A Casa

A Casa André Vianco

Resenhas - A Casa

4 You Books 24/03/2014

A Casa - André Vianco por T.P do blog 4 You Books
Olá leitores, hoje trago para vocês uma resenha super interessante e que também, achei um pouco difícil de fazer, pois se eu contar muito acaba estragando o conteúdo do livro, ele é pequeno e a letra é bem grande, dos que eu estou acostumada. André Vianco conseguiu trazer para o livro um ponto de vista diferente e bem interessante, além de a escrita dele ser super diferente, mas não é complicada demais.
Neste livro vemos 4 histórias diferentes, mas com um único rumo. Gisela, Ismael, Hélio e Leon, enfrentam problemas familiares, porém o que eles vivem pode ou não ser um problema do passado ou do presente, erros são cometidos e não são resolvidos antes da morte.
Com a segunda chance, eles tem a possibilidade de se recuperar, mas não salvar. Apenas uma visita na casa, pode mudar tudo e apenas com as palavras que jamais deviam ser ditas, ou por um momento que seria super importante não tenha feito.
Estas histórias são um pouco diferentes, mas com alguma semelhança é que os quatro personagens se encontraram e neste encontro é que a grande viagem irá acontecer.

“O livro é muito interessante e mostra um lado muito diferente do que imaginamos. As expectativas que criamos enquanto lemos são demais. Outro aspecto interessante é que o livro nos coloca em um ambiente, no qual está muito próximo da realidade e que assim também nos propõe uma reflexão bem empolgante. Por isso recomendo demais esse livro.” T.P
Espero que tenham gostado desta resenha, que é bem curtinha, mas por objetivos claros de ela ser deste tamanho.... Aguardo os comentários e até a próxima :D

site: http://4youbooksmania.blogspot.com.br/2014/03/a-casa-andre-vianco.html

Janaína Oliveira 02/10/2014

A casa, André Vianco
Existe um lugar onde todos têm direito a uma segunda chance...

Olás!

Vou apresentar para vocês hoje mais um livro do autor André Vianco, A casa.
A casa é o tipo de livro que você não consegue parar de ler, você simplesmente o devora em uma tacada só. Em A casa, você vai ter suspense e emoção na medida certa.
A casa conta a história de quatro personagens distintos que sofrem do mesmo mal, possuem corações angustiados, cheios de amargura e arrependimentos.
Rosana era viúva e tinha três filhas para criar. Não aguentava mais viver da forma com a qual vinha vivendo desde o terrível acidente que ocasionou a morte de seu marido Celso. Não aguentava mais a culpa que sentia e nem os remédios que tomava para tentar aliviar tanta angustia e dor. Não estava conseguindo trabalhar e mantinha conflitos com suas filhas devido à fase de adolescência.
Hélio era casado com Vilma e passava por dificuldades no casamento desde o nascimento de sua filha. A menina havia nascido com uma doença cardíaca e devido a isso, sempre fora vulnerável e necessitava de cuidados especiais. Hélio nunca demonstrou interesse pela menina, achava-a feia, franzina, e não queria acreditar que ela pudesse ser sua filha, logo ele que sempre teve a mulher mais bonita, o melhor emprego... Sua filha não resistiu a doença e morreu. Desde então, Hélio tornou-se alcoólatra e um homem estritamente amargo o que fez com que sua esposa o abandonasse.
Ismael era namorado de Gisela, e empresário do ramo de casas noturnas. Nunca parava de trabalhar, sempre queria mais. Dormia pouco e trabalhava o tempo todo. Um dia sentiu-se mal na rua e foi parar no hospital. O médico diagnosticou estresse, e sugeriu que ele tirasse umas férias e que tentasse relaxar um pouco. Ismael prometeu ao médico que iria se cuidar, mas foi da boca pra fora, ele só queria receber alta. Saindo do hospital foi direto para uma casa noturna que iria inaugurar e só deixou o local quando teve certeza de que foi um sucesso a inauguração. Mesmo com a vida agitada que Ismael era acostumado, sentia que lhe faltava algo, sempre sentira uma angústia no coração, mas pensava que fosse porque estava trabalhando muito e logo mudava o foco.
Leon (Leonora) era homossexual e usuária de drogas, vivia com sua companheira Célia. Ela não trabalhava e vivia se drogando. Célia já não estava aguentando ver Leon daquela maneira e sugeriu que ela procurasse ajuda, que tentasse se tratar, que da forma como ela estava vivendo preferia não presenciar e fazer parte daquilo. Leon acreditava que não era dependente das drogas e que poderia parar de usá-las a qualquer momento. Mas ela também tinha seus motivos, apesar de não justificáveis. Levava consigo uma revolta e uma terrível amargura no peito.
Rosana, Hélio, Ismael e Leon mesmo não se conhecendo possuíam algo em comum, um coração angustiado, cheio de culpa e arrependimento. Queriam eles talvez, se possível, uma oportunidade de mudar o passado, ou um momento que fosse para conseguir alívio e paz para suas almas. Em momentos casuais e aleatório, cada um recebeu um cartão de visitas onde se lia a seguinte frase com um endereço: O alívio para o coração atormentado está aqui. Eles tiveram muita relutância em acreditar que aquilo era possível e demoraram certo tempo para irem até o endereço que oferecia o alívio de que eles tanto necessitavam.
Debaixo de uma tremenda chuva, cada um se vestiu de confiança e seguiram para a tal casa.
Gentilmente, a senhora distribuiu as xícaras cheias do líquido quente. A bebida exalava um aroma adocicado e convidativo.
__ Esse chá é para que relaxem. Quero que fiquem calmos. Calmos para poder entrar em sintonia com o outro lado. Com aqueles que o chamaram aqui.
Rosana sentiu um arrepio percorrer o corpo, eriçando seus pelos. Quem a tinha chamado ali? Recebera apenas um cartão.
Ismael também sentiu um arrepio cruzando a espinha. Prendeu a respiração. Que casa era aquela?
__ O que vieram buscar está atrás destas portas.
Cada qual sorveu um pouco do líquido quente. Somente naquele instante notaram que cada par de cadeiras dava de frente para um par de portas. Quatro pessoas. Quatro portas. Cada um olhando fixamente para a porta à sua frente. Para sua porta correspondente.
Estava na expectativa de ler um livro de terror, mas encontrei um livro de suspense e com muita emoção, e não me senti decepcionada por isso, muito pelo contrário, simplesmente adorei a trama. Nesse livro, você vai perceber que nossa vida é o que temos de mais precioso e que devemos pensar muito antes de falar, pois podemos decepcionar as pessoas e o pior, podemos não ter a oportunidade de nos arrepender e de pedir desculpas pelos nossos atos impensados. Recomendo que leiam e após a leitura façam uma pequena reflexão: Se você tivesse a chance de reencontrar quem já se foi, você cruzaria essa porta?
Abraços e até a próxima!

Pontos positivos: A forma como foi escrito permitiu uma leitura fluida e bastante confortável.

Pontos negativos: A diagramação do livro poderia ser um pouco melhor.

Dose Literária 04/11/2014

A casa, romance sobrenatural de André Vianco...
O único contato que tive com o autor André Vianco, foi quando meu namorado me presenteou com Os sete, obra que fala sobre vampiros portugueses no Brasil, com pitadas de humor numa narrativa deliciosa, que me faz recomendar a obra a qualquer pessoa que me peça indicação de livros. Esses dias comprei A casa, por esperar encontrar mais uma obra de 'terror', com a narrativa tão familiar que me conquistou... Bem, terror não é a palavra pra definir esse livro, mas sobrenatural certamente o é...
A casa é um misto de emoções conflitantes, entremeadas em capítulos curtos, impregnada nas vidas de quatro pessoas que nunca se viram antes: Rosana, mulher amargurada pela morte do marido, ao qual viu pela última vez quando discutiram por causa de uma traição. Dias depois ele morria, e Rosana carrega - além de 3 filhas - um remorso que a faz procurar ajuda médica e remédios, que nunca trazem calma para seu espírito, a atormentam ainda mais, e ela chega ao ponto de cogitar acabar de vez com seu sofrimento, da maneira mais desesperada possível... Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/10/a-casa-romance-sobrenatural-de-andre.html

"Ana Paula" 09/11/2014

"Existe um lugar onde todos têm direito a uma segunda chance..."

Comprei este livro na Bienal deste ano, e por incrível que pareça, ainda não havia lido nenhum livro do autor. Sim, li alguns contos, mas um livro completo, não!
André Vianco é conhecido por seus romances de terror, e qual é minha surpresa quando descubro que A Casa é um romance com um enredo sobrenatural, mas calmo e que faz o leitor refletir e se emocionar!

"Alívio era tudo de que precisava. Alívio das lembranças do passado que só existiam para atormentar. Tinha medo de lembrar certas coisas. Tinha medo de ficar sozinha... Maldita casa amarela! Casa duma figa! Precisava de drogas, não de uma promessa num cartão estúpido!"

Em A Casa, conheceremos quatro protagonistas atormentados por seus erros passados. Erros que pesam na consciência e na vida atual de cada um. Rosana, Leon, Hélio e Ismael são pessoas que carregam no coração e na alma, ações que de alguma maneira, influenciam em suas vidas e quando eles estão prestes a se entregarem ao desespero, algo estranho acontece: Um cartão prometendo "o alívio para o coração atormentado." Neste cartão, além da frase que choca, há um endereço que leva a uma casa antiga e amarela. A princípio, nenhum deles quer dar o braço a torcer e encarar o que se encontra na casa, mas o desespero é tanto, que uma hora, eles cedem, e a experiência que ali vivem, encanta e fascina!

"Quando a filha Mariana faleceu, não sentira culpa, não sentira remorso. Não sentira nada. Talvez sentisse algo parecido com a sensação de "dever cumprido". Ele havia alimentado aquela menina. Havia sustentado aquela menina. Havia suportado. Sabia que a filha tinha sido um erro."

Eu confesso que o começo do livro me deixou desejosa. A narrativa é em terceira pessoa, intercalando entre os quatro personagens principais, o que não foi ruim, mas a maneira que o autor usou a repetição para entoar o que os personagens sentiam, me deixou em paciência. Quando, finalmente, a história tomou um rumo diferente das "repetições", a leitura fluiu super bem e consegui terminar a leitura em poucos minutos. O livro não é grande, com suas 186, o livro só encanta mesmo do meio em diante. Gostei da narrativa do autor e da linguagem utilizada, ele escreve como falamos, isso deixou o livro mais verossímil! Também gostei do tema abordado. Minha história preferida foi a de Hélio. Conseguiu me emocionar de verdade.

"Hoje Ismael sonhava em poder voltar no tempo e sofrer um ataque de mutismo naquele instante. Voltar no tempo e não dar um pio quando o pai abrisse a boca para criticar sua nova tentativa de empreendimento. Daria tudo para uma oportunidade dessas."

Esta é a segunda edição da editora Novo Século, e também minha capa preferida. Não que as outras não fossem bonitas, são sim, mas essa incorpora mais o enredo. A diagramação é simples, mas muito bem feita. Os capítulos são separados por números e no final, alguns possuem o nome dos personagens. Não encontrei nenhum erro de revisão, o que foi maravilhoso dado aos demais livros da editora que li.

"Leon passou a mão no cabelo vermelho bagunçado, encostou a cabeça no batente e suspirou. Tinha que parar com aquela merda. Estava perdendo a última coisa que lhe restava na vida.Estava perdendo Célia."

Para um primeiro contato com o autor, creio que tenha sido uma boa oportunidade. Mas estou ansiosa para ler os demais livros dele!

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2014/11/resenha-casa-andre-vianco.html?showComment=1415541460247#c4708388210445445512

Gisa 19/12/2014

Um pouco decepcionante
Nesse livro, nós conhecemos a história de 4 pessoas. Rosana, Ismael, Helio e Leon. Rosana traiu o marido e ele morreu em um acidente. Ismael, é um homem que vive apenas para o trabalho, pois não quer ter a vida que o inútil pai teve. Hélio, perdeu a filha que ele nunca amou para uma doença. E Leon, foi expulsa de casa pelos pais e eles morreram sem que eles voltassem a se entender.
O tempo passa e essas 4 pessoas sentem a culpa e o remorso por não terem aproveitado a vida com seus entes queridos.
Então em um dia de chuva, a vida desses 4 é ligada e eles são misteriosamente atraídos para A casa. Lá são recebidos por Dona Irene, uma senhora, que diz que agora, cada um terá a chance de concertar um erro do passado.
Será que essa é a saída para curar um coração aflito? Quando tudo se resolve o coração se acalma?
Então galerinha. Devo dizer, que esse primeiro contato com o autor, não foi muito bom. O livro não é ruim. Ele tem mensagens importantes. Mas está longe de ser um livro maravilhoso. E se esse é mesmo o melhor livro do autor, não entendo seu sucesso. Mesmo assim, estou confiante para conhecer Os Sete. Que eu espero gostar mais.
A história não é ruim. Traz reflexões importantes, sobre o que é realmente importante. Talvez, o maior problema tenha sido a expectativa por conhecer o trabalho do autor. Talvez, se eu nunca tivesse ouvido nada sobre, eu teria gostado. Mas não foi esse o caso.
A história também é um pouco contraditória e meio fantasiosa demais. E acho que no começo há muita explicação e depois tudo acontece rápido demais e você fica ãh? Também não me emocionei com nenhuma das histórias. A que mais mexeu comigo foi a da Rosana. Ali, eu achei que ia chorar. Mas que nada.
Em compensação posso dizer que é um livro fácil de ser lido.
Não indico para quem ainda não conhece o autor. Se você quer conhecer o trabalho do André, comece por outro. Esse é um pouco decepcionante. Espero não me decepcionar com os próximos.
Como eu disse, não é um livro ruim; mas faltou um toque especial.

Paulo Guedes 03/04/2015

Lindo
Surpreendente , maravilhoso, toca em nossa alma. Perfeito !

VevezPF 07/04/2015

A Casa - André Vianco
O melhor livro que eu já li, li e reli umas 5 vezes, em todas eu choro.

Se trata da história de 5 pessoas que tem uma segunda chance de concertar um erro do passado. A narrativa é muito boa, a história é viciante, eu pelo menos comecei a ler e não parei mais.
Um livro que faz você pensar nos seus atos, pensar que a segunda chance pode existir, não como no livro, mas as vezes precisamos errar e perder para entender e valorizar. Quem nunca errou, magoou alguém ou fez uma coisa que se arrependeu e daria muita coisa para voltar e corrigir.

Juliara ZonaC 07/06/2015

A Casa - André Vianco
Bom, quem conhece o Vianco está acostumado aos livros voltados para o universo vampírico, como em Os Sete, Bento, da Saga do Vampiro Rei e por aí vai.
Pra ser sincera, esse é o único livro do Vianco que li até hoje, pois ainda não tive acesso aos outros, e quando tenho, acabo comprando algum outro título.
Mas vamos ao que interessa: de que se trata A casa?

Em A casa nos são apresentados quatro personagens, sem qualquer ligação. São eles Hélio, Rosana, Leon e Ismael. Cada um com sua vida, cada um com seu tormento.

Se quiser ler mais, acesse o blog!

site: http://www.zonadeconspiracao.com/2015/04/a-casa-andre-vianco.html

Eli 14/09/2015

A Casa por Elisângela Oliveira
Fugindo totalmente do seu estilo de histórias, mas não deixando o suspense de lado André Vianco conta uma história emocionante e suspensa em A Casa, um livro que indico a leitura. Em A Casa me deparei com situações que não se sabe o que seria imaginação ou realidade ali contada. O que você faria se encontrasse um pessoa e ela dissesse que teria um lugar onde você poderia encontrar numa segunda chance uma pessoa amada que já se foi para ter mais um tempo com ela?

day 13/02/2016

delicado e sobrenatural
um livro doce,delicado que mostra a fragilidade humana ,da forma mais sincera.
Não fugindo do estilo sobrenatural do André Vianco, o livro trás três historias de pessoas que foram arrasadas por algo na vida.
Se tivéssemos uma segunda chance com alguém? o que faríamos?
Eu amei o livro, tocante e forte ,e super recomendo a leitura.
André Vianco sempre mago da escrita.

28/08/2016

Segunda chance
Ganhei o livro de presente de aniversário e sempre gostei de livros que fossem pro lado espirita, apesar de ter lido poucos ( mas acredito que foram suficientes para aprender a gostar ).

A casa fala sobre várias histórias que se ligam a uma casa, onde oportunidades da vida foram perdidas e que uma possível casa poderia trazer uma nova chance para você fazer uma nova escolha.
Acredito que o livro traz para o leitor uma forma para que o leitor comece a olhar um pouco mais para si e para as pessoas ao seu redor. Não sabemos como estaremos no fim do dia, muito menos como estaremos amanhã.
O livro trouxe lições que eu particularmente comecei a utilizar no meu dia a dia. Observar detalhes que normalmente as ignoramos, como, palavras que podem ofender, brigas que poderiam ser resolvidas com poucas palavras e coisas semelhantes. Sem deixar para o amanhã, como temos mania de fazer.

site: www.garotaveneta.com.br

Lissa 13/09/2016

A Casa - um livro fora do esperado
Quem conhece Vianco sabe que suas histórias giram em torno de vampiros e acontecimentos macabros. No entanto A Casa sai completamente desse contexto, um livro com uma grande lição de vida mas que também não abandona aquele toque de suspense do nosso mestre.

Nesse livro encontramos a história de quatro pessoas que, cada qual com seus motivos, se veem em situações de arrependimento e sofrimento na vida, mas que recebem uma segunda chance, com um cartão que diz " O alívio para o coração atormentado está aqui." os personagens buscam o conforto que necessitam.

Sem sombra de dúvida é um livro que recomendo a leitura, com muita atenção e coração aberto, pois a mensagem dele é muito mais forte do que se imagina. Já deveriam ter feito uma adaptação para o cinema !!!

Samuel Simões 19/09/2016

A Casa - André Vianco
Um livro muito previsível e repetitivo. Não que seja ruim a leitura, pelo contrario, ela te cativa mas quando ela deveria surpreender isso não acontece.

Roberta Galdino 22/10/2016

A Casa!
Gente... Sensacional, adorei esse livro! Li no decorrer de um dia, uma parte pela manhã, viajando para o trabalho, durante a espera pelo transporte para voltar do trabalho... E neste dia foi difícil trabalhar e esperar chegar o fim da tarde para terminar de ler... rsrsrs
O gênero é ficção fantástica, mas é permeado de suspense e drama. A trama discorre-nos as histórias de 4 personagens, dois homens (Hélio e Ismael), uma mulher (Rosana) e uma jovem homossexual (Leonora, ou Leon).
A narrativa é intercalada, cada capítulo, nos apresenta a história de cada um dos 4 personagens, suas agruras, e como fazem para sobre(viver) com elas, após a apresentação das histórias, de novo vão se intercalando capítulos que demonstram seus desfechos.
Os personagens protagonistas não se conhecem, não fazem parte das histórias uns dos outros, parecem inclusive não terem nada em comum, a não ser o fato de que todos eles procuram pela mesma coisa: Alívio para o coração. Outra situação em comum entre eles é que todos decidem dar cabo da própria vida, mas lhes é oferecido uma segunda chance.
A história é magnifica, complexa, cheia de suspense e muito drama, a situação de todos os personagens é deveras muito angustiante, uns mais que os outros, mas sem sombras de dúvidas, é mais do que cada um deles podem suportar, o que nos leva a reflexão sobre as ações dos personagens e a culpa que carregam. Em minha opinião alguns deles tomaram atitudes precipitadas e se colocaram em uma posição de vitima e quando se deram conta o peso do remorso era tão absurdo que parecia não ser possível suportar. No desenrolar da história, podemos perceber vários tipos de posicionamentos por parte dos personagens que contribui para que sofram muito por toda a situação que vivem, principalmente por se tratar de algo irreversível.
Contudo, lhes é dado uma segunda chance, e é sem duvida "A Casa", a única esperança de que os quatro possam retomar suas vidas. O final é ainda muito surpreendente, principalmente porque o desfecho de um dos personagens quebra a regra seguida pelos outros... o que em minha opinião foi perfeito (confesso que a história de Hélio, foi a que mais me deixou a flor da pele, senti muita raiva dele, pensei bem feito você está tendo o que merece, senti muita tristeza pelo contexto da história dele... e não imaginava que no final as coisas se encaixariam muito bem... enfim super adorei e muito recomendo! Nota 10.

Rafaele.Ferreira 18/11/2016

A casa
Nos faz refletir que as vezes uma ação nos leva a ter uma alma pesada e que pode ter consequências que nos leva ao arrependimento. Que se fizermos as coisas de outra forma, se por uma fração no tempo tomarmos um outro caminho tudo pode mudar.