A vida que ninguém vê

A vida que ninguém vê Eliane Brum

Resenhas - A Vida que Ninguém Vê

mafêfspier 23/04/2022

?cada Zé é um Ulisses. E cada pequena vida uma Odisseia?

simplesmente uma escrita FANTÁSTICA, essa mulher é incrível, ela pegou coisas e histórias que parecem super simples e deu uma embelezada com as palavras de uma forma fenomenal

Stella 13/04/2022

Esse livro é extremamente interessante! É incrível o que a autora fez, trazendo "vidas que ninguém vê" para um livro que conta as histórias dessas vidas, as dificuldades das pessoas que vivem essas vidas.
É maravilhoso, e eu espero que mais pessoas no futuro leiam esse livro.

damons wife 11/04/2022

bom mas
gente!! eu só dei uma estrela pq a experiência de leitura foi PÉSSIMA! sempre odiei livro de conto, achei a escrita cansativa, tive q me controlar muiot pra não dormir!!
eu teria abandonado FÁCIL (de fato, fiz isso) mas precisei voltar a ler por causa do simulado de amanhã (vai cair sobre essa obra de arte)
as reportagens são SUPER profundas e algumas (aquelas em que você não dorme) dão até uns arrepios
enfim, leia se vc é super culto

Lú Ribeiro 18/03/2022

Ninguém vê?
Interessante como nossos problemas passam a ser tão insignificantes quando comparados com outras realidades e vidas.
Entender um pouco mais do Universo dessas pessoas pode nos ajudar a melhorar a nossa sensibilidade em relação aos outros.
Indico a leitura.

Marcia Lopes 16/03/2022

"Somos todos mais iguais do wue que gostaríamos. E, ao mesmo tempo, cada um é único, um padrão que não se repete no universo."

"A existência, toda e qualquer, é uma mera alternância entre a vida e a morte, entre crianças e velhos. Uma sucessão de nascimentos e enterros, os enterros para lembrar de finitude, e os nascimentos para garantir que a natureza se refaz."

Myllena 05/03/2022

A vida que ninguém vê
Particularmente eu amo crônicas. Mas a curiosidade é que dei nome a minha paixão depois de ler essa preciosidade. Foi também aí que conheci a Eliane Brum (e acabei me apaixonando por ela também).
Se você quiser saber um pouco mais sobre como funciona a vida cotidiana, é bom ler esse livro.

Livia 21/02/2022

O mundo é salvo por um olhar
Um livro triste e bonito ao mesmo tempo... Um livro sobre enxergar as pessoas reais... Feliz de ter conhecido Eliane Brum.

"O mundo é salvo todos os dias por pequenos gestos. Diminutos, invisíveis. O mundo é salvo pelo avesso da importância. Pelo antônimo da evidência. O mundo é salvo por um olhar. Que envolve e afaga. Abarca. Resgata. Reconhece. Salva.
Inclui."

Mariana.Barbosa 14/02/2022minha estante
esse é o meu livro favorito ?

Carol Bazanini 02/02/2022

?Metade (talvez menos) de uma reportagem é o dito, a outra metade o percebido. Olhar é um ato de silêncio?.

Não preciso falar mais nada né?

Eu, como vestibulanda de jornalismo, adoro ler livros reportagem pois cada vez mais eu tenho certeza de que é isso que eu quero fazer.

E são jornalistas como Eliane Brum que me inspiram. Jornalistas que não tem medo da brutalidade do mundo real. E que, mesmo diante da simplicidade, conseguem escavar uma estória aterradora.

E é exatamente isso que ela faz nesse livro, coletar estórias aparentemente sem brilho e lapidar-las, transformando-as em diamantes em meio ao concreto.

E nos mostrar que todas as estórias podem virar diamantes, basta enxergá-las

Sancha 28/01/2022

Invisível
Leitura sensível, que nos faz refletir sobre as histórias que compõem as nossas vidas, histórias essas de pessoas que são invisíveis aos nosso olhar, mas que se entrelaçam nas lutas diárias de sobrevivência e que passam silenciadas diante de nossas vidas.

Marcos Aurélio 23/01/2022

As vidas que não vemos todos os dias
Meu primeiro encontro com o trabalho da Eliana. Uma jornalista, no sentido real da palavra. Alguém que desafia o tradicional, a pauta, a ordem, e busca o inusitado, o ignorado e a verdade.

São vinte e três crônicas, além prefácio e posfácio. Textos nos quais Eliane conta a vida que ninguém vê, como ela é. Sem filtros, sob seu olhar, seu sentimento, sua percepção.

E só é real, porque Eliane não ouviu as histórias por telefone, ou leu em cartas ou e-mails. Como uma boa jornalista, jornalista de verdade, Eliane foi até as histórias, foi até as pessoas. Olhou nos olhos, ouviu, viu, sentiu.

Até a crônica "O Dia Seguinte", eu não havia entendido. Eu esperava vidas maravilhosas que ninguém vê. Histórias de superação, com finais felizes, mas estas são as vidas que todos vemos.

As vidas quem ninguém "quer" vê"r". Estão na minha rua, na minha vizinhança, nos meus grupos de relacionamento. Estão nos seus também.

Maria tocou-me, porque a história se confundiu com a minha.

Eliane tocou-me porque no fim, ambos não acreditamos em heróis. Queremos olhar de perto, e vistos de perto, eles não existem. Aliás, permita-me Eliane, eles existem, são anônimos e vivem combater em suas lutas, diariamente, mundo afora.
JurúMontalvao 25/01/2022minha estante

Marcos Aurélio 25/01/2022minha estante
Já leu?

JurúMontalvao 25/01/2022minha estante
Não li, mas achei ótima a sua resenha ?

Marcos Aurélio 25/01/2022minha estante
Obrigado, se tiver oportunidade leia.

Felipe.Camargo 23/01/2022

A vida que ninguém vê, mas todos deveriam...
Poucos livros mexeram tanto comigo!
Eliane Brum escreve de uma forma que me causa inveja, arrancando poesia daquilo que é banalizado por todos.

O livro traz histórias de pessoas que são marginalizadas pela sociedade: o pai que enterrou sua filha a sua mulher, o mendigo que se arrasta pelas ruas de Porto Alegre, os tigres que negam sua natureza atrás das grades de um zoológico, o homem que mesmo trabalhando mais de 30 anos no aeroporto e que nunca tinha entrado em um avião.

São histórias verdadeiras, para rir e para chorar, sempre embaladas por uma escrita singular, resultante de um olhar único, que faz Eliane Brum ser uma das melhores jornalistas do mundo.
Ricardo.Silvestre 06/03/2022minha estante
Fiquei bem curioso com esse livro depois de ler algumas resenhas, incluindo a sua. Obrigado pela partilha.
Boas leituras!

Felipe.Camargo 06/03/2022minha estante
Ricardo, o livro é ótimo! Vale muito a leitura!

Ricardo.Silvestre 06/03/2022minha estante
Valeu pela dica, Felipe.
Já o adicionei à minha lista de ?livros a ler?.

Raoni Pereira 17/01/2022

Olho e sou visto, logo existo
Em "A vida que ninguém vê", a jornalista Eliane Brum dá visibilidade a história de pessoas comuns, de modo a torná-las extraordinárias.

Como não se emocionar com a história de um carregador de malas de um aeroporto que nunca viajou de avião? Está crônica me chamou bastante atenção e ganha um desfecho no último capítulo.

VdeVeruska 12/01/2022

Você vê???
Interessante esse modo de ver a vida, de ver as pessoas, conhecer suas historias.
Adoro livro reportagem.