A caderneta de endereços vermelha

A caderneta de endereços vermelha Sofia Lundberg

Resenhas - A caderneta de endereços vermelha

Shizue 13/12/2020

Tocante
É lindo acompanhar a história de vida de Doris refletida nos nuances de amor e perda da Personagem. A oscilação entre o começo e o fim de tudo torna a obra ainda mais preciosa.

Sah 09/01/2021

Drama para chorar no final
O livro é bem dramático. Do meio para o final, achei a história um pouco arrastada. Da para se emocionar no final. Drama clássico.

Sa 30/04/2021

Apenas leiam,e conheçam a história de Doris.
Li esse livro às cegas,sem ler sinopse ou pesquisar resenhas,e me surpreendi muito,não esperava uma história tão grandiosa,carregada com um misto de emoções e aventuras um tanto dolorosas.Apenas leiam, conheçam a história de Doris,uma senhora que carrega uma bagagem de memórias,que vale a pena conhecer,como a história de uma avó.
Apesar de eu achar que foi escrito de uma forma bem rasa,sobre os sentimentos de Doris,eu não deixei de admirar a história da mesma, e sentir cada linha escrita.Jenny também me envolveu com a sua própria história,tanto que tem um trecho no qual me oculto a dizer,que me faz relembrar de acontecimentos maternos.Mas enfim, espero que gostem do livro :)

Michelle 23/05/2021

A Caderneta de Endereços Vermelha
Doris, uma mulher de 96 anos que mora sozinha em seu apartamento em Estocolmo. Ela tem poucos visitantes, mas suas ligações semanais pelo Skype com Jenny - sua sobrinha-neta americana e sua única parente - proporcionam-lhe grande alegria e a lembram de sua própria juventude. Quando Doris era criança, seu pai lhe deu uma caderneta vermelha a e, desde então, documentou cuidadosamente todas as pessoas que conheceu e amou ao longo dos anos. Olhando agora o livrinho, Doris vê os muitos nomes riscados de pessoas que se foram há muito tempo e sente vontade de colocar a caneta no papel. Ao escrever as histórias de seu passado pitoresco - trabalhando como empregada doméstica na Suécia, modelando em Paris durante os anos 30, fugindo para Manhattan no início da Segunda Guerra Mundial - ela pode ajudar Jenny, atormentada por uma infância difícil, a desvendar os segredos de sua família e finalmente olhar para o futuro? E o que aconteceu com Allan, o amor da vida de Doris?

Cris @cristinadaitx 19/09/2021

Doris sobreviveu a muitas coisas...a morte do pai, que tanto amava, ao abando da mãe, que a entregou a uma família para trabalhar como empregada doméstica, ao amigo e irmão mais importante da sua vida e ao seu grande amor. Com quase 100 anos, e à beira da morte, ela vai reviver seu passado: a vida de manequim viva, a Segunda Guerra Mundial, o abuso sexual que gerou um filho que não sobreviveu, o abandono de seu grande amor e a Jenny, sua querida e amada sobrinha/neta que vai herdar sua história e a partir dela vai traçar seu futuro. Um livro que trata daquilo que vivemos e daquilo que não escolhemos viver. Mas, principalmente, de como escolhemos encarar a nós mesmos quando o fim estiver batendo à nossa porta.

@jana450 29/12/2021

Mágico
Amor. É apenas uma palavra, mas engloba tantas coisas. No fim, tudo que importa é o amor. Você amou o bastante?

Patricia.Cerutti 07/02/2022

Vocês já tiveram um diário? Eu já! ?
Mas você já tiveram uma caderneta de endereços? Eu nunca!?
Doris, uma senhora de apenas 96 anos, tem uma caderneta que ganhou do seu pai quando menina e que ali anota todos os nomes que fazem ou fizeram parte de sua vida. A única ligação de Doris, que mora sozinha em Estocolmo, com a vida é a sua sobrinha-neta Jenny, que mora em Nova Yorque. ?
A caderneta traz registro de nomes que fizeram parte da vida dela, mas muito mais do que nomes, traz a história da sua vida. História que se confunde com grandes acontecimentos do século XX. Histórias da sua infância, da sua ida para Paris, do seu grande amor. Amor esse que ela esperava nunca mais saber notícias.?
Mas a vida dá voltas, traz surpresas e nos mostra o poder das histórias que carregamos e a importância de transmití-las as próximas gerações.?
O primeiro romance da escritora sueca, Sofia Lundberg, nos traz uma reflexão valiosa para nossas vidas. Você já pensou em transmitir sua história aos seus filhos??

Katia 24/02/2022

Uma leitura deliciosa...
Doris é uma senhora de 96 anos que mora sozinha em Estocolmo. Por conta da idade, ela resolveu escrever suas lembranças, pois são as coisas mais preciosas que tem, e deixar de herança para Jenny, sua única parente viva, que mora nos EUA.
A partir de então vemos Doris no passado e no futuro, "revivendo" e relembrando momentos com as pessoas mais queridas da sua história. Todas elas registradas em sua caderneta vermelha de endereços, que ganhou de presente do seu pai ainda menina, e que usa como direcionamento para sua escrita.
O livro tem uma história linda, uma narrativa tão deliciosa, que em meados do livro já me sentia neta de Dóris.
Com uma vida fascinante e uma personalidade forte e cativante, a trama do livro nos arrebata e você não consegue parar até o final.
Ah...o final! Preparem-se para o final!

Quotes:
"...mas as lembranças que guardamos da maioria das pessoas tendem a esmaecer com o tempo. Não que desapareçam ou não signifiquem mais nada. Mas aquela sensação de perda e pânico pela ausência torna-se opaca e acaba sendo substituída por algo ligeiramente mais neutro. Algo com que de alguma forma se pode viver. (...)" - Pág 101

"Todo mundo passa por reveses na vida. Eles nos mudam. Às vezes nós percebemos; outras vezes acontecem sem o nosso conhecimento. Mas a dor, essa está lá o tempo todo, empilhada em nossos corações, como punhos cerrados prontos para se abrir. Em nossas lágrimas e em nossa raiva." - Pág 129

"Você amou o bastante?”

Belle137 03/11/2022

A caderneta de endereços vermelhos
A caderneta de endereços vermelhos vai falar sobre as pessoas que passaram por sua vida, e assim contar sua história (que vida sofrida).

Eu gostei muito do livro apesar de ter demorado dois meses para ler ele, eu achei mt depressivo por isso gostei tbm mas só acontece merda na vida de Doris a mulher nn tinha um ponto de paz ( a não ser allan e jenny) mas enfim, esse livro acabou um pouco cmg, em mts fatores, por ex os gatilhos que eu tive com algumas cenas, e o livro trás uma reflexão maravilhosa.

Recomendo ele para quem tem medo de se arriscar, ou pra alguém que duvida q a vida de alguém possa ser tão ruim.

frase de reflexão: "Você amou o bastante?"

germanovelloso 13/03/2022

Pra quem gosta de se emocionar
A personagem aprende a perder quem se ama e a descobrir novos amores. Nos ensina sobre empatia e compaixão. Uma linda lição de moral sobre olhar a vida sob um novo ponto de vista. Só tenho a agradecer por esta leitura!

Debora.Oliveira 28/12/2022

Um livro para refletir!
Li rapidinho e marquei diversos quotes nesse livro! Uma narrativa completa de reflexões sobre a vida e as escolhas que fazemos!

?A vida não está aqui para entreter você; você precisa entreter a vida. Aproveite as oportunidades de onde quer que elas venham.?

Pri 24/03/2022

Lindo...
Impossível não se emocionar e não se apegar a Doris, a personagem é tão real que dá vontade de ir cuidar dela e ouvir suas memórias e histórias enquanto dá um pedaço de chocolate ao leite pra ela.

Uma história sensível e que nos mostra o que é o amor de forma clara, o amor fraterno, o amor romântico e amor em várias formas que são o que dão sentido a vida.

Você amou o bastante?
Jefferson Vianna 24/03/2022minha estante
Uaaauuu... Fiquei interessado após ler a sua resenha! =)

Pri 24/03/2022minha estante
A história é linda, vale muito a leitura ?

Fabi 25/06/2022

Perfeito!!
Nossa que história linda...amei cada página do início ao fim. Uma história de perdas, desencontros, amizade, dor mas principalmente o amor que não morre apesar da distância e do tempo.

gabrisingr 09/10/2022

uma jornada de emoções
"I wish you enough, enough sun to light up your days, enough rain that you appreciate the sun. Enough joy to strengthen your soul, enough pain that you can appreciate life's small moments of happiness. And enough friends that you can manage a farewell now and then."