Queda de Gigantes

Queda de Gigantes Ken Follett
Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Juno 16/03/2022

chegando ao fim - finalmente - desse longo romance e só posso dizer: do caral**!!

o volume do livro pode assustar de início, mas a trama histórica é tão bem costurada e desenvolvida que se torna impossível se desvencilhar da leitura.

importante livro para entender melhor os mecanismos políticos econômicos socio-culturais que estão por trás de qualquer conflito - passado e futuro.

ansioso para começar o segundo livro da trilogia!

Ed.Costa 15/03/2022

Muito bom!!! Cinco estrelinhas!!
A sensação que tenho ao finalizar a leitura é de ter acompanhado, de pertinho, um dos mais marcantes fatos históricos do século XX! De ter estado dentro de um livro, onde fatos marcantes que mudaram a história do mundo, e personagens que foram cruciais nesses momentos, foram retratados. Isso faz toda a diferença!
São cinco personagens que têm suas vidas entrelaçadas e o curso delas alterado em razão da deflagração da primeira guerra mundial. O conflito é o pano de fundo que permeia toda a narrativa
Vale muitíssimo a pena ler!

Rosana 12/03/2022

Magnífico
O melhor de 2022 ? demorei mais valeu cada página.
Romance, guerra, descobertas, desafios, preconceitos, enfim, magnífico.

guimpinheiro 11/03/2022

900 páginas passam muito rapidamente
Quando estava na escola assistindo aulas sobre a primeira guerra mundial, achava interessante, mas não era algo que me fascinava tanto.

Agora, quando Follet cria seu romance do sobre este período de diversos pontos de vista diferentes (Russos, Alemães, Ingleses, Americanos e diversos outros que participam dessa guerra) com seus personagens tão reais e as figuras históricas aparecendo e você sentindo na pele que elas estavam passando na pele, o começo do século XX se mostra um período fascinante!

É um livro enorme, estou com as mãos cansadas de segurá-lo, mas você quer saber o que esses personagens vão fazer em uma das guerras mais sangrentas da história, entre revoluções, lutas de poder, roubos, trapaças e amor.

Leiam, vocês irão adorar!

Mimi 11/03/2022

Primeiro romance dessa trilogia.
Conta-se a história de cinco famílias durante a primeira guerra Mundial e a revolução russa.
É uma aula de história em ritmo de romance mistura de personagens reais e fictícios.
No início pela quantidade de páginas do livro assusta mas a escrita do autor é muito boa fazendo com que o leitor passe por cada página do livro sem perceber.

Pretendo continuar lendo essa trilogia.

PRETO 04/03/2022

Até que enfim terminei, ouvi muitos elogios sobre a obra, mas particularmente achei ele apenas bom, não é ruim, mas... já li melhores.
Nota 6,5

Ricardo de Andrade 09/02/2022

Melhor romance que já li
Acho que simplesmente não há muito o que dizer. Terminei o livro há pouco. Possivelmente é o melhor romance histórico que já li. E talvez seja o melhor por algum tempo. Estou doido para ler as próximas obras de "O Século". O fato é que... Não tenho muito para dizer agora, pois estou sentindo um milhão de coisas com o final dessa obra.

Tenho pouco a dizer e muito a sentir...
Ainda bem!
Apenas leiam essa obra incrível de Ken Follett.

luca 07/02/2022

Não sei nem como descrever essa obra prima, um dos melhores livros que eu ja li com crtz!! Uma aula de historia deliciosa, 910 pags que voam sem nem perceber e não cansa em momento algum. Personagens interessantíssimos, trama bem feita com essa mistura de personagens reais e fictícios. Enfim, Ken Follet é absurdo, vontade de ler tudo dele

Gabriel 05/02/2022

Decidi reler esta obra em janeiro/2022 e gostaria de promover algumas considerações à respeito.

Primeiramente, acho que a "empreitada" do Ken Follett não foi nada fácil, pois o "boom" do caótico século XX foi extremamente complexo, com vários acontecimentos históricos importantes, nos mais diversos países. Condensar boa parte desses acontecimentos em um romance de 900 páginas, realmente, não é brincadeira.

Desta forma, em sua natureza histórica, o romance funciona muito bem. Aqui acompanhamos 5 famílias de diferentes nacionalidades: ingleses, alemães, galeses, russos, americanos. Todas essas famílias irão vivenciar os contextos sociais e políticos da época local, além de estarem relacionadas por um fator em comum: a primeira guerra mundial.

O romance apresenta muitos fatores históricos interessantes: desde os acontecimentos preliminares que resultaram no conflito da 1ª guerra até as principais batalhas propriamente ditas; lutas políticas sufragistas por parte das mulheres inglesas; máfia nos Estados Unidos; a Rússia czarista, revolução bolchevique e posterior guerra civil; tratado de Versalhes e a decadência da Alemanha pós guerra; etc. Vemos, portanto, que é muito conteúdo para ser colocado em um livro, portanto, não espere uma profundidade histórica dos acontecimentos narrados (é absolutamente compressível isso não acontecer).

Como "romance" em si, infelizmente, deixou um pouco a desejar: diálogos clichês, sem profundidade, situações muito "novelescas".

Ou seja, no fundo, eu estava pouco me importando com os personagens (o que não ocorreu em outro livro dele, Mundo sem Fim), só queria mesmo era visualizar os acontecimentos históricos.

Ás vezes, a intenção do autor era esta mesmo.

De toda forma, consegui bons aprendizados e um bom divertimento. Vejamos como será o livro 2.

Vitória 29/01/2022

Mais um cristal do Ken Follett
Esse é o terceiro livro do Ken Follett que leio. E, agora, já posso dizer que não espero mais decepções literárias da parte desse homem, porque foi um livro melhor do que o outro. Os três (pilares da terra, mundo sem fim, e agora esse) me passaram sentimentos muito semelhantes, fazendo com que eles se tornassem uma espécie de "confort books" pra mim.
Os personagens do Ken, como sempre, são extremamente bem construídos. Acho incrível como ele sabe exatamente em qual momento focar em cada um deles, e alternar os pontos de vista de uma forma que a história não fique cansativa em momento algum, mesmo o livro tendo 900 e tantas páginas. Os romances, mais uma vez, são um espetáculo à parte. Walter e Maud ganharam meu coração de cara e, mesmo os casais que não tiveram tanto destaque, conseguiram me encantar.
Aqui, pela primeira vez, notei algumas diferenças nos personagens em relação aos outros livros que li do Ken. Depois de ter lido três livros dele, deu pra perceber que ele tem uma espécie de "fórmula" (e não estou dizendo isso no sentido negativo, porque, mesmo que ele tenha fórmula, eu continuo amando esses livros), no sentido de conseguir perceber que tal personagem desse livro meio que tem o mesmo papel de tal personagem em outro livro (percebi muito isso em relação à Maud e à Caris, de mundo sem fim). Mas, como já disse, senti falta do personagem completamente odioso que eu rezava a cada página pra que morresse de forma bem dolorosa nesse livro. Tudo bem que alguns personagens aqui tomam decisões péssimas, e eu queria das bofetada na cara de vários deles, mas nenhum despertou apenas o meu ódio. Isso ajudou pra que os personagens se tornassem ainda mais reais pra mim. Afinal, quem não faz umas merdas de vez em quando, não é mesmo?
O plano de fundo histórico é muito bem explorado. Cheguei a pensar que o autor ia deixar o lado político da guerra um pouco de lado, mas estava errada. Ele explora tudo, e nos mínimos detalhes. E, por incrível que pareça, isso não se torna cansativo em momento algum. O Ken sabe explicar política como ninguém. Mesmo tendo estudado a primeira guerra há, pelo menos, uns 6 anos, ele conseguiu deixar tudo muito claro pra mim. Mesmo com a parte ficcional, foi uma aula e tanto de história.
O único ponto que posso destacar como negativo aqui é o final. Não sei se é pelo fato desse ser o primeiro livro de uma trilogia, mas achei o final um tanto quanto aberto. Nos outros livros que li dele, o final era extremamente bem amarradinho, mostrando como todos os personagens tinham ficado. Aqui isso até que aconteceu, mas só em parte, alguns personagens (como o Grigori) foram deixados de lado, não sei se pelo fato de serem explorados nos próximos volumes. O que me deixou com um pé atrás foi o fato do segundo volume se passar durante a segunda guerra mundial, ou seja, uns bons anos na frente desse aqui. Ainda não li sequer a sinopse do segundo livro, então não sei se devo esperar o retorno de alguns dos personagens, ou quem sabe dos filhos deles. De qualquer forma, é um livro incrível.
Bruno Duerre 28/02/2022minha estante
Adorei sua resenha, obrigado por compartilhar sua experiência.
Estou tomando coragem pra iniciar essa trilogia que com certeza é uma obra prima.

Janaina 29/01/2022

Calhamaço Perfeito!
Reunindo rica pesquisa histórica com um envolvente romance, o autor nos convida a reviver os bastidores e os acontecimentos decisivos da 1a guerra mundial, sob o olhar de personagens espalhados pelo País de Gales, Inglaterra, Rússia, EUA, Alemanha e (poucos) França.

Apesar da enorme quantidade de personagens, é difícil se perder na trama, que é costurada com o capricho de um grande tecelão que tem o compromisso maior com a perfeição da sua obra.

Apesar de enorme, não cansa. Pelo contrário, deixa com gostinho de quero mais.

Cleto_48 28/01/2022

Primeiro de 2022
Eu não sei bem por onde começar a descrever essa matavilha. Follet mistura acontecimentos históricos com um belo desenvolvimento de personagem (quem me conhece sabe o quanto eu amo).

As interações, as relações políticas, as crises, o contexto histórico, tudo é extremamente detalhadi e imersivo

Bri 26/01/2022

A melhor aula de história
Comecei a ler esse livro com o intuito de conhecer um pouco o assunto da primeira guerra mundial antes de estuda-lo na escola. E não podia ter feito uma escolha melhor.

A narrativa tem pontos de vistas de vários personagens: galeses, ingleses, americanos, alemães e russos, tanto aristocratas quanto camponeses. Assim Ken Follett criou um enredo que apresenta todos os lados da história, deixando tudo simples e claro. Envolvida não apenas com toda a pressão de uma guerra eminentemente, mas também com o drama e o romance de cada personagem, lia 100 páginas sem me dar conta.

Completamente apaixonada pelos personagens e pela narrativa inteligentíssima, logo lerei os próximos livros da trilogia. Com certeza foi a melhor aula de história que já tive e terei.

Dan Lazarini 21/01/2022

Aquele livro que te prende do início ao fim
Livro excelente. Trama bem feita. Essa mistura de personagens reais com fictícios me atraíram a conhecer essa história. Amei acompanhar a trajetória dessas 5 famílias tão diferentes entre si que tiveram seus destinos entrelaçados pela primeira guerra mundial. Ansiosa pra começar a sequência e ver como a segunda guerra afetará ainda mais suas vidas e de seus descendentes

Ana Júlia 20/01/2022

Um primor de romance histórico
Este foi o primeiro livro que li do autor e me surpreendeu muito.

O autor conta a história de uma maneira muito fluida e quando você se der por conta, 800 páginas passaram voando.

Os diferentes núcleos são igualmente interessantes, assim como os personagens individualmente, eu me apaixonei e odiei personagens na mesma proporção.

A ambientação do livro é muito envolvente. Isso é bom e ruim. Faz o livro ser bastante imersivo e você se sentir lá, mas ao mesmo tempo, o ?lá? é na primeira guerra mundial, então não é um lugar muito agradável de se estar. Por isso em muitos momentos eu precisei pausar a leitura, sentia a necessidade de sair de lá um pouco.

A escrita é tão envolvente que em alguns momentos, mesmo sabendo do desfecho histórico, eu me peguei na expectativa crescente de que outra coisa acontecesse.

Um livro muito muito bom, uma verdadeira aula de história com sabor de romance.