A vida que ninguém vê

A vida que ninguém vê Eliane Brum

Resenhas - A Vida que Ninguém Vê

Érica 06/01/2022

Colossal
Logo na primeira história estava eu chorando copiosamente no metrô por uma história que poderia estar todo dia no jornal, na casa do vizinho, na nossa casa. Eliane Brum é gigante!

"Porque a vida nada mais é do que essa trama se detalhes que só fazem sentido para quem os viveu"

Luciana 06/01/2022

Já não tenho nem mais elogios para essa combinação olhar + escuta + escrita da Eliane.
Só posso sugerir que as pessoas leiam, porque vale muuuuito a pena!

Giselaine 26/12/2021

As invisibilidades nossas de cada dia
As crônicas deste livro são muito tocantes, nós fazem pensar que por trás de cada rosto na multidão existe uma história: lutas, dores e amores que talvez jamais conheceremos. Uma delícia ler e se emocionar com cada história narrada. Percebo ainda que Eliane deu ênfase a educação, pq ela sim muda o nosso destino.

andrealog 23/12/2021

Perfeição em forma de texto
Eliane escreve poesia pura em forma de crônicas de cotidiano. Dona de uma caneta ímpar, de um olhar cuidadoso, desconfiado, de um saber ouvir incomum. Histórias comuns, de gente que cruza nossas vidas todos os dias e que, via de regra, nunca são noticia de jornal, os personagens de Eliane nos encantam e emocionam deixando um ponto de dúvida sobre nossa capacidade de ver o cotidiano

Kauan.Costa 04/12/2021

Obra interessante!
Uma obra muito rica e que mostra o lado esquecido de nossa sociedade. Possível livro q poderia ter sido citado na redação do Enem 2021, pois há milhares de relatos de pessoas esquecidas!

Lindy.Heller 27/11/2021

A VIDA QUE NINGUÉM VÊ
A Vida Que Ninguém Vê são as palavras descrevendo o olhar sensível e humano de Eliane Brum. Reunidas neste livro, algumas das crônicas - reportagens que a jornalista escreveu e publicou no jornal Zero Hora no decorrer de 1999.
Aqueles acontecimentos que não são notados, não são vistos como dignos de serem escritos, nas mãos de Eliane viraram uma verdadeira obra de arte sobre as vidas anônimas.
Somente o olhar atento vê em um carregador de malas um portal para uma boa história ou em um cemitério o além da dor que está sendo enterrada, vê a dor de uma vida de privações e dificuldades. Claro que não só de tristeza são as histórias das vida que ninguém vê, tem personalidades tão excêntricas que parecem terem sido inventadas e moldadas por Eliane.
Tenho verdadeira paixão por cada página deste livro, ao ponto de não saber mais quantas vezes já o li. Foi por ele que passei a estender meu olhar aos detalhes, aos rostos escondidos pelas esquinas.

⏳ tempo de leitura: 8 dias
⭐ nota: 5 / 5

site: https://www.instagram.com/p/CRxOxrPFN_R/

lubschi 24/11/2021

"E não desistiu de mudar o mundo".
Comecei o livro por causa de um trabalho escolar, e confesso que não gostei muito. Nunca fui fã de crônicas, embora a ideia desse livro tenha me chamado a atenção, pela intenção e pelas reflexões, algo que eu gostei bastante na Eliane Brum.
Mas confesso ter achado a leitura de muitas das crônicas cansativa. Sinto que algumas havia um prolongamento desnecessário, que me causava sono. Li até 38% do livro, e decidi não continuar por causa disso. Poucas crônicas me deram vontade de realmente continuar o livro. Mas a escrita da autora é boa e peculiar (de forma positiva), mas posso ter dado essa "travada" por causa do gênero e a escrita, que não estou acostumada.

Roneide.Braga 10/11/2021

Todos deveriam ler!
? Porque nada é mais transformador do que nos percebermos extraordinários - não ordinários como toda a miopia do mundo nos leva a crer.
Joao 10/11/2021minha estante
Tem cara de ser bom. Adoro a escrita dela nas colunas do El país

Roneide.Braga 10/11/2021minha estante
É muuuuuuuito bom!! ?

Karla 18/10/2021

A Vida que Ninguém vê me confrontou em níveis diferentes. Sou uma pessoa só: filha, irmã, amiga, profissional, cidadã, humana. A vida que ninguém vê é importante. Foi muito difícil ver minha imagem refletida nas descrições daqueles que decidem não ver. Esse é o poder da literatura. Eliane Brum mais uma vez dá aula de literatura e de jornalismo. É um livro incrível e recomendo demais a leitura!

alie 14/10/2021

...
li pra faculdade e acabei saindo com depressão... não ironicamente não sei nem o que falar um dos primeiros livros que me fizeram chorar nos primeiros capítulos

Raissa 13/09/2021

Comprei "A vida que ninguém vê" em 2018, depois de ler a sinopse do livro e achar excepcional que uma repórter tinha transformado em livro várias histórias e acontecimentos cotidianos de vidas anônimas.
Não sei porque deixei que esse livro caísse no esquecimento por todo esse tempo, na pilha dos livros comprados ainda não lidos, por onde todos os outros passavam por ele, subindo pro topo da lista das próximas leituras.
Poder reencontrá-lo e ler (finalmente!) este ano as histórias que Eliane Brum escreveu, me foi uma grata surpresa. Daquelas que a gente até fica sem fôlego por ter esbarrado. Não é a toa que ela levou o prêmio Jabuti por melhor livro de reportagem em 2007.
Eliane tem uma escrita linda, extremamente sensível e muito precisa, sem romantismos ou vitimíssimos. Com palavras contadas para que suas crônicas pudessem ser publicadas no jornal, as histórias que a repórter traz, embora curtas, são cheias de profundidade. Trazem toda a bagagem de experiência que Eliane carrega e traz acima de tudo o seu olhar que sabe o que enxergar. Que sabe atravessar fronteiras e muros, que desvia de barreiras e chega exatamente onde precisa chegar.
E é lindo poder enxergar essas histórias extraordinárias através dos olhos e das palavras dela.

"O mundo é salvo todos os dias por pequenos gestos. Diminutos, invisíveis. O mundo é salvo pelo avesso da importância. Pelo antônimo da evidência. O mundo é salvo por um olhar. Que envolve e afaga. Abarca. Resgata. Reconhece. Salva.
Inclui.
Esta é a história de um olhar. Um olhar que enxerga. E por enxergar, reconhece. E por reconhecer, salva.”

"Porque uma frase só existe quando é a extensão em letras da alma de quem diz. É a soma das palavras e da tragédia que contém."

"Olhar é um exercício cotidiano de resistência"
"Olhar dá medo porque é risco. Se estivermos realmente decididos a enxergar não sabemos o que vamos ver."

MarcelleC. 27/08/2021

Histórias de pessoas não famosas
Demorei a ler porque as histórias das pessoas narradas pela Brum são de outros tempos e bem locais (Porto Alegre, senão me.engano), algumas vezes isso acaba tornando algumas delas cansativas por terem muitos detalhes de locais que só quem conhece bem o RS acaba entendendo. Apesar disso, Brum tem a incrível habilidade de transformar o trivial em boas histórias, em valorizar o ser humano, pois todos temos nossas narrativas, todos temos uma história de vida que merecia ser contada.

Carolina 13/08/2021

Extraordinariamente comuns
Simplesmente amei... textos assim me emocionam demais: pessoas e seus sonhos, suas vontades, suas dores, suas questões... pessoas em suas vidas.

Kethlyn 12/08/2021

A culpa foi da minha expectativa
Amo a escrita da Eliane Brum, mas confesso que esperava mais profundidade em cada conto... Como a escrita dela em "Dignidade", por exemplo, que me fez chorar. Mas é um bom livro. Só não me marcou tanto quanto eu esperava - acho que a culpa foi da minha expectativa...

Marcia 09/08/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Quem gosta de crônicas?
Sugestão: " A vida que ninguém vê " da jornalista e escritora Eliane Brum.
Esse livro é excelente! A magia com que ela escreve me encantou e emocionou muito.
Algumas delas eu não consegui evitar as lágrimas. Histórias reais, do cotidiano de pessoas "invisíveis" e muitas vezes discriminadas.
Livro que chama nossa atenção para mudar nosso olhar, para olhar o outro e perceber o outro.
Amigos, recomendo muito essa leitura.
Com certeza saímos diferentes dessa viagem literária. Acho que , pelo menos em mim, com outro olhar.
Sinopse:
"Uma repórter em busca dos acontecimentos que não viram notícia e das pessoas que não são celebridades. Uma cronista à procura do extraordinário contido em cada vida anônima. Uma escritora que mergulha no cotidiano para provar que não existem vidas comuns."