Uma Dobra No Tempo

Uma Dobra No Tempo Madeleine L'Engle

Resenhas - Uma Dobra no Tempo

Carlos 09/03/2019

Minha opinião sobre o livro:
Vi muita gente aqui nas resenhas dizendo que não gostou do livro, que é meia boca, que é isso e aquilo. Entendo vocês, mas jamais quero ser como vocês. Certamente deixaram morrer a criança que um dia vocês foram, ou pegaram um livro sem saber que era voltado para crianças e o julgaram como se fosse feito para um adulto.

Uma Dobra no Tempo é um excelente livro para crianças, acredito que entre seus 8 e 11 anos, principalmete. A autora consegue fazer com que nossa mente vague e vague por uma imaginação tão forte, que só quem ainda guarda em algum lugar a criança que já foi um dia, conseguirá entender a riqueza desse livro. Uma bela mistura de ficção científica com fantasia. Encaixou perfeitamente.
Claukalline 11/03/2019minha estante
O livro é lindo, estou amando a Leitura.

Carlos 11/03/2019minha estante
Que bom que está gostando do livro. Depois desse ainda tem mais quatro da série.

Luzia.Monteiro 14/03/2019minha estante
Eu gostei muito e já vou para a leitura do segundo.

Carlos 14/03/2019minha estante
Eu ainda não vou ler o segundo por enquanto. Mas pretendo terminar a série.

Fe.Va 22/04/2019minha estante
Tenho 11 anos e acho que sou a maior hatet do livro kskssks

Carlos 22/04/2019minha estante
Vi sua resenha, e você mesmo com 11 anos ainda, já analisa livros como um adulto. Por isso não gostou do livro... acho que a geração de vocês tá amadurecendo mais rápido que a minha.

meiriellen 02/02/2019

A edição é linda, mas a história não é. O filme é péssimo. É o pior é q comprei o livro. Foi triste
Esthefany.Tavares 04/02/2019minha estante
Eu tenho a coleção toda e não consegui passar do primeiro, ta encalhada na minha estante. Tem editora q pensa q uma capa dura e boa edição fará com que um livro sofrível passe a ser bom.

meiriellen 04/02/2019minha estante
Eu assisti ao filme ontem, quase morrendo. Não tem nada q diga "uau!" A hq é linda , MAS, a história não tem nada. E te digo q o pior é q comprei os 4 livros. Rsrsrs.. foi triste.

Esthefany.Tavares 04/02/2019minha estante
Eu tbm tenho todos kkkkk foi a pior compra literária que fiz kkkk

Thaisa 15/12/2017

Leve, divertido e envolvente
Uma Dobra no Tempo é o primeiro livro de uma série clássica infantojuvenil de Madeleine L'Engle e que está completando 50 anos de existência. Desde o seu lançamento, o livro tem causado polêmica entre seus leitores. Por ser claramente uma obra de fantasia cristã, o livro tem dividido opiniões e essas opiniões a respeito da obra, são das mais variadas.

Quando comecei a ler -me interessei por ele por ser uma fantasia infantojuvenil e também ficção científica (gêneros que amo) - não fazia ideia que ele seria  cristão (eu e minha mania de ler livros às escuras) e descobrir isso no decorrer da leitura, tornou tudo muito mais agradável.

Bem, livros de ficção cristã são raridade em nosso mercado e sempre que me deparo com um, fico muito feliz. Essa é uma realidade que precisa mudar urgentemente no meio literário.

Uma dobra no tempo é aquele tipo de livro que agrada pessoas de todas as idades. Ele tem personagens cativantes, uma história intrigante e envolvente, aventura e suspense nas doses certas e mensagens fortes que podemos levar para toda a vida.

A autora criou um mundo que consegue unir coisas que conhecemos com elementos fantásticos, despertando a nossa curiosidade e desejo de continuar a ler o livro até o final. Antes de escrever minha resenha, li opiniões de outros leitores sobre o livro e percebi que algumas pessoas comparam a obra (de maneira inconsciente) com As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis. Talvez pelo fato de Nárnia ser uma das obras de fantasia cristã mais conhecidas e acabem achando que toda fantasia cristã tem que seguir o mesmo caminho. Errado pessoal.

Uma Dobra no Tempo não tem nada a ver com Nárnia; a única semelhança é que ambas são cristãs e carregam mensagens bíblicas em seus enredos. O que, aliás, está bem explícito na obra de Madeleine.

Gostei bastante da leitura, mas ela deixa algumas lacunas no enredo. Senti falta de um maior aprofundamento em algumas coisas, como por exemplo, um melhor desenvolvimento e descrição sobre os mundos visitados pelas crianças e seus moradores. Não sei dizer se isso será suprido nos outros livros da série...

A edição da HarperCollins Brasil está impecável e no final do livro, temos acesso ao Discurso de agradecimento da autora pela medalha Newbery (Um excelente discurso, por sinal) e um Posfácio, que é na verdade uma mini biografia da autora e a trajetória de escrita até a publicação do livro, escrito por uma de suas netas. Vale muito a pena conferir os dois.

O livro tem uma mensagem muito forte sobre o amor, família e alguns princípios que se todos colocassem em prática, viveríamos num mundo muito melhor. Não é um livro para todo mundo ler (isso é um fato, principalmente se você vier com preconceitos e a mente fechada), apesar de conter uma linguagem simples, voltada para os mais jovens, algumas pessoas podem confundir as coisas e julgar a obra com preconceitos. Acredito que justamente isso é o que faz o livro gerar tanta polêmica.

Precisamos usar nossa inteligência. Tenho certeza que todo mundo é plenamente capaz de compreender o que é uma obra de ficção (com seus elementos fantásticos ou não) e o que é realidade. A leitura é feita para nos distrair e cabe à nós assimilar aquilo que é bom ou não. E, olha, essa obra tá cheia de mensagens (bíblicas) que valem muito a penas ser colocada em prática! #FicaDica

Resenha publicada originalmente no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2017/12/resenha-uma-dobra-no-tempo-de-madeleine-lengle/
Juh 15/12/2017minha estante
Uou até fiquei com vontade de ler, amei a análise miga. Arrasou!

Thaisa 19/12/2017minha estante
Obrigada Juh :) Leia mesmo, vale a pena!

sharla_sudario 05/01/2018minha estante
Adorei a resenha! Acabou de entrar pra minha lista de leitura de 2018.

The_Sad_Escapist 29/09/2021

Um dos maiores problemas do livro é os seus personagens irritantes. O plot é interessante e eu fiquei curiosa, mas os personagens conseguem estragar esse sentimento.

A protagonista é insuportavelmente chata e seu único traço de personalidade é ficar gritando com os outros. Até mesmo os personagens que eu comecei gostando acabei odiando no final, que inclusive foi totalmente anticlimatico e a solução do problema foi vergonhosa.

De maneira geral, não consegui achar o livro bom, mas ele tem um ponto positivo por conseguir prender o leitor logo no começo por sua escrita leve e dinâmica.
Beca 30/09/2021minha estante
Obrigada por isso! Eu estava pensando muito em comprar esse livro pela capa bonita apesar de ter achado o filme uma chatice. Agora definitivamente não vou comprar, não tenho paciência para personagens irritantes.

The_Sad_Escapist 30/09/2021minha estante
De nada!
Eu tinha esperança do filme ser melhor que o livro, mas pelo o que você disse não é não ?

Beca 30/09/2021minha estante
Kkkkk eita! Mas tente assistir acho que ele continua com os mesmos problemas do livro mas os efeitos estão ótimos ?

Brina.nm 29/03/2018

tudo e nada ao mesmo tempo...
Bom, tenho que começar essa resenha dizendo que estou bem decepcionada. Comigo, com as divulgações, com o livro, com tudo! Hahahaha! Eu estou começando a ler mais ficção científica, e quando soube desse livro que é "UM CLÁSSICO DA FICÇÃO CIENTÍFICA" fiquei bem empolgada, pois se é pra começar vamos começar por um bom, vamos começar pelo que está sendo adaptado pela DISNEY. Mas quando comecei a ler, não deu. Não desceu, e tem tantas coisas erradas nesse livro que eu não sei se o problema foi comigo, foi com a história, o hype, ou sei lá o que.

Basicamente Uma Dobra no Tempo é um livro onde conhecemos Meg, uma garotinha de aproximadamente 12 anos que é bem deslocada na escola, e só é boa com números, ela tem três irmãos, sendo que o que é mais ligada é Charles Wallace um garotinho de 4 anos extremamente inteligente, ele sabe o que ela está pensando sempre, e é seu melhor amigo.

Uma bela noite uma senhora estranha entra em sua casa e todos parecem tratá-la bem demais, apesar de não a conhecerem, Meg acha aquilo muito estranho, mas mais estranho ainda é logo no outro dia embarcar em uma jornada com seu irmão de 4 anos, um colega de escola com quem ela nunca conversou direito, a velhinha da noite passada e outras duas mulheres tão estranhas quanto ela. O objetivo? Salvar seu pai, que está muito bem vivo e necessitando de ser resgatado.

“Pensar que sou um bobão faz as pessoas se sentirem superiores – disse Charles Wallace. – Por que eu deveria acabar com essa ilusão?”
Bem é basicamente aí que o problema do livro começou pra mim. Como o livro é bem fininho a história é rápida demais. Não sabemos porque o menino é tão inteligente, não somos preparados para tal jornada, não conhecemos Calvin, e logo estamos em uma jornada "épica" entre dimensões para salvar o pai dos meninos.

Não são dadas muitas explicações durante a história, basicamente quando surge algo que desconhecemos a resposta é sempre "seu Planeta é muito atrasado, você não entenderia" e isso me incomodou muito, porque realmente eu queria entender, e acredito que explicações poderiam ter sido dadas mesmo os personagens sendo crianças, afinal se eles eram tão inteligentes entenderiam não é mesmo?

As três mulheres que acompanham os garotos são a parte mais interessante do livro, pois elas são bem peculiares, e são meio que 'seres divinos' então elas não sabem se expressar para humanos direito, da maneira que estamos acostumados. Mas teve uma delas que mais que incomodou, a que falava citando poemas, músicas e principalmente a Bíblia. Buscando algumas referências para fazer essa resenha descobri que o livro era uma ficção científica cristã, e olha digo com toda sinceridade que isso não combinou muito, pois ao mesmo tempo que tinha seres de outros planetas super desenvolvidos, a autora queria falar que o "mal" que eles estavam lutando era tipo Lúcifer, e que até Jesus já lutou contra ele enquanto viveu. (momento ateia revirando os olhos com essa explicação)

Outro ponto que não me desceu foi o quanto essas crianças são chatas. Desculpa pessoal mas a Meg é um embruste, eita menina birrenta do caraio! Ela é insuportável, toda hora faz birra com as coisas que quer, não sabe esperar, dá chilique por coisa que já explicaram pra ela, sinceramente ela parecia a que tinha 4 anos, Charles também ficou meio incoerente, porque ele é super inteligente ~leitor de mentes ~ mas em alguns momentos continua agindo como uma criança bobinha de 4 anos, e Calvin coitado, ficou ali de cenário, porque não fez praticamente nada o livro todo hahaha.

O texto tem uma revisão impecável, porém a repetição do nome Charles Wallace a cada página me incomodou mais. Teve uma página que eu contei o nome dele nove vezes, e em todas as vezes que chamavam o menino era citado os dois nomes, TODA VEZ. Ninguém chama o irmão pelos dois nomes o tempo todo, ainda mais um menino de 4 anos. No fim eu já estava toda estressada com esse nome porque não aguentava mais eles falaram toda hora.

“É tão assustador quanto empolgante descobrir que matéria e energia são a mesma coisa, que tamanho é uma ilusão e que o tempo é uma substância material. Temos como entender, mas é muito mais do que podemos compreender com nossos míseros cérebros de ser humano.”
O livro não tem muita aventura também, achei que os três iriam nessa jornada por Planetas e dimensões diferentes e que eu iria me animar durante a difícil caçada pelo pai, mas tudo foi resolvido fácil demais, rápido demais, e quando eu vi já tinham terminado a aventura, eu fiquei lá com aquela cara de: UÉ, já acabou?

E a minha última crítica é a questão da ficção científica. Eu não li muitos livros do gênero, mas por ser um clássico achei que a história iria envolver várias viagens por Planetas, várias explicações legais, e basicamente não teve nada disso. O negócio de falarem toda hora que meu planeta não era desenvolvido e cortarem o assunto me deixou bem frustada, e terminei o livro bem triste mesmo.

Sendo bem sincera, não queria fazer essa resenha tão negativa, mas não me empolgou em nada essa leitura. Eu tentei, eu comecei a ler sem saber de nada, sem nem mesmo ver os trailer do filme, mas a cada página tudo ficava pior e quando as coisas pareciam que iam melhorar o livro acabou, assim, do nada. É realmente uma pena porque eu estava empolga com esse livro, a edição é maravilhosa e estava namorando ela na pilha de leitura a um tempão, eu detesto ficar com esse sentimento de frustração depois de me decepcionar com um livro que eu queria muito, mas infelizmente não dá pra mentira pra vocês e dizer que amei um livro que não me agradou em nada.

O segundo livro já está sendo lançado, e não sei bem se quero continuar as 'aventuras' desse trio, algumas coisas me agradaram é claro, mas os defeitos são marcantes demais para pensar em passar por eles tudo de novo hahah

site: http://www.stalker-literaria.com/2018/02/resenha-uma-dobra-no-tempo-1-madeleine.html
Bella Nine 09/04/2018minha estante
Não vi problema nenhum com o fato do livro ter um cunho cristão e ao mesmo tempo utilizar-se da ciência. Talvez o fato de eu seguir a doutrina espírita - ciência, filosofia e religião - me soar assuntos tão comuns e interligados.
Acho que As Crônicas de Nárnia utiliza muito mais do cristianismo em sua obra.

Blue 15/05/2018minha estante
Só uma coisa, Charles Wallace tem 5 anos

Mariana 07/09/2018minha estante

Chris. 06/08/2022

"Um livro também pode ser uma estrela"
Que livro,hein!
Tive vontade de ler desde quando lançou o filme, por volta de 2017. Tinha me encantado com a história e como o filme era impressionante, até que quando li o livro era algo extremamente diferente! Melhor!
Admito que tem horas em que nos questionamos o porquê de certas características bem específicas para cada personagem, mas acho que são pontos importantes para narrativa.
Amei porque é um livro bem "família" serve tanto para criança, mesmo tendo um universo complexo, quanto para jovens e adultos, que amam mergulhar em universos fantasios. É uma boa recomendação para quem gosta de "O Hobbit" ou "O mágico de Oz", por exemplo (amo os dois então valeu a pena).
Acho que é uma livro bem 8 ou 80, ama ou odeia. As coisas acontecem bem rápido e andam de um modo suave, podendo gerar diversas interpretações, mas teve um ponto em que faltavam poucas páginas para acabar e eu tava tipo: "Cadê a solução??" Aí a solução foi em um piscar de olhos k. Enfim, acho que depende muito do gosto de cada um
Amanda3913 11/08/2022minha estante
Isso é que eu chamo de uma resenha de milhões

Amanda3913 11/08/2022minha estante
Menina, se vc indicar uma bula de remédio para eu ler, eu leio
Quem dirá uma história interessante dessas

Gabie 17/03/2020

A história não me conquistou, não senti empatia pelos personagens e achei que a própria relação entre eles foi muito rápida e confusa. Além disso, e apesar de toda a premissa, o final foi rápido e fácil, deixando pouca vontade de ler a continuação.
Cla 17/03/2020minha estante
Achei o mesmo quando li!
Apesar ter uma escrita super rápida de ler, acabei demorando obstante por conta disso...

Cla 17/03/2020minha estante
*bastante rsrs

Mari 20/03/2019

Minha pequena [e falha] visão do: UMA DOBRA NO TEMPO
Eu devo deixar claro que aprendi que nenhuma leitura é ruim, as vezes, ela só não é adequada para aquela pessoa. Pra mim essa não é uma leitura adequada, mais acredito que pessoas entre seus 10 à 17 possam gostar e viajar junto com esse livro...

Um dos pontos baixos do livro é a personagem é a menina Meg, quando nas primeiras paginas ela já estava gritando e chorando eu fiquei irritada e com isso ela perdeu a graça pra mim. Espero que outros leitores consigam entende-la, porque eu não consegui.
Penso também, que o livro deveria ser mais devagar, as coisas acontecem muito rápido e sem explicação, talvez isso atrapalhe a experiencia.

O que eu aprendi com o livro: Livros são como pessoas, as vezes a gente ama, as vezes a gente gosta, e as vezes a gente convide (lê) porque precisa.
Lana Emanuele 27/03/2019minha estante
Quando vi esse livro achei que fosse alguma coisa parecida com a série stranger things. A história é legal talvez para adolescentes. Eu não achei interessante para mim.

Jailson 28/03/2019minha estante
Não precisa se conter, o livro é chato demais mesmo: sem sentido, mistura ciência com religião, personagens chatos e leitura cansativa.

Cantinho Geek 16/04/2018

Um livro de ficção um tanto quanto diferente
Uma dobra no tempo de Madeleine L' Engle é uma obra que me deixou bem confusa e surpresa. Fiquei totalmente espantada ao ler que é uma obra de 1962 e somente agora eu fui conhecê-la e eu nem sequer tinha ouvido falar sobre. Se trata de uma série de cinco livros, sendo que o primeiro e o segundo já foram publicados em capa dura pela HarperCollins Brasil.

Volumes da série:

Uma dobra no tempo
Um vento à porta
Um planeta em seu giro veloz
Muitas águas
Um tempo aceitável

Uma dobra no tempo é um livro curto possuindo apenas 240 páginas das quais são divididas em doze capítulos bem curtinhos e nada cansativos.

No livro acompanhamos a história de Meg, Charles Wallace e Calvin. Meg é a irmã mais velha e possui o irmão mais novo Charlles Wallace e mais dois irmãos gêmeos que são mais velhos que Charles e mais novos que ela. Meg vive um momento conturbado, pois ela não se enquadra em nada na escola e sofre bullyng pois as outras crianças dizem que ela e seu irmão mais novo Charles Wallace são retardados. Acontece que Charles não costuma se comunicar com as outras pessoas, ele tem apenas cinco anos, mas é mais inteligente que todos os seres humanos adultos e tem mais facilidade de se comunicar com Meg e sua mãe.

O pai de Meg está desaparecido há alguns anos, antes ele mandava cartas, pois como um cientista ele ficava longe, mas aí ele sumiu... desapareceu e mesmo com a sua mãe indo até a empresa eles apenas diziam que ele estava em uma missão e não poderiam dar mais detalhes pois era um missão secreta. Só que a vizinhança com as suas fofocas ficavam dizendo que o pai de Meg simplesmente fugiu com outra mulher, fofocas assim deixam Meg muito irritada e ela vive se metendo em brigas.

Certa noite durante uma chuva e ventanias fortes uma senhora bate à porta da casa de Meg, Charles Wallace a conhece e diz que é a Sra. Quequeé. Uma senhorinha envolta de muitos lençóis e cachecóis. Ali ela acaba comendo e diz algo a mãe de Meg que a deixa perturbada.

— Noites loucas são a minha glória — diz a estranha misteriosa. — Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.

O tesserato é uma dobra no tempo, viajar pela quinta dimensão e de fato, dobrar o espaço que está ali e diminuí-lo. Há duas imagens no livro que vão ajudá-los a entender quando forem ler.

Certo dia, quando Meg e Charles Wallace vão visitar a Sra. Quequeé eles encontram um garoto chamado Calvin, ele também é diferente como Meg e Charles, e assim eles acabam virando amigos. Quando a noite chega aparecem a Sra. Quequeé, a Sra. Quem e a Sra. Qual os chamando para salvar seu pai. Esses claramente não são os nomes verdadeiros delas, mas preferem ser chamadas assim. E uma aventura pelo universo começa.

Meg descobre que há uma Coisa Escura no universo, uma sombra, um mal que causa caos e destruição. Essa Coisa Escura está ao redor da Terra e por isso não vivemos em paz, e o seu Pai está preso em um planeta chamado Camazotz e eles tem que ir lá para salvá-lo. No entanto, o planeta está dominado pelo mal e somente juntos poderão vencer os obstáculos.

Em Camazotz as pessoas fazem tudo ao mesmo tempo e de forma idêntica, como se fossem robôs o que deixa os três com muito medo das pessoas. Ao avançar eles descobrem que AQUELE comanda todas as mentes e o que não é submisso sofre com dor... ou morre...

Uma dobra no tempo é um livro bem louco. Eu gostei e não gostei. Confuso, né? Mas calma que eu explico, a história tem um mistério muito interessante e envolvente, mas algumas coisas eu não conseguia entender como aconteciam. Acredito que a descrição dos fatos mesmo me deixava confusa, por exemplo, teve uma hora que a Sra. Quequeé se transforma, mas eu não consegui montar nenhuma imagem do que ela se transforma na minha mente, porque não é algo com elementos terráqueos, então, não dá para "visualizar" e isso me incomodou um pouco. Teve alguns cenas que eu tive que ler duas ou três vezes para entender porque eu não sabia direito que tinha ocorrido e mudou.

A capa está linda e as edições em capa dura estão belíssimas, sem falar na revisão impecável. E diferentemente do que dizem sobre ser uma ficção cristã, eu não achei isso. Acho até muito superficial dizer isso, afinal, há apenas algumas citações bíblicas, e elas só estão ali porque a Sra. Quem explica tudo por citações, então, quando ela queria dizer algo ela falava citações.

O livro é bem contraditório, não que ele seja contraditório em si, mas nós temos esse sentimento em relação ao todo, por exemplo, teve em alguns momentos que eu gosto do livro e outros não. Como eu disse, é confuso o que você irá sentir por ele no final, mas o que se sobressaiu é que eu gostei e pretendo ler a continuação Um vento à porta que já está na minha estante e será o próximo na leitura.

Uma dobra no tempo é um livro de ficção um tanto quanto diferente, tanto que no final do livro podemos saber sobre a autora e descobrimos que as editoras da época não queriam publicar o livro por ele não se encaixar em nenhuma categoria. Mas não que ser diferente seja ruim, pelo contrário, achei inusitado e até ousado.

site: http://www.cantinhogeek.com/2018/04/resenha-uma-dobra-no-tempo-madeleine-l.html
Blue 30/04/2018minha estante
E os três primeiros ja foram publicados faz tempo pela Rocco

Cantinho Geek 02/05/2018minha estante
Sério??? Não sabia!

Naty__ 04/11/2019

A obra foi publicada em 1962, após ser recusada por diversas editoras. Atualmente, poderiam julgá-lo como um livro ultrapassado, porém, a essência nele continua e a narrativa permanece tocando qualquer leitor, principalmente as crianças e os adolescentes.

Meg tem apenas doze anos, porém, são vários problemas que enfrenta. Seu pai simplesmente desapareceu, seus irmãos são completamente diferentes dela e isso a deixa incomodada em grande parte do tempo. Bom, e sua mãe… Quer passar a ideia de que está tudo bem, porém, no fundo ela sabe a falta que seu esposo faz dentro daquele lar. Como se já não bastasse os problemas dentro de casa e dentro de si, os colegas da escola são bem complicados e birrentos.

Esse livro é diferente, trata-se de um HQ, com traços bem feitos e com frases impactantes. O leitor sente dó da personagem Meg, mas já vi muitos comentando que parece ser mimada, dengosa e biriri bororó. Não acho isso, pelo contrário. Consegui sentir afeição pela garota e me coloquei no lugar dela em muitos momentos. Não é fácil lidar com tantas coisas acontecendo ao redor, principalmente quando seu pai, a sua estrutura, simplesmente desaparece sem deixar vestígios. É ou não é para ficarmos de cabelo em pé?

A aventura do livro se inicia quando, numa noite de tempestade, Meg e Charles recebem a visita de uma senhora bem misteriosa e, ela, juntamente com outras senhoras possuem segredos que podem levar os garotos ao encontro do pai. Decididos, eles partem pelo universo em busca de qualquer indício do paradeiro do físico, o Dr. Murry. Mas o que eles descobrem vai muito além disso: todo o universo está sendo atacado pela Escuridão (com letra maiúscula mesmo), uma força perigosa que traga a luz das estrelas e dos planetas, em uma luta contra o mal que parece nunca acabar. Não dá para explicar muito como tudo isso funciona, até daria, mas poderia perder a essência, a graça da coisa.

Eu queria ter lido essa ficção científica na minha infância. Tenho certeza que contarei aos meus filhos, quando um dia eu tiver, rs. É uma leitura bem simples, mas que nos transmite uma sensação gostosa, como se fosse um filme engraçado, triste e, ao mesmo tempo, leve.

Uma dobra no tempo é uma grafic novel que nos proporciona lições para se carregar para a vida. Refletimos logo na primeira página do livro, pode parecer mentira, mas quando Meg começa a dizer “Não é o mundo lá fora que me assusta. É o tempo e tudo mais. Tudo que está acima de mim” já percebemos que algo triste está por vir. Não dá para finalizarmos a leitura e não refletirmos sobre nossas escolhas, nossos caminhos e as consequências delas.

E o que você faria se soubesse que as nossas atitudes são responsáveis por uma escuridão que toma a Terra? Como seria possível revertermos nossas ações? E o que faríamos com a escuridão ao nosso redor? É uma leitura, a princípio, para crianças, mas que todos os adultos deveriam ler. Ler para si, ler para os idosos, para os jovens, para as crianças. Simplesmente ler e absorver o que ele tem de bom. Enxergar apenas o que realmente nos importa, nos faz bem e proporciona o bem.

Sobre a edição: DarkSide rouba a cena quando o assunto é estética. A edição é lindíssima em capa dura, com um preto fosco como pano de fundo e gotas brancas e pratas, simbolizando pontos de estrelas, sem contar que existem estrelas douradas por toda a parte. O nome, ao centro, é algo bem discreto, assim como o nome da autora e de quem fez a adaptação. O destaque fica por conta das cores, das imagens das crianças e das criaturas, com efeito silhueta. A lombada possui um discreto relevo no nome da editora e no nome dos responsáveis pela obra. A caveira, ainda na lombada, segue o modelo dos marcadores enviados por eles - que são lindos, por sinal. Na contracapa, o círculo segue com muitos brilhos prateados e uma ramificação espetacular. As páginas nas laterais são coloridas, mesclam-se o lilás e o teal e, no meio do livro, as duas cores se encontram. Por dentro, várias páginas simulam o céu escuro coberto de estrelas e, a cada página virada, é uma estética diferente de deixar o leitor satisfeito com o que encontra. Parece puxa-saquismo, mas não… A edição é uma das mais lindas que tenho na estante. Enquanto lia a obra, saí para vários lugares com o livro e todos pediam para ver, ficavam curiosos e queriam folhear página por página. Vale a pena ter o seu.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2018/07/resenha-uma-dobra-no-tempo.html
Deise.Kiefer 07/03/2020minha estante
Nossa que capa mais linda,adorei
Esse gênero parece ser bastante interessante mesmo não lendo este tipo muito
Tenho certeza que seria uma ótima leitura para variar um pouco
O enredo parece ser elaborado e a personagem com muita personalidade beijos

Angela Cunha 20/04/2020minha estante
Este livro já deu tanto o que falar desde seu lançamento. Uns amaram, outros criticaram. Eu como nunca li, penso que é um enredo que coloca o leitor em questionamento e eu adoro quando isso acontece.
Um puxão de orelha nada sutil,mas que deve sim, fazer a diferença.
Falar o que do trabalho da DarkSide né? Impecável como sempre.
E sim, ainda quero ler!
Beijo

Kelly 12/08/2018

Genialmente Maluco
Para quem tinha um projeto de iniciar leituras de clássicos e montar uma nova coluna no Blog, comecei bem meu ano, mesmo que no susto, já que só descobri a importância desse livro depois da leitura finalizada, vamos conhecer um pouco mais sobre esse clássico que recebeu uma nova edição para comemorar os seus 50 anos de publicação.

Meg Murry é a típica garota que acha estranha no início da adolescência, com um temperamento nada fácil ela acredita que é um problema para sua família, e o fato de ser explosiva não ajuda em nada quando as pessoas começam a criar teorias nada respeitáveis sobre o desaparecimento de seu pai ou sobre a lerdeza de seu irmão mais novo, Charles.

Mas na verdade Charles não é lerdo, longe disso, Charles é um garoto espetacularmente inteligente para sua idade, 5 anos, a questão é que ele não se abre para todos e deixa que a ignorância alheia cubra sua inteligência, já o pai.. sim ele está desaparecido, e até o momento nada se sabe, há não ser que ele saiu para fazer um serviço em outro país e ainda não voltou, mas enquanto a bela Sra Murry acreditar que ele voltará, ninguém poderá dizer o contrário.

Meg é filha de dois grandes cientistas, e por ter um irmão tão inteligente acredita piamente que ela é o ser lerdo da família, já que até os gêmeos são mais espertos. Mas tudo isso mudará depois de uma noite chuvosa onde toda a família conhecerá a estranha Sra. Quequé, que levará os meninos para uma aventura além mundo para salvar o pai da escuridão.

Meg é apenas uma jovem cheia de defeitos que terá que aprender não só lidar com eles, mas se aceitar do jeito que é, e mesmo com toda a sua imperfeição se tornar uma heroína em uma época em que mulheres não eram nem de longe imaginadas nessa função.

Eu poderia dizer que o livro se resume a isso, ou poderia assumir a minha ignorância em entender varias trechos complexos do livro e dizer que ele não é bom, mas longe disso. Apesar dos termos físicos utilizados na narração, e do fato de que sim, por falta de conhecimento a leitura acabou ficando um pouco confusa e arrastada eu ainda sim afirmo que o livro é uma obra prima, ainda mais se analisarmos a época em que foi escrito, Madeleine sem duvida é uma espécie rara de escritora com uma genialidade admirável.

O contexto básico do livro é que Charles, Meg e Calvin, um amigo conhecido no decorrer da jornada, partirão em uma viagem entre dimensões para salvar o pai, um cientista renomado que acabou se perdendo entre as mesmas estudando o Tesserato, que seria da forma mais leiga a viagem entre dimensões, ou os saltos no tempo.

No decorrer da leitura consegui facilmente ligar o estilo de narrativa da autora em terceira pessoa, com a narrativa empregada em Desventuras em série, e ainda sim o contexto pode te fazer lembrar de livros como Os Gêmeos, Terra de Histórias ou até mesmo A bússola de ouro onde nada é o que parece e tudo pode ter varias interpretações, e quando digo isso posso usar como exemplo a escuridao, que ao passar dos anos recebeu inúmeras interpretações diferentes, algumas religiosas outra políticas, ainda há quem discuta o gênero, infanto juvenil ou Jovem Adulto? Sic-fi ou Fantasia?

O livro possui um contexto complexo, e por conter poucas explicações deixa o enredo aberto para que o leitor chegue a sua própria conclusão com relação não só aos acontecimentos como também aos personagens. Com isso em mente é fácil entender porque o livro fez e ainda faz tanto sucesso.

A série é composta por 5 livros, e pelo que pude entender cada um com uma história diferente relacionadas aos personagens conhecidos nesse primeiro volume, todos serão lançados pela HaperCollins, mas ainda estão sem data prevista.

Com uma edição de dar inveja a muita gente e de com certeza encantar os leitores a HarperCollins Brasil nos traz esse primeiro volume em HardCover e com uma diagramação impecável, no Brasil apenas três volumes foram publicados, tendo sua edição anterior pela Editora Rocco, que não reproduziu os últimos volumes.

E se já não bastasse tudo isso, o clássico ainda ganhará uma adaptação para o cinema que já possui até trailer! Só peço esperar com ansiedade pela série e por sua adaptação que espero, faça jus ao trabalho da querida Madeleine.

Madeleine foi para muitos a incrível J.K Rowling que conhecemos hoje, depois de ter seu material renegado em varias editoras, quando enfim foi publicado vendeu milhões e se tornou uma obra famosa, um clássico vencedor do prêmio Medalha Newbery em 1963, perdurando por anos a fio e ainda sim sendo adaptado para o cinema.

site: http://www.paraisodasideias.com
Eliane Sadakane 05/09/2018minha estante

Mari 27/09/2019

Simplesmente incrível!
Eu já tinha a sensação de que esse livro ia ser bom pra mim, mas eu não imaginava o quanto!
É uma leitura muito rápida, acabei tem alguns dias porém esqueci de marcar aqui!
Foi maravilhoso em cada momento, a criatividade pra criar esse livro foi algo absolutamente mágico, eu amo a maneira que a autora deixa tudo com um toque de magia e de fantasia, esse livro é incrível!
Um moço que trabalha em uma livraria na minha cidade que me indicou, disse que era o tipo de livro que eu ia gostar muito, bom, aqui estou eu enaltecendo o livro, pfvrr, se vcs tiverem oportunidade, LEIAM! ??
Gladston 30/09/2019minha estante
Fraco dms

Daisy.Anjos 19/04/2018

Bonito, leve e rápido demais.
Sobre esta edição:
Padrão Darkside Books, né bebês!
O exemplar é lindo e, cada detalhe da estrutura física, faz valer a pena o investimento.
A arte da graphic novel é simplista, porém bonita de se acompanhar. Os traços e as cores não incomodam durante a leitura.
Nota 10/10 para edição impressa pela editora.
Nota 08/10 para arte da graphic novel.

Sobre a história:
Interessante e bem promissora.
Por ser uma graphic novel, deixou a desejar na parte de aproveitamento da história.
Deu a impressão de que, do meio para o final, a história passou a ser vomitada para que acabasse logo e assim coubesse no número X de folhas.
A leitura é rápida, mas a sensação de que "falta algo" quando se termina ficou bem nítida. Talvez esta sensação seja causada justamente por dar a entender que a história foi acelerada, não dando espaço para um aproveitamento mais aprofundado do conteúdo.
Talvez o romance seja melhor no quesito "fluidez" da história.
Nota 6/10 para a história.
Ane Bispo 05/05/2018minha estante
A versão da Darkside é volume único? Ou segue a linha de divisão da Harper Collins?

Queria Estar Lendo 05/09/2018

Resenha: Uma Dobra no Tempo
Uma Dobra no Tempo é um elogiadíssimo clássico de Fantasia e Ficção Científica que ganhou uma mega edição especial pela Editora Harper Collins. A obra, da autora Madaleine L'Engle, coloca uma garota à frente de uma aventura entre galáxias e o desconhecido.

Na história, acompanhamos Meg. Ela não entende seu lugar na família, na escola e no mundo. Questionadora e extremamente teimosa - e birrenta - Meg não tem muita expectativa para seu futuro. Com o desaparecimento misterioso do pai em uma missão para o governo, a garotinha só quer continuar emburrada e reclamando de tudo até que o universo resolve colocá-la a prova.

Meg, seu irmãozinho genial e incompreendido chamado Charlie e um garoto que ela só conhecia de vista, Calvin, mas que aparentemente também se encaixa nessa questão de "não se encaixar em lugar algum" são convocados por três entidades esquisitas a viajar para muito longe de casa a fim de salvar a vida do pai da Meg - e, quem sabe, o próprio planeta Terra.

"O escuro tem algo de tangível, é possível se mover através dele, você pode senti-lo; no escuro, você caminha e pode bater a canela; o mundo das coisas segue existindo ao seu redor. Aquilo em que ela estava perdida era o vácuo horripilante."

Uma Dobra no Tempo foi uma leitura agradável, leve e bastante refrescante para o cenário da Ficção Científica. A obra, publicada nos anos 60, se tornou um clássico aclamado justamente por desafiar o padrão, dando o protagonismo a uma garota, usando linguagem mais simples para explicar situações complicadas sobre viagem entre dimensões, física, mundos novos e uma galáxia de possibilidades. E também por usar muito de religião em um cenário questionador.

Madeleine tem uma narrativa bastante juvenil; familiar a quem acompanha séries como Percy Jackson e Magisterium, mas com um humor bem mais delicado e com personagens menos rebeldes ou exaltados. Crianças de sua época, de fato.

"- Guarde a fúria, pequena Meg. Você vai precisar dela agora."

Meg é um pé no saco, mas é parte da sua história e do seu arco agir de tal maneira. Não acho suportável, mas justificável. Ela não evolui, exatamente, dentro da trama; não existe uma crescente de desenvolvimento ou de melhora em sua postura porque a história precisa que ela seja furiosa e birrenta.

Charlie, por outro lado, é o lado racional e perspicaz. O doce garotinho, considerado problemático para as pessoas que não o conhecem, é de uma inteligência e sagacidade que completam os conhecimentos específicos da irmã - e forma o equilíbrio perfeito às birras e chatices de Meg.

Calvin, por último, cai de paraquedas no grupo e acaba se entendendo muito bem com os dois irmãos. Crescido em uma família gigante e com pouca atenção sobre si, a consciência e a sabedoria de Calvin vêm para completar o que o trio tinha até então. Onde Meg é furiosa e Charlie é sagaz, Calvin é empático.

Guiada por três Senhoras esquisitas e que pouco fazem sentido - pelo menos até que você entenda, de fato, o que elas são - a jornada das três crianças pelo universo é rápida, sem grandes enrolações. Somos apresentados a três cenários distintos dentro desse mundo de possibilidades, o que deixa em aberto sobre até onde a autora pode levar os personagens na missão de salvar o mundo da Escuridão; uma massa de sombras desconhecida que se arrasta pelo universo e devora planetas e deixa o caos para trás.

"- Acho que, dentro das nossas limitações de ser humano, nem sempre somos capazes de entender as explicações. Mas, veja bem, Meg: não é porque não entendemos alguma coisa que essa explicação não existe."

Usando artifícios sutis, a autora explora religiosidade e ciência dentro da trama principal. Tal como As Crônicas de Nárnia, Uma Dobra no Tempo levanta questionamentos sobre fé e devoção, o poder do amor e da esperança - ao mesmo tempo em que cria esse mapa de planetas e tecnologia e explora ideias malucas e bizarras que, aqui, fazem bastante sentido.

Das figuras coadjuvantes ao trio principal que fazem parte do bizarro, as Senhoras se destacam. Elas são entidades misteriosas, cada uma com seu jeito peculiar de falar e de se portar, convenientemente escondendo respostas nos momentos certos para que as crianças descubram tudo sozinhas.

A edição da Harper Collins está um capricho. Definitivamente uma homenagem à saga que conquistou tantos leitores com o passar de todos esses anos; capa dura, diagramação agradável e revisão impecável.

"- Você ajudou muito porque me deixou furiosa, e quando eu fico furiosa, não sobra espaço para o medo."

Uma Dobra no Tempo é um bom livro para quem gosta de viagens no espaço e mundos fantásticos embasados em ciência; uma jornada sobre coragem, amor e esperança com um fim curioso que deixa um gostinho de "quero mais".

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/09/resenha-uma-dobra-no-tempo.html
Alana226 05/09/2018minha estante

Alex Nascimentto 03/01/2018

A trama gira em torno dos irmãos gêmeos Meg e Charles que buscam pelo seu pai desaparecido, o Sr. Murry. Eles contam com a ajuda de um grande amigo, o Calvin. O pai dos meninos perdeu-se em algum lugar no espaço, e para ajudar a desvendar esse segredo eles vão ter uma ajudinha de três criaturas, as senhoras Quequeé, Quem e Qual, e habitantes de outros planetas. ????????????????????
Nessa aventura no universo os meninos visitam os diversos lugares bem descritos na obra fazendo a nossa imaginação viajar para distante, sem rumo. ????????????????????
Aloisio.Lessa 07/02/2018minha estante
vou fazer essa leitura em março de 2018