Rachaduras

Rachaduras Natalia Timerman

Resenhas - Rachaduras

Vanessa591 10/06/2023

Gostei muito da escrita da autora, tem algumas passagens belíssimas que até me emocionaram. No entanto, achei que isso vai perdendo um pouco a força ao longo do livro.
Além disso, senti falta de uma unidade maior entre as histórias, alguns contos pareceram soltos.

Gabis 19/01/2021

Uma leitura que faz o coração palpitar
O livro é repleto de boas histórias.
O que mais gostei é que autora conta essas histórias como se ela estivesse escrevendo a partir do pensamento (e não das palavras) dos personagens. Embora alguns contos sejam desconfortáveis de ler por parecerem sem pé nem cabeça, é possível entender 100% da maioria das histórias. Algo que me ajudou a entender melhor o contexto dos contos foi conecta-los com os títulos. Os contos ?Dos teus braços?, ?Uma história real? e ?Encosta aqui? têm um ?quê? especial pra mim. Enfim, será uma boa e palpitante leitura.

Angelica75 11/02/2021

No fluxo...
Os contos são em sua maioria escritos como se fossem o fluxo de pensamento da autora.
Alguns demoram pra engrenar, outros são bons desde o começo.
Um bom livro de contos, mas não é incrível ou inesquecível.

bianca 04/03/2024

So so
Algumas histórias são muito boas e bem escritas, mas no geral, é uma leitura meio cansativa, não é super fluida

Milena 25/03/2022

Rachaduras
Coletânea de contos da Natalia Timerman, que eu definiria como ?tudo junto e misturado?. Contos independentes, ora amenos, ora provocativos, mexendo com a situação de conforto do leitor.

dudalfreire14 03/04/2023

A vida
Rachaduras trata da vida.
Por meio de uma mãe de primeira viagem cujo casamento está mal.
Por meio de uma prostituta.
Por meio de uma gangue.
Por meio de um homem que foi acusado injustamente.
Por meio de um jovem que traiu.
Por meio de uma jovem que foi traída.
Por meio de um dia comum numa família comum.
Por meio de nós mesmos.
Nenhum dos contos nos retrata, mas todos contam como o cotidiano pode ser visto, por diversos pontos de vistas, em nossas próprias bolhas, e como nossos olhos veem o mundo.
Foi interessante a viagem por cada um dos pontos de vistas.
Mas alguns contos me deixaram confusa, sem entender a mensagem por trás daquilo. Alguns contos para mim foram só uma exposição de horrores. Pra impressionar? chocar? não sei.
Por esse motivo, unicamente, não tive uma experiência boa com o livro.
Uns contos muito bons, que nos deixam pensando de verdade. Uns contos muito ruins que só nos deixam tristes, sem entender de verdade.

wendymarques 13/03/2024

Cansativo?
Eu achei a proposta do livro muito boa mas não funcionou pra mim. Os contos são bons, os temas são ótimos, esse seguimento mental é muito relevante e importante.
O livro tem poucas páginas mas não achei curto e nem uma leitura fluida, demorei bastante pra ler os contos porque nenhum me prendeu e essa sensação de estar em busca de algum dos te segurar na leitura me fez achar cansativo. Acho que eles separados funcionam melhor e acredito que até por isso alguns foram publicados em revistas mas juntos no livro a leitura fica um pouco pesada, não sei dizer, não me adaptei a leitura de todos eles seguidos mas isso não quer dizer que eles separados não sejam ótimos.

Le Vieira 04/09/2023

Adorável!
O livro é dividido em três partes compostas por contos sobre o cotidiano. A parte um, minha favorita, trouxe hisrórias complexas e para alguns, um tanto polêmicas: maternidade, casamento, relacionamentos. A segunda parte, voltada para a busca por relacionamentos amorosos, me divertiu bastante, e pude me imaginar em várias das histórias. Já a terceira parte apresentou temas mais diversos e não me agradou tanto.
É um bom livro.

Ãgathatrava 30/12/2022

Achei aleatório, gostei tanto da fluidez, dos temas e da maneira como ela percorre as histórias! Foi um dos meus primeiro livros de contos, foi uma experiência nova porém ótima!

gilmarpsicologo 15/10/2023

Estou completamente apaixonado pelo estilo de escrita da Natalia Timerman, muito inspirador!
Os contos apresentam problemas e questões do cotidiano de maneira como são, e tudo o que podemos sentir de maneira que nos faz pensar que não existem experiências individuais. Podemos sim, na condição humana, nos identificar também através dos conflitos alheios.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 02/12/2022

Dividido em três partes com título "Felizes para sempre", "Principes e princesas" e "Outros planos", Natalia trás 22 contos com histórias curtas e rápidas onde você pode se identificar em várias, sobre o cotidiano, dores e medos.

Eu já conhecia a escrita da autora do livro Copo vazio e já tinha gostado muito e aqui, lendo os contos, eu achei incrível como a autora tem o seu próprio estilo de escrita, diferente, atual e verdadeiro, sem firulas, daquele tipo que parece que você entra dentro da cabeça dela, como se fosse um fluxo de pensamentos.
Eu me identifiquei várias vezes com suas histórias e acho que por a autora ser psiquiatra, sua vivência de trabalho enriqueceu e trouxe mais realidade as histórias.
A leitura é rápida, os contos são curtos e está disponível no KU da Amazon para todos lerem.

Gerusa7 10/11/2023

É bom
Nat como sempre tende a surpreender, como li depois de conhecer a obra prima "as pequenas chances", não consegui gostar tanto hahaha

Temáticas polêmicas que me fizeram pensar e às vezes odiar. Recomendo!

Os contos que mais gostei:
Todas as mulheres são iguais
Piolhos
Nossa casa
Casamento

Nayara.Nairne 04/12/2023

Eu infelizmente não consegui me conectar com a escrita, demorei muitoo pra conseguir terminar. Gostei apenas de alguns contos :(

Joao366 27/02/2021

Livro finalista do Prêmio Jabuti 2020 categoria contos
Livro da autora revelação Natália Timerman que brilhantemente aplica conhecimentos de médica psiquiatra e de escritora na criação de contos refinados e interessantíssimos de ler!
Uma imersão sensitiva e com técnicas avançadas de literatura contemporânea!
Vale muito à pena a leitura

Maria18112 22/12/2023

Contos da realidade
Sou suspeita para falar dessa autora, gosto muito da escrita dela.

Os contos retratam temas diversos do nosso cotidiano, parece que você realmente "entra na cabeça" das personagens. O problema desse livro é que ele acaba.