A máquina do ódio

A máquina do ódio Patrícia Campos Mello

Resenhas - A máquina do ódio

Janaina.Leme 24/08/2020

Respeito vale para qualquer profissional, inclusive para os jornalistas
Sou jornalista e a premissa da minha profissão é sempre ouvir os dois lados do assunto abordado antes de qualquer publicação. Acredito que a leitura de "A Máquina do Ódio"pode vir a mostrar o que os profissionais de imprensa têm enfrentado em suas coberturas jornalísticas nos últimos anos, já que o que o governo pensa a respeito do assunto está todos os dias na mídia.

site: www.eujaestiveem.com

Literalmente Sarah 22/04/2024

Sad & Brazilian
Bizarro ler sobre a situação que o Brasil estava há poucos anos atrás. Neste livro, Patrícia compartilha as calúnias que sofreu por exercer sua profissão, sendo mulher em um momento em que a arma do governo era desinformar a população e deslegitimar os principais meios de jornalismo profissional. Difícil falar que gostei do livro pois o tema é pesado, triste e recente, mas a forma que a autora traz os fatos, analisa, compara com outros países é excepcional para o entendimento do assunto.

Renata.Santos 17/09/2021

Livro importante para a era da pós verdade em que vivemos
A internet e as redes sociais mudaram o mundo de forma colossal. A informação, antes escassa, se tornou algo abundante e de fácil acesso. Com isso, qualquer um pode produzir informação ou, pior, desinformação. A Máquina do Ódio relata o cenário de construção das fake news, as estratégias por trás desse tipo de abordagem e a desmoralização massiva estrategicamente projetada contra a imprensa e aos jornalistas.
O livro é repleto de acontecimentos políticos super atuais e relevantes, o que faz com que a leitura seja uma espécie de retrospectiva dos tempos difíceis e de caos que estamos vivendo.
Considero uma leitura extremamente necessária para todos!

Tuts 03/01/2022

Uma ótima leitura para entender a situação atual do Brasil
Abro a resenha com este trecho,retirado do livro,que sintetiza alguns dos temas abordados na obra :

?O ambiente on-line foi transformado em arma e usa a velocidade e suas redes para montar ataques sofisticados que amplicam misoginia,sexismo,racismo,homofobia e outros discursos de ódio. Contas falsas e impostores no Twitter semeiam desinformação? Tanto offline quando online,o mundo se tornou um lugar muito perigoso para jornalistas nos últimos cinco anos?(página 101)

A jornalista Patrícia Campos Mello,vítima de uma série de ataques misóginos nas redes sociais após publicar uma matéria acerca de como o WhatsApp foi utilizado para influenciar as eleições,aborda,nessa obra,discussões acerca do sentimento anti-imprensa por setores da direita,do uso das redes sociais para manipular a opinião pública,o uso de bots e trolls patrióticos no meio cibernético,além do linchamento virtual,ataques a jornalistas e declarações anti-imprensa pelo atual presidente,Jair Bolsonaro e pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump. Além disso,a autora aborda outros assuntos e faz paralelos com situações de outros países. Embora algumas partes eu tenha achado que ela se estendeu demais,acho um livro ótimo e de fácil leitura para compreender certas situações do Brasil atual.

Para finalizar,deixo o trecho de como a autora finaliza o livro,com uma importante mensagem.

?Em meio à ascensão de governos exímios em manipular a informação por meio das redes sociais,apoiar a mídia profissional é um dever cívico. Se a imprensa não resistir aos governos populistas,à manipulação das redes sociais e à recessão econômica,vão sobrar apenas os blogs e sites partidários,que não relatam nem analisam fatos,apenas corroboram crenças. Isso não é informação?(página 248)

footsal 07/01/2023

os dois lados de ler esse livro
lado bom: entender mais do que aconteceu/e está acontece no br

lado ruim: entender mais do que aconteceu/acontece no br

Paulo 22/05/2022

A produção do ódio é um objetivo político
Ultimamente, ha? diversas obras sendo publicadas sobre o papel decisivo das mi?dias sociais nos resultados de eleic?o?es em va?rias partes do mundo. Neste livro, a premiada jornalista Patri?cia Campos Mello analisa, a partir de sua experie?ncia pessoal, os mecanismos utilizados por governos extremistas de direita e de esquerda para falsificar a verdade dos fatos e, deste modo, alcanc?ar fins poli?ticos escusos. O livro e? um alerta para a importa?ncia de uma imprensa responsa?vel e livre.

Filipe 29/01/2021

Excepcional
Um relato contundente, corajoso e urgente de uma das maiores crises sociopolíticas que o Brasil está vivendo. Patrícia Campos Mello dialoga com o leitor da maneira mais orgânica possível, apresentando fatos e fontes que corroboram uma realidade cada vez mais presente. A verdade é uma, só precisamos escolher bem no que e em quem acreditar.

Carol 17/05/2021

Por que ler A Máquina do Ódio?
Em tempos em que a mídia tradicional é diariamente desacreditada e grupos de whatsapp espalham mentiras todos os dias, os desafios do jornalismo de qualidade fica cada vez mais complexo. Como falar mais alto que a explosão de fake news espalhadas nas redes sociais ? Mesmo que ainda não tenhamos resposta concreta para essa pergunta, existe um caminho longo a ser trilhado para combater a desinformação e a melhor forma de começar é através da educação e do entendimento de como funciona esse processo, por que as fake news se tornaram um problema tão comentado nos últimos tempos, quem são as pessoas que se beneficiam com o estrago feito por elas, será que são tão influentes a ponto de mudar o rumo de eleições. Esses são alguns dos temas em que Patrícia Campos Mello discorre em seu livro, com toda a sua experiência de carreira como jornalista que cobriu guerras em países como Síria, Iraque e também eleições na índia, Turquia e em seu país natal, Brasil.

Tendo como principal plano de fundo as eleições de 2018, onde fake news se destacaram, Patrícia conta como sofreu diversos ataques nessa época após divulgar notícias denunciando o esquema onde empresários contratavam agências de marketing para disparos de mensagens em massa com o objetivo de influenciar o resultado das eleições, prática considerada ilegal pela constituição.

Mesmo com todo o esforço feito para tentar silenciá-la, foi atrás de testemunhas e provas a fim de mostrar o que acontecia nos bastidores das campanhas políticas. Em seu livro também escreve sobre presidentes populistas, nos apresenta diversas pesquisas que mostram como os cidadãos se informam atualmente e ressalta alguns fatores que influenciaram a descrença com a mídia sem ignorar as falhas que a ala jornalística tem e que podem ter contribuído para a aversão que muitos cidadãos tem com a imprensa, o que acaba dando espaço para que pessoas mal intencionadas encontrem público para disseminar textos parciais e manipuladores que não tem intenção de informar, mas sim de favorecer políticos e outros interesses.

É um livro atual que amplia nosso conhecimento sobre desinformação e seu poder de manipulação, nos ajuda a repensar a forma com a qual nos comunicamos na internet, além de nos dar exemplos de países nos quais grande parte da mídia foi silenciada.

babi__lonia 26/01/2021

Para quem gosta de política e assuntos atuais é uma ótima pedida, como não sou ligada nisso foi uma leitura desafiadora e meio meh

Rodrigo Santos 27/10/2020

Um livro muito esclarecedor
O livro explica, com muitas fontes, como se dá o processo de manipulação de pensamento por meio das mídias e redes sociais. Exemplos de governos como o americano, indiano e brasileiro ajudam a ilustrar isso.

Os bastidores das eleições nesses países é bastante sujo. Os EUA talvez sejam a referência mais gritante. Donald Trump e equipe souberam usar muito bem as redes sociais para manipular os eleitores nas eleições de 2016, por exemplo. A forma como isso foi feito mostra que as pessoas são mais suscetíveis à alienação do pensamento do que imaginam. Sabe aquelas postagens do Facebook ou do Instagram que te fazem pensar que os algoritmos talvez saibam o que você está pensando? Bom, eles sabem mesmo! E os governantes sabem tirar muito proveito disso. Trump fez escola e outros líderes têm se mostrado alunos muito aplicados. Tudo isso é uma ameaça às democracias do mundo todo, porque se as pessoas não são donas de suas próprias opiniões, acabam ficando nas mãos de quem sabe falar o que querem ouvir.

Outra contribuição interessante do livro é a defesa de uma imprensa livre e independente, porque dos sinais de que uma democracia está morrendo são os governantes induzindo os cidadãos a pensarem que a imprensa, os jornais, a TV, o rádio etc são inimigos do povo e sugerindo o boicote a estes canais de informação. Nós vemos isso o tempo todo, inclusive aqui no Brasil. O problema é que um país sem imprensa livre é um país que não questiona as decisões tomadas pelos governantes, e isso é um muito preocupante.

Precisamos, portanto, combater a disseminação de notícias falsas, aprimorar o senso crítico, defender uma imprensa livre e independente e reagir contra os ataques que jornalistas sofrem todos os dias.

Recomendo a leitura.

Ricardo de Andrade 26/04/2022

Sobre as fake news
Ótimo livro. Essencial pros tempos atuais e inclusive para os que estão por vir. Patrícia Campos Mello relata sua saga em meio a cobertura das conturbadas eleições de 2018 e a questão polêmica das fake news, bastante utilizadas pelo governo atual e a qual o ajudou a vencer as eleições.

É um livro de caráter jornalístico, mas possui uma mensagem importante ao ressaltar a importância de termos mídia e fontes de notícias neutras, focadas em dar a notícia verdadeira e não como querem que nós vejamos (vulgo blogs e sites bolsonaristas). Fala também sobre os desafios da desinformação vs informação, que estão sempre se cruzando a todo o momento e confundindo a cabeça da população.

A leitura é simples, bastante coesa e coerente. Vale a pena.

csartoretto 22/08/2020

A era da pós verdade
O jornalismo e os jornalistas têm sido atacados sistematicamente, por governos extremistas e autoritários.
O enfraquecimento do jornalismo é muito perigoso. Como seria viver em um mundo onde toda a informação é disseminada ou filtrada pelos governantes? Me parece uma distopia bem ruim.

Lia 10/12/2020

Patricia Campos Melo é um exemplo de eficiência e coragem.
Com uma excelente escrita e riqueza de detalhes e referências, mostra a importância de uma mídia independente e o papel da sociedade para essa garantia.
Por diversas vezes, me vi pensando em livros com distopias como 1984 e Nós.

LariLeitão 05/05/2021

Leitura ?obrigatória? para vacinar contra manipulação
Reunião de fatos não só brasileiras mas mundiais que afastam as manipulações e esclarecem para aguçar o senso crítico. Indico!

leonardo.fsousa 21/12/2020

Apesar de ser datado, Campos Mello consegue através de uma boa escrita criar paralelos entre os governos que buscam pressionar a mídia, tantos os de esquerda quanto os de direita.