A máquina do ódio

A máquina do ódio Patrícia Campos Mello

Resenhas - A máquina do ódio

anisios 02/10/2020

Um livro crítico e direto. Vale muito a leitura.
Ótimo leitura, com fatos, fontes, modos de intimidação, linchamento virtual, fake news e censura ( de governos populistas autoritários, ditaduras de esquerda e direita ). Em foco a seu próprio linchamento virtual sofrido, dando mais detalhes. Em destaque a situação política e ataques a mídia no Brasil, Venezuela, Nicarágua, Hungria, Índia. 5 estrelas pois também mostrou as técnicas de abordagens nas redes sociais e o direcionamento dos ataques.

Lia 10/12/2020

Patricia Campos Melo é um exemplo de eficiência e coragem.
Com uma excelente escrita e riqueza de detalhes e referências, mostra a importância de uma mídia independente e o papel da sociedade para essa garantia.
Por diversas vezes, me vi pensando em livros com distopias como 1984 e Nós.

leonardo.fsousa 21/12/2020

Apesar de ser datado, Campos Mello consegue através de uma boa escrita criar paralelos entre os governos que buscam pressionar a mídia, tantos os de esquerda quanto os de direita.

carolmc_ 09/05/2021

O submundo do poder atual
O livro mostra exemplos do que acontece com quem ousa criticar o atual governo. A máquina é potente e destruidora.

thapark 08/01/2021

A jornalista da Folha, Patrícia Campos Mello, relata os atos de repressão que passou a sofrer após publicar, em 2018, sua matéria sobre disparo em massa de mensagens por Whatsapp, e de que forma tais atos fazem parte de uma política de marketing premeditada e calculista, já em prática por muitos governos autoritários e populistas ao redor do mundo, independente do seu viés ideológico.
Ela demonstra como disparos em massa e impulsionamento de conteúdo podem ganhar uma eleição, corromper a democracia, censurar a liberdade de expressão e a imprensa livre e a custar vidas.
Citando exemplos concretos dos ataques de Jair Bolsonaro à imprensa, seja mediante agressão verbal ou de caráter econômico (quando, por exemplo, tentou minar as receitas dos jornais que o criticavam através de medidas provisórias que dispensavam as publicações exigidas por lei de balanços ou editais ou, ainda, quando ameaçou não renovar a concessão pública de uma tv), a jornalista deixa claro que nesta guerra todos somos responsáveis: as plataformas digitais, a imprensa, e eu e você que temos o dever de verificar a veracidade de uma informação antes de repassá-la ou reagir a ela.

site: @livros_e_dicas

LariLeitão 05/05/2021

Leitura ?obrigatória? para vacinar contra manipulação
Reunião de fatos não só brasileiras mas mundiais que afastam as manipulações e esclarecem para aguçar o senso crítico. Indico!

Habibks 06/03/2022

Tema relevante, mas obra fraca.
A jornalista Patricia Campos Mello - em 2018, um pouco antes do segundo turno das eleições presidenciais - fez um artigo onde ela denunciava a existência de uma estrutura digital criada por apoiadores de Bolsonaro para despejar conteúdo online contendo mentiras, ataques a adversários e manipulação de informações.

Depois que a reportagem saiu, ela virou alvo dos Bolsonaristas que passaram a ataca-la.

O livro narra como ela se sentiu e o que ocorreu antes e depois da reportagem e dos ataques do presidente.

Não existe muita coisa além disso.

Ela tentou encher o livro com algumas informações de outros países para enriquecer o drama das fake news, mas ela não obteve sucesso nessa empreitada porque os comentários dela sobre a utilização do uso das redes sociais em outros países são muito superficiais.

Por exemplo: Qualquer pessoa que acompanhou - ainda que superficialmente - o governo de Donald Trump já tinha contanto com as informações retratadas no livro.

Eram informações de conhecimento do mundo mineral.

Acredito que a maioria das pessoas que procurou esse livro acreditava que teríamos acesso aos bastidores da "maquina do odio".

Saberíamos quem patrocinava, quem comandava e de onde os disparos de whatsapp viam.

As autoridades que se omitiram - especialmente no TSE - nas eleições de 2018.

Enfim, eu acreditava - e o livro se vende assim - que teriamos uma autopsia do uso das redes sociais por parte da campanha de Bolsonaro em 2018.

Mas, repito, é tudo muito superficial. Não tem nenhuma informação nova para mim no livro.

E apesar de ela conseguir concatenar suas ideias de forma fluida ao longo do livro, eu não senti que me acrescentou muito.

Tessa 15/01/2021

A máquina do ódio
Dizem que o bom jornalista além de gostar de ler, deve gostar de ler sobre o que faz. Eu não sou jornalista, mas essa leitura com certeza facilita muito a lição para aqueles que são.

Muito interessante o raio-x da cultura disseminada pelo gabinete do ódio que a Patrícia Campos Mello faz nesse livro, não só por ser uma jornalista experiente, mas por ter vivido em primeira mão os efeitos de governos que são inimigos do jornalismo e da verdade. Digo governos, no plural, porque o livro também demonstra que a máquina do ódio não conhece fronteiras ou nacionalidades. A ameaça latente ao jornalismo atenta contra diversas democracias. Na nossa, em especial, não foi falta de aviso.

Gostei muito, gostei tanto que estou considerando o tema para meu Trabalho de Conclusão de Curso.

Gabriel 22/01/2021

Livro importantíssimo, muito informativo e conscientizador sobre como as fake news são utilizadas por políticos (principalmente populistas) e também sobre a violência contra jornalistas e opositores do governo, principalmente com mulheres (o que só reafirma a misoginia deste governo e... de vários outros).

Heloiche 26/01/2021

Leitura necessaria
Me deparei com uma longa reportagem que mostra que a realidade pode e é muito pior do que sabemos ser. Muito bom. Leitura necessária.

Claudio 01/02/2021

Relato jornalístico muito bom
Um relato jornalístico muito bem feito, rico em detalhes e muito claro pra explicar o que se vê no Brasil de hoje.

Adriana261 03/02/2021

Muito interessante
Muito bem escrito. Relevante e traz informações essenciais para entender como chegamos onde chegamos e no que estamos nos transformando. Triste é saber que a própria imprensa, pelo silêncio daqueles que mandam, contribuíram para alimentar ainda mais essa rede de ódio.

Cris @cristinadaitx 05/02/2021

Nesse livro espetacular, a autora e jornalista Patrícia Campos Mello aborda um assunto que tem sido amplamente discutido e que, infelizmente, ainda persiste, as "fake news" e como a internet tem sido utilizada para "desinformar" as pessoas do mundo todo, não somente do Brasil.
Aqui, a autora relata conta como foi vítima dessas notícias falsas e como foi violentada verbalmente, teve sua imagem exposta e manipulada por apoiadores do atual presidente, ancoradas no comportamento desse homem, Jair Bolsonaro, que incentiva a violência e o desrespeito à imprensa e, principalmente, às mulheres.
Em um relato preocupante, a autora nos traz dados e exemplos de como a imprensa tem sido hostilizada e perseguida em outros países, levando a total extinção da liberdade de expressão.
A jornalista faz ainda um alerta sobre a importância da imprensa em uma democracia, e de como a população deve buscar pela idoneidade e clareza de informações, sempre buscando a veracidade dos fatos antes de compartilhar e multiplicar qualquer notícia nas redes sociais.

alex 13/03/2021

A Máquina do Ódio, por Patrícia Campos Mello
Um depoimento pessoal para quem tem estômago forte e um alerta profissional, baseado em pesquisa e análise, sobre os riscos às democracias modernas.

Jack 02/03/2021

Impressionante como os extremos se tocam!
Ao redor do mundo, países completamente diferente, usando o mesmo ?modus operandi?, com um único intuito: PODER.

Como o mundo digital, em especial, as redes sociais, foram e estão sendo usadas para propagar o ódio entre as pessoas. Baseado em desinformações meticulosamente arquitetadas. Muito bom!