A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

Edoarda 26/12/2022

Um livro diferente de Jane Austen - segundo a própria nota de abertura, de que o livro foi publicado muito depois de ter sido concebido. O livro faz uma crítica de si mesmo, sempre mencionando as fórmulas de como se criam heroínas, assim como há uma certa sororidade na defesa de outras autoras contemporâneas da autora, criticadas por escreverem ?simples romances?.? A abadia, apesar de dar o título a obra, só aparece cerca de uns 60% ou mais do livro encaminhado. E, movida justamente pela sororidade, Austen tenta dar ares de mistério e suspensão no que compete a Abadia - mas que não consegue executar tão bem.

livroslunaticos 15/12/2022

Bom!
É um romance leve e rápido. Com mistérios engraçados e descrições que nos fazem imaginar o lugar verdadeiramente!

Marina 14/12/2022

Mais um de Jane Austen
Todos os livros da Jane Austen me deixam um pouco angustiada com os costumes exagerados e a absoluta falta do que fazer das personagens femininas. Saber que provavelmente mulheres jovens de classes mais altas na Inglaterra daquela época realmente viviam assim só me dá mais nervoso - apesar de deixar a leitura mais interessante.

A narrativa é focada na história de Catherine, uma adolescente ingênua do interior que vai a uma viagem com seus vizinhos para Bath, onde convive com rapazes e moças da cidade e entra em contato com fofocas, jogos de interesses e flertes. Se fosse um filme, seria uma comédia romântica clichê.

Apesar disso, gostei de ler a Abadia de Northanger pela escrita da autora - nesse livro ela se dirige diretamente ao leitor em algumas passagens, além de tecer críticas irônicas aos costumes da época e aos ?intelectuais? de então, que menosprezavam a leitura de romances.

Matheus.Lamec 08/12/2022

Eu sempre tive o sonho de ler Jane Austen e amar todos os livros dela e reler sempre. Mas infelizmente 1 ou 2 livros dela que me agradou de verdade. E esse não foi um deles.

Lethicia 07/12/2022

Eeee...
Como eu já disse, eu não sou a maior fã dos livros da Jane Austen. Sim, ela é uma grande escritora e eu reconheço isso, no entanto, mesmo eu amando romance de época, eu não vejo muito o romance dos livros dela.

Não consigo acompanhar direito a história por conta do modo difícil da escrita e não recomendo pra quem é acostumado com a leitura mais atual. Não curti muito o livro por não ter muito romance e por não conseguir acompanhar a leitura. É isso, o livro é sim bom, claro, nenhum livro deve ser desmerecido, mas eu, uma fã de romances épicos, não gostei muito.

Lara320 20/11/2022

Até que eu gostei
Eu achava que ia ser meio chato por ser de época,mas os assuntos que trás nesse livro são muito relevantes,a traição o "plot" meio que me pegou de surpresa pq eu sabia que o cara era meio estranho mas NESSE ponto,enfim o final é bem fofinho

Thays 13/11/2022

Meu primeiro livro lido da autora ?
Confesso que botei muita expectativa nesse livro e a maioria foi cumprida, em parte.
Esse livro realmente foi bom mas acho que não deveria ter começado por ele, como o meu primeiro contato com a Jane Austen.
Esse livro conta a história de Catherine Morland e realmente gostei muito do desenvolvimento mas o final eu realmente esperava muito mais, mas mesmo assim foi perfeito e se fosse outro final não seria tão bom quanto foi esse.?

4.5/5 ??

Anne 04/11/2022

SOCORRO Q LIVRO BOM
Jane nunca errou na vida, se errou foi tentando acertar

Que autora incrivel, ela e agatha christie sao as unicas com o poder de me fazer engolir tantas paginas com tanto deleite em cada uma delas

Nesse livro, percebi apenas uma diferenca no modo de escrita de jane, onde ela se comunica por vezes com os leitores, mas sempre rainha do romance ??

TainA.Tarcila 28/10/2022

Livro ótimo
Tem várias reviravoltas, achei a leitura no começo chata mais na metade do livro quando ela foi pra abadia foi melhorando, resumindo Catherine sofre que só kkk ela fica rica e fica pobre, mas bom o livro é incrível peguei ódio num personagem que nunca vou esquecer, e ja sabia que certa personagem não prestava mais sem spoiler, recomendo muito um ótimo romance.

Raquel :) 12/10/2022

comecei a ler esse livro sem nenhuma expectativa, graças a deus kkkk prometeu nada e entregou o que prometeu

Kamilly.Carneiro 04/10/2022

Esse é o primeiro livro da Jane Austen que leio, confesso que no início a linguagem é um pouco difícil de se acostumar e os acontecimentos começam realmente se desenrolar de forma interessante a partir do meio do livro.

Não é um romance ruim, e continuarei lendo obras da autora, principalmente por estar apaixonada em romances de época, mas não é uma história que me prendeu aos personagens apesar de bem escrito.

É um livro com grande potencial de se desistir da leitura kkk mas a partir do desenrolar da história de Catherine e sua chegada à Abadia você começa a ler de tomar fluida.