O Inverno da Bruxa

O Inverno da Bruxa Katherine Arden

Resenhas - O INVERNO DA BRUXA

LMunique 29/01/2021

Acho que vou sentir falta do Morozko e da Vasya, essa trilogia foi tão gostosa de ler que eu to triste por ter acabado, sou completamente apaixonada por cada detalhe. To triste de amores é isso ??

Bruna.Schleder 08/04/2021

?Todas as tuas palavras só querem dizer: és uma mulher e teu papel é na casa. Mas, quando os homens tiverem morrido na batalha e na honra, tens permissão de ser queimada na casa, pois os homens não terão mais necessidade dela... ?O que temes, senhora??, perguntou ele. ?Uma gaiola?, disse ela. ?Ficar atrás das barras até que o costume e a velhice as aceitem e que toda oportunidade de fazer grandes feitos tiver-se ido além da recordação ou do desejo.?

?Quero uma vitória. Quero até poder sobre príncipes e chyerti. Tenho o direito de querer coisas, Rei do Inverno.?

A primeira citação é de Senhos dos Anéis, uma conversa entre Aragon e Eowyn. A segunda é entre Vasya e Morozko, 65 anos separam essas histórias e quando a Vasya falou isso tudo o que eu lembrava era da Eowyn.

É muito difícil você encontrar histórias com protagonistas femininas que desejam as glórias das batalhas, isso é reservado para homens ou a mulheres de caráter questionável.

Vasya é uma boa pessoa, desde o primeiro livro sofreu por causa do seu poder, foi abandonada na floresta, obrigar ela casar, mandada para um convento, foi chamada de bruxa, foi assediada, foi agredida e quase morreu numa fogueira.

Ela merece as glórias das batalhas, assim como esse livro merece ser reconhecido, infelizmente a capa não ajuda a história. Não é uma fantasia simples e romântica, é muito mais do que isso, é sobre ser mulher, religião, tradição, natureza, politica , família e amor.

Marena 05/02/2021

Muito bom mas enrola demais em alguns pontos e demorou pra me prender na história. Vasya e Morozko contém comigo para tudo.

Janaina.CrisAstomo 08/02/2021

Conto de fadas
O último livro da trilogia vem cheio de mistérios, emoções e aventuras. Vasya é uma menina cheia de coragem e determinação. Simplesmente apaixonada por ela.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 15/02/2021

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Em O Inverno da Bruxa temos a conclusão da história de Vasilisa Petrovna, uma jovem que teve de aprender a conviver com os humanos e os seres mágicos. Se iniciando logo ao final de A Menina na Torre, agora ela se vê no meio de duas guerras que podem custar o destino de toda Rus'.

Foi bem gratificante ver o crescimento de Vasya. Por tudo que ela passou desde que começou a demonstrar seus poderes e assim praticamente ser caçada por ser bruxa, ela se tornou uma jovem que aprendeu com seus erros e perdas. Ao longo desse final, ela vai ter que confiar e fazer acordos com pessoas e chyerti com quem tem um passado conturbado, visando a paz e um futuro para a população de toda Rus'

Nesse último livro, Vasya aprende um pouco mais sobre seus poderes e sua origem. Desde o primeiro livro, gosto muito como a Katherine conseguiu inserir bem a mitologia russa na sua história, com os antecedentes de Vasya não foi diferente. Vasya é a ponte entre humanos e os chyerti, e ela sabe que esse não é um dever fácil e muitos, tanto humanos quanto, ou a temem ou a querem morta.

A relação entre Vasya e seus irmãos - Olga e Sasha - se estreita após tudo que eles passaram no livro anterior. Confesso que senti falta de ver mais de Alyosha, que foi apresentado em O Urso e O Rouxinol, mas entendi que foi necessário esse destaque. Por terem se mantido longe por muito tempo de Vasya, Olga e Sasha precisam conhecer de verdade a sua irmã.

Aqui há a iminência de duas guerras (chyerti contra os humanos e a invasão dos tártaros no território de Ru's) e a autora soube trabalhar bem o espaço para cada uma. Interessante que a autora utilizou de um acontecimento verdadeiro - a batalha de Kulikovo - como cenário do grande conflito envolvendo os humanos e os chyerti. Até mesmo os personagens que ela utiliza nessa ambientação - príncipe Dmitrii, Aleksander Peresvet (Sasha), entre outros - são figuras históricas e estavam presentes nesse acontecimento.

Os personagens secundários sempre tiveram muito destaque desde o início da trilogia. Aqui eles são de extrema ajuda nos planos de Vasya e assim os seus mundos colidem e precisam aprender a confiar um no outro para prosperar. Destaco aqui o príncipe Dmitrii, um soberano que sabe que nem tudo é preto no branco e fará o possível para proteger seu povo.

Um secundário que sempre teve bastante destaque foi o incel do padre Konstantin. Desde o início da história, sua fé cega e fanatismo foram a fonte de tudo de ruim que aconteceu com Vasya. Nem preciso dizer que vibrei com seu destino final, porque foi a única coisa decente que esse seboso fez ao longo da história.

O romance entre Vasya e Morozko tem um pouco mais de destaque, o que foi bom para o desenvolvimento desse relacionamento. Tudo era ainda muito incerto entre os dois, muitas mágoas e tristezas e o foco que a autora deu foi necessário para que eles trabalhassem o sentimento que possuem um pelo outro.

O Inverno da Bruxa foi um ótimo final de trilogia. Katherine não deixou nenhuma ponta solta e fica o sentimento de esperança que os dois mundos de Vasya vão conseguir viver mutualmente sem turbulência e própria jovem bruxa finalmente poderá ter um pouco de paz e descanso depois de tudo que passou.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2021/02/resenha-639-o-inverno-da-bruxa.html

Jessie 19/02/2021

Perfeito.
Então...
O último livro da trilogia, e o que dizer deste livro, simplesmente maravilhoso, perfeito, lindo, incrível emocionante, eu realmente simplesmente amei.

Nesse livro a evolução da Vasya é enorme, a força dessa mulher, é fenomenal, ela quebrou todos os estigmas da suciedade, realmente uma rainha mais que merecida, forte, incrível, uma mulher que não tem medo de nada, de ninguém, fez seus inimigos se tornarem seus "escravos", e conseguiu fazer o diabo do gelo que teoricamente não sentia nada, se apaixonar por ela e começar a sentir.

E fiquei muitíssimo feliz que o meu personagem preferido o Solovey teve seu merecido fim...

Duda 05/03/2021

Um ótimo final
O que tem de livro bom, que vai do início até os 10% finais como maravilhoso e no final desmancha tudo...
Mas esse não é um deles, isso pode ter certeza.
Assim como anterior, ele é uma reta ascendente tanto para os acontecimentos do livro quanto para o contexto geral da história, terminando bem e com um desfecho impressionante.
Foi o livro que mais me emocionei e favoritei.
Já estou com saudades.
Recomendo que leiam todos os três!

Patty Amanajás 08/03/2021

Sobre a trilogia
Sabe aquele livro que você sente a magia em cada página lida? Pois é, essa foi a sensação que eu tive lendo a trilogia Winternight.
No começo do primeiro livro da série, intitulado O Urso e o Rouxinol, eu já me vi envolvida com a história.
É uma trilogia de fantasia, mas com elementos bem diferentes do que estou acostumada.
Fui levada para uma Rússia medieval congelante. Onde as pessoas viviam com o mínimo para sobreviver, se adaptando com o que cada estação poderia oferecer e tendo a fé como conforto e consolo para suas aflições.
Com elementos do folclore russo, fanatismo e paganismo como base para o seu universo fantástico, Katherine Arden simplesmente me encantou com sua escrita.
Eu não sabia o quanto é mágico ler sobre esse folclore. O Rei do Inverno, o Urso, os pequenos demônios que protegem as florestas e construções e que garantem prosperidade nos tempos difíceis.
Me encantei de tal forma que para mim era palpável tudo que estava descrito, me imaginava sentada numa roda a beira do forno para me aquecer para ouvir um conto, igualzinho como o início do primeiro livro.
Também conheci Vasilisa Petrovna, fui apresentada a uma personagem feminina incrível, que tem uma evolução enorme, mostrando toda sua força e inteligência no decorrer dos 3 livros. E que teve como ponto principal a sua aceitação. Acima de tudo, ela precisou se aceitar para que tudo começasse a se resolver. Gente, ela é a PATROA. Sério!!
Vou guardar Winternight no meu coração.

Catharina 11/03/2021

Caramba que final! Vasya foi incrível do começo ao fim, mulher incrível!
Esse livro colocou essa trilogia nos favoritos da vida

Karen 19/03/2021

O que dizer? É o final perfeito para uma trilogia incrivelmente mágica. Chorei a cada acontecimento, sofri e fiquei muito orgulhosa pelo crescimento de Vasya.

Acho incrível que a autora não tenha se perdido no romance entre a protagonista e Morozco. Não foi nada sufocante e a história do livro nunca girou apenas ao redor disso.

Winternight é uma das minhas séries preferidas. Foi maravilhoso, assustador sob muitos aspectos e encantador na mesma medida. Eu adorei conhecer mais sobre a Rússia medieval, sobre os seus contos de fadas, lendas, histórias políticas, cotidiano e estruturas de linguagem e nomenclatura. É uma obra completa! Hoje me vejo imaginando se não existe um homenzinho no meu forno, a quem eu deveria alimentar para proteger a casa. ?

Jaíne @literariafarofa 21/03/2021

Incrível
Vasya é uma personagem muito boa e ver a evolução dela ao longo da trilogia faz essa história ser ainda melhor. Sem dúvida uma das minhas séries fantásticas favoritas com um final eletrizante e sensacional.

Dani 27/03/2021

Com certeza uma das melhores leituras do ano.

Não sei como esse livro ainda não é muito conhecido, pq pra mim ele é tudo. É o primeiro livro de fantasia histórica que leio, e foi ainda mais interessante porque nunca conheci muito a cultura russa (até porque se tratando de idade média, na escola só se estuda a Europa). Desde o folclore, aos personagens e as críticas tecidas nessa estória, eu gostei de tudo.

Os três livros da trilogia foram impecáveis, não poderia ter sido melhor.