo lido. Recomendo segamente, mesmo pra quem, como eu, tem sua dificuldade com o gênero.

Gabi Dietrich 06/03/2021

Uma aula de história fantástica.
Esse livro assusta um pouco no número de páginas, mas bastou que eu conhecesse os personagens que a história fluiu muito bem.

Eu sempre adorei aprender história, e esse livro me deu uma aula e tanto! O autor colocou pontos de vista de vários países e personagens de diferentes classes sociais, sobre a primeira guerra e a revolução russa. Ele nos fez entender como foi difícil para as mulheres conseguirem seu direito de voto na Grã-Bretanha, como cada país envolvido na guerra já carregava consigo razões para lutar, e a visão que os cidadãos de cada nação tinha da guerra.

E que narração detalhada e impressionante! Eu me senti muito próxima dos personagens e foi difícil não defender todos eles, mesmo quando alguns não mereciam.

Mesmo sendo o pano de fundo desse livro a primeira guerra mundial e a revolução russa, a gente acompanha muitos fatos diferentes que nos fazem ter uma visão mais global daquela época, e não caracteriza-la somente por esses dois eventos. Havia muitas outras lutas ocorrendo paralelamente, o que para muitos pode passar despercebido, mas que o autor fez questão de colocar em destaque.

Eu só tenho a agradecer por ter tido a experiência de ler um livro em que aprendi muito, que me fez refletir sobre outros pontos de vista, e que me manteve curiosa até o final. Mal posso esperar pelo próximo livro e para conhecer os próximos personagens, descendentes desses que foram tão amados por mim.

Se você quer entrar de cabeça na nossa história, sair dequele contexto pré definido que aprendemos na escola e entender como as pessoas pensavam no início do século XX, eu recomendo esse livro. Ele te dá tantas perspectivas diferentes sobre um mesmo evento que você começa a realmente entender porque a história levou o rumo que levou.
Gui 07/03/2021minha estante
Que baita resenha! ??

Ethel williams 02/03/2021

Melhor trilogia da minha vida
Faltam adjetivos que expressem o quão maravilhoso é esse livro, chego a arrepiar só de pensar no quanto que amei cada personagem, cada acontecimento e cada reviravolta. Ken Follett conseguiu dar um novo significado a esse período histórico para a minha vida e mirou acertivamente no meu coração.

O desenvolvimento do enredo em si é esplêndido, em nenhum momento senti um pesar por parte dos acontecimentos históricos, é tudo tão natural que segue um fluxo delicioso, com as medidas certas de tensão, conquista e tragédia. Apesar de muitas coisas inevitáveis, saber o que ocorreu não é o mesmo do que saber como, e o processo foi algo que o autor explorou e abusou, originando essa relíquia para a humanidade.

Quanto aos personagens... Bato palmas pela maneira como foram tão bem desenvolvidos, passei por toda as alegrias e tristezas, torci, amei e sofri com eles, e o que mais me encantou foi como eram pessoas reais, com demônios e trevas que precisavam ser vencidas e com qualidades extraordinárias que agraciaram meu coração com respeito e admiração. Quem é Ethel Williams se não minha rainha? E Gregori sendo esse exemplo de amor e gentileza... Devo a esses personagens quem eu me tornei hoje, porque acompanhar a tragetória deles foi essencial para a consolidação da minha idetidade, das minhas opiniões e da minha visão de mundo. Levarei-os comigo para o restante da minha existência, e apesar de serem apenas fictícios, eles existiram para mim, tornando-se parte do meu ser, que é o que realmente importa.

É muito mais do que um livro sobre a Primeira Guerra, é um livro sobre seres humanos, sobre valores, amor e família. É uma leitura instigante, com os fatos perfeitamente lincados e personagens extremamente cativantes. Em uma palavra diria transformador, você se renova depois de ler esse livro e a coleção toda. Incrível mesmo, eu até me emociono com tamanha perfeição.

idade recomendada: +15

Gladston Mamede 24/02/2021

Uma fantástica passagem pelos anos 1910. Bárbara. Um livraço.

Alicia147 23/02/2021

Leitura maravilhosa!!
Que livro!
É o primeiro de uma trilogia que chamam de “a trilogia do século” porque cada um conta um período histórico do século XX que envolvem 5 famílias.
O primeiro traz a Primeira Guerra Mundial, o segundo a Segunda Grande Guerra e o terceiro a Guerra Fria.
O livro traz como as pessoas estavam vivendo em cada momento. Traz romance e história dentro dessa relação que envolve as cinco família: duas britânicas; uma americana; uma russa; e uma alemã. É uma história que passa de geração em geração e mostra o modo como essas famílias estão interligadas.
Trata-se de um livro que vai trazer personagens que se apaixonam, que se casam, que vão a guerra, que ganham e perdem, que ganham e perdem dinheiro. Trata-se de um romance como outro qualquer, porém o que vai diferenciar essa história é a relação dessas cinco famílias, são as motivações de cada personagem, suas ideologias, suas lutas e todo esse processo de construção que vai nos mostrar que não há um grande vilão nessa história ou uma vitima, porque todos estão lutando por alguns ideais. É a humanização dos personagens que estão envolvidos ali com todos os eventos que vão ocorrer que faz com que a história seja extraordinária. São as diferentes classes sociais lidando umas com as outras, é a partir disso que a gente consegue entender as diferenças e o ponto de vista de cada personagem. Talvez você não entenda de imediato porque algum personagem age como age na leitura do primeiro livro, mas depois você vai entender suas motivações, no segundo ou terceiro livro. Talvez você não concorde, mas você passa a entender depois seus motivos e consegue se colocar no lugar dele para entender seus por quês.

Os trabalhadores estão cansados da exploração da aristocracia, principalmente no que se refere a força de trabalho que se dava de modo muito desequilibrado naquele momento.
As mulheres estavam clamando pelos seus direitos, que eram muito pouco ou nada reconhecidos. Tem uma personagem central nessa linha, e elas querem melhorias, querem mudança, querem ter voz, principalmente no meio político.
O autor traz eventos que realmente aconteceram na história e insere personagens fictícios e traz esses momentos de uma forma brilhante. O autor busca aproximar o leitor dos fatos e romantiza a história. Pode-se perceber que os personagens causam uma empatia e isso nos aproxima mais ainda da história, porque você se identifica e se importar com o que acontece e com o que virá na sequencia.
Esse personagens passam pela Grande Guerra e pela Revolução Russa na década de 1920 e vão sofrer todas as consequências desses episódios.
Na verdade o que se constata é que depois da Grande Guerra aquela sociedade e o mundo como um todo, nunca mais voltou ao normal, ou a ser do modo como era antes de tudo isso.
Mesmo com do fim da Primeira Guerra, existiu ainda uma constante desconfiança do mundo inteiro em relação aos outros possíveis conflitos que poderiam vir a acontecer.

Matheus.Silva 22/02/2021

Sensacional
É incrível como a narrativa retrata ambos os lados dos eventos que levaram a primeira guerra mundial. Sem dúvidas é um livro que prende do início ao fim, apesar de conter suas 913 páginas em nenhum momento o autor enche o texto com diálogos desnecessários, são 913 páginas de pura aflição, curiosidade, indignidade e é claro aquele toque de romance.

Tati Ricci 17/02/2021

Fantástico!
Uma aula de história com personagens muito carismáticos e apaixonantes.
Você se envolve com o livro do inicio ao fim. Olha para trás e consegue ver que tudo isso aconteceu realmente. Que os homens tomam decisões que são capaz de mudar o mundo inteiro.
Nem parece que é um livro de 900 páginas!! Ou melhor, que é só o começo de uma trilogia...

Clio0 15/02/2021

Ken Follet já era conhecido por escrever livros sobre a Guerra Fria, mas ultimamente ele tem preferido se voltar para a Idade Média, e com esse livro inaugurou sua fase de Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa.

Para os que já eram fãs, há uma certa expectativa de encontrar os jogos de espiões pelo qual era conhecido. Mas Queda de Gigantes foca mais em táticas militares e descrições de batalhas.

O livro segue a vida de cinco famílias que se intercalam. Infelizmente, essa é a parte que põe em evidência os pontos fracos do autor. As personagens são pouco mais que estereótipos da época.

Ainda assim, a narrativa é coesa e fluída. O tamanho do livro pode assustar alguns, mas a leitura é muito boa e vale a pena o esforço.

Pedro.Gondim 05/02/2021

Queda de uma Era
"Vamos ? disse a Lev. ? Pare de berrar. Temos que ir.
À beira da praça, foram parados por um velho cuja a pele do rosto se enrrugava em volta de dois olhos marejados. Ele usava uniforme azul de operário.
? Vocês são jovens ? disse ele a Gregori. Havia angústia e raiva em sua voz. ? Nunca se esqueçam disto ? falou. ? Nunca se esqueçam dos assassinatos cometidos aqui hoje pelo Czar.
Gregori aquiesceu.
Não vou me esquecer, senhor ? disse ele.
Que você viva muito ? retrucou velho. ? Que viva o suficiente para se vingar do Czar coberto de sangue pelo mal que fez hoje". (p. 115)

Gabriel 04/02/2021

Maravilhoso!
Que aventura sensacional que esse livro me trouxe. Uma história envolvente que te prende de um jeito inacreditável se misturando aos acontecimentos históricos do início do século XX.

Follet ainda garante que durante o livro as passagens com personagens reais são baseadas no que realmente aconteceu ou com certeza poderia ter acontecido. Tudo isso traz um enriquecimento surreal pra a obra.

Diversão do início ao fim aprendendo história ao longo da jornada.

Aline Medeiros 24/01/2021

Simplesmente fascinante
O romance, Queda de Gigantes conta a história de cinco famílias de diferentes nacionalidades que têm suas vidas marcadas pelos conflitos da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa.
Com muita maestria Ken Follett, entrelaça personagens reais e fictícios a eventos históricos que marcaram o século XX.
Esse livro é simplesmente fascinante, a narrativa é muito envolvente, rica em detalhes e muito bem construída.

Para aqueles que são admiradores e apaixonados por história esse livro é perfeito!

Paula 13/01/2021

Aula de história com romance como pano de fundo
Comecei a ler a trilogia sem saber do que se tratava. Depois de ter lido Os pilares da terra, e me apaixonado, resolvi ler mais coisas do autor, e foi a melhor coisa que fiz. Que livro lindo, adoro histórias de romance e essa me surpreendeu pela aula de historia que tive, não sabia muita coisa sobre a Grande Guerra e adorei cada detalhe parte do livro, com uma escrita fluída e envolvente li as quase 1000 páginas em pouco mais de três dias.

Rafael 11/01/2021

Sempre há um certo receio quando começamos a ler um livro desse tamanho, mas queda de gigantes, apesar das suas mais de 900 páginas, é tão bom, mas tão bom, que você não consegue parar de ler. Simplesmente sensacional! 5 estrelas é pouco pra esse livro!!

Carla 30/12/2020

Para quem gosta de história não se arrependerá!
Incrível como lemos um livro grande e não percebemos, vários enfoques sobre a primeira Guerra Mundial, ótimo livro que mistura ficção com realidade, super indicado!

Emilia @biblioteca_decitacoes 27/12/2020

Trilogia O Século, Ken Follet
Resolvi escrever uma resenha para a trilogia inteira, já que o fio da narrativa principal todo mundo já conhece das aulas de História. Nesses três livros, acompanhamos a vida de 5 famílias dos EUA, Inglaterra, País de Gales, Rússia e Alemanha, durante os grandes acontecimentos do século passado. Em Queda de Gigantes, temos a narrativa durante a Primeira Guerra Mundial, em Inverno do Mundo, vemos os personagens enfrentarem e Segunda Guerra Mundial, e em Eternidade por um Fio temos, por fim, a Guerra Fria.

Acompanhamos os personagens fictícios, juntamente com personagens históricos, protagonizando momentos decisivos de um século muito conturbado. Passamos pelo sufrágio feminino, revolução russa, ascensão e queda do partido nazista, luta contra segregação racial nos EUA, construção e queda do Muro de Berlim, corrida nuclear durante a Guerra Fria e muitos outros acontecimentos importantes.

No decorrer da narrativa, Ken Follet dá ao leitor “acesso ao camarote” de momentos famosos do século XX. E além de aprender e recordar muito sobre História, acompanhamos tudo isso de um ponto de vista diferente das salas de aula: percebemos como todos esses conflitos afetaram a vida de pessoas comuns. Elas tiveram sonhos interrompidos, foram separados de pessoas queridas e tiveram sua liberdade atacada por muitos anos. A sensação que fica depois de ler os livros é de ter visto de perto e vivido algumas das emoções que as pessoas que passaram por tudo aquilo viveram.

Um dos aprendizados principais da leitura desses livros é reafirmar a importância de estudar História para não repetirmos os erros do passado. Embora continuemos a ver muitos equívocos serem repetidos ao longo dos anos, é de extrema importância persistir e sempre relembrar o que foi feito de errado no passado que degringolou no mundo em que vivemos hoje.

Nos dias de hoje, a maior parte do muro de Berlim já não existe mais, porém alguns trechos foram preservados e se tornaram memoriais. É o caso da East Side Gallery, uma galeria de arte ao ar livre que expõe, em mais de 1 km de muro, artes de pessoas de diversos lugares do mundo. Nas resenhas, eu geralmente separo algumas citações que me marcaram durante a leitura, mas desta vez não consegui escolher nenhuma que representasse essas quase 3 mil páginas. Porém, escolhi uma das artes da East Side Gallery que me impactou muito e me lembrou da leitura desses livros. Uma escrita, sobre o desenho do planeta Terra, diz em alemão “Du hast gelernt was freiheit heisst und das vergiss nie mehr” (“Você aprendeu o que é liberdade e nunca se esqueça disso.”)

Instagram literário: @biblioteca_decitacoes