Queda de Gigantes

Queda de Gigantes Ken Follett
Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Luiza 10/11/2022

"Com excessão dos mortos, todos estavam com medo."
Acho de suma importância que as pessoas se interessem e lêem essa obra, o autor narra com minúcias acontecimentos ocorridos durante a primeira guerra mundial e a revolução Russa do ponto de vista de pessoas normais que estavam inseridas e viveram o conflito.

Os acontecimentos são narrados do ponto de vista tanto de aristocratas ingleses, diplomatas alemães e norte-americanos, e mineiros galeses quanto de mulheres sufragistas, soldados, revolucionários, e proletariados Russos. Perssonagens nos quais têm suas histórias conectadas e cruzadas ao decorrer da narrativa.

Os perssonagens intercalam entre fictícios e reais, assim como os diálogos e acontecimentos, temos a presença de perssonalidades como o Presidente Wilson, Winston Churchill, Trótski entre outros. E houveram momentos que eu me perguntava se tais perssonagens de fato existiram, pois cada um deles são construídos de maneira grandiosa e detalhada que dão a impressão que de fato estavam inseridos na história real.

A história em si é incrível, me trouxeram momentos de grande euforia, raiva, e tristeza, adquiri um conhecimento absurdo lendo esta obra, conhecimento no qual eu jamais adquirira antes, nem mesmo nas aulas de história.

O autor nos prende na narração com acontecimentos grandiosos, contando de forma tão detalhada e ao mesmo tempo tão clara, juntamente com drama e conflitos políticos e amorosos. Com toda certeza é merecedor de cinco estrelas,e após aquele desfecho incrível, mal posso esperar para poder ler a continuação.

Patricia 31/10/2022

Esse livro é MUITO bom. Eu, que não sabia quase nada sobre a primeira guerra mundial, aprendi muito. Uma aula em cada página.

Rodolfo 22/10/2022

Uma aula de História!
Me surpreendeu muito.

No contexto da 1a Guerra mundial, o autor mesclou a narração dos acontecimentos desse período tão sombrio com o drama de 5 famílias fictícias; estas presentes ativamente nas diversas nações envolvidas nesse contexto.

Desde o início Ken Follett já nos prende com a fluidez e criatividade em apresentar esse enredo de forma tão interessante.

O único ponto que não gostei muito foi que, em alguns momentos o aspecto "político" se extendia muito, onde dezenas de páginas seguidas abordavam esse assunto. Sei que são fatores cruciais para descrever o contexto da história, mas pelo menos para mim, foi um pouco cansativo.

Já iniciei a leitura do 2o volume da trilogia, e não precisa nem dizer que recomendo muito essa coleção!

Bianca.Vemdrame 18/09/2022

Magnífico!
O autor nos presenteia com mais um título de valor imensurável. Uma oportunidade de penetrar em fatos históricos verídicos a partir da história de cinco famílias de nacionalidades diferentes, e suas passagens pela primeira Guerra Mundial.

Bruna 11/09/2022

Superei todos os meus receios literários com esse livro. Sempre tive problemas com obras muito longas e com muitos personagens e Ken Follet me mostrou que o problema nunca foi realmente esse, mas sim a qualidade contida nessas muitas páginas e personagens. Manter o interesse do leitor por mais de 900 páginas é um assombro. Em momento nenhum a história se torna desinteressante, muito pelo contrário. Ainda bem que esse é só o primeiro livro da trilogia e já estou ansiosa pelas 1.800 páginas que ainda virão.

Beto 04/09/2022

Sem sombra de dúvidas um dos melhores livros que li na vida. Esse livro já me foi recomendado inúmeras vezes, e dada a fama de Ken Follett e a nota alta no Skoob era de se esperar uma boa leitura, mas não contava que fosse ser surpreendido dessa forma. Eu já imaginava que fosse gostar, mas não que fosse gostar tanto.

Confesso que sempre adiava a leitura por causa das 910 páginas mas a leitura é tão fluida, a escrita é tão boa, os personagens tão bem construídos, diálogos e acontecimentos históricos tão bem contados que parece que as 910 páginas são 300.

Mal posso esperar pra pegar o segundo volume da trilogia.

Super recomendo!!

Amanda.Andrade 01/09/2022

Fatos históricos misturados com ficção, escritos de forma mestral por Ken Follett. Livro que te prende do início ao fim, entrelaçando a vida de todos os protagonistas. Tudo tem um sentido, nada se perde

Caroline 30/08/2022

Apaixonante e viciante
Um dos meus livros favoritos!! Completamente apaixonada por cada personagem, mesmo os com carácter duvidoso. É bem lento muitas vezes mas vale a pena e também nos dá detalhes interessantes sobre reais acontecimentos passados. Curiosa para saber como os casais ficam, como meus personagens favoritos superam suas dificuldades e como tudo se encaminha na política mundial.

luh 29/08/2022

considerações finais
o livro é muito fluido, talvez pelo fato de que ele tenha que resumir muitos acontecimentos em poucas páginas mas as 900 páginas passaram voando
achei que ele pende muito mais pra esquerda ao contar a história
nenhum personagem é totalmente bom ou ruim, mas o dewar, o walter, o billy e ate o lev me conquistaram
as falas irônicas nesse livro são impecáveis
tem muita frase de efeito
gostei demais, 5 estrelas + fav

Lilian.Inoue 25/08/2022

O século
Como sempre emocionante, envolvente e tbem muito "histórico", pois aborda momentos importantes da nossa história mundial e sempre mostrando o lado forte e determinado das mulheres!! Adorei!!

Leo 23/08/2022

Que livro fantástico do mestre da ficção histórica.
Que livro fantástico do Ken Follett. A sua escrita que nos prende a cada capítulo, seus personagens são muito cativantes, fora a forma como a história narra os eventos históricos e políticos que vão acontecendo nas primeiras décadas do século XX. Um livro incrível por si só, que abre com maestria a trilogia sobre o século XX.

Raphs 18/08/2022

Aula
O livro é uma aula, como sempre Ken Follet nos envia para fatos históricos com uma riqueza de detalhes e brilhantismo...

O livro conta a história de cinco famílias tendo em comum vários fatores entre eles o principal que é a primeira guerra mundial...é o segundo livro que eu leio do autor e ele consegue ligar uma quantidade de personagens de uma maneira natural e exemplar...

O livro é longo mas no final vale a pena, são 910 páginas que não terminam por aí já que se trata de uma trilogia...

Se você gosta de história por favor leia.

Samara 05/08/2022

Grata Surpresa
Sempre gostei de ler, mas confesso que os calhamaços sempre me deram medo.
Como estava na vibe retorno à leitura em alta resolvi retomar minha lista e para minha surpresa lá estava ela: a trilogia Século, de Ken Follett.
O primeiro pensamento foi: será a primeira leitura que abandonarei na vida, pois não vou dar conta.
Comecei a leitura vendo o número de capítulos e pondo uma meta para não desistir, porém a leitura mesmo com temas muito pesados e bem leve e prazerosa.
Os primeiros capítulos são bem extensos e quantidade de personagens assusta, mas com a fluidez da leitura você consegue saber quem é quem e a qual núcleo pertencem.
O autor coloca uma lista com todos os personagens e suas referências, mas ele conduz tudo com tanta maestria que você consegue acompanhar as histórias sem se perder.
Ken Follett de fato é um mestre na arte de mesclar ficção à realidade. Os detalhes que ele incorpora ao livro torna tudo muito palpável até mesmo para leitores de outras nacionalidades e tempo.
Já ansiosa pelos próximos calhamaços da trilogia.

Lara.Basoni 30/07/2022

Um grande livro!!!
Como uma pessoa que sempre gostou de História, especialmente do século XX, já me encantei com a premissa dessa trilogia e minhas expectativas foram totalmente atingidas e até superadas nesse volume. QUE LIVRO BOM!!! Estava receosa pelo fato de ter muitos personagens e muitos acontecimentos a leitura ser confusa e maçante, mas felizmente eu estava enganada. Um livro extremamente bem feito, que não dá vontade de parar de ler, uma leitura cheia de significados e sentimento, que em diversos momentos me deixou arrepiada. Já estou ansiosa pelos próximos volumes!!!

Erilane.Rocha 26/07/2022

Enfim, terminei, depois de quase 4 meses. Nunca demorei tanto pra ler um livro (pelo menos não que eu me lembre), mas a demora não foi pelo livro ser grande ou por ser ruim, pelo contrário o livro é maravilhoso, eu que estava sem tempo e infelizmente prolonguei a leitura. Mas por um lado até foi bom por que eu não queria que ele terminasse.

Mais uma vez o Ken não me decepcionou, a escrita é sensacional. Eu fiquei com medo de não compreender as partes da guerra mas ele narra de uma forma muito fluída que até eu que não sabia muito sobre a história da primeira guerra, entendi tudo.

Mas não é só isso. O livro narra a história de cinco famílias e cinco países que de diferentes formar foram marcados pela guerra. O autor mistura os fatos históricos que realmente aconteceram com a ficção e assim a leitura fica cada vez mais envolvente.

Não sei como vou fazer pra continuar a ler a trilogia mas já estou ansiosa pra saber o que vai acontecer nos próximos livros.
Emilia.Reis 26/07/2022minha estante
Amo esse livro, e acompanhar o desenrolar da guerra a partir das famílias de cada país... o 2 é muito bom também

Drica do Biscuit 26/07/2022minha estante
A trilogia é incrível! Pra mim, o top de tudo que Ken ja escreveu! Amo! ?