O Inverno da Bruxa

O Inverno da Bruxa Katherine Arden

Resenhas - O INVERNO DA BRUXA

Janaina.CrisAstomo 08/02/2021

Conto de fadas
O último livro da trilogia vem cheio de mistérios, emoções e aventuras. Vasya é uma menina cheia de coragem e determinação. Simplesmente apaixonada por ela.

cessie 02/04/2021

Mágico
Embora eu tenha sido lenta no primeiro livro e o embalo de não conseguir largar a história só tenha me pego a partir da metade, desde então o sentimento não me largou, e eu só soltei o livro agora que terminei - inclusive abandonei os outros, coitados. Isso porque a história vale a pena: embora seja recheada de clichês, a jornada da protagonista é cheia de contrapontos interessantes, te fazendo refletir sobre bem e mal, fé e cegueira, amor e ódio, desejo e ambição. O contexto histórico e o enredo da "neta da bruxa" são trabalhados de um modo que te faz igualmente torcer e temer pela protagonista e seu futuro e paixão improváveis.
Apesar de recheado de clichês, a escrita da autora transporta você para um mundo mágico, distante e antigo de contos de fadas, enquanto seu viés político e núcleo familiar mantém um pé na realidade, impedindo tanto o esquecimento do leitor quanto dos personagens. Daria apenas duas observações negativas: personagens do primeiro livro que não retornaram e, portanto, não tenho obtiveram um fechamento, bem como vários outros ali, porque possui um final aberto. Além disso, muitas "furadas". A jornada vai correndo sempre, e continuamente com diversos problemas de modo que ninguém tem um segundo de paz. Pelo menos, no entanto, ninguém poderá dizer que é um livro cheio de conversas em que não acontece nada. Enfim, o que importa é que eu ri e me emocionei, senti com eles, é um desfecho digno para um conto peculiar permeado de sacrifícios, traições e rendenções.
Recomendo demais! ??

Marena 05/02/2021

Muito bom mas enrola demais em alguns pontos e demorou pra me prender na história. Vasya e Morozko contém comigo para tudo.

LMunique 29/01/2021

Acho que vou sentir falta do Morozko e da Vasya, essa trilogia foi tão gostosa de ler que eu to triste por ter acabado, sou completamente apaixonada por cada detalhe. To triste de amores é isso ??

brina !! 21/01/2021

Demorei muito pra terminar esse livro, talvez porque não queria perder Vasya, Sasha e o Rei do Inverno, mas agora que finalmente terminei essa trilogia posso dizer que foi mais que uma leitura, foi uma experiência (que brega).
A narração me faz sentir como se estivesse ouvindo uma mãe contar uma história para os filhos no fim do dia, e eu me senti completamente imersa, uma trilogia inesquecível.

Beatriz3418 17/01/2021

Eu simplesmente amei essa trilogia, cheia de magia, elementos do folclore eslavo, elementos históricos... foi muito bem escrita e desenvolvida, a autora fez um trabalho incrível. Vou sentir saudades da Vasya!

Barbara Prass 13/01/2021

Só amor por esse livro!!
Eu sinceramente acho que todo mundo deveria ler a trilogia Winternight! Eu amei todo esse universo desde a primeira palavra de O Urso e o Rouxinol!

A Vasya teve um crescimento gigantesco, se tornou uma mulher incrível. Solovey me fez gostar de cavalos. Pozhar mostrou me sua força. Deb Grib mostrou sua amizade... Como a Vasya eu chorei por um Rouxinol. Tive medo por Morozko e até uma criei laços com Medved!

Katherine Arden foi fabulosa escrevendo esses livros! Essa trilogia vai ficar marcada na minha memória e no meu coração pra sempre!

Só posso dizer pra Vasya, Morozko, Solovey e Medved.. até breve, a releitura vem logo.

anarontani 07/06/2024

Dos 3 achei esse o q mais tem jeito de contos de fada?

mas um conto onde ela é dona do próprio caminho e das escolhas q faz.

achei estranho o acordo com o urso, mas no fim funcionou bem! ele é muito mais legal q o irmão!!
e tb parou um pouco com a dicotomia bem/mal.

o bla bla bla da guerra foi meio enrolado? mas alguns personagens foram de alívio durante esses capítulos.

Marcela204 11/12/2020

Vou sentir saudades de Winternight...
Amei essa história desde os primeiros capítulos de O Urso e o Rouxinol. É uma fantasia incrível e bem construída, o folclore antigo e uma Rússia medieval se mostraram uma combinação muito forte e imersiva. Tem seus clichês, mas nada que incomode durante a leitura.
A autora explora bastante a coexistência do bem e mal dentro dos personagens. Vasya, Morozco, Sasha e até Medved têm seus altos e baixos. Em 'Winternight' não há mocinhas e mocinhos, todos têm seu "lado mais sombrio" esperando uma chance de assumir o controle.
"Não existem monstros no mundo, nem santos. Apenas tonalidades infinitas, escuras e claras, tecidas na mesma tapeçaria."
Me agradou o fato de basicamente não haver calmaria nesse livro, são pouquíssimos momentos. O final foi muito satisfatório e condizente com toda a trama, sendo um alívio já que estava com medo de ser rápido e mal feito.
No geral, é uma fantasia excelente que merecia mais reconhecimento.

Laranfm 22/11/2020

Um final muito bonito para uma história muito bonita! A trilogia toda é muito bem escrita e ao longo da leitura nós nos apaixonamos pelo universo criado e pelos personagens. Nos últimos capítulos eu experimentei sentimentos conflitantes entre querer chegar ao final da história e não querer que o livro acabasse...

Maristela 18/11/2020

O inverno da bruxa
-Não é dado a homens e mulheres presumiram o que o Senhor deseja. Este é o caminho do mal, quando os homens dão-se demasiada importância dizendo saber o que Deus quer porque também o querem. Página 192

Laísa 08/11/2020

Conto das bruxa.?
O que falar do último livro dessa trilogia?! Fantástico! O inverno da bruxa encerra a trilogia escrita por Arden.  Um conto de fadas nada convencional, que mistura história russa, lendas russas e fantasia. Um livro que mostra a importância do respeito entre as mais diversas religiões e gêneros.
Uma menina-bruxa reúne demônios, cristãos e príncipes para proteger a Rússia dos tártaros. E juntos eles são mais fortes, juntos eles são uma nação, respeitando uns aos outros e ao caos. Além disso, o respeito pelos cavalos é algo muito bonito. Vasya já  se tornou minha princesa favorita.
"O amor é para aqueles que conhecem as dores do tempo, porque ele vai de mão em mão com perda. Uma eternidade tão sobrecarregada seria um tormento". K.Arden
Poderia virar filme. Seria lindo!

litenheks 25/10/2020

Incrível e aclamado.
O que posso dizer da minha trilogia favorita? Estava pesarosa pensando se o último livro seria digno a ponto de fechar bem a história, que na minha opinião poderia ter muito mais que três livros, mas o inverno da bruxa é um livro incrível, em momento algum eu senti que a leitura arrastava, só não li sem parar por ter que fazer outras coisas. Achei curioso que o livro logo de início já me fez irromper em várias lágrimas, e no fim então...

No mas, esse livro é perfeito e Morozko é o crush literário que jamais será superado.

Renata 22/09/2020

eu tô chorando em posição fetal. que final foi esse!?!
'o inverno da bruxa' encerra magistralmente a trilogia winternight.

não sei se é justo com 'o urso e o rouxinol' e com 'a menina na torre' fazer essa comparação (porque ambos são maravilhosos), mas eu poderia arriscar dizer que esse livro é o melhor da trilogia.

aqui acompanhamos vasya mais velha, mais madura, mais tocada pelas alegrias e dores do mundo e sabendo que às vezes é preciso fazer concessões pra se obter o que se precisa.

o livro começa exatamente onde termina 'a menina na torre', sem passagem de tempo ou de espaço. e ao longo de toda obra há muita magia, muita ação e, também, muita emoção. muita, muita emoção. tudo isso salpicado com acontecimentos históricos reais (conforme esclarece a autora no final da obra).

foi realmente maravilhoso poder acompanhar essa aventura ao longo dessa trilogia. é um maravilhoso conto de fadas moderno. e é com pesar que me despeço de vasya, do rei do inverno, dos chyerti e de todas essas criaturas mágicas que tão docemente nos guiaram ao longo desse deslumbrante reino.

definitivamente vale a pena.