A vida que ninguém vê

A vida que ninguém vê Eliane Brum

Resenhas - A Vida que Ninguém Vê

Caio 17/11/2022

O texto de Eliane Brum traduz o encontro entre a jornalista e a etnógrafa que, pelo silêncio do olhar, identifica e compreende o extraordinário no ordinário, a História na vida cotidiana!

cheiadenojinhos 29/12/2022

Sensacional
São pequenas crônicas que fazem a gente se sentir dentro delas. Em cada página uma história de vida. Em cada história uma superação. Esse já é um dos meus favoritos.

Ayan_lucca 05/01/2023

A vida que ninguém vê.
Eu acho que a autora pegou um tanto pesado na história do judeu que veio ao Brasil, se ti um tanto grande de angústia lendo essa parte. Mas o livro é muito bom.

alice315 06/01/2023

4.0/5.0
"A vida que ninguém vê" é um livro de crônicas. É escrito por uma jornalista que gosta de trazer à tona o maravilhoso de cada vida. Amei o jeito como ela escreve sobre pessoas aparentemente "insignificantes", ou histórias "pequenas", e consegue nos mostrar que na verdade essas pessoas e histórias são completas e infinitas por si só.
Sua leitura é fácil e, como são várias crônicas diferentes, não é cansativo.

Jheniffer 06/01/2023

Nesse livro tive a oportunidade de apreciar o poder da escrita de Brum, durante a leitura cheguei a arrepiar em diversos momentos com a emoção que os textos transmitiam .
A escrita de Brum é comovente como a vida deveria ser.

Guia 14/01/2023

Que surpresa boa. Livro de 2006, com reportagens de jornais de 1999, ganhado por uma amigo "anônimo", pois já não me recordo quem é Paulo (nome na dedicatória), em 2012 e lido somente em 2023.

As histórias traz uma sensação singular de pertencimento, de humanidade e da nossa pequena importância.

Indico a todos e espero relê-o de ano em ano, como um pequeno lembrete da humanidade.

Muito feliz que no final há sequência de algumas histórias. Confesso que a cada reportagem lida, eu ia no Google buscar por saber como estão essas pessoas hoje, na qual nada encontrei...

Um ótimo livro de coletâneas de reportagens de uma ótima jornalista.

Caoticamente 16/01/2023

Amantes de Mazzaropi, livros nacionais e biblioteca escolar
Peguei a história pro acaso no 1 ano do ensino médio e nunca mais fui a mesma

TODAS as histórias são reais , o tipo de livro que os relatos são aqueles extraídos de conversas ( tristes, engraçadas, de amor , de sofrimento, de fé) da rua entre a jornalista . Só os nomes não são reais

Digo desde já que vc vai amar essa historia se gosta de algo descrito no título!

E se gosta tbm de contos / cronicas com essência nacional .

Tem muitas de comédia que são o puro suco do filme o auto da compadecida ( clássico nacional)

Faixa etária: +14

Valena.Monteiro 17/01/2023

Nunca tinha lido nada da Eliane brum. E quando li só a sinopse deste livro já veio aquele vontade de devora-lo por inteiro.
Este livro é sobre histórias de pessoas reais, que vive sua vida cheia de dificuldade, mas lutando a cada dia. E Eliane mostra isso pra gente, mostra a luta de cada pessoa que muitas vezes decidimos não ver.

geovanasrx 21/02/2023

Quero começar falando desse livro resumindo ele em uma palavra:
Invisibilidade.

Uma jornalista que decide contar histórias de pessoas que vivem à margem da sociedade e como elas estão o tempo todo no nosso cotidiano. Presença a qual escolhemos ignorar, talvez por pura maldade ou pelo fato de sermos ensinados e convencidos de que isto é comum.

Por ser um livro com pessoas reais os relatos são aqueles extraídos de conversas tristes, engraçadas, de amor, de sofrimento e de fé. Transmitem uma sensação
de pertencimento e de humanidade.

A autora faz com que a gente perceba que existe mais de um ponto de vista sobre alguma coisa e que sempre existe sonhos e motivos mesmo nas piores situações da vida.

Relembro aqui a importância de livros como esse que nos mostram histórias não notíciadas na televisão, histórias que não possuem nenhuma importância para a grande massa.
Eliane autora do livro foi cirúrgica do início ao fim.

?O mundo é salvo todos os dias por pequenos gestos. Diminutos, Invisíveis. O mundo é salvo pelo avesso da importância. ?

?O mundo onde as piores deformações são as invisíveis.?

Livro: ?A vida que ninguém vê? de
Eliane Brum
indico a leitura com a mente aberta para enxergar fora da sua zona de conforto.

LAzaro14 05/03/2023

O livro fala de uma repórter q junta várias notícias (reais) de pessoas que não são "vistas" pela sociedade. Eu gostei muito do livro. O único problema é que são muiiitos histórias curtas. Então vai ter várias que vc pode não curtir. Na metade do livro eu tava só lendo por ler. Mas no final, até que deu uma melhorada.

Clara 12/03/2023

O livro conta história dr pessoas esquecidas em seus mundos , gostei bastante da ideia e a execução foi espetacular , muito legal o livro e conseguimos ver os desafios que muitas pessoas encontram e que nunca nem paramos para pensar.

Bruna 23/03/2023

A Vida que Ninguém Vê
Não sei o que dizer... teve tanta história aqui que me tocou no fundo da alma.
É terrível ver o quanto nossa sociedade é desigual, o quanto somos negligentes.

vininho 05/04/2023

"E poucas vezes esse entra e sai faz algum sentido, porque na vida tudo é caos e descaminho, tudo é encontro e desconcerto."

A coletânea de reportagens da Eliane Brum foi meu primeiro contato com a autora - e, a partir de agora, coloco ela como uma inspiração. Todas as historias no livro são tocantes, contudo, o que mais me impressiona é a capacidade da autora de escrever com delicadeza cada um dos relatos.

Cakki 12/04/2023

Não é um livro ruim, porém ele não te prende, acho que esse é um livro mais usado em escolas do que um livro que tu usaria para se divertir e se interessar lendo. Por outro lado foi muito bom ter o ponto de vistas e conhecer um pouco da vida de pessoas que acabamos passando na rua