A máquina do ódio

A máquina do ódio Patrícia Campos Mello




Resenhas - A máquina do ódio


112 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


Gaby 23/02/2021

Excelente para entender como funcionam as fake news e como são usadas para levar determinados políticos ao poder
comentários(0)comente



jessica.guabiraba 08/06/2024

Em 2020 eu trabalhava no jornalismo como repórter, lembro que foi um período de muita aprendizagem e também de diversos desafios. O maior desafio foi lidar com a polaridade política e com a COVID-19, noticiar mortes todos os dias, a falta da vacina, as notícias falsas, o ex-presidente fazendo medo a população, as pessoas apavoradas achando que a vacina matava, enquanto o que matava era a falta de informação e tanta Fake news circulando, tudo isso por um jogo político que ninguém ganhava. Então Antônio Fagundes, o meu maior exemplo de leitor, fez uma postagem sobre este livro e logo me interessei, mas lidar com notícias faz com que você queira descansar a mente de tanta raiva que o mundo tem a oferecer, passei um tempo para poder de fato pegar o livro e ler, essa semana eu o li em todas as brechas que pude e logo terminei. Patrícia Campos Mello me fez relembrar todo o ódio que circulava nas redes e todo o nojo que sentia naquele período, é de fato uma leitura importante para se entender a importância do jornalismo sério e da informação
comentários(0)comente



Marina149 26/10/2021

A máquina do ódio caminha primeiro conceituando algumas coisas, como o que são fake news e como, em episódios históricos brasileiros elas foram disseminadas e a sua relação de causa e efeito. Tudo isso culmina pra conclusão de que a desinformação é uma grande bola de neve: ao mesmo tempo em que parece inofensiva, vai crescendo e pode causar até a morte (no caso da pandemia do coronavírus). Além de falar também sobre como a ameaça à democracia se reflete nós vários episódios de violência, principalmente contra jornalistas. O livro é recheado de exemplos e de um repertório cheio, não só do Brasil mas do mundo. Achei o livro muito bom em conteúdo, em informação e imparcialidade, digno de um jornalismo de qualidade!
Matheus 27/10/2021minha estante
Legal, quero ler


Marina149 27/10/2021minha estante
Haushaushau gostou da avaliação??




Francisco 26/11/2021

Um bom relato sobre o atual momento do jornalismo brasileiro e o desafio que ele tem pra trabalhar num país cujo governo constantemente vive desacreditando a imprensa profissional através de seu famigerado gabinete do ódio.
comentários(0)comente



vanessamf 18/01/2022

Leitura obrigatória
Mesmo a autora mostrando provas da sua idoneidade ao longo desse livro, sabemos que o que fica na mente das pessoas são os comentários, os cancelamentos e as acusações, que marcam as pessoas para sempre.

Entretanto, esta obra não é só sobre ela.

O que ela faz é usar sua vivência com a Máquina do Ódio presente na internet como ponto de partida para explorar questões como imprensa livre, governos autoritários, ascensão das direitas, fake news, entre outros.

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2022/01/12/tecnico-a-maquina-do-odio/
comentários(0)comente



Carolina Porto 27/01/2022

Eu esperava algo mais aprofundado sobre fake news e pós-verdade, mas esse livro é um texto bem jornalístico/informativo mesmo. Apesar de ter "frustrado" minhas expectativas, é muito bom para quem se interessa em saber os bastidores do caos político que se instaurou no Brasil (de 2018 até aqui).
Valeu a leitura.
comentários(0)comente



Za.lima 11/03/2022

O livro é bom, mas muito maçante
Demorei quase um mês para ler esse livro, tem dados muito importante, mas uma hora fica repetitivo e de certa forma chato de ler
Conta a história da autora e mostra o quanto ela foi resiliente no período em que ela foi atacada, fiquei muito comovida e revoltada pela situação dela
comentários(0)comente



Márcia 31/07/2022

Um país mergulhado em fake news
Entre as leituras de teorias linguísticas, vou intercalando as de conhecimento universal. Desde que foi lançado, estava morrendo de vontade de ler esse, A máquina do ódio, da jornalista Patrícia Campos Mello. Não se consegue parar de lê-lo, pois o leitor se choca quando vê a maquinaria do ódio sendo descrita numa toada só, tudo ali reunido. Patrícia lembra de Joseph Goebbles, ministro da Propaganda da Alemanha nazista que criou um rádio popular, vendido a um preço extremamente baixo, para disseminar propaganda do doverno; lembra do governo da Hungria, Viktor Orbán, que conseguiu manipular e comprar 90% da mídia do país, propagando somente notícias em prol do governo; lembra do primeiro ministro da Índia, Narenda Modi, que distribuiu milhões de celulares para eleitores de baixa renda, com um aplicativo pré-instalado, NaMo, que coleta dados sobre essas pessoas e trasmitem mensagens políticas.
E o Brasil? Acompanhar num fio a manipulação que o gabinete do ódio e seus apoiadores têm feito na mente dos brasileiros foi aterrador: disparos em massa e fake news por vários canais, principalmente whatsapp; robôs; uso de trolls humanos (isso foi chocante em saber) para disseminar o ódio; as declarações absurdas de Bolsonaro; a negação da pademia pelo próprio presidente; etc.
E chorei junto com Patrícia com as inúmeras preseguições que ela tem sofrido do governo por ter feito reportagens sobre a propagação de fake news. Numa delas, ela relata que, quando soube que o próprio presidente disse que ela queria dar "o furo", numa clara alusão a "vagina dela", e não o furo da reportagem, tremia: "Eu estava no carro, dirigindo, minhas mãos tremiam, os joelhos batiam contra o outro. Espumava de raiva". Ela e tantos outros. Tudo por estarem fazendo o trabalho deles, no ofício da profissão. Tudo por estarem tentando mostrar a verdade a um povo que está preferindo a cegueira e a enganação. Triste país esse meu.
comentários(0)comente



PietraDH 10/08/2022

simplesmente perfeito
Um livro maravilhoso, com uma dinâmica incrível e indispensável para quem quer aprender mais sobre jornalismo e comunicação!
Patrícia Campos Mello sou sua fã
comentários(0)comente



João 31/10/2022

Muito bom
O livro é extremamente interessante para entendermos os mecanismos que levaram ao poder o governo Bolsona** e, além disso, todos os métodos utilizados para enfraquecer o jornalismo real.
comentários(0)comente



Alan Alves 26/12/2022

O bolsonarismo, assim como o fascismo, precisa contornar a verdade e só sobreviverá de mentiras. Aqui Campos Mello conta seu relato pessoal, mas também a forma sistémica de como a máquina de desinformação e assassinato de reputação funcionam e fizeram o Bolsonarismo ganhar a eleição em 2018 e tentar destruir o Brasil.
comentários(0)comente



Karen 28/12/2022

Tema atual e relevante
O livro é fácil de ler, mas traz informações muito relevantes para os dias atuais onde infelizmente muita gente acredita em muita coisa que lê na internet e quase sempre de fontes totalmente não confiáveis.
Mostra como é simples manipular, adulterar e criar narrativas para influenciar comportamentos e opiniões.
comentários(0)comente



Davi Oliveira 12/01/2023

Leiam este livro!!!
Com certeza uma leitura necessária para entender o cenário pelo qual passamos. Uma coisa que esse livro me mostrou é o quanto o ser humano é influenciável, não que isso seja uma coisa desfavorável e pejorativa. O ser humano é influenciável, desde a ideologia na qual fomos condicionados desde criança a absorver e replicar até o estilo do tênis que compramos em uma loja. Isso é uma consciência básica que qualquer um tem, ou ao menos deveria ter. Mas esse livro me mostrou o quanto nós somos influenciados e quanto somos ingênuos quanto a isso.
É como um cenário de filme, onde há golpe atrás de golpe, manipulações, a compra e venda de pessoas e opiniões para influenciar um determinado resultado. É óbvio o papel que as mídias sociais desempenha na sociedade atual, mas não imaginava todo esse potencial que foi descrito pela escritora que, aliás, merece todo o reconhecimento por esse trabalho e por tudo que foi feito de sua parte para combater esse governo de genocídio, de crime, de perversidade, algo há muito tempo não visto desde a redemocratização do Brasil. A jornalista Patrícia Campos Mello realizou um trabalho árduo e fundamental para o mantimento do nosso direito de poder de escolha, da nossa liberdade, algo tão defendido por essa turma reacionária e totalmente lobotomizada, mas que na prática, através de seus atos, mostra algo totalmente oposto. Ela foi ameaçada de morte por realizar seu trabalho, assim como sua família e seu filho. Foi ridicularizada, difamada, acusada de mentiras como fornecer sexo em troca de informações. Felizmente ela não se deu por vencida e continuou lutando. Não faço e nem nunca vou fazer ideia pelo quê ela passou, mas não sei se eu teria a resistência que ela teve para se manter firme perante toda a enxurrada de absurdos que foi derramada em cima dela com o objetivo de silenciá-la, assim como foi feito com vários jornalistas e comunicadores que simplesmente informam o quão ruim estava e ainda está o cenário social brasileiro.
Como é um livro informativo, de estudo, diferente de uma literatura fantástica ou fictícia, seu ?modus operandi? de leitura será diferente, com um tempo diferente para se processar as informações inseridas. Apresenta uma linguagem de fácil entendimento, sem toda aquela coisa de rebuscamento, de palavras difíceis de entender. É óbvio que existem termos, mas eles são constantemente explicados pela autora. LEIAM ESTE LIVRO!!!
comentários(0)comente



Degugelmin 16/01/2023

Gostei muito da leitura, a autora traz muitos dados e narra fatos que aconteceram nas eleições de 2018 e na pandemia, especialmente relacionados à imprensa e as redes sociais. Recomendo para quem quer ter uma visão mais clara dessa era de fake news e violência digital em que estamos vivendo.
comentários(0)comente



Greice.Aguida 14/02/2023

Ultra informativo!
Tratando do tema disseminação de notícias falsas, Patrícia procura compartilhar experiências que vivenciou como jornalista em meio ao caos pandêmico. Não tão somente sua história, como também de muitos colegas. Além disso, continua explorando seu profissional expondo o papel que cada chefe de estado e demais autoridades assumiram em meio ao tamanho dilema.
comentários(0)comente



112 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR