O Inverno da Bruxa

O Inverno da Bruxa Katherine Arden

Resenhas - O INVERNO DA BRUXA

Evambertson 15/06/2021

"Os homens temem o que não compreendem."
Toda a série do Urso e o Rouxinol me encantou mas nunca que iria esperar nada parecido com esse O Inverno da Bruxa, que foi de longe o melhor dos três, apesar de começar a série com uma certa dificuldade até me acertar com a cultura, os nomes e até mesmo conseguir ter uma imagem clara do cenário e dos chyerti, mas depois de superada essa barreira a história flui maravilhosamente.

Os livros apresentam descrições impecáveis, que tornam mais fácil a visualização de tudo, a narrativa é sensacional, amei a escrita de Katherine Arden e amei acima de tudo ver a evolução nessa obra.

O Inverno da Bruxa foi o final perfeito para a trilogia, desde sua primeira página até a última, cada acontecimento é magnífico e completamente inesperado. O desenvolvimento da Vasya desde sua fase como criança até o presente momento do livro é incrível, suas dores, suas feridas a fazem cada vez mais forte, sem deixar de trilhar o caminhão que considera certo.

Esse universo baseado na mitologia russa foi um dos melhores que já embarquei, me impressionei muito com cada momento desses três livros e não podia estar mais satisfeito com uma série como estou com essa.

Bruna.Oliveira 07/06/2021

comecei o livro
dois capítulos e eu estava no chão chorando
sério
foi o livro inteiro comigo morrendo
aí um pouco dps da metade umas coisas dão certo
MAS QUE LIVRO AS COISAS SE RESOLVEM NA METADE???
VEIO MAIS SOFRIMENTO OBVIAMENTE
mataram meu favorito
mas no fim
fim mesmo
no último capítulo
Deu tudo certo

luana.carolina.9480 24/05/2021

Leeeeeiam
Sou super fã da trilogia. No início fiquei ainda meio confusa com os acontecimentos do livro anterior, pq já tinha lido a muitos meses, mas quando comecei a lembrar dos nomes dos personagens a leitura desandou. A história ficou muito bem amarradinha. Achei q n tinha como introduzir mais folclore russo, mas a autora conseguiu. Amei cada personagem, amei o início o meio e o fim, n tenho nada a criticar. Só leiam pessoal, história linda e ótima pra conhecer a mitologia russa.

Jubs 11/05/2021

Uma ótima história para encerrar a trilogia. Traz elementos reais de perdas e conquistas. Além de uma protagonista forte e com defeitos.

Murilo.Justino 08/05/2021

Concluindo a saga de Vasochka de forma incrível
Essa é uma daquelas histórias que te inspiram. A saga só fica melhor desde o primeiro livro e a conclusão foi, na minha opinião, excepcional. Realista, com um final agridoce frente a tantos sofrimentos, mas com uma conclusão compatível à história. Amei acompanhar os chyerti do folclore russo, que até então não tinha conhecimento algum. Recomendo a todos que amam mitologia e uma história de superação frente aos dogmas de época.

bianca 17/07/2021

o sentimento de perda é inexplicável
eu vou sentir tanta, mas tanta saudade desse livro, desse universo, desses personagens. eu chorei tanto com o final, não necessariamente por ter momentos tristes, mas porque eu vou sentir muita falta do universo (eu com certeza posso reler o livro e sei que vou, mas não é a mesma coisa).

o final desse livro foi incrível, senti que foi um fechamento espetacular para a triologia. como sempre, os momentos de ação foram muito bem construídos, e os cenários praticamente apareceram na minha mente, como sempre acontece com o que a katherine arden escreve.

não existem palavras para descrever. só prepara os lenços.

Rita 12/04/2021

Um final muito bom parava trilogia.

Amo o fato de partes do livro serem baseadas na história real da Rússia, eu não fazia ideia de nada da idade média russa e nem vou dizer que agora sei por causa do livro, mas eu me interessei o que é o primeiro passo pra aprender.

Amo todas as fábulas russas que conheci aqui. Eu gosto muito de saber coisas assim dos países porque é basicamente como o povo daquele país dava respostas para as coisas que acontecem antes de uma religião única ser imposta ou da ciência ter evoluído. Essas lendas eram as respostas, os ensinamentos, os sonhos, os medos e as esperanças, tudo junto. Como não amar?

Enfim, foi um final digno e muito bom. Senti falta de algumas finalizações e não gostei de uma coisa ou outra (não quero dar spoiler), mas em geral amei.

Bruna.Schleder 08/04/2021

?Todas as tuas palavras só querem dizer: és uma mulher e teu papel é na casa. Mas, quando os homens tiverem morrido na batalha e na honra, tens permissão de ser queimada na casa, pois os homens não terão mais necessidade dela... ?O que temes, senhora??, perguntou ele. ?Uma gaiola?, disse ela. ?Ficar atrás das barras até que o costume e a velhice as aceitem e que toda oportunidade de fazer grandes feitos tiver-se ido além da recordação ou do desejo.?

?Quero uma vitória. Quero até poder sobre príncipes e chyerti. Tenho o direito de querer coisas, Rei do Inverno.?

A primeira citação é de Senhos dos Anéis, uma conversa entre Aragon e Eowyn. A segunda é entre Vasya e Morozko, 65 anos separam essas histórias e quando a Vasya falou isso tudo o que eu lembrava era da Eowyn.

É muito difícil você encontrar histórias com protagonistas femininas que desejam as glórias das batalhas, isso é reservado para homens ou a mulheres de caráter questionável.

Vasya é uma boa pessoa, desde o primeiro livro sofreu por causa do seu poder, foi abandonada na floresta, obrigar ela casar, mandada para um convento, foi chamada de bruxa, foi assediada, foi agredida e quase morreu numa fogueira.

Ela merece as glórias das batalhas, assim como esse livro merece ser reconhecido, infelizmente a capa não ajuda a história. Não é uma fantasia simples e romântica, é muito mais do que isso, é sobre ser mulher, religião, tradição, natureza, politica , família e amor.

Loanfi 04/04/2021

A trilogia finalizou de forma incrível. Adorei como a autora juntou os fatos históricos na ficção. Além disso, o embate de cristãos e pagãos é muito interessante e nada é preto no branco. Neste livro terminamos de acompanhar a evolução da Vasya e acho que nunca fiquei tão satisfeita. Só faço a ressalva que mantém o mesmo ritmo dos dois primeiros, ou seja lento (talvez um pouco mais lento), mas isso não é de forma alguma ruim. Senti que envolvi-me mais com a história e os personagens.

cessie 02/04/2021

Mágico
Embora eu tenha sido lenta no primeiro livro e o embalo de não conseguir largar a história só tenha me pego a partir da metade, desde então o sentimento não me largou, e eu só soltei o livro agora que terminei - inclusive abandonei os outros, coitados. Isso porque a história vale a pena: embora seja recheada de clichês, a jornada da protagonista é cheia de contrapontos interessantes, te fazendo refletir sobre bem e mal, fé e cegueira, amor e ódio, desejo e ambição. O contexto histórico e o enredo da "neta da bruxa" são trabalhados de um modo que te faz igualmente torcer e temer pela protagonista e seu futuro e paixão improváveis.
Apesar de recheado de clichês, a escrita da autora transporta você para um mundo mágico, distante e antigo de contos de fadas, enquanto seu viés político e núcleo familiar mantém um pé na realidade, impedindo tanto o esquecimento do leitor quanto dos personagens. Daria apenas duas observações negativas: personagens do primeiro livro que não retornaram e, portanto, não tenho obtiveram um fechamento, bem como vários outros ali, porque possui um final aberto. Além disso, muitas "furadas". A jornada vai correndo sempre, e continuamente com diversos problemas de modo que ninguém tem um segundo de paz. Pelo menos, no entanto, ninguém poderá dizer que é um livro cheio de conversas em que não acontece nada. Enfim, o que importa é que eu ri e me emocionei, senti com eles, é um desfecho digno para um conto peculiar permeado de sacrifícios, traições e rendenções.
Recomendo demais! ??

Dani 27/03/2021

Com certeza uma das melhores leituras do ano.

Não sei como esse livro ainda não é muito conhecido, pq pra mim ele é tudo. É o primeiro livro de fantasia histórica que leio, e foi ainda mais interessante porque nunca conheci muito a cultura russa (até porque se tratando de idade média, na escola só se estuda a Europa). Desde o folclore, aos personagens e as críticas tecidas nessa estória, eu gostei de tudo.

Os três livros da trilogia foram impecáveis, não poderia ter sido melhor.

Jaíne @literariafarofa 21/03/2021

Incrível
Vasya é uma personagem muito boa e ver a evolução dela ao longo da trilogia faz essa história ser ainda melhor. Sem dúvida uma das minhas séries fantásticas favoritas com um final eletrizante e sensacional.

Karen 19/03/2021

O que dizer? É o final perfeito para uma trilogia incrivelmente mágica. Chorei a cada acontecimento, sofri e fiquei muito orgulhosa pelo crescimento de Vasya.

Acho incrível que a autora não tenha se perdido no romance entre a protagonista e Morozco. Não foi nada sufocante e a história do livro nunca girou apenas ao redor disso.

Winternight é uma das minhas séries preferidas. Foi maravilhoso, assustador sob muitos aspectos e encantador na mesma medida. Eu adorei conhecer mais sobre a Rússia medieval, sobre os seus contos de fadas, lendas, histórias políticas, cotidiano e estruturas de linguagem e nomenclatura. É uma obra completa! Hoje me vejo imaginando se não existe um homenzinho no meu forno, a quem eu deveria alimentar para proteger a casa. ?

Catharina 11/03/2021

Caramba que final! Vasya foi incrível do começo ao fim, mulher incrível!
Esse livro colocou essa trilogia nos favoritos da vida