Sertãopunk

G.G. Diniz

Resenhas - Sertãopunk

Rauta 08/02/2022

DO [*****]
Meu kindle chegou e eu fiquei toda bestinha pensando "qual será a primeira coisa que vou ler nessa beldade?" E EU NÃO PODIA TER ESCOLHIDO MELHOR!! Estava apenas explorando a minha galeria nos diversos ebooks grátis que ia pegando na amazon, e esse sempre me encheu os olhos de curiosidade, fui lá, li, e amei.
De início nós temos uma explicação do que é o sertãopunk e isso é simplesmente MARAVILHOSO. Trazer a visão real do sertão sem ser aquele padrão em que estamos acostumados de pessoas que sequer viveram na terra para poder descrevê-la com a devida dignidade!
Mas não é só nisso que nos prendemos nessa junção de contos e artigos. Nós vemos duas visões de um sertão futurista... como a tecnologia pode influenciar em uma terra árida? Isso iria melhor o estilo de vida? Ou iria apenas causar ainda mais desigualdade social? Esses são os questionamentos que nós temos lendo essa ilustre obra.
De uma coisa eu tenho certeza: quero mais dos autores, muito, muito mais.

Luciano 08/02/2022

Adorei a proposta. Uma pena que seja um livro tão curtinho. Ficarei de olho nos autores para acompanhar mais dos trabalhos deles.

Lizandra 01/03/2022

Engolindo o preconceito com farinha
A obra conta com textos introdutórios sobre o próprio movimento literário Sertãopunk, sua origem, propósito, variáveis, importância e afins. Trazendo, então, contos do tipo ao final.
Sobre o próprio movimento não há análise, só aclamação.
Sobre os contos ao final, digo que foram arrebatadores. Ainda estou encarando a parede e pensando neles. É bom demaaaais quando um texto se refere ao lugar que vc vive e acerta o que há lá e o que se espera dele.
Recomendo grandemente!

Marjorie.Barticiotto 04/04/2022

O livro traz uma introdução bem reflexiva sobre o movimento sertãopunk, e aborda vários pontos importantes sobre a regionalidade, religiosidade e subjetividade. O livro apresenta dois contos de tirar o fôlego, como sempre com narrativas que prendem do começo ao fim. Recomendo!

Thomas.Igor 05/04/2022

É uma ótima apresentação e merece ser levado adiante. A introdução, os conceitos de Sertãopunk não só me fez querer abrir os olhos de mais pessoas, como me despertou uma imensa satisfação. Com certeza me senti representado. Digo mais: era exatamente disso que eu precisava.
Os contos que são apresentados são brilhantes. São duas perspectivas diferentes. São duas narrativas diferentes. Julgo não haver fuga alguma da proposta apresentada.

Vilamarc 02/05/2022

Bom...
Gostei mais dos contos do que do manifesto literário.
Os dois contos são inteligentes e surpreendentes. Me fizeram viajar legal. E têm uma aura muito positiva, como bem dito que se pretendem utopias e não distopias.

Larissa3225 02/05/2022

Eu já tinha ouvido falar sobre o movimento Sertãopunk mas nunca tinha lido nada sobre.
Eu gostei muito da proposta. Os textos me fizeram refletir muito sobre os livros que eu leio, quem os escreve e o que é retratado neles. Fiquei muito curiosa também para ler mais contos e romances dentro do movimento.
Sobre os contos presentes no livro, gostei muito do primeiro (a estória investigativa). Achei o lance das plantas sensacional. Já o segundo não funcionou para mim. Porém, foi interessante ver as propostas apresentadas ao longo do livro sendo usadas em dois exemplos tão opostos.

felipediego 21/05/2022

Sertãopunk: Sem Nexo
Só existe uma pitada de literatura após 50% do "livro". Livro entre aspas pois no prefácio e no começo da obra, parece que você está lendo um TCC de sociologia. Interessante? A proposta até pode ser. Mas quando o 'livro' evidencia que Sertãopunk é um início de movimento, uma desconstrução da visão nordestina vista exteriormente, perde o valor.
Que os autores me perdoem, mas se isto fosse feito de modo literário, sem muita explicação e deixando o leitor livre para imaginar e pensar, talvez funcionaria melhor e alcançaria os objetivos. Mas como é feito, não tem como ser uma obra, quem dirá uma obra revolucionária e desconstruída e nem representativa de uma região (no caso, Nordeste). Ao invés de inovar e favorecer uma nova visão de nossa região, acaba se defendendo demais e acusando demais a visão exterior e histórica do Nordeste. Na segunda parte onde começam os contos, apenas o do Assassinato na UFC me chamou atenção, de resto, não consegue ao menos caracterizar a região de forma inovadora, de forma "punk". Além de tudo isso, o "livro" está repleto de erros ortográficos. São 50 páginas, 50 páginas dolorosas que quase me fazem entrar em ressaca literária. Há formas melhores de imaginar e recriar o nordeste sem perder valores e sem tanta burocracia. Sinto muito aos autores, vocês não sabem escrever, ou pelo menos não sabem ser concisos numa proposta e chamar atenção de quem se propõe a ler

V.v. 18/07/2022

A ideia e o projeto de sertãopunk é mt boa, mas...
O início do livro é um pouco chato, eu particularmente não gostei, achei extenso dms apesar de n ser, até pq o livro todo é bem curto, enfim eu n curti o início.
O primeiro conto é mt bom, a história se desenrola aqui no Ceará, e é sobre uma investigação de assassinato, um pouco de mistério... gostei bastante, queria que fosse maior.
O segundo é interessante, na hr da leitura achei um pouco confuso, mas é conto bom, é mais aterrorizante, tem cientista maluco...
Os dois contos tem base e referência histórica do nordeste o que dá um peso a mais, se fossem maiores seria melhor mas isso é um gosto pessoal, é meu primeiro contato com esse gênero/movimento e amei ver o nordeste representado de uma maneira diferente.

May 20/07/2022

Do nordeste para o mundo
Mais legal do que só ler contos do gênero é ter uma breve introdução contextualizando essa vertente literária. Acho muito bacana conhecer mais sobre movimentos que incentivam a produção literária baseada em aspectos reais da cultura brasileira.

"O movimento é uma resposta: uma forma de mostrar como pessoas, de cidades e estados diferentes do Nordeste, com vivências e realidades distintas, compreendem sua própria região. [...] Sertãopunk é a nossa forma de ver a nossa terra, costumes e símbolos e traduzi-los na literatura".

Nic 02/11/2022

Nordestinidades
Tá aí um belo livro, curtinho (50 pág) e grátis no Amazon Prime.
Sertãopunk é um movimento que busca trazer a realidade nordestina para a literatura, o livro inicia mais como um estudo sociológico, falando sobre o nordeste e o nordestino no Brasil, suas culturas, povos e diversidades e finaliza com dois contos muito bacanas.
Acho esta reflexão trazida pelo livro muito importante, principalmente em tempos onde os nordestinos são vistos por uma imensa parte dos sulistas como um povo ignorante e blá, bla, bla ?. A verdade é que o sulista não sabe nada sobre nordeste, suas formas de vida, as dificuldades pelas quais o povo passa, etc... Este livro é um pequeno passo para quebrar esta ignorância dos sulistas e tentar faze-los refletir, evoluir e deixar de ser besta.
Abaixo seguem trechos do livro.
"Uma pessoa que nasce no Nordeste, mas passa a vida inteira em outra região, pouco conhece do que é o Nordeste por mais que ela viaje todos os anos para lá, tenha amigos, parentes, uma série de coisas... O conhecimento vem da percepção espacial, social, tato, olfato, audição, visão e fala. Essa pessoa deixa de ser do nordeste por causa disto? Não. Mas existe um déficit em relação aos que estão lá e enfrentam os problemas cotidianos". (Pág 5)
"Sertãopunk é a nossa forma de ver a nossa terra, costumes e símbolos e traduzi-los na literatura". (Pág 11)

@biblio.sah 04/12/2022

por um nordeste maior e melhor
Amei a temática desse conto/coletânea. São artigos bem didáticos mesmo, de como se pode escrever melhor um futuro cibernético que retrate o nordeste da melhor forma possível, sem ser caricato.

ade' 22/12/2022

o verdadeiro Nordeste
Faz pouco tempo que convivo em outro estado, longe da minha terra natal. Rivalidades, estranhamentos por falta de conhecimento infelizmente são comuns num país que se declara rico e diverso. É uma crítica ao mundo real mesmo. Crítica a como sustentam a ideia de que o Nordeste é a região pobre, desprovida de água, conhecimento e desenvolvimento. Fixando a ideia de que o Nordeste é a seca e o cangaço. Como forasteiro, claramente isso vem me incomodado - mesmo com a internet, explicitamente mostrando a realidade, as pessoas ainda impõem apenas o lado miserável.

Leiam, explorem o lado de um Nordeste amplo, diverso e rico. Sem deixsr de lado a essência das culturas de um solo injustiçado.